Radares de Velocidade: Qual a tolerância para multar dos equipamentos?
Em Portugal são muitos os radares instalados, incluindo os móveis que são usados pelas autoridades. O objetivo é reforçar a segurança rodoviária e há resultados que confirma a eficácia dos equipamentos. Mas sabia que os Radares de Velocidade dão tolerância aos condutores?
Em Portugal os radares de velocidade têm uma margem de erro de 7%
Portugal tem hoje um número de radares de velocidade superior a 2022. No passado dia 1 de setembro entraram em funcionamento os radares de velocidade média e o objetivo passa por melhorar a segurança rodoviária. Em Portugal, os radares de velocidade têm uma margem de erro, ou seja, o condutor não é multado caso exceda ligeiramente a velocidade máxima permitida num determinado local.
Ao contrário de outros países, em Portugal a margem é em percentagem. No nosso país, só poderá ser multado se exceder os limites de velocidade em mais de 7%. Seguindo o exemplo, se conduzir um automóvel ligeiro sem reboque dentro de uma localidade, em que o limite de velocidade é 50 Km/h, o radar só irá disparar se exceder os 53 Km/h. No caso de estar a conduzir o mesmo automóvel numa autoestrada, em que a velocidade máxima é 120 Km/h, só a partir dos 128 Km/h é que poderá ser multado.
A tolerância dos radares não constitui propriamente um benefício para os condutores. Serve, sobretudo, como uma forma de evitar a contestação dos mesmos face às penas que lhes podem ser atribuídas.
Este artigo tem mais de um ano
A margem varia, em França a margem é de 5%.
Em França isso é a profissão mais apetecível do macrona … a verdadeira caça á multa, país no dentro da Europa tem o PIB todo das multas…. tem que manter aquilo tudo que lá anda sem trabalhar com 10 mulheres e 39 filhos
Engraçado as margens de erro e depois aparece um camião tir a 193km numa nacional….
Ainda no dia 11 de setembro um camionista foi presenteado com uma a 193km/h na nacional 234…
Acho muito difícil um camião ser apanhado. Eles comunicam-se por rádio e sabem melhor que ng onde estão as “armadilhas”
Eu gosto é de me colar a esses, sobretudo de noite e em nacionais que não conheço ou conheço mal. São guias fantásticos.
Não percebeste. Os camiões não chegam aos 193kmh.
Olhe que está enganado…. 🙂
com 20 toneladas ?
Só se for em queda livre, te garanto que numa estrada nacional não dá 193km
Não percebeste. Ele disse que atrás dos camiões é que se anda bem.
De alguns camiões sim. Mas nunca apanhei nenhum a essa velocidade de mais de 190. Entretanto percebi a ironia num post mais abaixo.
A maioria anda limitada a 90 mas tb há os que rolam bem a 110/120 é a esses que me colo. Aos outros ultrapasso-os na 1ª oportunidade. Estes tento mantê-los mesmo que tenha oportunidade de passar.
É uma forma de tornear as fracas marcações das nossa nacionais. Estes camiões são excelentes guias, sobretudo à noite!
Quando vires um camião a 193km diz-me… o problema desta situação é que foi provavelmente uma mota a passar nesse radar, mas quem ficou com o brinde foi o camião. a questão aqui é que é facil de provar porque um camião com 20toneladas não passa os 120km +-, imagina que ias tu no teu carro… receberes uma multa a 193km quando nao foste tu, mas na foto está la o teu carro, como provas a situação ?!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/GSmloH4
Aqui tens o auto do Camião a 193km numa nacional….
Se fosse um carro como seria ?! acham mesmo que estão bem calibrados
Metam esse camião na F!, já ganhou!
Exato…. ahahahahahaha
É tudo em pro da segurança. Carrega costa
Gostava que alguém pegasse nele e o metesse dentro de um radar sincro….
Não é carrega Costa, é carrega lei. Se é 120, 119 ou 120 ainda é legal, 121 já não. Se a quem anda a 128 não acontece nada, devia era agradecer, porque em rigor a 121 já devia entrar em despesas.
“Em Portugal os radares de velocidade têm uma margem de erro de 7%”
Já estão a abusar…Antigamente era 10% !
Em Espanha que são tradicionalmente mais rigorosos que por cá, eles aplicam teoricamente a regra dos 7 (abaixo de 100 se exceder o limite em 7 kms/h, acima de 100 se exceder em 7% o limite)
Contudo, na pratica apenas multam conforme imagem abaixo, o que dá uma folga ainda maior:
https://i0.wp.com/sanciones.info/wp-content/uploads/2020/08/tolerancia-dos-radares-em-Espanha.jpg?w=1220&ssl=1
Se Espanha é tão bom porque não vai para lá ? LOOOOOOOOOOOL
Sempre que posso vou!
E o que é que esse meu post acima tem a enaltecer Espanha? Acho que é ao contrário. Lá dão-me 7% aqui 10% é à vontade, pelo que é melhor aqui, nesse aspecto, pelo menos em AE.
Que Espanha tem coisas melhores? Tem pois. Desde o preço da estadia , ao preço do peixe ao sal, ausência de portagens, combustível mais barato, toiros de morte para quem gosta, festas, temperatura da água, etc
Então e os espanhóis matam-se tanto nas estradas como nós?
Não sei mas qd tiver tempo posso ir ver.
Um dado interessante é que nos arruamentos as mortes são percentualmente cerca de metade das que se verificam em PT. Significa que há maior nr. de meios dissuasores onde realmente são precisos!
Foi lá atestar a 1.53….
Vou eu sempre, e volto com 2 ou 3 jerricans de gasolina. No dia em que todos os consumidores dela a trouxerem de Espanha e boicotarem isto, deixam de subsidiar o gasóleo barato dos SUVs e outros carros de alta cilindrada da classe alta/elite/burguesia exploradora. E aí o ISP vai mesmo ter de mudar.
Começo a pensar seriamente voltar a ser visita assídua de Badajoz. Pra comprar caramelos, claro!
JL, tens problemas quando se dizem verdades? Se no sitio X é melhor, é para ser dito, não é para se tapar o sol com a peneira. Quem achar que as condições gerais são melhores noutro sitio, deve e pode ir. O problema em portugal é que a malta não se está para chatear nem admitir o que se deve mudar; logo vai para o café reclamar. O costume. Mas só futebol estão sempre ao dia e vão ao estádio reclamar; do que está mal no país, vão para o café. Boa mentalidade…
Eu não tenho problemas com a verdade, tenho é quando a pintam.
Ou são comedidos demais, eu para saber se era melhor ou não fui imigrante durante alguns anos, até que cheguei à conclusão que quem quer realmente trabalhar, tanto faz estar aqui como lá, mas é verdade, para quem não quer fazer muito, Portugal é um país de sonho.
Emigrante JL emigrante.
Imigrante são os q vêm para cá.
Era imigrante lá, emigrante aqui. Duhh. lol
A margem de erro é indiferente. A partir do momento em que um TIR é multado por ir a 193 kmh todo o equipamento e software é posto em causa e muito provavelmente ninguém quer saber, desde que o dinheiro continue a entrar nos cofres públicos. CARREGA PS!!!
Realmente há pouco não percebi pq não conhecia essa notícia.
Um. Camião a 193 looolooolool
É isso e a matricula do carro do Zé q não sai de trás os montes e não passa dos 150 ser apanhado no Algarve a 230. Eheh
“O objetivo é reforçar a segurança rodoviária e há resultados que confirma a eficácia dos equipamentos” – Pois… reforça a segurança rodoviária onde ela já existia e os radares só os colocaram lá para multar, e essas zonas em que a velocidade era limitada a 100 km/h, e não há acidentes, passaram a ter limitação de 80 km/h, só porque alguém viu ali uma forma de aumentar os lucros. – Noutra zona onde há quase diariamente acidentes que para além do resto provocam engarrafamentos na cidade inteira, não há radares!!! – Estou a falar da cidade do Porto e áreas circundantes. – Só para chatear, todos os condutores deviam respeitar a velocidade imposta nessas zonas, e lá se iam os radares papa multas para o raio que os parta, mais quem os mandou pôr lá!
Confere aqui por Lx a táctica é a mesma.
Um camião multado numa nacional a mais de 190kms. Mas pensam que a malta anda aqui a papar xuxalistas. Assim que algum dia tenha uma dessas multas (dízimas), meto logo advogados e levo igualmente esse exemplo a tribunal. Estão feitos comigo!
Até parece verdade, isso deve vir de um daqueles sites só de noticias verdadeiras. LOOOOL
Bom…
Isto não é inteiramente verdade.
Os radares têm diferentes tolerâncias consoante a tecnologia que usam.
Radares fotogramétricos (como os novos de velocidade média) tem uma tolerância de 10-12%.
Radares Lidar têm não uma percentagem mas tolerância de apenas 2-3kmh.
Câmaras de velocidade têm sim aproximadamente 7%.
O que acontece com regularidade em Portugal é que as multas de primeira infracção (60€) são geralmente “descartadas” porque supostamente dão “demasiado trabalho” e “não compensam”…
Mas pronto. Fica a nota.
Só de notar.. trabalho com estas tecnologias…
Abr.
Não sou contra os radares … Sou contra os buracos que me fazem sempre andar a travar e depois tenho que ir ao dobro da velocidade ….
Os radares são uma ferramenta desenvolvida inicialmente com um intuito mas usada para financiar o serviço público. Ponto. “Ah e tal” não. Se meterem um carro da polícia a fiscalizar, asseguram que mais área terá efeito de dissuasão , mas não querem. Porquê? Mais trabalho, menos dinheiro. Enquanto a mentalidade for esta, não vamos a lado nenhum e vão continuar a existir acidentes e mortes.
Minha experiência (e relatos dum amigo polícia):
– a polícia face a roubos não quer saber nada, faz o relatório e já está.
– a polícia é paga por impostos e trabalha para o bem comum. Não. É paga por impostos e multa quem lhe paga já esses impostos. Trabalham para ganhar esse dinheiro. Eu posso dizer que 90% da atividade policial infelizmente não traz nada à sociedade.
– casos de roubos de automóveis, peças, etc: facultei um vídeo de uma tentativa de assalto e não quiseram saber nada, dizem que sem ter sido assaltado e ter uma identificação, não querem saber. Moral, teria que ser eu quase a fazer tudo, senão levantar-se da cadeira e investigar não estão para isso. Que trabalheira …
– falam com muita autoridade mas à civil fazem o mesmo. O meu amigo quantos 7% já ultrapassou …lol e já nem conto as histórias das discotecas, jantaradas, etc…. enfim
Mais um tacho.
Parvos seriam eles se andassem a tentar apanhar ladrões para depois no tribunal os mandarem para casa e ficar lá o polícia a tratar da papelada.
Esse é o sistema que os portugueses votam e ao que parece os mesmos portugueses adoram muito, já que em tempo de eleições a maioria nem vai votar por concordar tanto com ele.
Ah então quando votas, o partido diz que leis vai promulgar? Que engraçado, os partidos que la têm estão nunca me avisaram disso… nem de esquerda nem de direita. A sério? Deves ter mais informação que o resto…é que eu sou bem experiente e há DÉCADAS que isso anda assim…
Têm um Plano de governação sim, mas se metem lá sempre os mesmos, é porque estão satisfeitos, repare que eu apenas mencionei aqueles que para eles está tudo bem, nem sequer votam.
Quem os mete lá não anda na estrada. Eles sabem onde podem esticar a corda sem serem afectados. Está td estudado. E sabem a quem dar rebuçados para continuarem no poleiro. Não me diga q sinda não reparou na táctica 😛
Ah, então é por isso que existe tanta abstenção. LOOOOOOL
A teoria é bonita na prática nada é como dizem, até porque um radar deveria ser aferido no local onde é instalado para dar a tal margem de erro que perante as marcas é de +/- 10.
Como são montados e alinhados pela câmara os erros acontecem. Por acaso alguém já viram que essas multas estúpidas que têm aparecido a velocidade de 193 km/H? Porque será? O que existe ali perto que possa provocar isto? O que se passa com os radares?
Os jornalistas se é que o o são deviam investigar, essa é a função de um meio de comunicação e não vir criar antros de discussão com base em teorias sem fundamento.
Quando vemos uma Honda PCx 125 a ser apanhada num radar a 193 km/h tudo deveria ser colocado em causa. São já dezenas de viaturas todas a 193km/h algo está errado mas não vi até hoje ninguém investigar e levantar dúvidas sobre os ditos radares que custaram mais do que o preço de tabela de fábrica e que foram feridos por despacho e não por validação física.
Fica a questão?
Ou seja quer vás a 30 quer vás a 200 comes sempre pela medida grande. LOOOL