Radares de Velocidade: qual a margem de erro “permitida” em Portugal?
Em Portugal são muitos os radares instalados, incluindo os móveis que são usados pelas autoridades. O objetivo é reforçar a segurança rodoviária e há resultados que confirma a eficácia dos equipamentos. Sabia que os radares de velocidade dão "tolerância" aos condutores?
Em Portugal os radares de velocidade têm uma margem de erro de 5% ou 7%
Em Portugal, os radares de velocidade têm uma margem de erro, ou seja, o condutor não é multado caso exceda ligeiramente a velocidade máxima permitida num determinado local. Ao contrário de outros países, em Portugal a margem é em percentagem.
No nosso país, só poderá ser multado se exceder os limites de velocidade em mais de 5%, isto se estivermos a falar de radares fixos. No caso dos radares móveis, a margem de erro é de 7%.
Seguindo o exemplo, se conduzir um automóvel ligeiro sem reboque dentro de uma localidade, em que o limite de velocidade é 50 Km/h, o radar móvel só irá disparar se exceder os 53 Km/h. No caso de estar a conduzir o mesmo automóvel numa autoestrada, em que a velocidade máxima é 120 Km/h, só a partir dos 128 Km/h é que poderá ser multado se for "apanhado" por um radar móvel. Por outro lado, se circular, por exemplo, numa via em que o limite é 100km/h, um radar fixo só irá registar se ultrapassar os 105km/h.
A tolerância dos radares não constitui propriamente um benefício para os condutores. Serve, sobretudo, como uma forma de evitar a contestação dos mesmos face às penas que lhes podem ser atribuídas.
Não é isso que se aplica. A margem de erro para notificação está acima de 10klm hora.
Isso é fora das localidades, dentro está em 5 km/h
A margem de erro serve para compensar a margem de erro que existe nos veículos, que pode também variar consoante o tamanho da jante.
+1
Lol.. estas a confundir coisas, uma coisa é velocidade real vs velocidade no velocímetro, muitos carros já te mostram a velocidade real
se levar um GPS ligado…sim, caso contrário…não!
Os velocimetros dos carros modernos não mostram, por lei europeia, a velocidade real.
Os velocimetros dos carros antigos não mostram, por qualidade de fabrico, a velocidade real.
Apenas um GPS mostra a velocidade mais aproximada da real
Todos os carros na Europa têm de mostrar velocidade menor que a real. É mesmo de lei.
Maior. Queria ter dito maior.
Ui….
Pedro isso não é bem assim…
As tolerâncias dos radares têm diferentes percentagens dependendo da tecnologia usada. Radares doppler têm mais tolerância, radares laser têm uma tolerância mais baixa.
Radares fotogramétricos idem.
Depois existe a norma Europeia que casa fabricante é obrigado a cumprir.
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:42010X0513(03)
point 5.3., the speed indicated on the speedometer must be following 0 ≤ (V1 – V2) ≤ 0.1 V2 + 4 km/h, where V1 is the speed displayed and V2 is the actual speed.
Hence, V1 ≥ V2 must hold and V1 ≤ 1.1 V2 + 4 km/h must hold.
Portanto não há “regra três simples” para andar acima dos limites.
E mais… pelo que já ouvi de pessoas dentro da brigada de trânsito não levantam autos por menos de uma contra-ordenação grave, “não compensa”.
Não ao erro admisivel do radar a que somar quadraticamente a especificacao para velocimetro ,se for digitalou analogico mais o erro humano, isto tudo somado e estrsir a rq
Hein?!
O comentário foi escrito enquanto conduzia numa zona com radar e controlava o mostrador
E por onde nos guiamos, velocímetro ou GPS…?
É que há veículos que no velocímetro marcam 120 kmh e no GPS marcam 110 kmh.
A velocidade real é a do GPS.
Os velocímetros das viaturas estão ‘calibrados’ para que a velocidade real seja sempre inferior à velocidade mostrada no veículo – normalmente 5/10 kms/h menos quando o carro ‘mostra’ 100kms/h.
É assim por lei, pelo menos na Europa.
Olha que cada vez mais as diferenças são menores.
Os carros que tenho andado, a diferença entre o GPS e o Velocímetro, é só de 2 ou 3 km/h
Certamente apenas a velocidades baixas. Por normas europeias todos os velocimetros têm um desvio da velocidade real.
Noto que tanto um tesla 3, um fiat 500 ou um seat leon ao marcarem 120 no velocimetro estão no gps a 110. Para chegar aos 120, o velocimetro tem que marcar 130-135.
E os troços com controlo de velocidade média? Também é aplicada uma margem de erro?
Só falta saber qual a gama em que é aplicada a dita “margem de erro”, e se a margem de erro é o erro ou a soma do erro com a incerteza de de calibração e já agora qual o período de calibração dos mesmos
Não é bem assim, não tem nada a haver com contestação! Os equipamentos têm um taxa de erro, que varia de condições climatéricas, como verão e inverno, bem como outros parâmetros! Por esse mesmo motivo tem uma margem de erro!
A ser verdade dos radares móveis ser 7%, na minha opinião, deveria ser até mais alta a percentagem, porque são muitas vezes instalados em locais adversos como inclinação e por sua vez a sua calibração é errónea, dependendo do local em uso.