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Radares de Velocidade: qual a margem de erro “permitida” em Portugal?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Não é isso que se aplica. A margem de erro para notificação está acima de 10klm hora.

  2. Naodou says:

    A margem de erro serve para compensar a margem de erro que existe nos veículos, que pode também variar consoante o tamanho da jante.

  3. Siili says:

    Ui….
    Pedro isso não é bem assim…
    As tolerâncias dos radares têm diferentes percentagens dependendo da tecnologia usada. Radares doppler têm mais tolerância, radares laser têm uma tolerância mais baixa.
    Radares fotogramétricos idem.

    Depois existe a norma Europeia que casa fabricante é obrigado a cumprir.
    https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:42010X0513(03)

    point 5.3., the speed indicated on the speedometer must be following 0 ≤ (V1 – V2) ≤ 0.1 V2 + 4 km/h, where V1 is the speed displayed and V2 is the actual speed.
    Hence, V1 ≥ V2 must hold and V1 ≤ 1.1 V2 + 4 km/h must hold.

    Portanto não há “regra três simples” para andar acima dos limites.

    E mais… pelo que já ouvi de pessoas dentro da brigada de trânsito não levantam autos por menos de uma contra-ordenação grave, “não compensa”.

  4. Francisco says:

    Não ao erro admisivel do radar a que somar quadraticamente a especificacao para velocimetro ,se for digitalou analogico mais o erro humano, isto tudo somado e estrsir a rq

  5. Hacker Alhinho says:

    E por onde nos guiamos, velocímetro ou GPS…?
    É que há veículos que no velocímetro marcam 120 kmh e no GPS marcam 110 kmh.

    • PoiZé says:

      A velocidade real é a do GPS.
      Os velocímetros das viaturas estão ‘calibrados’ para que a velocidade real seja sempre inferior à velocidade mostrada no veículo – normalmente 5/10 kms/h menos quando o carro ‘mostra’ 100kms/h.
      É assim por lei, pelo menos na Europa.

  6. Francisco says:

    E os troços com controlo de velocidade média? Também é aplicada uma margem de erro?

  7. Pedro Barata says:

    Só falta saber qual a gama em que é aplicada a dita “margem de erro”, e se a margem de erro é o erro ou a soma do erro com a incerteza de de calibração e já agora qual o período de calibração dos mesmos

  8. Mr says:

    Não é bem assim, não tem nada a haver com contestação! Os equipamentos têm um taxa de erro, que varia de condições climatéricas, como verão e inverno, bem como outros parâmetros! Por esse mesmo motivo tem uma margem de erro!
    A ser verdade dos radares móveis ser 7%, na minha opinião, deveria ser até mais alta a percentagem, porque são muitas vezes instalados em locais adversos como inclinação e por sua vez a sua calibração é errónea, dependendo do local em uso.

  9. jorge says:

    Em muitos paises da europa a margem de erro é 5 km.

  10. jorge says:

    Eu na tugolandia de tras-os-montes e alto douro, fui controlado num radar movel, limite de 50 km passei a 62 km e me tiraram 5 paguei sobre 57 km = 40 euritos.

  11. jorge says:

    A margem do erro é por causa do conta quilometros do veiculo, esse é que adianta um pouco.

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