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Radares de Velocidade: qual a margem de erro “permitida” em Portugal?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui says:

    Não é isso que se aplica. A margem de erro para notificação está acima de 10klm hora.

  2. Naodou says:

    A margem de erro serve para compensar a margem de erro que existe nos veículos, que pode também variar consoante o tamanho da jante.

  3. Siili says:

    Ui….
    Pedro isso não é bem assim…
    As tolerâncias dos radares têm diferentes percentagens dependendo da tecnologia usada. Radares doppler têm mais tolerância, radares laser têm uma tolerância mais baixa.
    Radares fotogramétricos idem.

    Depois existe a norma Europeia que casa fabricante é obrigado a cumprir.
    https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:42010X0513(03)

    point 5.3., the speed indicated on the speedometer must be following 0 ≤ (V1 – V2) ≤ 0.1 V2 + 4 km/h, where V1 is the speed displayed and V2 is the actual speed.
    Hence, V1 ≥ V2 must hold and V1 ≤ 1.1 V2 + 4 km/h must hold.

    Portanto não há “regra três simples” para andar acima dos limites.

    E mais… pelo que já ouvi de pessoas dentro da brigada de trânsito não levantam autos por menos de uma contra-ordenação grave, “não compensa”.

  4. Francisco says:

    Não ao erro admisivel do radar a que somar quadraticamente a especificacao para velocimetro ,se for digitalou analogico mais o erro humano, isto tudo somado e estrsir a rq

  5. Hacker Alhinho says:

    E por onde nos guiamos, velocímetro ou GPS…?
    É que há veículos que no velocímetro marcam 120 kmh e no GPS marcam 110 kmh.

    • PoiZé says:

      A velocidade real é a do GPS.
      Os velocímetros das viaturas estão ‘calibrados’ para que a velocidade real seja sempre inferior à velocidade mostrada no veículo – normalmente 5/10 kms/h menos quando o carro ‘mostra’ 100kms/h.
      É assim por lei, pelo menos na Europa.

      • AA says:

        Olha que cada vez mais as diferenças são menores.
        Os carros que tenho andado, a diferença entre o GPS e o Velocímetro, é só de 2 ou 3 km/h

        • Pirata says:

          Certamente apenas a velocidades baixas. Por normas europeias todos os velocimetros têm um desvio da velocidade real.
          Noto que tanto um tesla 3, um fiat 500 ou um seat leon ao marcarem 120 no velocimetro estão no gps a 110. Para chegar aos 120, o velocimetro tem que marcar 130-135.

  6. Francisco says:

    E os troços com controlo de velocidade média? Também é aplicada uma margem de erro?

  7. Pedro Barata says:

    Só falta saber qual a gama em que é aplicada a dita “margem de erro”, e se a margem de erro é o erro ou a soma do erro com a incerteza de de calibração e já agora qual o período de calibração dos mesmos

  8. Mr says:

    Não é bem assim, não tem nada a haver com contestação! Os equipamentos têm um taxa de erro, que varia de condições climatéricas, como verão e inverno, bem como outros parâmetros! Por esse mesmo motivo tem uma margem de erro!
    A ser verdade dos radares móveis ser 7%, na minha opinião, deveria ser até mais alta a percentagem, porque são muitas vezes instalados em locais adversos como inclinação e por sua vez a sua calibração é errónea, dependendo do local em uso.

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