Radares de Velocidade: O que pode acontecer se exceder os limites?
Nos últimos tempos voltou-se a falar bastante dos radares de velocidade. Primeiro porque foram instalados mais no nosso país e depois porque os últimos dados indicam número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%. O que pode acontecer se exceder os limites?
Se ultrapassar a velocidade permitida pode estar sujeito a várias ações...
Atualmente quem circula nas estradas portuguesas pode ser "apanhado" por radares de velocidade instantânea ou velocidade média. No caso de infringir as velocidades máximas, o condutor está sujeito a uma coima/multa. O valor da coima pode variar, dependendo da gravidade da infração e do limite de velocidade excedido.
Além da coima/multa, se exceder os limites de velocidade pode também perder pontos na carta de condução.
O excesso do limite máximo de velocidade que configure uma contraordenação grave ou muito grave é passível ainda da aplicação acessória de inibição de conduzir, o que significa que fica impedido de conduzir durante um determinado período.
Refere o ACP que, além das sanções mencionadas, que condicionam os condutores, estes podem ser obrigados a frequentar ações de sensibilização ou cursos de educação em segurança rodoviária como parte da penalização. Caso o condutor atinja os 5 ou 4 pontos na carta de condução, terá de efetuar obrigatoriamente um curso de 16h de segurança rodoviária.
Este artigo tem mais de um ano
E primeiro paga-se a multa e depois é que se pode reclamar, como aquele motorista de camião apanhado a 185 numa nacional…
Nem pensar. Se uma reclamação, escrita, for apresentada o processo de contra-ordenção fica imediatamente suspenso.
Consultar os pontos na carta e quais as infrações cometidas (leves, graves, muito graves): Balcão do Condutor e o Portal das Contraordenações. Comigo só funcionou o Balcão do Condutor, não sei se a informação é igual.
https://eportugal.gov.pt/servicos/consultar-os-pontos-da-carta-de-conducao
A multa que mais me aborrece, uma infração leve – numa autoestrada em que a velocidade passa de 120 para 100 km/h e há um radar fixo que desconhecia. Nem cheguei aos 130 km/h porque chovia que deus dava, não se via nada, nem sei se vi o sinal, a um domingo e não havia um carro sequer. Isto de não ligar o GPS com avisos de radar é no que dá.
CarPlay
E quem diz que com muita chuva os radares são eficientes?
Os 60€ que apaguei, e a fotografia da matrícula que estava bem visível na citação.
Mas nunca se paga a velocidade medida pelo radar, tem um desconto por razões técnicas – deve também cobrir os erros causados pela chuva …
… os 60€ que paguei 🙂
Não se via nada… e ias a um pouco menos de 130Km/h?
Ou é inconsciência ou exagero quanto à chuva…
Com o limpa pára-brisas no máximo via-se o suficiente para conduzir – o que não se via, de certeza, era o sinal do limite de velocidade. Mas verdadeiramente o que me aborreceu foi contar a multa a conhecidos e dizerem-me logo: “Não sabias que ali a velocidade passa para 100 e tem lá um radar?!”
Tem lá um radar, quem sabe abranda não é multado, quem não sabe (ou não tem GPS que avise) é multado. É para isto que servem os radares de velocidade fixos. Melhora a segurança rodoviária? Hã … Colocados antes de um acesso, para forçar a abrandar para facilitar a entrada do que vêm da direita e quase nem têm zona de aceleração, sim.
A comunicação social e a Internet ultimamente têm dado uma visibilidade enorme a este saque, mas não vi nenhuma notícia a instar o nosso exmo presidente da ANSR a pedir desculpa pela arrogância de dizer logo e antes de qualquer investigação, que os radares não tinham nenhum problema com o caso do camião a 193 km/h na nacional… Já foi despedido ? Pois…
Criminoso. No mínimo devia ser encarcerado para o resto da vida.
Update : Depois disto e sem nenhuma vontade, lá veio dizer que afinal ALGUNS RADARES tem problemas técnicos e sim, já mandou aferir tudo de novo… PQP, tiveram um ano para o fazer e ainda são colocados assim ?
https://www.jn.pt/4256192157/falha-tecnica-nos-novos-radares-obriga-a-arquivar-multas/
É um novo imposto criado sobre o automóvel, encapotado pela segurança na estrada, chama-se ISV, ‘imposto sobre a velocidade”. É o uso de algo nobre, a segurança com um fim muito pobre, a caça à multa. Se os senhores da autoridade de segurança rodoviária forem honestos que digam quantos foram os condutores apanhados pelos radares que tiveram acidentes nesse momentos.
Correcto e pior ainda : Antes da sua colocação deveriam ser OBRIGADOS a publicar os números da sinistralidade nos pontos cobertos pelos aparelhos, e NUNCA vi nada disso, para não poderem depois vir dizer que onde estão os radares a sinistralidade baixou 75% !!! Ao fim de um mês de uso, comparamos 50 anos de limites de velocidade com 1 MÊS??? É isso ? Ok. Tenho todas as dúvidas da sua eficácia, até porque são colocados apenas onde se pode andar mais depressa, apenas, e não em pontos negros… E entretanto os acidentes continuam, paulatinamente a média de 1.5 morte por dia, o mesmo número de sempre… Triste sina a dos condutores …
Se alguém for apanhado a dar mais do dobro da velocidade e não teve nenhum acidente deveria receber uma isenção dos limites de velocidade, porque se formos a ver deveria estar na F1 nos olhos da ANSR.
Em muitas estradas os limites impostos são a gozar com os condutores, quem é que numa autoestrada como a VCI vai andar a 80? dantes era 90, passaram para 80 e colocaram os radares a funcionar.
Muita sorte tens tu. Aqui a Santos&Castro tb é uma autoestrada e temos q andar a 50. Dantes era 80 mas qd colocaram o radar passaram para 50.
Encher os cofres do estadoe ajudar a dar o extra ao policia pois são essas as função para que foi comprado
Um bom artigo para nada esclarecer.
As infrações por excesso de velocidade dividem-se em ligeiras, graves e muito gra es.
Apenas as 2 últimas fazem perder pontos e são passíveis de sanção acessória.
https://observador.pt/programas/resposta-pronta/localidades-sinistralidade-e-superior-a-media/