Radares de trânsito: Sabe o que é o Efeito Doppler?
São vários os radares de velocidade que estão instalados nas estradas portuguesas. Estes radares visam a segurança rodoviária e têm tecnologia capaz de detetar o movimento de qualquer objeto, neste caso, veículos. Mas já ouviu falar no Efeito Doppler?
O efeito Doppler refere-se à mudança na frequência percebida de uma onda (como som ou luz) em relação a um observador em movimento em relação à fonte da onda. Esse fenómeno foi batizado de "Efeito Doppler" em homenagem ao físico austríaco Christian Doppler, que primeiro propôs a teoria em 1842.
De acordo com o site National Geographic, o efeito Doppler é um fenómeno físico que permite que qualquer equipamento tecnológico seja capaz de captar os ecos devolvidos pelo veículo em questão, sendo, dessa, forma capaz de medir a sua velocidade radial. Existem dois tipos principais de Efeito Doppler: Efeito Doppler de Frequência para Ondas Sonoras e Efeito Doppler de Frequência para Ondas de Luz.
O Efeito Doppler é frequentemente utilizado em radares de velocidade para medir a velocidade dos objetos em movimento, como veículos numa estrada. O princípio é semelhante ao que acontece na Frequência para ondas de luz.
Quando um radar de velocidade emite ondas eletromagnéticas (geralmente micro-ondas) em direção a um veículo em movimento, essas ondas sofrem um deslocamento de frequência devido ao movimento relativo entre o radar e o veículo. Se o veículo se estiver a aproximar do radar, haverá um aumento na frequência percebida das ondas refletidas (chamado de deslocamento para o azul ou blueshift). Se o veículo estiver a afastar-se, haverá uma diminuição na frequência percebida (chamada de deslocamento para o vermelho ou redshift).
O radar mede essa mudança na frequência das ondas refletidas e, a partir dessa informação, pode-se calcular a velocidade do veículo com base no Efeito Doppler. Esse método é amplamente utilizado em radares de controlo de tráfego para monitorizar a velocidade dos veículos nas estradas e garantir o cumprimento dos limites de velocidade.
É importante notar que os radares de velocidade utilizam este Efeito apenas para medir a velocidade ao longo da linha de visão entre o radar e o veículo. Portanto, o ângulo entre o radar e a direção do movimento do veículo também é um fator relevante para a precisão da medição de velocidade.
Excelente
É por isso que só pode ser validado quando só existir um veículo na chamada box pois 2 objectos a medição não pode ser considerada precisa, devido a não se saber se a diferença da onda provem do mesmo objecto ou de ambos. Também temos casos de má instalação do radar e as velocidades detetadas são sempre as mesmas mesmo que existam objectos a diferentes velocidades.
Já agora não é necessário ir consultar a nacional geofric mas podem consultar directamente a documentação técnica dos radares instalados onde explica como serem instalados os ângulos de instalação e tudo o que pode interferir na medição como pontes ou mesmo muros de betão na box de actuação.
Eles só querem faturar… É nos radares e painéis solares .. é instalar sem calcular nada….
Não gosto de Radares,mas isto sustenta tantos sacanas,filhos,esposas e a p q os pariu que começo a aceitar
Sim já conhecia este efeito a muito muito
tempo, nada de novo. É muito usado em meteorologia e astronomia.
Efeito doppler já ouvia falar nele para medir a velocidade em nós dos barcos em navegação em 1990 no curso de marinheiro.
Pode ter evoluído mas odómetros servem para medir as velocidades, lembro-me que na altura falávamos que era através da velocidade do som, pode ter evoluído e incluir outros métodos para lhe dar mais certeza.
A “Segurança rodoviária e o meio ambiente” são duas desculpas perfeitas para os políticos roubar o povo a torto e a direito.
Se realmente se preocupassem com a segurança a sério faziam estradas em boas condições, mas não é só sacar dinheiro e as estradas cada vez piores.
Se cumprires sempre o código da estrada, nunca irás ter multas nem te vão roubar nada…
Melhores estradas vão te impedir de teres multas?
Estradas melhores = mais aceleras. Logo, tens de inventar outro cliché. Esses já estão muito batidos. Anda à velocidade normal como uma pessoa normal! Menos choro.
Por falar em desculpas, é ver os aceleras por aqui sempre a largar as suas…
Obrigados
Fico sempre impressionado.
“Estes radares visam a segurança rodoviária”
E eu que pensava que era para detetar objetos. Já agora gostava de saber como como ´e que os radares fazem segurança rodoviária.
A utilização dos radares tem um objetivo, no caso rodoviário é detetar veículos em excesso de velocidade.
Eu explico. E é bastante simples.
Graças a 2 radares destes tive de comprar, de forma involuntária, 2 fotografias por 600€.
Uns meses mais tarde, e depois de voltar a poder conduzir, passei a andar no máximo a 20km/h acima do limite de velocidade legal. Já lá vão quase 15 anos…
Se achas que andar a 140 na AE não é mais seguro que andar a 200 ou que andar a 70 nas localidades nao é melhor que muitos ainda fazem como eu fazia em tempos que é quanto o carro dá já é contigo.
Mas honestamente cheira-me à conversa típica de quem quer andar a abusar sem correr riscos…
Não entendeste nada daquilo que escrevi !
Um radar não faz segurança rodoviária, o objetivo é detetar objetos !
Quanto ao resto isso dava uma conversa muito longa.
Tenta fazer a A1 á velocidade de 120km, já tentei, passado 15 minutos estava a dormir sobre o volante.
Entendi perfeitamente o que disseste. Andas constantemente em excesso de velocidade e os radares incomodam-te…