Radares à vista: o site onde vai encontrar a localização de todos os radares em Portugal
Ontem foram divulgados os pontos nas estradas em Portugal onde serão colocados mais 37 novos radares, que começam a funcionar já em setembro. Para ajudar os condutores, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, tem um site com todas as informações que necessita para não ter surpresas. Ainda assim, o ideal é respeitar os limites de velocidade.
A partir do dia 1 de setembro haverá novos radares de controlo de velocidade a funcionar em todo o país. Serão 37 novos radares, sendo que 12 serão radares de velocidade média. Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se circularam mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto.
No site Radares à vista da ANSR, tem desde logo a informação relativa a cada radar, o H43 de Velocidade instantânea e o novo H42 de Velocidade média. É importante saber que todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão sempre sinalizados.
O objetivo, segundo a ANSR, é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.
Radares de Velocidade Instantânea
São equipamentos que fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
Radares de Velocidade Média
São equipamentos que fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância.
Segundo o que é descrito, existe evidência científica publicada sobre a influência dos radares na diminuição da sinistralidade é reforçada com a experiência do SINCRO, entre 2016 e 2023, com os atuais 61 locais de controlo de velocidade instalados no nosso país que demonstram que os radares salvam vidas.
Em 7 anos, os dados relativos aos locais onde foram instalados comprovam inequivocamente o papel e o efeito dos mesmos no combate à sinistralidade rodoviária: todos os indicadores baixaram. Quando comparado com igual período anterior à data de funcionamento deste sistema, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.
Onde estão localizados os radares em Portugal Continental?
A localização dos radares encontra-se representada no mapa, sendo possível a pesquisa por estrada, concelho ou distrito. A listagem dos radares pode ser consultada aqui.
Os radares do SINCRO estão colocados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade.
No site, existe um mapa interativo, onde pode procurar os radares por estrada, concelho ou distrito, com indicação se existe radar de velocidade instantânea ou velocidade média.
Este artigo tem mais de um ano
O que é preciso é apostar em mais radares de velocidade… até porque a velocidade é a principal razão de tanto acidente! Ou… não será? Querem ver que os smartphones, as manobras perigosas, ultrapassagens mal calculadas é que afinal são a principal causa de tanto acidente e a velocidade é apenas a desculpa perfeita para se comprar mais radares e os Srs guardas continuarem com o rabinho sentado em vez de patrulharem as estradas?! Não deve ser por acaso que o número de radares aumentou e os acidentes também…
“Não deve ser por acaso que o número de radares aumentou e os acidentes também…”
Sem duvida.
Por outro lado adoro observar a cara de pau da ministra a informar os srs jornalistas que a sinistralidade reduziu mais de 70% devido aos radares looolooolool
Absolument correct
La chace a €€€€
Radar para quem passa vermelho e que era servico.
os radares salvam vidas?? deve ser para rir. o que salva vidas é uma boa formação dos condutores, vias com um bom piso sem buracos , vias com marcações, vias bem sinalizadas, vias iluminadas á noite , vias com meios corretos de escoamento de aguas etc etc ..
As placas deveriam dizer “Os radares enchem os bolsos do Estado”, porque é esse o único e exclusivo propósito. E ainda se esse dinheiro fosse bem empregue, mas não, é para esbanjar da mesma forma que o dinheiro dos impostos.
Se eu lie disser que há radares anunciados e visíveis que todos conhecem que continuam a faturar as centenas de multas por dia.
Bom mesmo era a anarquia.
Cada um fazia o que queria.
Ora nem mais!!!!
A malta queixa-se dos radares, das operações STOP, de tudo e mais alguma coisa. Ainda assim, com tanta fiscalização, há tantos acidentes e tantas mortes na estrada!! Agora imaginem se não houvesse fiscalização nas estradas portuguesas!! Havia de ser bonito!!
As regras estão definidas à partida e por isso quem não quer ser multado só tem que as cumprir!!
Havia de haver uma forma legal, de o cidadão comum, denunciar a bandalheira que se vê na estrada.
Pessoal a falar a conduzir ao telemóvel, conduzir na faixa do meio, ultrapassar pela direita, etc …
Bastava haver a legislação em que por meio de uma câmara no carro (como já existe em tantos outros países), mais tarde se conseguisse fazer prova contra terceiros da aselhice gravada.
Ir à esquadra ou fazer ‘on-line’, como preferirem. Chamem-lhe bufos ou outra coisa do género, mas é gritante a quantidade de asneira que se pratica nas estradas, todos os dias (óbvio que estou incluído porque não há ninguém que não a faça).
“Havia de haver uma forma legal, de o cidadão comum, denunciar a bandalheira que se vê na estrada.”
Experimenta esta app
https://pplware.sapo.pt/motores/denuncia-de-estacionamento-app-ja-funciona-em-todo-o-pais/#comments
Pode ser que resulte looolooolool
A malta da ANSR fez essa listagem depois de um almoço bem regado. Os radares de 80km da A25 não são no concelho de Lamego, são mesmo em Viseu… podem sempre usar isso para contestar as multas 😛
Se por um lado todos sabemos a verdadeira razão para tantos radares, por outro, só é multado quem viola o código da estrada. A culpa não é dos radares, é do condutor (e eu já levei no lombo).
Paga e não berra asno
“com os atuais 61 locais de controlo de velocidade instalados no nosso país que demonstram que os radares salvam vidas.”
Conversa para embalar:
Apesar da forte implantação de radares em 2022:
Comparativo 2021/2022
+12,2% acidentes +18,5% mortos +6,5% feridos graves +12,4% feridos ligeiros
http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2022/RelatorioSinistralidadeeFiscalizacaodezembro2022.pdf
Gostava de ver o 1º semestre de 2023 mas não está disponível. Deve estar um coisa linda!
Enquanto continuarem a pensar no lucro fácil em vez de zelarem efectivamente pela segurança das pessoas, não vamos lá!
O Foco é facturar e a velocidade. De relembrar que apenas 4,8% dos acidentes foram atribuidos a velocidade excessiva. O que é que está a ser feito para debelar as restantes causas? (95,2%)
não sei em que mundo estavas a viver em 2021, mas por cá houve restrições à circulação e muito menos carros na estrada.
“O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA”
Quanto maior a velocidade maior é gravidade das consequências dum possível acidente. O objectivo é salvar vidas, e não andar atrás de todas as batidelas nos pára-arranca das ruas de Lisboa ou do Porto.
Segundo as estatísticas da DGEG, o consumo de combustíveis fósseis em Portugal em 2021 foi de 5 184 mil toneladas, sendo 4 062 mil toneladas de gasóleo e 1 122 mil toneladas de gasolina.
Em 2022, o consumo de combustíveis fósseis aumentou para 5 678 mil toneladas, sendo 4 434 mil toneladas de gasóleo e 1 244 mil toneladas de gasolina. Isto representa um aumento de 9,5% no consumo total, 9,2% no consumo de gasóleo e 10,9% no consumo de gasolina.
De grosso modo, andou-se mais 10% no entanto os acidentes subiram mais 12,2%
Continuamos na mesma. Os radares resolvem bola!
“O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA”
Vê-se as mortes ainda subiram mais, + do que 18%
Então?!
Já há números para o 1º semestre 2023? Sempre quero ver…
O consumo não te diz a variação de número de carros em circulação ao longo do ano – mais carros mais acidentes – nem tem em conta os problemas de comportamento anti-social que houve em 2022 quando as restrições foram levantadas.
Se fores comparar com os números de 2019 vais ver que os números até baixaram.
“Continuamos na mesma. Os radares resolvem bola!”
Falacioso! Se o número de radares for o mesmo como é que queres ver diferença????
“Vê-se as mortes ainda subiram mais, + do que 18% Então?!”
Isso é suposto demonstrar que o excesso de velocidade não é responsável pela maioria das mortes?
Acho o consumo um valor pertinente para avaliar os kms percorridos vs índice de sinistralidade.
Por outro lado estou a achar muito estranho a omissão de dados relativos a 2023.
Única fonte que encontrei foram os últimos 11 dias no site da GNR. E se extrapolarmos os dados da média diária ali encontrada (211 acidentes e 1,5mortes) x365 dias, creio que vamos estar no pior ano dos últimos 10. Exactamente o periodo em que mais se apostou nos radares.
Não tenho nada contra os radares. O que cond no e se vê á vista desarmada é que eles são montados não onde seriam mais precisos e preventivos, mas sim onde a expectativa de facturação é maior. Lamentável!!
Yamahia, a comparação de consumo só te permite extrapolar essas coisas em condições de vivência e circulação idênticas. Tendo havido restrições de circulação em 2021 a coisa fica baralhada. Mais uma vez repito que com mais carros há mais acidentes, já que muitos dos acidentes envolvem choques entre carros.
“Exactamente o periodo em que mais se a postou nos radares.”
Os novos radares não estão ainda a funcionar, argumento sem sentido!
Os radares do ano passado são outros.
20 em Lisboa e outros tantos por essas nacionais.
https://www.publico.pt/2022/05/31/local/noticia/rede-eficiente-20-novos-radares-comecam-quartafeira-funcionar-lisboa-2008361
É uma autêntica caça a multa descarada!
Quem o governo pensa que engana com essa conversa de salvar vidas ao volante ?
A sua única preocupação mais uma vez é a de encher os cofres do estado.
Hipócritas!
Calado eras um poeta!! Por acaso tens ideia de qual é o valor das despesas que o estado tem com assistência médica aos sinistrados nos hospitais??
E que tal cumprir aquilo que se aprendeu na escola de condução??
Os limites de velocidade estão definidos, por isso só cai quem quer!!!
Tens noção que cada condutor paga um x% no seguro do carro para o INEM e consequentemente para o SNS certo?
Em caso de acidente tenho direito a me magoar a sério porque paguei 2x para isso
Segundo o governo Atenas tem o intuito dar segurança aos condutores.
Não sao para dar dinheiro
Também destroem vidas.
lol
agora veem com a desculpa,que eh para selar com a seguranca das pessoas e tambem a sua saude,,a fingir que se preocupam com os cidadaos,,mas contratarem medicos para os hospitais e centros de saude ai ja nao interessa a saude das pessoas,,cambada de aldabroes e corruptos..
se entrarem menos pessoas nos hospitais deixa de haver médicos a menos…
Para que resulte, sem ser caça á multa, deviam as Estradas. IC, ou Autoestradas, que estão a ser fiscalizadas, ter a indicação por sinalização vertical ou outra, do valor da velocidade máxima permitida, antes, e, perto do sinal de radar da velocidade permitida, seja ela Instantânea ou velocidade Média.
Mais legível, sem estarem tapadas por ramos de árvores ou arbustos. e estarem corretamente legíveis.
Nem apos o sinal de radar, seja que tipo for, aparecerem sinais de velocidade máxima 70Km outra com 50Km. Ficando sem saber qual a velocidade que está a ser controlada pelo radar.