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Radares à vista: o site onde vai encontrar a localização de todos os radares em Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. TugAzeiteiro says:

    O que é preciso é apostar em mais radares de velocidade… até porque a velocidade é a principal razão de tanto acidente! Ou… não será? Querem ver que os smartphones, as manobras perigosas, ultrapassagens mal calculadas é que afinal são a principal causa de tanto acidente e a velocidade é apenas a desculpa perfeita para se comprar mais radares e os Srs guardas continuarem com o rabinho sentado em vez de patrulharem as estradas?! Não deve ser por acaso que o número de radares aumentou e os acidentes também…

    • Yamahia says:

      “Não deve ser por acaso que o número de radares aumentou e os acidentes também…”
      Sem duvida.
      Por outro lado adoro observar a cara de pau da ministra a informar os srs jornalistas que a sinistralidade reduziu mais de 70% devido aos radares looolooolool

    • Mestre says:

      Absolument correct
      La chace a €€€€

  2. SergioA says:

    Radar para quem passa vermelho e que era servico.

  3. nuno a says:

    os radares salvam vidas?? deve ser para rir. o que salva vidas é uma boa formação dos condutores, vias com um bom piso sem buracos , vias com marcações, vias bem sinalizadas, vias iluminadas á noite , vias com meios corretos de escoamento de aguas etc etc ..

  4. GM says:

    As placas deveriam dizer “Os radares enchem os bolsos do Estado”, porque é esse o único e exclusivo propósito. E ainda se esse dinheiro fosse bem empregue, mas não, é para esbanjar da mesma forma que o dinheiro dos impostos.

    • João says:

      Se eu lie disser que há radares anunciados e visíveis que todos conhecem que continuam a faturar as centenas de multas por dia.
      Bom mesmo era a anarquia.
      Cada um fazia o que queria.

      • jorjão says:

        Ora nem mais!!!!
        A malta queixa-se dos radares, das operações STOP, de tudo e mais alguma coisa. Ainda assim, com tanta fiscalização, há tantos acidentes e tantas mortes na estrada!! Agora imaginem se não houvesse fiscalização nas estradas portuguesas!! Havia de ser bonito!!
        As regras estão definidas à partida e por isso quem não quer ser multado só tem que as cumprir!!

        • Sergio says:

          Havia de haver uma forma legal, de o cidadão comum, denunciar a bandalheira que se vê na estrada.
          Pessoal a falar a conduzir ao telemóvel, conduzir na faixa do meio, ultrapassar pela direita, etc …
          Bastava haver a legislação em que por meio de uma câmara no carro (como já existe em tantos outros países), mais tarde se conseguisse fazer prova contra terceiros da aselhice gravada.
          Ir à esquadra ou fazer ‘on-line’, como preferirem. Chamem-lhe bufos ou outra coisa do género, mas é gritante a quantidade de asneira que se pratica nas estradas, todos os dias (óbvio que estou incluído porque não há ninguém que não a faça).

  5. NjsS says:

    A malta da ANSR fez essa listagem depois de um almoço bem regado. Os radares de 80km da A25 não são no concelho de Lamego, são mesmo em Viseu… podem sempre usar isso para contestar as multas 😛

  6. says:

    Se por um lado todos sabemos a verdadeira razão para tantos radares, por outro, só é multado quem viola o código da estrada. A culpa não é dos radares, é do condutor (e eu já levei no lombo).

  7. Azeite says:

    Paga e não berra asno

  8. Yamahia says:

    “com os atuais 61 locais de controlo de velocidade instalados no nosso país que demonstram que os radares salvam vidas.”
    Conversa para embalar:
    Apesar da forte implantação de radares em 2022:
    Comparativo 2021/2022
    +12,2% acidentes +18,5% mortos +6,5% feridos graves +12,4% feridos ligeiros
    http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2022/RelatorioSinistralidadeeFiscalizacaodezembro2022.pdf
    Gostava de ver o 1º semestre de 2023 mas não está disponível. Deve estar um coisa linda!
    Enquanto continuarem a pensar no lucro fácil em vez de zelarem efectivamente pela segurança das pessoas, não vamos lá!
    O Foco é facturar e a velocidade. De relembrar que apenas 4,8% dos acidentes foram atribuidos a velocidade excessiva. O que é que está a ser feito para debelar as restantes causas? (95,2%)

    • Castro says:

      não sei em que mundo estavas a viver em 2021, mas por cá houve restrições à circulação e muito menos carros na estrada.

    • Castro says:

      “O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA”
      Quanto maior a velocidade maior é gravidade das consequências dum possível acidente. O objectivo é salvar vidas, e não andar atrás de todas as batidelas nos pára-arranca das ruas de Lisboa ou do Porto.

    • Yamahia says:

      Segundo as estatísticas da DGEG, o consumo de combustíveis fósseis em Portugal em 2021 foi de 5 184 mil toneladas, sendo 4 062 mil toneladas de gasóleo e 1 122 mil toneladas de gasolina.
      Em 2022, o consumo de combustíveis fósseis aumentou para 5 678 mil toneladas, sendo 4 434 mil toneladas de gasóleo e 1 244 mil toneladas de gasolina. Isto representa um aumento de 9,5% no consumo total, 9,2% no consumo de gasóleo e 10,9% no consumo de gasolina.
      De grosso modo, andou-se mais 10% no entanto os acidentes subiram mais 12,2%
      Continuamos na mesma. Os radares resolvem bola!

      “O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA”
      Vê-se as mortes ainda subiram mais, + do que 18%
      Então?!

      Já há números para o 1º semestre 2023? Sempre quero ver…

      • Castro says:

        O consumo não te diz a variação de número de carros em circulação ao longo do ano – mais carros mais acidentes – nem tem em conta os problemas de comportamento anti-social que houve em 2022 quando as restrições foram levantadas.
        Se fores comparar com os números de 2019 vais ver que os números até baixaram.

        “Continuamos na mesma. Os radares resolvem bola!”
        Falacioso! Se o número de radares for o mesmo como é que queres ver diferença????

        “Vê-se as mortes ainda subiram mais, + do que 18% Então?!”
        Isso é suposto demonstrar que o excesso de velocidade não é responsável pela maioria das mortes?

        • Yamahia says:

          Acho o consumo um valor pertinente para avaliar os kms percorridos vs índice de sinistralidade.

          Por outro lado estou a achar muito estranho a omissão de dados relativos a 2023.
          Única fonte que encontrei foram os últimos 11 dias no site da GNR. E se extrapolarmos os dados da média diária ali encontrada (211 acidentes e 1,5mortes) x365 dias, creio que vamos estar no pior ano dos últimos 10. Exactamente o periodo em que mais se apostou nos radares.

          Não tenho nada contra os radares. O que cond no e se vê á vista desarmada é que eles são montados não onde seriam mais precisos e preventivos, mas sim onde a expectativa de facturação é maior. Lamentável!!

  9. Fábio says:

    É uma autêntica caça a multa descarada!
    Quem o governo pensa que engana com essa conversa de salvar vidas ao volante ?
    A sua única preocupação mais uma vez é a de encher os cofres do estado.
    Hipócritas!

    • jorjão says:

      Calado eras um poeta!! Por acaso tens ideia de qual é o valor das despesas que o estado tem com assistência médica aos sinistrados nos hospitais??
      E que tal cumprir aquilo que se aprendeu na escola de condução??
      Os limites de velocidade estão definidos, por isso só cai quem quer!!!

      • Daniel Silva says:

        Tens noção que cada condutor paga um x% no seguro do carro para o INEM e consequentemente para o SNS certo?
        Em caso de acidente tenho direito a me magoar a sério porque paguei 2x para isso

  10. Xicoze says:

    Segundo o governo Atenas tem o intuito dar segurança aos condutores.
    Não sao para dar dinheiro

  11. Ricardo says:

    Também destroem vidas.

  12. valdo says:

    agora veem com a desculpa,que eh para selar com a seguranca das pessoas e tambem a sua saude,,a fingir que se preocupam com os cidadaos,,mas contratarem medicos para os hospitais e centros de saude ai ja nao interessa a saude das pessoas,,cambada de aldabroes e corruptos..

  13. Armando says:

    Para que resulte, sem ser caça á multa, deviam as Estradas. IC, ou Autoestradas, que estão a ser fiscalizadas, ter a indicação por sinalização vertical ou outra, do valor da velocidade máxima permitida, antes, e, perto do sinal de radar da velocidade permitida, seja ela Instantânea ou velocidade Média.
    Mais legível, sem estarem tapadas por ramos de árvores ou arbustos. e estarem corretamente legíveis.
    Nem apos o sinal de radar, seja que tipo for, aparecerem sinais de velocidade máxima 70Km outra com 50Km. Ficando sem saber qual a velocidade que está a ser controlada pelo radar.

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