Radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama?
Em Portugal há radares por "todos os lados"... O objetivo é garantir a segurança rodoviária, obrigando os condutores a cumprirem os limites de velocidades. Na Ponte Vasco da Gama passou a existir um radar de velocidade média. Mas será que já está a "faturar"?
Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto. De relembrar que em Portugal temos radares de velocidade fixos, radares de velocidade móveis e agora radares de velocidade média.
Depois de várias especulações, e testes que começaram em 2021, a Ponte Vasco da Gama passou agora a ter um sinal (e respetivo radar) que indica que a via está sujeita a controlo de velocidade, através do cálculo da velocidade média. No entanto, em resposta ao Polígrafo, fonte oficial da GNR assegura que não começou a ser efetuado qualquer controlo de velocidade média na ponte Vasco da Gama a partir desta quarta-feira.
Refere a GNR que, provavelmente, a quantidade de publicações sobre o tema se deveu: "à sinalização referente aos aparelhos cinemómetros vídeo fixos em virtude de se encontrarem em fase final de testes." O próprio Waze indica que já sabe o local do radar.
É ainda referido que "a sua entrada em funcionamento será oportunamente comunicada". Neste momento, o dispositivo "pode já estar a operar do ponto de vista funcional", mas "não está a ser ainda realizado o controlo da velocidade média"
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados.
O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.
Para quem não quiser "decorar" as posições dos radares, pode sempre usar o Waze.
se o transito ja era mau… então agora…
A velocidade excessiva, além de fazer aumentar o perigo também pode reduzir o fluxo de tráfego. Aliás, reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento.
Se me apetecer passar parte aa ponta a 200 passo. Depois basta ir o resto do percurso a 50 e está feito.
Aqui não vais ter grd escapatória. Parece que no sentido S/N o início é logo a seguir à estação de serviço e o fim vai ser antes da subida.
Assim sendo, mais uma vez é visível que a intenção das autoridades é apenas o lucro. De facto a parte mais perigosa da ponte é exactamente desde que acaba a subida onde surgem os desequilíbrios por forca de muitos perderem velocidade e surgirem as saidas e consequentes mudanças de direcção para os diversos destinos.
Aqui sim, esses radares fariam sentido se realmente a intenção das autoridades fosse proteger as pessoas. Infelizmente não é esse o foco.
“…reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento”
Não tem lógica, lamento.
Basta ter um QI de 100 para perceber que quanto maior a velocidade, maior o espaço de segurança que o carro vai ocupar e tirar aos outros. E quanto mais espaço tirar aos outros, maior o congestionamento que provoca.
Tens que ir para gestor de uma Autobhan. Fazias sucesso.
Basta olhar para todas as corridas automóveis de sempre, alta velocidade e todos parados, nunca vi nenhuma corrida parar só quando se despistam ou batem e são obrigados, tem muita lógica, é exatamente o contrário, quanto mais devagar circularem mais congestionada fica como é lógico, andam todos a morrer porque não têm dinheiro para o combustível, nem para o seguro se baterem e querem ir a brincar com o tlm e a masturbarem-se no mundo virtual, essa é a verdadeira razão, o teu nick assenta-te que nem uma luva és mesmo grunho, portanto acabei de perder tempo a explicar isto a uma parede…
Negrunho, aumenta o espaço entre os carros mas também aumenta o fluxo (quantidade de carros/min), compensa sempre que a velocidade instantânea seja superior, especialmente numa ponte que não tem entradas nem saídas no seu percurso.
Lamento mas é assunto mais que estudado: “reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento” , e um dos estudos até usou prova matemática.
Como és um “craneo” nas áreas da informação nem me dou ao trabalho de te deixar um link. Procura que irás perceber e aprender.
Os congestionamentos acontecem quando a fluxo de circulação num determinado percurso não acompanha o fluxo de saída da via, já que nas saídas os carros têm que forçosamente abrandar e afunilar.
Por outras palavras se aumentas a velocidade até chegar à saída duma via com grande tráfego o mais certo é ficares com carros acumulados nessa saída.
Não concordo. Principalmente sentido Norte – Sul, a saída para o montijo tornou-se muito mais caótica desde que está la o radar. Porque embora o limite seja aceitável, as pessoas chegam a passar a -20kmh que o limite, o que causa enorme congestionamento em algumas horas mais criticas, já sem falar da maior probabilidade de acidente.
Confere.
Quase que meto a marcha-a-tras cada vez que lá passo de tão devagar se tem que passar lá.
E confirmo que passando lá a qualquer hora do dia está lá fila, tal como na 2ª circular no radar ao pé da repsol do colombo sentido aeroporto-sintra.
E mesmo assim já trataram de alterar o limite desse radar dos iniciais e ridículos 50 para os actuais e menos maus 60. Mesmo assim continua a congestionar o fluxo de trânsito sem nenhum ganho assinalável de segurança, antes pelo contrário. Quem não sabe o porquê , depois de fazer toda a 2ª circular a 80 , é surpreendido e tem que meter travões a fundo para não bater no carro da frente.
Na VCI também reduziram à anos a velocidade para os 80kmph, resultado, ainda mais congestionamento junto aos radares, passas o radar já se anda normalmente (exceto quando uma abécula se esquece de olhar para a estrada e encrava a VCI toda..)
O limite de 60 é ridículo, numa estrada com 2 faixas quando antes se circula a 120kms. Percebo a redução, mas deveria ser para 100 ou no minimo 80.
Não me lembro de alguma vez ter visto um acidente nesta zona, até terem colocado os radares a 60. Esta sinalética levaram também a mais acidentes nos 2 ou 3 kms que antecedem esta saída devido ao congestionamento provocado. Numa palavra – brilhante – esta decisão.
o radar nao está na saida para o montijo, começa no tabuleiro Norte da ponte (que passa ao lado do Papa-Palco) e vai atè à Galp. Esse que referes, à saida para Montijo, está alguns kms depois e nao pertence aos radares da ponte.
não é o que a realidade dos radares nos mostra
Por acaso a autoridade desmente que o radar seja activado amanhã e garante que quando este estiver activo logo tratará de informar o dia.
A informação circula nas redes sociais e é falsa. Pplware devia fazer fact check.
o waze está sempre à frente, no entanto há radares de velocidade media que ainda não estão identificados e nem sequer conseguem indicar quando inicia e quando termina o controlo de velocidade média
E estás com a voz da Amália?
Que eu saiba a Amália já morreu.. além de que não uso waze, tenho memória fotográfica
Julguei que estivesses a dizer que o Waze não identificava certos radares de velocidade média. Não sendo o caso, esquece.
Estava a dizer que não identifica quando inicia e quando termina, só identifica que existe
A mim tem informado sempre. O inicio e o fim dos velocidade média. Daí ter perguntado se usavas a voz da “Amália “que é condição para obter os resultados desejados. A opção de voz “Afonso” não devolve os mesmos resultados.
De qq forma irei estar mais atento a eventuais falhas.
É assim mesmo. A segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam. Se és um javardo do acelerador é bom que te sintas inseguro para prevaricar.
Conduzir pela via mais à direita quando está livre, como manda Código, é que está quieto – muitos devem ter receio de cair da ponte abaixo.
Ainda agora em Baltimore caíram da ponte abaixo em qualquer via.. nunca fiando
Na Vasco da Gama, só se for algum barco dos que apanham ameijoa
Por enquanto.
A altura da Ponte principal permite a passagem de navios de grd porte e foi pensada para isso.
Neste momento ainda não passam pq nada o justifica mas de futuro tlz passem caso decidam fazer deslocar para oriente parte da descarga de contentores ou navios cruzeiro.
A ponte Vasco da Gama, os 2 canais navegáveis mais altos, só têm 30m de altura, a 25 de abril são 70m.
Os contentores na Bobadela, estão com tendência a sair dali, já fizeram uma grande limpeza por altura do papa.
A zona é para urbanizar, e na altura da limpeza li algo de transferir o terminal para o Fundão (posso estar enganado, mas a ser verdade é uma ideia estranha e estúpida).
Por baixo da ponte, só mesmo embarcações de pequeno e médio porte, e normalmente barcaças rebocadas
Os cálculos para a altura da ponte foram feitos com base na altura média do rio quando deveriam ter sido feitas na altura máxima! Resultado: a ponte é baixa para navios de grande porte que só poderiam passar na maré cheia.
Interessante .
O que disse em relação ao Fundão, devo ter confundido algo, já pesquisei e nada.
O que é certo, e há varias noticias a falar do assunto, o terminal de contentores da Bobadela, vai mesmo sair dali até 2026, e existem 5 localizações prováveis
Manolo67, a ponte nunca foi feita para passagem de navios de grande porte, até porque toda aquela zona foi desenvolvida para ser urbana, não industrial. A somar a isso há facto de o rio assorear facilmente naquela zona, não fazendo qualquer sentido construir um porto comercial moderno naquela zona quando há muitas outras áreas no estuário com melhores condições.
Aves, ainda não há radares para isso.
Na 2a circular, cada vez vejo mais pesados de passageiros e mercadorias a ultrapassar na via mais à esquerda e a circularem acima da velocidade permitida (excepto na proximidade aos radares), e mesmo com sinalização nalguns lugares excecionais em que os pesados estão proibidos de circular na via central e esquerda, e isto tudo em momentos em que nem há transito.
Exacto, os condutores de pesados andam muito pressionados para cumprir horários. E certos limites estúpidos não ajudam e atrasam-nos. Depois aceleram onde sabem que não há perigo de radar para recuperar o tempo perdido.
Aliás a melhor forma de conseguir andar mais ou menos rápido no IC2/EN1 é seguir atrás de um camião que ande bem. Eles comunicam-se e sabem sp onde se pode andar normalmente sem perigo de ser catado. Ao que isto chegou.
Cada um sabe de si, a minha carta não profissional, serve para as minhas deslocações pessoais e com destino ao trabalho.
Os tais profissionais, a carta dá-lhes de comer, e quem anda à chuva molha-se
Eles não se deixam apanhar. Creio que se comunicam entre todos por rádio e sabem exactamente qd e onde o terreno está limpo ou minado. Já reparei nisso das várias vezes que já me colei a eles.
Inacreditável foi um ter passado o semáforo da Venda das Raparigas a mais de 100 e aquilo nem mexeu. Ou seja ficou verde qd muitas das x’s q fazemos por nos comportar bem e aquilo dispara o vermelho a 40. É a paga, loool
A minha questão sobre este sinais, onde começa e termina “o controlo”? Porque passo por um perto de Coimbra mas nunca vejo um “sinal final” e dizer que o controlo já não está a ser feito. É estúpido porque cada um vai à sua velocidade e depois começam a travar que nem loucos quando vêm o sinal e vai tudo durante muitos minutos em fila Indiana a 120 no meio de camiões e autocarros. Parece-me muito mais perigoso isso para um choque em cadeia.
acho incrível estes comentários a reclamar sobre cumprir a velocidade de 120km/h…