Quanto custa o fabrico de um Tesla?
Nos últimos dias, tem sido partilhada muita informação sobre resultados, objetivos e projetos futuros da Tesla. Toda a informação revelada no relatório trimestral e no relatório anual da gigante, tem agarrado os seus maiores fãs às notícias e às revelações que vão sendo feitas.
No entanto, uma informação não publicada está a atrair muita atenção, e está relacionada com o custo de fabrico de um Tesla e o lucro que a empresa de Elon Musk faz com cada carro.
No relatório anual, a Tesla anunciou um aumento da margem de lucro de 29,2% no terceiro trimestre, que é o mais elevado da sua história, superando todos os outros fabricantes de automóveis. A outra variável que aumenta a taxa de lucro é um baixo custo de produção. E essa é a única coisa que nunca soubemos até agora, mas, como veremos, teremos de nos contentar com um número pouco claro.
A Tesla anunciou que o custo médio de fabrico de um carro é de 36.000 dólares (cerca de 32.000 euros). Este número inclui todos os custos e despesas diretamente relacionados com a produção, não inclui os custos de marketing, transporte ou vendas.
Como já sabemos, a venda é feita diretamente através do website oficial e a Tesla não faz publicidade aos seus carros. O preço também não está associado a nenhum modelo específico, é uma média. O modelo mais caro, o Model Y, vende-se a partir de 64.000 euros e o Model X e S, já saltam para 100.000 e 110.000 euros. O modelo mais barato da Tesla, o Model 3, custa 46,990 euros, o que faz deste um lucro já bastante impressionante.
O diretor financeiro principal da Tesla, Zach Kirkhorn, espera continuar a aumentar as margens à medida que o volume de vendas cresce e assim melhorar o lucro operacional.
Melhorias na produção de Teslas
O novo processo de construção de uma só peça permitirá uma produção mais rápida e mais económica. Novas baterias estruturais integradas em chassis irão melhorar a autonomia e reduzir os custos de produção em 14%.
Com o início da produção nas novas fábricas no Texas e Berlim e os seus novos métodos de produção, os custos serão ainda mais baixos. Tudo isto sublinha a ideia da Tesla de construir um carro de forma tão diferente das marcas tradicionais, que se torna até difícil de acreditar que seja possível.
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Se não fosse o custo das baterias…
Investigação, amortização de maquinaria e instalações…bla…bla… o velho post sobre quanto custa produzir e por quanto vendem…..bla bla bla
Sim, isso quanto ao lucro, mas quanto ao custo de produção em si, penso que nos elétricos seja sobretudo pelas baterias.
esse custo já está incluído no preço… se quiseres saber mais tens a explicação mais em baixo.
O que eu sugeri é que é precisamente esse custo que mais influencia o preço.
Só a eficiência do Giga Berlin pode produzir 2 milhões de carros por ano, mais do que as 19 fábricas da Audi em todo o mundo. que grande momento em que vivemos, estamos testemunhando uma completa e total inalação de gm, ford, audi, porche, mercedes, toyota e bmw. assim como o desaparecimento de blackberry, nokia, kodack etc.
Porsche, Toyota, Audi lolool
Que disparate. Só mesmo um fan boy para dizer tal coisa.
Teslas são o carro da moda, mas as modas passam e neste caso ficará bem cara a quem estourou dinheiro com um carro tão manhoso. Pelo valor dos carros uma pessoa está a comprar algo de luxo, mas recebe algo que nem no segmento mais baixo se encontra. Sim, os gadgets são giros e tal, mas até um skoda ou lada têm melhor qualidade de construção que um tesla.
Não é por acaso que o elon musk já é considerado o maior burlão do Seculo, e o seculo ainda agora começou.
Que disparate só mesmo um hater para dizer tal coisa.
+1
Tanta inveja por não teres um tesla tem calma. O meu model 3 e o melhor carro que ja conduzi e tem muito melhor qualidade que mercedes ou bwm. So o autopilot esta anos luz a frente do resto e skoda nem de uber entrava
Manel Costa Rocha. O A tesla tem a pior qualidade de construção de praticament todas as marcas existentes. Atenção que qualidade de construção é diferente de bonito
Realmente Luis, Tesla é o carro mais seguro em testes de colisão. Se for esse o caso, a mercesdes deve receber pedidos de 225.000 em duas semanas, com seus plásticos / metais / madeira pintados de prata baratos e saídas de ar. Bobagem de qualidade percebida, como se tivesse sido projetada por Liberaci. Você não encontrará aquele visual de palhaço “bonito” em um Tesla de design minimalista.
Eu fui o gestor de projecto das 3 linhas de produção do Model 3 em freemont, incluindo a 4ta linha de produção exterior. A produção em freemont tem algumas deficiências por se a produção mais eficiente possível que resulta em alguns erros que não acontecem por exemplo na china visto que na china não é necessária tal eficiência visto que o custo por trabalhador ser significativamente menor. O Model 3 da china tem acabamentos iguais a qualquer marca alemã e usa melhores materiais. Se entrares num Model 3 actual, o feeling Premium é muito superior a um Skoda EV ou VW ID por exemplo. Sobre o preço, já na altura o custo do Model 3 era na altura de apenas 18 mil dolares, + 1000 para o Transporte para a Europa até Antwerpen e para os paises respectivos e +12mil para a Bateria de 60kwh na altura. O preço do Model 3 já era na altura de apenas 30 mil USD, esse valor entretanto ja é bastante inferior. Lembrem-se que incluído na margem de lucro estão incluídos os custos das diversas fábricas, carregadores, alugueres de espaço etc… Comparando com uma VW, a Tesla é mais eficiente, usa melhores materiais e faz no compto geral um trabalho bem melhor visto que o lucro da VW seria superior mas se torna inferior graças ao Overhead e ineficiências da empresa incluindo ordenados milionários.
“O Model 3 da china tem acabamentos iguais a qualquer marca alemã e usa melhores materiais. ”
Não, isto não é verdade, e não é só uma questão do rigor de montagem (onde fica a anos-luz das premium alemãs).
Diz quem? Tu? Então fica a saber que além de ter sido já gestor de projectos em freemont para a linha de produção dos primeiros Model 3, tenho 5 eléctricos incluindo o suv mais premium que existe alemão o Audi etron S Sportback e os acabamentos dos actuais Model 3 são premium e muito melhores que a concorrência no mesmo valor ou até valor superior… o meu Model 3 não tem que se esconder do Audi … aliás este até tem menos plástico. E estou a comparar um Model 3 SR+ com um Audi que custa 100mil euros a mais…
Deves ter trabalhado mas na linha de montagem dos hot wheels.
A qualidade dos tesla estão ao nível dos piores carros…. pior ainda se for made in china.
Pelo preço de um Tesla é possível comprar um carro a sério e ainda sobra dinheiro, mas o melhor é que o carro dura anos e anos, ao passo que o tesla é mais um brinquedo caro, que em menos de nada se tem de trocar.
Existem duas razões para os tesla estarem a dar-se bem por agora, por um lado temos governos a subsidiar tão fortemente estes carros que na Noruega os tesla ficam mais baratos que um carro a sério, ao ponto de ser um carro banal por lá. Por outro temos os fan boys que compram qualquer porcaria.
Na realidade existem mais problemas por carro na tesla que em todas as outras marcas em conjunto, mas mesmo assim preferem comprar lixo apenas para dar nas vistas. Nunca compraria um tesla, nem que fosse oferecido.
Imagino que seja especialista em qualidade de linha e ja tenha feito uma analise comparativa entre Tesla produzido nos EUA e na China, correcto?
“Temos governos a subsidiar tão fortemente estes carros que na Noruega os tesla ficam mais baratos que um carro a sério”. Portanto o estado promove a compra de Teslas, ou de electricos? O governo na Noruega não promove a compra de Tesla, apenas houve uma altura em que um banco oferecia juros mais baixos nos primeiros anos se comprando nesse banco.
Fique sabendo que o governo inclusivé até já comecou a taxar os electricos com imposto de circulação, coisa que não existia antes para esse tipo de veiculo, por isso esse argumento é um pouco descabido, ou sem fundo de conhecimento, não lhe parece?
“Nunca compraria um tesla, nem que fosse oferecido”.. então mas se fosse oferecido, já não tinha que o comprar..
E se as pessoas gostam de “comprar lixo apenas para dar nas vista”, como é que isso a influencía a si?
NOVAMENTE: Os Tesla actuals e Oriundos da CHINA têm melhor qualidade que um carro alemão de custo idêntico. Se não acreditas fácil: Ir ao stand da VW conduzir um ID3 por mim ate pode ser o TOPO de Gama e depois vais a TESLA e conduzes o Model 3 mais barato o SR+… a diarreia da tua cabeça termina o mais tardar, ai 🙂 até la desejo-te muita inteligencia… que esta de facto em falta.
Egoniz o comentário de cima era para a inculta Teresa… sobre a tua pergunta… a linha de produção da China e Freemont é exatamente a mesma… simplesmente ma china tens 28% mais funcionários e 36% mais tempo por veiculo, o que resulta em melhores e mais precisos acabamentos.
lol …e o pai Natal…existe
É o chamado pagar mais por menos, e o povo vai atrás das modas e depois as aldrabices descobrem-se depois. É markting dizem eles. Mete é mais areia para os olhos dos desentendidos e despercebidos. O acordar vem tarde, mas mais vale tarde que nunca. Mais ainda não iremos ficar por aqui, como se diz por aí “calma, tudo a seu tempo, coisas que nem precisam de ser ditas, o tempo nos dirá, não precisamos de livros, fisiológicos ou de outras coisas quaisquer”.
+1000
Foi sempre assim, o mundo avança e os velhos do restelo ficam, até que um dia desaparecem, senão o mundo nem sequer avançava.
Custam demasiado para o que valem.
verdade mas visto dessa forma não compras nenhum carro porque todos tem o mesmo problema especialmente se oriundos da alemanha.
Bom ponto Ricardo. Vê-se cada comentário aqui super extremo e zero fundamentado a regurgitar mentiras ou realidades de 2010 como verdades absolutas..enfim.
A diferença deve ser por os carros “oriundos da alemanha” serem caros porque são bons e serem dos melhores do mundo, apenas atrás os “oriundos do japão”…. ao passo que os tesla são brinquedos caros que não duram nada.
Os carros alemães e japoneses mesmo 20 ou 30 anos depois continuam a funcionar perfeitamente, como se tivessem saído ontem da linha de montagem, os tesla por seu lado ficam bem é no museu, ou na sucata, se durarem sequer 20 ou 30 anos, pois nessa altura já ca não devem existir vestígios deles.
Desculpa mas isso que estás a falar é uma opinião e não um facto… os Tesla tem actualmente acabamentos melhores que os alemães naquele segmento de preço… além do mais tem melhor tecnologia. Eu tenho por exemplo o Audi etron S Sportback e também tenho o Model 3 mais barato. Diferença de preço entre ambos 100mil euros … o Tesla tem acabamentos idênticos.
Tem mesmo? Se VC tem os carros sabe q a qualidade dos T deixa MT a desejar para o segmento de preço…mas MT mesmo…
Por ter é que sei que os Tesla Actuais e oriundos da China têm um excelente acabamento e melhor qualquer alemão com o mesmo custo. Isto é um facto e se não acreditas vai conduzir um ID3 e o Model 3 mais barato que existe.
Tive um bmw em Portugal que infelizmente tinha o motor N47. Sabes o que se passa com esse motor e que a marca tem conhecimento?
Partiam a corrente de distribuição e o motor embrulhava-se todo e com sorte o arranjo eram so uns milhares. A marca tinha conhecimento deste problema, mas nunca fez nenhum recall para resolver realmente o problema.
Tem algum BMW ou Tesla para poder fazer uma comparacao? Ou conhece Um primo do vizinho que mal saiu do stand da Tesla as rodas cairam e por isso sao uma porcaria? (facepalm)
Pois, então, os teslas não duram mais de 10 anos, já que essa é a idade máxima que podem ter. LOOOL
Depende de quanto queres perder, um carro é sempre um mau investimento mas um Tesla é um péssimo investimento, pois com meia duzia de anos de uso e já perdeste o investimento todo, quem é que compra um carro elétrico usado por, digamos, 50% do valor que custou novo, se a qualquer momento é preciso trocar as baterias e pagar quase o preço do novo ? Para a maioria nunca vai fazer sentido um elétrico ( neste momento ) precisamente pelo preço
O Tesla é o eléctrico mais valioso que existe no momento e que menos desvaloriza. Eu tenho 5 eléctricos, Nissan Leaf 2, Jaguar I-Pace Black Edition, Tesla Model 3 SR+, Hyundai Ioniq 28kw, Audi etron S Sportback… e não trocava por nenhum carro a combustão novamente e não não precisas de trocar baterias nenhumas… elas duram no mínimo 800mil km no Tesla SR+ por serem LFP até duram mais que 2 milhões de KM… estás mal informado
Os elétricos são uma oportunidade de negócio que entrou no mercado de forma imatura. Haja crentes para fazer evoluir a coisa e dps eu compro um verdadeiro elétrico.Para são só brinquedos que se tem que poupar a pilha para não ter q chamar o reboque…
Jõao, es apenas nais um que não sabe o que diz
Mais um cheio de preconceitos, provavelmente não anda de cavalo por que estes comem erva. Enfim.
Então qual é o carro de outra marca que oferece o mesmo, pelo mesmo valor ?
Jõao, es apenas nais um que não sabe o que diz 😉
Aquele painel do Model 3 é simplesmente horrível!!! Até dói!
É uma opinião válida… também achei o mesmo no início, agora estou habituado e acho todo o sistema em si bastante bem pensado apesar de achar que uns botões a mais melhorava a situação. Mas exactamente por ser assim é que tens uma visibilidade fenomenal no Model 3.
O Model 3 com aquele interior “minimalista” deve ter um custo de produção muito baixo.
E no Model S Plaid poupam em volantes.
O pessoal não gosta nada, por isso é que os compram.
Resumindo esperar pelo modelos fabricados em Berlim? Estou feliz com o X3 M40i que tenho, nunca trocaria por um Y com suspensão abismal e qualidade de construção extremamente duvidosa.
A qualidade construção da Tesla na China é do melhor que existe no ramo. Em Berlim ainda não se sabe mas até pode ser inferior visto que a Tesla define a quantidade e tempo disponível para cada veículo baseado nos custos por funcionário.
Parece que o único argumento dos haters e invejosos é a qualidade da construção. Os Teslas foram analisados e testados em todo o mundo, os carros são sólidos por dentro e por fora… Sandy Munro está dizendo agora que os Teslas são uma maravilha da engenharia.
Com um interior minimalista não há espaço para colocar a palhacada pintada de prata em torno de botões e saídas de ar… os haters percebem isso como qualidade, mas na verdade lixo, especialmente Mercedes.
Elon Musk fez uma jogada de xadrez de uma mudança de paradigma que os alemães não podem competir e retornarão ao “0”. Software e eficiência de produção (Tesla pode fazer um carro 3X mais rápido, eu ouço.) vai deixá-los de joelhos. Eu realmente não acho que eles tenham capacidade para fazer OTA, isso por si só é suficiente.
Em 2030, a Tesla será a número um e dominará as vendas nos milhões, em segundo lugar será a China. A Alemanha terá cerca de 1% de participação de mercado. Gm e Ford podem ter uma chance nas posições de número 3-4.
Ah, a propósito, um PLAID MS não esmagou o prestigioso Porche Taycan em Nurbergring em mais de 18 segundos. Engraçado como todos se calaram depois dessa. E isso é só o começo.