Protótipo do carro elétrico solar Lightyear já foi apresentado
Já imaginou como será o futuro automóvel quando os carros se carregarem a utilizar energia solar de forma totalmente autónoma? Provavelmente já se questionou se isso um dia será possível e a ser… quantos anos demorará a aparecer, verdade? Pois bem, foi apresentado ao mundo um protótipo funcional do carro elétrico solar Lightyear. Este será assim o carro elétrico de zero emissões.
A Lightyear apresentou a versão protótipo do seu carro elétrico solar Lightyear One, programado para 2021. Vamos conhecer as novidades.
Carro elétrico solar Lightyear One será o futuro dos elétricos
No passado mês de maio, a empresa Lightyear, com sede em Helmond (Holanda), deu a conhecer um pouco do que tinha em mãos. Nessa altura, era veiculado que o projeto em causa havia recebido um financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Numa apresentação muito prática, foi anunciado durante o dia de ontem que o Lightyear One poderá então percorrer cerca de 725 km sob o ciclo de testes WLTP. Além disso, foi ainda revelado que consegue acumular 12 km de autonomia a cada hora, utilizando energia solar.
Desta forma, já é real a existência de protótipo de um carro elétrico solar Lightyear One. Contudo, só deverá chegar ao mercado em 2021.
Autonomia de mais de 700 km para um carro elétrico familiar
O modelo de 5 lugares parece espaçoso, especialmente tendo em consideração a prioridade de o tornar eficiente e aerodinâmico. Tem assim superfícies planas para as células fotovoltaicas embutidas no capô e no teto. Assim, mesmo que seja de admirar, os responsáveis referem que o Lightyear One está classificado para uma autonomia de 725 km no WLTP. Dessa forma, sabendo que tem um consumo energético de 83 Wh/km, isso sugere que a bateria seja de 60 kWh.
Graças à preocupação no aspeto da eficiência, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas). Assim, as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20000 km anualmente.
Uma abordagem interessante é o uso de quatro motores elétricos independentes, um para cada roda, o que não significa apenas AWD, mas também vetorização de torque avançada.
No tópico de carregamento, a Lightyear decidiu usar um carregador integrado (até CA trifásico de 22 kW) e carregamento rápido DC até 60 kW.
Especificações do Lightyear One:
- Alcance de 725 km do WLTP
- Uso de energia 83 Wh/km WLTP
- Aproximadamente 60 kWh de bateria
- Aceleração 0-100 km/h em 10 segundos
- Tração nas quatro rodas, 4 motores elétricos controlados independentemente, vetorização de binário avançado
- Velocidade de carga:
- - solar: 12 km/h
- - 3.7 kW a 230v: 35 km/h
- - 22 kW: 209 km/h
- - 60 kW (carregamento rápido): 507 km/h
- Dimensões (L x L x A): 505,7 x 189,8 x 142,6 cm
- Normal: 780 L, Estendido: 1701 l, consola central: 12 l
- atualizações de software via OTA, App Companion, Chavewireless, Apple CarPlay, Android Auto
Preço de quase 120 mil euros pode não ser aliciante
A principal desvantagem do Lightyear One é seu preço, de 119000 €, mas precisamos lembrar que o alvo é o segmento premium / de luxo. No entanto, os primeiros 100 carros já foram reservados. Agora a empresa está então a recolher pré-encomendas para os primeiros 500 carros com uma taxa de reserva de 119000 €.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Lightyear
Fonte: Lightyear
Neste artigo: Carro solar, elétricos, Lightyear
Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante… já percebemos que é 120 000, mas emendem por favor!!
😀 120 era mandar vir uma palete deles 😉 Obrigado pelo reparo.
“Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante”
Então não? 😉
“Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante”
Ai não? Eu comprava meia dúzia deles
😀
É? E quando estiver a chover todos os dias?!
Entao nao ha luz quando o sol se esconde? Como fazem as plantas em lugares chovosos como a Irlanda??
E a neve
Em primeiro lugar, não chove todos os dias.
Em segundo lugar, mesmo com tempo chuvoso, há luz solar, claro que o carregamento não será os referidos 12km/h, haverá uma redução que dependerá da luminosidade existente no local e no momento.
Em terceiro lugar, o carro não é exclusivamente carregado pelos painéis fotovoltaicos, antes pelo contrário.
Não deixa de ser curioso que o prototipo “parece” copy / paste do Citroen CX da década de 80…
Olha, é isso. Tem aspecto de antigo.
Lembrou-me logo o o Citroen CX realmente. Mas indo um pouco ao fundo dos projetos desta empresa, temos a base de onde partiu este design. Certamente recordas aqueles projetos “académicos” achatados atrás para receber as células fotovoltaicas e estreito na frente para ser aerodinâmico. Vem daí este design.
parece mais o Audi A7
Sim ali na zona dos faróis ainda tem parecenças com o Audi sim.
– 60 kW (DC): 507 km / h….. AHahahah é preciso nao entender nada disto para escrever estas noticias…. 507 ou 725 ????
Boas Ricardo. Esses são os dados disponíveis e noto que não percebeste muito do que se estava a referir. Pese o facto dos pontos estarem desformatados, a informação está tal como o site disponibiliza. Podes ir consultar. Se percebesses tanto como dizes, tinhas deixado alguma hipotética correção, coisa que não fizeste porque voltaste a ler e mesmo assim confundiste tudo. Vê o site se precisares de algum esclarecimento. Contudo, está fácil fácil de perceber.
Abraço. 😀
Há pessoas que quando vêm números, o seu cérebro funde 😀
Quando se aponta um possível erro, convém explicar porque acham que é um erro, até porque podem estar a interpretar mal e, esta comunidade pode ajudar. Se eventualmente até for erro do nosso lado, o explicar ajuda-nos a corrigir. No entanto, tal como referi, estes números são do fabricante, portanto, o Ricardo ao dizer algo mais não atirou ao porta-aviões e… água! Por isso convém ter uma participação útil, afinal, a informação serve-nos a todos.
Abraço.
Apresentado não, deu duas voltas a um jardim a 5 km/h !!!! ah ah …
https://www.youtube.com/watch?v=bSbWwn_YCr8
O carro foi apresentado, foi apresentado num estado muito embrionário onde todos os valores apresentados são teóricos. Por exemplo, o carro ainda não fez nenhum crash test, logo se o chassi tiver que ser reforçado, assim como alguns componentes, os 83Wh/km provavelmente não serão uma realidade.
Como é mostrado nesse video isso não passa de um conceito e a única coisa realmente era de louvar era o carro conseguir um consumo de 83Wh/km o que ainda não é uma realidade, depois o resto é puro markting. Os painéis solares são uma ilusão, se o carro tiver uma bateria de 60kWh e fizer um consumo de 83Wh/km isto dá qualquer coisa como 8.3kWh/100km, portanto faz ~700km com uma carga, logo o painéis solares estão lá mas pouco acrescentam.
Enquanto os painéis solares não forem mais eficientes esta mais que provado que o custo/beneficio não compensa para usar em carros.
Fazer uma apresentação dentro de um jardim onde vão andar com o carro e parece que estão todos a espera que o carro se desfaça não me parece grande apresentação para provar o que quer que seja. Se tem tanta convicção naquilo que já fizeram era deixar alguém de fora testar e provar a teoria.
Nao sei se viste o video por completo mas aquele carro foi contstruido do papel ate realidade em 4 meses! ‘E normal que estivessem preocupados
Os painéis solares fazem pouco, mas sempre acrescentam alguma coisa, 12km/hora. Num dia de boa exposição solar, meio dia na praia, pode ser a diferença que vai anular a ansiedade do condutor. Além disso, enquanto vai andando, se houver sol, vai carregando e se acabar a energia na bateria, e esperar uma hora carrega o suficiente para fazer mais 12 km, que pode ser o suficiente para chegar ao próximo posto de carregamento.
Os painéis solares claro que não carregam como um carregador mesmo ligado a uma ficha doméstica, mas tem a grande vantagem de tornar o carro de certo modo auto-suficiente.
Parece um carro dos anos 60.
Haters do eléctrico, haters do futuro? Were are you? Saiam da toca! Qual é o argumento macarrónico que vão fabricar desta vez?
De repente lembrei-me do General Motors EV1, cujo “desaparecimento” tanta tinta fez correr.
Eu atualmente faço ida e volta 60km para ir trabalhar, chego quase às 8 da manhã e só volto a pegar no carro às 21 horas. Tempo total de estacionamento ao sol entre 8 a 10 horas, a carregar 12km/h X 8h = 96km. Ainda fico a ganhar 36km, mas mesmo que só carregue metade disso já era excelente.
Já pensou no dia que você vai desabafar os seus problemas com o carro? Esse dia chegou! compre o kitt o camaro cem porcento autônomo.
Há projetos bastante interessantes na área; gosto especialmente deste:
https://sonomotors.com/en/sion/
Bem mais barato, não tem um carregamento tão eficiente como o do artigo (12km/h vs 34km/dia), mas ainda assim o preço é tentador!
Este parece ser um modelo e conceito muito interessante e bastante viável!
Esperemos para ver e que seja um sucesso.
É caro. Devo acrescentar o reconhecimento por esta criação. A ser verdade acongecerá uma revolução tecnológica em larga escala. Atenção, já em tempos idos, um Engenheiro HÚngaro, não tenho a certeza do seu nome mas parece que se chamava Tesla, descobriu energia elétrica limpa e gratuita, no entanto a sua invenção nunca foi posta ao serviço da humanidade porque não dava a ganhar dinheiro ao grande capital. Portanto isto pode nunca passar de protótipo.
Existe alguma lei que obrigue todos os protótipos serem feios??
Sinceramente… o que é aquilo a tapar a roda de trás. Epá…
Serve para melhorar o desempenho aerodinâmico
Pelo contrário, é o que o torna tão belo, com um estilo bespoke, até.
Os painéis solares fazem pouco, mas sempre acrescentam alguma coisa, 12km/hora. Num dia de boa exposição solar, meio dia na praia, pode ser a diferença que vai anular a ansiedade do condutor. Além disso, enquanto vai andando, se houver sol, vai carregando e se acabar a energia na bateria, e esperar uma hora carrega o suficiente para fazer mais 12 km, que pode ser o suficiente para chegar ao próximo posto de carregamento.
Os painéis solares claro que não carregam como um carregador mesmo ligado a uma ficha doméstica, mas tem a grande vantagem de tornar o carro de certo modo auto-suficiente.
Para quem anda em cidade, no verão, pode ser suficiente para andar 100% a solar. 12km por hora acho muito bom, a ser verdade é um feito brutal.
83Wh/km parece bastante irrealista… Talvez 100wh/km fosse mais realista e já era o mais baixo do mercado
Temos que perceber que este é um veículo de gama alta e que a empresa que o está a desenvolve-lo está a ser bastante ambiciosa, logo vai ter pouco impacto para já no ambiente devido ao seu alto custo de produção.
Ainda assim consigo encontrar muitos argumentos positivos neste protótipo, vejamos a tecnologia desenvolvida caso faça o que promete rapidamente passa para outros modelos e assim prevejo uma rápida redução de custo devido ao efeito de escala. A tecnologia empregue tem muitas vantagens em Portugal, visto que somos dos países da Europa com mais horas de sol. Em termos teóricos tem a possibilidade de andar 20.000 km gratuitamente por ano e mais outros milhares utilizado os carregamentos comuns. No caso de Portugal pode ser ainda mais interessante comparando com outros países devido às horas solares que têm, ok a Holanda é plana, mas a Suíça, Itália ou França por exemplo não são.
Este sistema combinado utilizado painéis solares e bateria de armazenamento, lembro que os painéis solares estão cada vez são mais eficientes, logo vai haver muita margem para melhorar a autonomia e a eficiência.
Quantos automobilistas Europeus ou os residentes em Portugueses fazem muitos menos de 20.000 kms por ano?
Vejamos o meu caso, de manha levo as crianças à escola e sigo para o escritório, estou lá 8 horas seguidas por dia com o carro ao Sol, arranjar lugar à sombra ao pé da árvore ou debaixo das varandas de verão é praticamente impossível logo iria ficar todo contente em o deixar ao Sol.
Se der para carregar em média o suficiente para 5km de autonomia por hora ao fim do dia tenho 40km gratuitos, ou seja o suficiente para voltar a casa, como meu caso existem milhões de automobilistas por essa Europa fora que fazem muito pouco kms diariamente, claro que não se aplica a muitos profissionais do volante.
A questão é se lóbis das energias não vão ter a tentação de boicotar estas incitativas que pretendem caminhar para sistemas de locomoção cada vez mais autónomos, perder de repente a galinha dos ovos de ouro vai custar muito.
Claro que os Estados com perda de impostos devido a redução de consumo de energia tem que os ir sacar as suas receitas garantidas a outro lado, o Imposto de circulação deve ser o escolhido, mas antes entrega-lo a Estado do que a meia dúzia de entidades privadas, visto que o Estado tem o dever de redistribuir onde ele faz falta, se o faz bem ou não, isso é outra conversa
O preço real ainda é um “bocadinho” pior: desde €119000 + IVA.
No site indicam: €149.000 Incl. 21% VAT 😮
Um outro problema para estes carros vai ser a porcaria das gaivotas! Perto do mar o rendimento solar vai cair muito com as borradas destes animais 😀
Hahahaha bem visto 😀