PplWare Mobile

Protótipo do carro elétrico solar Lightyear já foi apresentado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Lightyear

Fonte: Lightyear

Autor: Vítor M.


  1. MACnista says:

    Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante… já percebemos que é 120 000, mas emendem por favor!!

  2. Maia says:

    “Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante”
    Então não? 😉

  3. Ricardo says:

    “Preço de quase 120 euros pode não ser aliciante”
    Ai não? Eu comprava meia dúzia deles

  4. O Ignorante says:

    É? E quando estiver a chover todos os dias?!

    • Rodrigo Da Silva says:

      Entao nao ha luz quando o sol se esconde? Como fazem as plantas em lugares chovosos como a Irlanda??

    • Álvaro Lucas says:

      Em primeiro lugar, não chove todos os dias.
      Em segundo lugar, mesmo com tempo chuvoso, há luz solar, claro que o carregamento não será os referidos 12km/h, haverá uma redução que dependerá da luminosidade existente no local e no momento.
      Em terceiro lugar, o carro não é exclusivamente carregado pelos painéis fotovoltaicos, antes pelo contrário.

  5. Miguel Pinto says:

    Não deixa de ser curioso que o prototipo “parece” copy / paste do Citroen CX da década de 80…

  6. Ricardo Silva says:

    – 60 kW (DC): 507 km / h….. AHahahah é preciso nao entender nada disto para escrever estas noticias…. 507 ou 725 ????

    • Vítor M. says:

      Boas Ricardo. Esses são os dados disponíveis e noto que não percebeste muito do que se estava a referir. Pese o facto dos pontos estarem desformatados, a informação está tal como o site disponibiliza. Podes ir consultar. Se percebesses tanto como dizes, tinhas deixado alguma hipotética correção, coisa que não fizeste porque voltaste a ler e mesmo assim confundiste tudo. Vê o site se precisares de algum esclarecimento. Contudo, está fácil fácil de perceber.

      Abraço. 😀

      • Eu says:

        Há pessoas que quando vêm números, o seu cérebro funde 😀

        • Vítor M. says:

          Quando se aponta um possível erro, convém explicar porque acham que é um erro, até porque podem estar a interpretar mal e, esta comunidade pode ajudar. Se eventualmente até for erro do nosso lado, o explicar ajuda-nos a corrigir. No entanto, tal como referi, estes números são do fabricante, portanto, o Ricardo ao dizer algo mais não atirou ao porta-aviões e… água! Por isso convém ter uma participação útil, afinal, a informação serve-nos a todos.

          Abraço.

  7. jaugusto says:

    Apresentado não, deu duas voltas a um jardim a 5 km/h !!!! ah ah …
    https://www.youtube.com/watch?v=bSbWwn_YCr8

    • Nonnus says:

      O carro foi apresentado, foi apresentado num estado muito embrionário onde todos os valores apresentados são teóricos. Por exemplo, o carro ainda não fez nenhum crash test, logo se o chassi tiver que ser reforçado, assim como alguns componentes, os 83Wh/km provavelmente não serão uma realidade.

      Como é mostrado nesse video isso não passa de um conceito e a única coisa realmente era de louvar era o carro conseguir um consumo de 83Wh/km o que ainda não é uma realidade, depois o resto é puro markting. Os painéis solares são uma ilusão, se o carro tiver uma bateria de 60kWh e fizer um consumo de 83Wh/km isto dá qualquer coisa como 8.3kWh/100km, portanto faz ~700km com uma carga, logo o painéis solares estão lá mas pouco acrescentam.

      Enquanto os painéis solares não forem mais eficientes esta mais que provado que o custo/beneficio não compensa para usar em carros.

      Fazer uma apresentação dentro de um jardim onde vão andar com o carro e parece que estão todos a espera que o carro se desfaça não me parece grande apresentação para provar o que quer que seja. Se tem tanta convicção naquilo que já fizeram era deixar alguém de fora testar e provar a teoria.

      • Rodrigo Da Silva says:

        Nao sei se viste o video por completo mas aquele carro foi contstruido do papel ate realidade em 4 meses! ‘E normal que estivessem preocupados

      • Álvaro Lucas says:

        Os painéis solares fazem pouco, mas sempre acrescentam alguma coisa, 12km/hora. Num dia de boa exposição solar, meio dia na praia, pode ser a diferença que vai anular a ansiedade do condutor. Além disso, enquanto vai andando, se houver sol, vai carregando e se acabar a energia na bateria, e esperar uma hora carrega o suficiente para fazer mais 12 km, que pode ser o suficiente para chegar ao próximo posto de carregamento.
        Os painéis solares claro que não carregam como um carregador mesmo ligado a uma ficha doméstica, mas tem a grande vantagem de tornar o carro de certo modo auto-suficiente.

  8. Asdrubal says:

    Parece um carro dos anos 60.

  9. Lucas says:

    Haters do eléctrico, haters do futuro? Were are you? Saiam da toca! Qual é o argumento macarrónico que vão fabricar desta vez?

  10. JMCXL says:

    De repente lembrei-me do General Motors EV1, cujo “desaparecimento” tanta tinta fez correr.

  11. Helder says:

    Eu atualmente faço ida e volta 60km para ir trabalhar, chego quase às 8 da manhã e só volto a pegar no carro às 21 horas. Tempo total de estacionamento ao sol entre 8 a 10 horas, a carregar 12km/h X 8h = 96km. Ainda fico a ganhar 36km, mas mesmo que só carregue metade disso já era excelente.

  12. paulo says:

    Já pensou no dia que você vai desabafar os seus problemas com o carro? Esse dia chegou! compre o kitt o camaro cem porcento autônomo.

  13. Bruno Martins says:

    Há projetos bastante interessantes na área; gosto especialmente deste:
    https://sonomotors.com/en/sion/
    Bem mais barato, não tem um carregamento tão eficiente como o do artigo (12km/h vs 34km/dia), mas ainda assim o preço é tentador!

  14. veloso domingos says:

    É caro. Devo acrescentar o reconhecimento por esta criação. A ser verdade acongecerá uma revolução tecnológica em larga escala. Atenção, já em tempos idos, um Engenheiro HÚngaro, não tenho a certeza do seu nome mas parece que se chamava Tesla, descobriu energia elétrica limpa e gratuita, no entanto a sua invenção nunca foi posta ao serviço da humanidade porque não dava a ganhar dinheiro ao grande capital. Portanto isto pode nunca passar de protótipo.

  15. System 99 says:

    Existe alguma lei que obrigue todos os protótipos serem feios??
    Sinceramente… o que é aquilo a tapar a roda de trás. Epá…

  16. Álvaro Lucas says:

    Os painéis solares fazem pouco, mas sempre acrescentam alguma coisa, 12km/hora. Num dia de boa exposição solar, meio dia na praia, pode ser a diferença que vai anular a ansiedade do condutor. Além disso, enquanto vai andando, se houver sol, vai carregando e se acabar a energia na bateria, e esperar uma hora carrega o suficiente para fazer mais 12 km, que pode ser o suficiente para chegar ao próximo posto de carregamento.
    Os painéis solares claro que não carregam como um carregador mesmo ligado a uma ficha doméstica, mas tem a grande vantagem de tornar o carro de certo modo auto-suficiente.

    • System 99 says:

      Para quem anda em cidade, no verão, pode ser suficiente para andar 100% a solar. 12km por hora acho muito bom, a ser verdade é um feito brutal.

  17. António says:

    83Wh/km parece bastante irrealista… Talvez 100wh/km fosse mais realista e já era o mais baixo do mercado

  18. Nuno says:

    Temos que perceber que este é um veículo de gama alta e que a empresa que o está a desenvolve-lo está a ser bastante ambiciosa, logo vai ter pouco impacto para já no ambiente devido ao seu alto custo de produção.
    Ainda assim consigo encontrar muitos argumentos positivos neste protótipo, vejamos a tecnologia desenvolvida caso faça o que promete rapidamente passa para outros modelos e assim prevejo uma rápida redução de custo devido ao efeito de escala. A tecnologia empregue tem muitas vantagens em Portugal, visto que somos dos países da Europa com mais horas de sol. Em termos teóricos tem a possibilidade de andar 20.000 km gratuitamente por ano e mais outros milhares utilizado os carregamentos comuns. No caso de Portugal pode ser ainda mais interessante comparando com outros países devido às horas solares que têm, ok a Holanda é plana, mas a Suíça, Itália ou França por exemplo não são.
    Este sistema combinado utilizado painéis solares e bateria de armazenamento, lembro que os painéis solares estão cada vez são mais eficientes, logo vai haver muita margem para melhorar a autonomia e a eficiência.
    Quantos automobilistas Europeus ou os residentes em Portugueses fazem muitos menos de 20.000 kms por ano?
    Vejamos o meu caso, de manha levo as crianças à escola e sigo para o escritório, estou lá 8 horas seguidas por dia com o carro ao Sol, arranjar lugar à sombra ao pé da árvore ou debaixo das varandas de verão é praticamente impossível logo iria ficar todo contente em o deixar ao Sol.
    Se der para carregar em média o suficiente para 5km de autonomia por hora ao fim do dia tenho 40km gratuitos, ou seja o suficiente para voltar a casa, como meu caso existem milhões de automobilistas por essa Europa fora que fazem muito pouco kms diariamente, claro que não se aplica a muitos profissionais do volante.
    A questão é se lóbis das energias não vão ter a tentação de boicotar estas incitativas que pretendem caminhar para sistemas de locomoção cada vez mais autónomos, perder de repente a galinha dos ovos de ouro vai custar muito.
    Claro que os Estados com perda de impostos devido a redução de consumo de energia tem que os ir sacar as suas receitas garantidas a outro lado, o Imposto de circulação deve ser o escolhido, mas antes entrega-lo a Estado do que a meia dúzia de entidades privadas, visto que o Estado tem o dever de redistribuir onde ele faz falta, se o faz bem ou não, isso é outra conversa

  19. Eu says:

    O preço real ainda é um “bocadinho” pior: desde €119000 + IVA.
    No site indicam: €149.000 Incl. 21% VAT 😮

  20. Eu says:

    Um outro problema para estes carros vai ser a porcaria das gaivotas! Perto do mar o rendimento solar vai cair muito com as borradas destes animais 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.