Produção de veículos em Portugal aumentou 9,8% até outubro
Com a crise que se regista à escala mundial, a escassez de algum material tem colocado em causa a produção de veículos. Comprar um carro novo atualmente pode significar vários meses de espera, mas o cenário está a mudar.
De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a produção automóvel em Portugal entre janeiro e outubro aumentou 9,8% em termos homólogos, para um total de 255.720 veículos.
Portugal: 200.736 veículos ligeiros produzidos nos dez primeiros meses do ano
Em setembro, a produção de veículos ligeiros de passageiros tinha aumentado 20,8% em termos homólogos para 30.863 unidades, tendo a de ligeiros de mercadorias baixado 28,2% 4.433 unidades. Relativamente à produção de veículos pesados, esta cresceu 28,0% até outubro, para 4.537, e 86,7% no mês de outubro, para 784, segundo dados da ACAP.
Em termos acumulados, nos dez meses de 2022, saíram das fábricas instaladas em Portugal 255.720 veículos, ou seja, mais 9,8% do que em igual período do ano anterior. Em outubro de 2022 foram produzidos em Portugal 36.080 veículos automóveis, mais 12,2% em relação ao mês homólogo de 2021.
O documento disponibilizado pela ACAP revela também que nos primeiros dez meses do ano foram produzidos 200.736 ligeiros de passageiros, mais 8,9% em termos homólogos. Já a produção de ligeiros de mercadorias cresceu 12,0% para 50.447 unidades.
A Associação refere que a Europa “continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,1%”. A Alemanha lidera o ‘ranking’, com 22,6%, seguindo-se França (14,6%), Itália (11,5%) e Espanha (9,4%).
No que à montagem de veículos automóveis pesados, a ACAP aponta que foram montados 21 no mês de outubro, representando um crescimento de 50,0% em termos homólogos.
Entre janeiro e outubro deste ano, foram exportados 39,6% dos veículos montados – ou seja 65. Alemanha (50,8%) e Reino Unido (49,2%) são os únicos destinos destas exportações.
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falta agora saber a que custos…. ou “dívidas” dos banco de horas e afins….
e já agr contabilizado como? montado mesmo ca? Ou com “mistura”
estamos a analisar os dados que “alguém” nos dá… temos de confiar né 🙂
Tendo em conta que a esmagadora maioria é feita pela VW Autoeuropa, a maioria é feita totalmente cá. Já as peças é que vêm de muitos lados
Portugal na frente europeia e em breve tem tudo para ultrapassar a alemanha!
Preparem-se para uma quebra brevemente
Para quando manifestações da miudagem frente a estes prevaricadores maus, em conjunto com a Galp e outras claro, a pedir o encerramento.
Ia ser giro ver os jovens contra os trabalhadores, contra a malta dos sindicatos desta gente, e ainda contra a polícia que é claro ia dar um belo espectáculo de porrada… e depois ficarem admirados dos políticos não quererem saber das suas más condições de trabalho e alojamento… “ontem” “bateram-lhes”, “hoje” “eles” estão à frente dos comités que decidem para onde (não) vai o dinheiro.