Powerdock, os primeiros painéis solares para carregar barcos elétricos em Portugal
A empresa portuguesa Faroboats concebeu uma doca auto-flutuante e rebocável, a Powerdock, que incorpora painéis solares na sua parte superior para carregar pequenos barcos elétricos. Para além disso, tem a capacidade de elevar o barco para facilitar as tarefas de manutenção.
Os objetivos desta doca
Com esta solução engenhosa, pretende-se evitar eventuais problemas de acesso à eletricidade nos cais. A Powerdock é totalmente independente das redes elétricas físicas: poderá carregar baterias internas a partir do sol durante um período de 8 a 17 horas, o que, por sua vez, permitirá carregar a bateria de um barco sem necessidade de ligação a uma rede elétrica física.
A empresa portuguesa dá como exemplo o Faro5 de 6 kW, que ela própria construiu: em menos de 3 horas, a Powerdock é capaz de carregar as suas baterias. A sua chegada ao mercado só está prevista para 2025 e, embora inicialmente funcione com o já referido Faro5, promete adaptar-se a outros barcos híbridos e elétricos até 12 metros de comprimento.
A "Doca de Carga Solar" é oferecida como totalmente nova e nunca antes vista. Pode ser instalada em qualquer cais ou marina, mas também pode ser levada para onde quiser para criar a sua própria "doca privada", uma vez que pode flutuar.
Powerdock: barcos elétricos independentes
Dependendo da solução escolhida, a Powerdock oferece uma capacidade de bateria interna entre 10,2 e 30,6 kWh. Podem ser instalados painéis solares adicionais para além dos 16 que vêm de série, bem como turbinas eólicas opcionais para ajudar a encurtar os tempos de carregamento.
Para além de proporcionar sombra à embarcação, a Powerdock destina-se também a elevar as embarcações e a facilitar a sua manutenção, bem como a reduzir os efeitos nocivos da subida das águas sobre o casco, a hélice ou outros componentes da embarcação.
Mede um total de 6,10 metros de comprimento, 4,06 metros de largura e tem uma altura máxima de 2,74 metros. Os preços começam nos 135.000 euros e vão até aos 170.000 euros para o modelo de maior capacidade.
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Bom dia, Rui Jorge, e muito obrigado por esta notícia.
Apenas uma pequena correção: a Powerdock, nos seus 3 modelos atuais, está imediatamente disponível. Pode carregar qualquer barco elétrico ou híbrido até 6 metros, demorando entre 3 a 5 horas a carregá-lo, dependendo do motor e baterias instaladas. Demora 3 meses a construir, podendo ser personalizada de acordo com as necessidades e preferências de qualquer cliente.
As novas Powerdocks modulares, para barcos de 6 a 12 metros, é que estão disponíveis em pré-encomenda para entrega em 2025, sendo desenhadas e construídas especificamente para o barco a que se destinam.