Posso contestar se um vizinho quiser instalar um carregador elétrico?
Hoje em dia a tendência é a aquisição de carros elétricos. Para o seu carregamento, os proprietários tendem a instalar carregadores locais em garagens de apartamentos e não só. Mas será que posso contestar se um vizinho quiser instalar um carregador?
Sim, pode contestar a instalação de um carregador elétrico
A resposta é Sim, pode haver formas de contestar a instalação de um carregador elétrico por um vizinho, mas depende muito do contexto: se vivem num prédio com propriedade horizontal, se é uma moradia, se há regulamentos do condomínio, entre outros fatores.
Segundo a DECO PROteste, o processo pode ser inviabilizado por três circunstâncias típicas:
- O condomínio, após a comunicação, procede no prazo de 90 dias à instalação de um outro ponto de carregamento;
- O edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado;
- A instalação coloca em risco a segurança de pessoas ou bens ou prejudica a linha arquitetónica do edifício.
A DECO PROteste considera que "a solução menos complexa passa pela realização de um acordo entre todos os condóminos". Nesse sentido, o consumo do posto de carregamento deverá passar a ficar "registado num contador intercalar e ser cobrado como quota extra".
De relembrar que desde 2021, com alterações ao Decreto-Lei n.º 39/2010, o condómino que deseje instalar um ponto de carregamento para veículos elétricos pode fazê-lo mesmo sem aprovação da assembleia de condómino. Mas atenção, é preciso que saiba o que pode e não pode fazer - ver aqui.
Não há nada como uma casa e com um quintal bem grande.
Amanhem-se aí com os vizinhos.
Mas mesmo GRANDE-GRANDE.
Isto vai dar pano para mangas, como se diz. Ainda vai haver barulhos entre os vizinhos por causa disto.
Existe barulho por causa de um estendal, Ar Condicionado, Saco do Lixo, Vasos…tudo e mais alguma coisa por isso nada de anormal mais uma coisa ao barulho!
Bom dia, essas restrições a meu ver são estúpidas.
“O condomínio, após a comunicação, procede no prazo de 90 dias à instalação de um outro ponto de carregamento”
Então o condutor vai estar á espera 30 dias que o condomínio decida por um por sua conta, decide no último dia e depois demoram mais outros 90 dias até ser montado pois com toda a burocracia e atrasos em Portugal é o que vai acontecer.
“O edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado;”
O já existir um no prédio não quer dizer que satisfaça as necessidades de todos os condóminos, e pode haver a necessidade de instalar mais.
“A instalação coloca em risco a segurança de pessoas ou bens ou prejudica a linha arquitetónica do edifício.”
Está é a mais flagrante, então pode ser negado a instalação de um carregador de carros elétricos por por em causa a segurança ou a estética dos prédios, mas as condutas de gás natural que ficam repostas por todos os espaços comuns, com um aspecto horrível, e sujeitas as mais diversas atrocidades essas não, pois essas apesar de tudo são para o bem comum de todos. O a estupidez de que para o prédio ficar bonito for fora “arquitectónicamente” há janelas falsas entre paredes ou outras porque os “arquitectos” assim o quiseram enfim para mim são falsas desculpas para que não se possa instalar um carregador .
Enfim o nosso legislador só complica ao invés de simplificar, e as pessoas em sim não gostam do diferente então arranjam desculpas, para que o diferente não possa existir
Conhecendo os artistas que há portugal, metem um carregador de 30A ligado a um ramal que só suporta 15A e depois quem tem a culpa é o Estado.
Os carregadores têm de ser instalados por técnicos certificados, e estes não vão ligar um carregador de 30A sem ter o circuito protegido com um disjuntor a 15A.
@Jose Lapao, têm, de haver regras, e olha como andam a s coisas mesmo com tantas regras.
As faixadas dos prédios têm direitos de autor.
Depois ainda tens o regulamento de condomínio.
E depois é uma propriedade partilhada e tanto tua como dos outros, e não te esqueças que as pessoas que são complicas.
Imagina o extremo, eu no meu lugar de garagem quero lá fazer uma pocilga 🙂 🙂 🙂
Uma pocilga? Pq não? Ao preço que está a carne de porco…Assim deixariamos de estar dependentes do lobby da carne de porco.
Nem todos os prédios tem direitos de autor. Para ter esses direitos, é necessário que a fachada/prédio tenha alguma assinatura do arquitecto.
Isso acontece em meia dúzia de prédios em Portugal, até porque como já deverás ter reparado, existem prédios que são praticamente cópias de outros, logo, sem direitos de autor.
Julgo que o que pretendes referir é a proibição de o condómino alterar a fachada do prédio (maior exemplo devem ser as marquises).
Por falar em marquises, o prédio onde CR7 construiu a dele, estava protegido por direitos de autor, logo teve de a destruir.
Eu denunciei ate a iptv no meu vizinho, a policia foi la e pimba! Multa! Aqui na alemanha sao 2000 euros ali logo, agora nem me fala. Comigo não brincam
Não te chega a tua vidinha?
Se gostas de brincar ao “comigo não brincam” com os vizinhos acho que deves ir viver para um prédio com ciganos. Vais ter muito para te divertir 🙂
és pouco xenófobo és…!
Não passas de um mau vizinho e mais tarde ou mais cedo acabas por precisar deles e eles nem se quer vão alevantar uma palha para te ajudar.
“Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”
Don’t feed the troll!
Raphael, e quando foste a Bagdade e limpaste 7 de uma vez? Lembraste?
Acho que foi tudo no mesmo sonho… vai nanar o resto, vai.
epa excelente, aquele incio , nada de ler na diagonal, deixar ir na viagem, li o teu cometário e ri-me genuinamente , essa dos 7 de bagdad davam um filme , parabéns e bom fim de semana
Desde que o consigas comprovar…. podes denunciar o que quiseres.
E depois batestes com a mão na mesa de cabeceira e acordastes….
Eu desde que não me andem a fazer barulhos durante a noite e festinhas e estragar a fachada do im+ovel não chateio ninguém.
Como tenho garagem (box) poderia lá por um carregador sem ninguém saber, mas convém sempre alertar o condom+inio e informar do tipo de instalação e quem a vai fazer.
O problema de um prédio é o facto de existirem mais condóminos, que podem também pedir para instalar um carregador.
O aumento de potência do prédio vai aumentar seguramente a factura de energia a pagar ao fim do mês, mesmo que não haja consumo!!!!! Um carregador eléctrico tem de ter sempre a potência disponível e pode até obrigar a uma nova certificação do prédio, para o aumento de potência!
Só é possível em prédios construídos após 2010, e mesmo assim, nem todos. Para se ter uma ideia, a maioria dos edifícios no Parque das Nações, que é uma das urbanizações mais recentes de Lisboa, não tem condições.
Confirmo, tenho um amigo eletricista que já colocou centenas de tomadas e hallbox de carregamento, e segundo ele todas as que coloca faz um novo ponto de descarga de terra
Se um dos carregadores tiver ligado a mobi.e, que não é invulgar para malta com empresas, então o preço da fatura baixa, pois deixas de pagar taxa de acesso à rede…
https://www.e-redes.pt/pt-pt/noticias/2025/02/26/e-redes-avanca-com-carregamento-flexivel-de-veiculos-eletricos-em-condominios
A potência elétrica disponível nos prédios em Portugal varia, em média, entre 30 e 80 kW, consoante a idade do edifício e o número de fracções.
Isto significa que, utilizando toda a potência média disponível num prédio, seria teoricamente possível carregar até 8 carros elétricos em simultâneo com carregadores de 7,4 kW. Os restantes 32 condóminos não iriam gostar! No entanto, este cenário é impraticável, pois o edifício necessita de energia permanente para outras funções essenciais como elevadores, iluminação, frigoríficos…
Quanto ao famoso “sistema inteligente de carregamento” promovido por alguns entusiastas da mobilidade elétrica, digamos que não é exatamente barato. Mas afinal, quanto vai custar mesmo essa solução mágica idealizada pelos “padrekos elétricos”? Vão oferecer ou vão tentar sacar mais uns cobres à custa disso?
E já estou mesmo a ver o filme… até ao dia em que o tal sistema inteligente dá o berro e vai tudo acampar para a garagem à espera da sua vez para assar os frangos.
É a loucura sim…. querem andar quase de “borla” e serem “amigos” do ambiente!!!! é pouco bom carregar a 50kW a noite inteira, devem haver poucas brigas havendo apenas 1 carregador e varios carros.
São assim tão caros os sistemas com balanceamento de carga ?
Experimente mandar instalar um sistema desses. Deve pensar que todos são uns “beneméritos”alucinados,insanos, loucos, tresloucados, desvairados, delirantes, perturbados, falsos, dissimulados, fingidos, politicos da UE com o dinheiro dos outros.
Eu tenho um sistema desses, daí saber do que falo.
Por não serem é que vale a pena falar dos factos a quem não os conhece e pensa que são todos iguais.
Num prédio? Sérias dúvidas meu amigo.
Não, eu tenho em casa, como já lhe disse tenho mais que um veículo e apenas 3.45 kva.
E conheço 2 instalações em prédios a fazer o mesmo, uma delas é o prédio NeoParque em Carnaxide.
Já agora não existe nenhum sistema inteligente de carregamento, isso deve ser invenção dos entusiastas da combustão, são sistemas de balanceamento de carga, que permitem usar a potência disponível para carregar o máximo de veículos possível. evitando desligamentos de quadros por exceder potência, é muito usado na indústria até para outros fins.
Não conheço uma unica pessoa com carregador em casa que tenha 7.4Kwh, maioria está na casa dos 4.6Kwh e até conheço quem nunca tenha posto wallbox e tenha durante a ultima decada apenas a tomada de parede a 2.2Kwh…
A Deco falha na informação. A legislação é clara: entre outras alternativas passa um cabo do apartamento até ao lugar de garagem, sem restrições.
Alimentar a partir do quadro dos serviços gerais, com um contador intercalar, não é solução. O condomínio terá que aumentar a taxa de potência e é preciso definir quem paga.
Pode não aumentar, conheço malta que meteu da mobi.e e ai fica a pagar taxa minima, pois é a “mobi.e” que assume nas taxas de carregamento o acesso a rede…
No meu condomínio foi proibido a colocação e o estacionamento de veículos elétricos, pelo risco de incêndio e respetiva salvaguarda da estrutura.
Com base em que lei ?
Pode mostrar a ata ? Estou interessado em fazer o mesmo.
Não tens, não há nenhuma lei que diga que podes, alias mesmo que seja feito, podes contestar facilmente como sendo uma medida descriminatoria que coloca em causa o teu direito de acesso as areas comuns, pois a alegação de risco de incendio é factualmente falsa quando a probabilidade de um combustão de arder é 10 a 20 vezes superior.
O condomínio pode ter decidido e votado isso, mas o tribunal reverte.
Fiáte no tribunal que vais ver o trabolhâo que dás. Perdi em tribunal (24 contra 1) e só tive despesas, dores de cabeça. A única coisa que ganhei foi antipatia dos vizinhos, e um mal estar quando entro no edifício. Vou pôr o meu castelo a venda.
Por causa de estacionar o carro? Pois se foi isso é porque foi mal argumentado, as provas são mais que claras em todos os estudos feitos.
Decidido pelo tribunal em prol das pretensões dos meus antivizinhos. Estacionamento permitido com um seguro extra que salvaguarde todos os bens dos restantes proprietários, montagem de posto de carregamento, não permitido. Juiz disse, a isto chama-se democracia, ganha a maioria.
Acho bem. Ainda não estamos em ditadura (acho eu)
Duvido que algum juiz lhe diga que ganha a maioria, as leis são para alguma coisa e não as maiorias.
Mais menos (devido a minha capacidade intelectual de conseguir memorizar, coisa que alguns nem sequer têm capacidade intelectual) foi proferido verbalmente da seguinte forma aproximadamente:
“Devido ao desconforto e sentimento de insegurança pela maior parte dos proprietários e a boa relação comunitária de longa data, como também não estarem reunidas na totalidade os devidos critérios legais sem, que estes alterem as caraterísticas do edifício, como custos adjacentes que teriam que ser aplicados e suportados a todos os proprietários sem que dela usufruíssem bla, bla, bla, bla…”
Ah bom, essa versão já é outra, se não estava legal não lhe podiam dar razão.
Espero que tenham proibido o estacionamento de TODOS os veículos, só assim se consegue prevenir o risco de incêndio
@Toni, há incêndios e incêndios…
Já agora para facilitar a vida de quem tem carros a combustão ponham bombas de gasolina em cada condominio. Era mais prático do que ter de ir a uma estação de serviço abastecer. è exatamente igual a quem quer isso para os eletricos. Direitos iguais para todos.
Não pode ser não é, por questões de segurança. Igualdade para todos, senão é mais do mesmo, uns com beneficios para tudo e os outros a pagar com os impostos os luxos de cada um.
Só se forem daquelas a manivelas, porque depois não podem ligar à instalação do prédio.
Pois claro, muito bem escrito!!! Pensem numa coisa, tal como estão ao dia de hoje os electricos, não são viaveis PONTO!!! Quando um produto é bom, nunca irá precisar de incentivos para ser comprado, quem quer ter o preço por KM percorrido barato, nunca em tempo algum vai dar 20, 30, 40, 50 mil e mais euros por qualquer carro!!! não terá moral para isso!!!
Para mim são mais que viáveis, qual teve e não foi ?
Nesse caso o gasóleo também não precisava de incentivos.
Então não entendo porque se vendem outras marcas além de Dacias.
Não confunda viável com fiável!!!
Não, daí ter usado o termo certo.
Já agora igualdade para todos é poderem usar a infraestrutura dos condomínios que todos pagam. Eles pagaram para ter uma bomba de combustível nas garagens ?
Pode usar pois, mas é lá longe onde o sol não nasce e não debaixo do quarto dos outros.
Então qual foi o condomínio que aprovou e pagou uma bomba de combustível ?
Hãn
Os chupistas de energia elétrica. Carreguem o carro noutro lado!
Temos urgências com 17 horas de espera, pois não há dinheiro para investir, agora para esbanjar em apoios aos carros eletricos já há para distribuir . Tenham vergonha
Subscrevo. Isto é tudo una palhaçada.
São os mesmos que havia para carros a combustão.
Não são nada iguais.
Para haver subsídios a fundo perdido para o ISV, mais o IVAs/ISV, mais o IUC, mais estacionamentos à borla, mais descontos na fatura de compra, mais ISP pó tecto… não há verba que chegue para abrir as urgências de obstetrícia. Hoje nasceu mais um bebé à espera de encontrar uma porta aberta.
Nunca visto.
Um dia vai correr mal.
São exatamente os mesmos.
Os estacionamentos não impostos e isso são opções das camaras e empresas que detêm essas concessões.
Não há ? Isso é culpa dos carros eléctricos ? Loooooool
Antes de haver carros eléctricos havia ?
Que eu saiba o problema das urgências é falta de pessoal que está de férias.
Claro que nunca visto, só acontece isso depois dos carros eléctricos. Looooolll depois diz do outro lado que é só por não servir para si, deixe-se de palhaçadas e diga a verdade.
Onde estavas tu quando se construiram os estádios para o EURO2004?
Onde estavas tu quando se construiu o Aeroporto de Beja?
Onde estavas tu quando se re-nacionalizou a TAP?
E mais importante: Onde vais estar tu quando atribuírem dinheiro para os 3 estádios portugueses para o Mundial 2030?
Estranha a sentença do tribunal. Está em causa a competência desse juiz.
A legislação é clara. Ligar ao quadro dos serviços do condomínio, é uma tarefa árdua; questões de segurança, limites de potência e assembleias, é para desistir.
Mas passar um cabo do meu apartamento apenas pelas zonas comuns, com disjuntor diferencial de 30mA, com certificado instalação de técnico inscrito na DGEG, não há Juiz que me proíba.
Está na lei de há 2 anos.
Eu meto se eu quiser, se o vizinho não quiser que não meta ele, olha olha
Tantos comentários de quem nem tem ideia do que fala, é só amigos de amigos que tem conhecidos. Ora vamos lá, experiência própria, não de amigos. Comuniquei ao condomínio a intenção de instalar com carregador na minha garagem, este por sua vez mandou uma comunicação aos vizinhos, ao fim de 30 dias tinha o carregador instalado. Não houve assim tantos filmes e já outros instalaram e não houve temas. Quando de atingir o limite, vai se pedir aumento de potenciai e os moradores beneficiados vão pagar por isso. Fácil.
Certo, mas temos de entender que eles vivem num “mundo” diferente, não é a posição deles que conta, é a de outros, é o típico comportamento de rebanho.
Quando se criam leis para facilitar à martelada algumas coisas, é natural que surjam problemas.
Por exemplo, “passar um cabo do meu apartamento apenas pelas zonas comuns” pode não ser prático de concretizar.