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Posso contestar se um vizinho quiser instalar um carregador elétrico?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Andreas Noack says:

    Não há nada como uma casa e com um quintal bem grande.
    Amanhem-se aí com os vizinhos.

  2. Rui Almeida says:

    Isto vai dar pano para mangas, como se diz. Ainda vai haver barulhos entre os vizinhos por causa disto.

    • Mário says:

      Existe barulho por causa de um estendal, Ar Condicionado, Saco do Lixo, Vasos…tudo e mais alguma coisa por isso nada de anormal mais uma coisa ao barulho!

  3. Jose Lapao says:

    Bom dia, essas restrições a meu ver são estúpidas.
    “O condomínio, após a comunicação, procede no prazo de 90 dias à instalação de um outro ponto de carregamento”
    Então o condutor vai estar á espera 30 dias que o condomínio decida por um por sua conta, decide no último dia e depois demoram mais outros 90 dias até ser montado pois com toda a burocracia e atrasos em Portugal é o que vai acontecer.

    “O edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado;”

    O já existir um no prédio não quer dizer que satisfaça as necessidades de todos os condóminos, e pode haver a necessidade de instalar mais.

    “A instalação coloca em risco a segurança de pessoas ou bens ou prejudica a linha arquitetónica do edifício.”

    Está é a mais flagrante, então pode ser negado a instalação de um carregador de carros elétricos por por em causa a segurança ou a estética dos prédios, mas as condutas de gás natural que ficam repostas por todos os espaços comuns, com um aspecto horrível, e sujeitas as mais diversas atrocidades essas não, pois essas apesar de tudo são para o bem comum de todos. O a estupidez de que para o prédio ficar bonito for fora “arquitectónicamente” há janelas falsas entre paredes ou outras porque os “arquitectos” assim o quiseram enfim para mim são falsas desculpas para que não se possa instalar um carregador .

    Enfim o nosso legislador só complica ao invés de simplificar, e as pessoas em sim não gostam do diferente então arranjam desculpas, para que o diferente não possa existir

    • Mário says:

      Conhecendo os artistas que há portugal, metem um carregador de 30A ligado a um ramal que só suporta 15A e depois quem tem a culpa é o Estado.

      • Bruno says:

        Os carregadores têm de ser instalados por técnicos certificados, e estes não vão ligar um carregador de 30A sem ter o circuito protegido com um disjuntor a 15A.

    • B@rão Vermelho says:

      @Jose Lapao, têm, de haver regras, e olha como andam a s coisas mesmo com tantas regras.
      As faixadas dos prédios têm direitos de autor.
      Depois ainda tens o regulamento de condomínio.
      E depois é uma propriedade partilhada e tanto tua como dos outros, e não te esqueças que as pessoas que são complicas.
      Imagina o extremo, eu no meu lugar de garagem quero lá fazer uma pocilga 🙂 🙂 🙂

      • Yamahia says:

        Uma pocilga? Pq não? Ao preço que está a carne de porco…Assim deixariamos de estar dependentes do lobby da carne de porco.

      • Eu says:

        Nem todos os prédios tem direitos de autor. Para ter esses direitos, é necessário que a fachada/prédio tenha alguma assinatura do arquitecto.
        Isso acontece em meia dúzia de prédios em Portugal, até porque como já deverás ter reparado, existem prédios que são praticamente cópias de outros, logo, sem direitos de autor.
        Julgo que o que pretendes referir é a proibição de o condómino alterar a fachada do prédio (maior exemplo devem ser as marquises).
        Por falar em marquises, o prédio onde CR7 construiu a dele, estava protegido por direitos de autor, logo teve de a destruir.

  4. RaphaelSP says:

    Eu denunciei ate a iptv no meu vizinho, a policia foi la e pimba! Multa! Aqui na alemanha sao 2000 euros ali logo, agora nem me fala. Comigo não brincam

  5. Anung says:

    Eu desde que não me andem a fazer barulhos durante a noite e festinhas e estragar a fachada do im+ovel não chateio ninguém.

    Como tenho garagem (box) poderia lá por um carregador sem ninguém saber, mas convém sempre alertar o condom+inio e informar do tipo de instalação e quem a vai fazer.

  6. Rui says:

    O problema de um prédio é o facto de existirem mais condóminos, que podem também pedir para instalar um carregador.

    O aumento de potência do prédio vai aumentar seguramente a factura de energia a pagar ao fim do mês, mesmo que não haja consumo!!!!! Um carregador eléctrico tem de ter sempre a potência disponível e pode até obrigar a uma nova certificação do prédio, para o aumento de potência!

    • Yamahia says:

      Só é possível em prédios construídos após 2010, e mesmo assim, nem todos. Para se ter uma ideia, a maioria dos edifícios no Parque das Nações, que é uma das urbanizações mais recentes de Lisboa, não tem condições.

      • B@rão Vermelho says:

        Confirmo, tenho um amigo eletricista que já colocou centenas de tomadas e hallbox de carregamento, e segundo ele todas as que coloca faz um novo ponto de descarga de terra

    • rui says:

      Se um dos carregadores tiver ligado a mobi.e, que não é invulgar para malta com empresas, então o preço da fatura baixa, pois deixas de pagar taxa de acesso à rede…

    • Yamahia says:

      A potência elétrica disponível nos prédios em Portugal varia, em média, entre 30 e 80 kW, consoante a idade do edifício e o número de fracções.
      Isto significa que, utilizando toda a potência média disponível num prédio, seria teoricamente possível carregar até 8 carros elétricos em simultâneo com carregadores de 7,4 kW. Os restantes 32 condóminos não iriam gostar! No entanto, este cenário é impraticável, pois o edifício necessita de energia permanente para outras funções essenciais como elevadores, iluminação, frigoríficos…

      Quanto ao famoso “sistema inteligente de carregamento” promovido por alguns entusiastas da mobilidade elétrica, digamos que não é exatamente barato. Mas afinal, quanto vai custar mesmo essa solução mágica idealizada pelos “padrekos elétricos”? Vão oferecer ou vão tentar sacar mais uns cobres à custa disso?

      E já estou mesmo a ver o filme… até ao dia em que o tal sistema inteligente dá o berro e vai tudo acampar para a garagem à espera da sua vez para assar os frangos.

      • Nuno says:

        É a loucura sim…. querem andar quase de “borla” e serem “amigos” do ambiente!!!! é pouco bom carregar a 50kW a noite inteira, devem haver poucas brigas havendo apenas 1 carregador e varios carros.

      • JL says:

        São assim tão caros os sistemas com balanceamento de carga ?

        • Yamahia says:

          Experimente mandar instalar um sistema desses. Deve pensar que todos são uns “beneméritos”alucinados,insanos, loucos, tresloucados, desvairados, delirantes, perturbados, falsos, dissimulados, fingidos, politicos da UE com o dinheiro dos outros.

          • JL says:

            Eu tenho um sistema desses, daí saber do que falo.

            Por não serem é que vale a pena falar dos factos a quem não os conhece e pensa que são todos iguais.

          • Yamahia says:

            Num prédio? Sérias dúvidas meu amigo.

          • JL says:

            Não, eu tenho em casa, como já lhe disse tenho mais que um veículo e apenas 3.45 kva.

            E conheço 2 instalações em prédios a fazer o mesmo, uma delas é o prédio NeoParque em Carnaxide.

      • JL says:

        Já agora não existe nenhum sistema inteligente de carregamento, isso deve ser invenção dos entusiastas da combustão, são sistemas de balanceamento de carga, que permitem usar a potência disponível para carregar o máximo de veículos possível. evitando desligamentos de quadros por exceder potência, é muito usado na indústria até para outros fins.

      • rui says:

        Não conheço uma unica pessoa com carregador em casa que tenha 7.4Kwh, maioria está na casa dos 4.6Kwh e até conheço quem nunca tenha posto wallbox e tenha durante a ultima decada apenas a tomada de parede a 2.2Kwh…

  7. Luis says:

    A Deco falha na informação. A legislação é clara: entre outras alternativas passa um cabo do apartamento até ao lugar de garagem, sem restrições.
    Alimentar a partir do quadro dos serviços gerais, com um contador intercalar, não é solução. O condomínio terá que aumentar a taxa de potência e é preciso definir quem paga.

    • rui says:

      Pode não aumentar, conheço malta que meteu da mobi.e e ai fica a pagar taxa minima, pois é a “mobi.e” que assume nas taxas de carregamento o acesso a rede…

  8. Helder says:

    No meu condomínio foi proibido a colocação e o estacionamento de veículos elétricos, pelo risco de incêndio e respetiva salvaguarda da estrutura.

    • JL says:

      Com base em que lei ?

      Pode mostrar a ata ? Estou interessado em fazer o mesmo.

      • rui says:

        Não tens, não há nenhuma lei que diga que podes, alias mesmo que seja feito, podes contestar facilmente como sendo uma medida descriminatoria que coloca em causa o teu direito de acesso as areas comuns, pois a alegação de risco de incendio é factualmente falsa quando a probabilidade de um combustão de arder é 10 a 20 vezes superior.

    • Joao says:

      O condomínio pode ter decidido e votado isso, mas o tribunal reverte.

      • Ambientalista says:

        Fiáte no tribunal que vais ver o trabolhâo que dás. Perdi em tribunal (24 contra 1) e só tive despesas, dores de cabeça. A única coisa que ganhei foi antipatia dos vizinhos, e um mal estar quando entro no edifício. Vou pôr o meu castelo a venda.

        • rui says:

          Por causa de estacionar o carro? Pois se foi isso é porque foi mal argumentado, as provas são mais que claras em todos os estudos feitos.

          • Ambientalista says:

            Decidido pelo tribunal em prol das pretensões dos meus antivizinhos. Estacionamento permitido com um seguro extra que salvaguarde todos os bens dos restantes proprietários, montagem de posto de carregamento, não permitido. Juiz disse, a isto chama-se democracia, ganha a maioria.

          • Yamahia says:

            Acho bem. Ainda não estamos em ditadura (acho eu)

          • JL says:

            Duvido que algum juiz lhe diga que ganha a maioria, as leis são para alguma coisa e não as maiorias.

          • Ambientalista says:

            Mais menos (devido a minha capacidade intelectual de conseguir memorizar, coisa que alguns nem sequer têm capacidade intelectual) foi proferido verbalmente da seguinte forma aproximadamente:

            “Devido ao desconforto e sentimento de insegurança pela maior parte dos proprietários e a boa relação comunitária de longa data, como também não estarem reunidas na totalidade os devidos critérios legais sem, que estes alterem as caraterísticas do edifício, como custos adjacentes que teriam que ser aplicados e suportados a todos os proprietários sem que dela usufruíssem bla, bla, bla, bla…”

          • JL says:

            Ah bom, essa versão já é outra, se não estava legal não lhe podiam dar razão.

    • Toni da Adega says:

      Espero que tenham proibido o estacionamento de TODOS os veículos, só assim se consegue prevenir o risco de incêndio

  9. JP says:

    Já agora para facilitar a vida de quem tem carros a combustão ponham bombas de gasolina em cada condominio. Era mais prático do que ter de ir a uma estação de serviço abastecer. è exatamente igual a quem quer isso para os eletricos. Direitos iguais para todos.
    Não pode ser não é, por questões de segurança. Igualdade para todos, senão é mais do mesmo, uns com beneficios para tudo e os outros a pagar com os impostos os luxos de cada um.

  10. cAPEX says:

    Os chupistas de energia elétrica. Carreguem o carro noutro lado!

    • JP says:

      Temos urgências com 17 horas de espera, pois não há dinheiro para investir, agora para esbanjar em apoios aos carros eletricos já há para distribuir . Tenham vergonha

      • Yamahia says:

        Subscrevo. Isto é tudo una palhaçada.

      • JL says:

        São os mesmos que havia para carros a combustão.

        • Yamahia says:

          Não são nada iguais.
          Para haver subsídios a fundo perdido para o ISV, mais o IVAs/ISV, mais o IUC, mais estacionamentos à borla, mais descontos na fatura de compra, mais ISP pó tecto… não há verba que chegue para abrir as urgências de obstetrícia. Hoje nasceu mais um bebé à espera de encontrar uma porta aberta.
          Nunca visto.
          Um dia vai correr mal.

          • JL says:

            São exatamente os mesmos.

            Os estacionamentos não impostos e isso são opções das camaras e empresas que detêm essas concessões.

            Não há ? Isso é culpa dos carros eléctricos ? Loooooool

            Antes de haver carros eléctricos havia ?

            Que eu saiba o problema das urgências é falta de pessoal que está de férias.

            Claro que nunca visto, só acontece isso depois dos carros eléctricos. Looooolll depois diz do outro lado que é só por não servir para si, deixe-se de palhaçadas e diga a verdade.

      • Realista says:

        Onde estavas tu quando se construiram os estádios para o EURO2004?
        Onde estavas tu quando se construiu o Aeroporto de Beja?
        Onde estavas tu quando se re-nacionalizou a TAP?

        E mais importante: Onde vais estar tu quando atribuírem dinheiro para os 3 estádios portugueses para o Mundial 2030?

  11. Luis says:

    Estranha a sentença do tribunal. Está em causa a competência desse juiz.
    A legislação é clara. Ligar ao quadro dos serviços do condomínio, é uma tarefa árdua; questões de segurança, limites de potência e assembleias, é para desistir.
    Mas passar um cabo do meu apartamento apenas pelas zonas comuns, com disjuntor diferencial de 30mA, com certificado instalação de técnico inscrito na DGEG, não há Juiz que me proíba.
    Está na lei de há 2 anos.

  12. Digi das adegas says:

    Eu meto se eu quiser, se o vizinho não quiser que não meta ele, olha olha

  13. Pedro says:

    Tantos comentários de quem nem tem ideia do que fala, é só amigos de amigos que tem conhecidos. Ora vamos lá, experiência própria, não de amigos. Comuniquei ao condomínio a intenção de instalar com carregador na minha garagem, este por sua vez mandou uma comunicação aos vizinhos, ao fim de 30 dias tinha o carregador instalado. Não houve assim tantos filmes e já outros instalaram e não houve temas. Quando de atingir o limite, vai se pedir aumento de potenciai e os moradores beneficiados vão pagar por isso. Fácil.

    • JL says:

      Certo, mas temos de entender que eles vivem num “mundo” diferente, não é a posição deles que conta, é a de outros, é o típico comportamento de rebanho.

  14. Luis Miguel says:

    Quando se criam leis para facilitar à martelada algumas coisas, é natural que surjam problemas.
    Por exemplo, “passar um cabo do meu apartamento apenas pelas zonas comuns” pode não ser prático de concretizar.

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