Portugal: Quais as estradas que estão cortadas ao trânsito?
Com o mau tempo, têm sido várias as vias de circulação que têm sido fechadas ao trânsito. Com os meios digitais, hoje em dia facilmente conseguimos obter essa informação.
Em Portugal são vários os sites onde podemos consultar ocorrências. Relativamente a estradas cortadas, essa informação pode ser consultada no site das Infraestruturas de Portugal.
Vai fazer uma viagem e gostava de saber quais as estradas que estão cortadas ao trânsito? Através do site das Infraestruturas de Portugal pode encontrar essa e outra informação.
Apesar de ter uma interface pouco moderna, dentro do site das Estradas de Portugal, na funcionalidade Boletim de Trânsito é possível saber quais as estradas que não estão circuláveis. A lista mostra-nos o estado, a zona, a estrada, o sentido e uma breve descrição da ocorrência.
Site Ocorrências Ativas
Além do site das Infraestruturas de Portugal existe também o site Ocorrências Ativas. Este site tem mais informação que o próprio site das Estradas de Portugal. Pode aplicar filtros por Distrito, por tipo de ocorrências e também sobre o estado da concorrência.
Waze
O Waze é um dos melhore serviços para os condutores! As funcionalidades que inclui diferenciam este serviço de outros igualmente populares. Com já referimos anteriormente, em Portugal existe uma comunidade Waze muito atenta e trabalhadora, que tem integrado informação muito interessante. Ao nível das estradas que estão com problemas, pode dizer-se que o Waze é um serviço quase em tempo real.
A GNR aconselha prudência e o reforço da adoção de uma condução defensiva, sobretudo com condições atmosféricas adversas:
- Aumente a distância de segurança em relação ao veículo da frente. Assim terá tempo de gradualmente travar e manter uma melhor visão do que ocorre à sua frente;
- Evite os movimentos bruscos, travagens e acelerações que em piso seco poderia realizar;
- Inicie a travagem antes das curvas e não quando circular já dentro da mesma;
- Evite a realização de manobras desnecessárias, sobretudo a manobra da ultrapassagem;
- Quando atravessar uma zona alagada ("aquaplaning"), seja cauteloso e mantenha a moto perpendicular à estrada até cruzar a referida zona;
- Utiliza sempre as luzes e sinalética para mudar de direção. Desta forma, aumenta a sua visibilidade junto dos automobilistas;
- Um bom capacete e a viseira tratada com produto antiembaciamento são fundamentais.
O seu veículo está pronto para conduzir no inverno?
- A condição dos pneus do seu veículo é importante. Pneus desgastados ou danificados podem prejudicar a capacidade de condução em segurança.
- Todos os pneus têm indicadores de desgaste, que são pequenas barras de borracha localizados entre os sulcos do piso de um pneu.
- Quando o piso estiver gasto ao nível dos indicadores de desgaste, o pneu atingiu o limite e deve ser substituído, já que deixaram de garantir a tração suficiente na chuva ou neve. Lembre-se de verificar a pressão de ar dos pneus, pois esta diminui com o tempo frio.
- Considere o uso de pneus de inverno, já que estes melhoram a segurança da condução, proporcionando uma melhor tração, capacidade de travagem, utilização durante a geada, neve, lama e particularmente em condições de gelo.
- Instalar quatro pneus de inverno proporciona maior controlo e estabilidade no inverno.
- Antes de iniciar a marcha, deve limpar a neve e o gelo de todas as janelas, luzes e espelhos.
Verifique se está bem preparado para as estradas no inverno, ajustando a velocidade de condução às condições existentes. Pode saber mais aqui.
Ainda relativamente ao serviço, como referimos a interface não é a mais amigável. Seria também importante que tivesse uma app móvel, para mais fácil consultar a informação.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde ! Eu tenho uma Mercedes w203 pago 747€ de imposto sobre esta carrinha pois ela é de 2001 mas foi legalizada em Portugal em 2016 , era espanhola podem me dizer quanto vou pagar em 2020 por favor ???