Portugal: primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes
“O carro vai andar”. Esta foi a frase mais ouvida no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico por ocasião do evento de roll out do carro movido a hidrogénio desenvolvido pelos estudantes do Técnico Fuel Cell (TFC).
Carro a hidrogénio tem 130 kg e tecnologia de célula de combustível PEM
O protótipo foi apresentado num evento que preencheu o Salão Nobre do Técnico e que contou com a presença do ex. Ministro da Economia e do Mar.
Com 130kg, um formato inspirado numa gota de água e apenas uma roda motriz por motivos de eficiência, o protótipo apresenta uma tecnologia de célula de combustível PEM (Proton Exchange Membrane). A utilização de hidrogénio como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Desta forma, em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.
Num discurso em que assegurou que “o carro vai andar”, o presidente do IST relembrou ainda que “o Técnico foi criado para ajudar o país no seu desenvolvimento económico, criando tecnologia e conhecimento e colocando-os ao serviço das pessoas”. “113 anos depois, os núcleos de estudantes como o TFC são a demonstração de que o Técnico continua a cumprir esta missão”, concluiu.
O ex. Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, relembrou o compromisso que o trouxe até este evento. “Durante a inauguração do Técnico Innovation Center, da primeira vez que vi a equipa do TFC em ação, prometi que, no dia em que o carro estivesse a funcionar, cá estaria”, recordou o professor jubilado do Técnico, que aqui concluiu uma Licenciatura em Engenharia de Minas e um Doutoramento em Engenharia de Reservatórios Petrolíferos (este último em parceria com o Imperial College).
Mas chegou a andar? Existe algum vídeo?
Eheheheheheheh
Há 1 vídeo, mas anda uns metros e devagar, isto foi durante a apresentação.
130kg! Pesa menos que a minha scooter. TOP
Espetacular para os nossos estudantes.
Blasfémia, chamem o @JL! 130 kgs num carro a H2? Só os tanques pesam 2 toneladas fora a bateria e a platina!
Mesmo peso que um carro elektro.
Pronto fizeram o teu papa reformas preferido, nem precisas de nada mete um mastro com uma lona e com esse peso andas na boa movido a vento. 😉
Por isso é que não anda….
Não pesam 2 toneladas, pesam menos que baterias, o problema é o resto dos equipamentos, mostre um que ande a pesar menos que um eléctrico idêntico com a mesma autonomia e depois falamos.
Sim, tem de levar ali uma bateria que dure pelo menos para 5 minutos de autonomia, depois se quiser explico porquê? É por isso que são muito bons para quem não os conhece….
Algum tempo que não comento aqui devido aos “fanáticos residentes” como se já se pode ver acima… Mas quero deixar aqui a minha opinião sobre o tema.
Não deveríamos estar a deitar abaixo o projeto nem a criticar, mas sim a louvar e a apoiar a iniciativa, principalmente por ser um produto nacional e das nossas jovens mentes. Eu apoio e invisto caso haja a ousadia de criar uma crowdfunding. Roger and Out.
A ideia de um transporte similar a este é fascinante. Um “triciclo” que te proteja do clima, com uma autonomia similar a uma scooter, com mais conforto e menos poluidor, creio que será um produto com aceitação junto dos consumidores-trabalhadores-condutores.
Não diria melhor! É o futuro! Autonomia resolve no decorrer e vai evoluir naturalmente.
ISTO!
Incentivar, encorajar, criar riqueza interna!
E é seguro andar com esse peso na estrada ?
Tão ou mais seguro (vantagem da carroseria) do que uma bicicleta. Da minha experiência das 2 rodas movidas a motor das pernas o maior perigo vem dos “fangios” carbonizados que se consideram donos da estrada.
Se não houver muito vento…
A forma “gota de água” faz-me recordar outro projecto português idêntico (VE desenvolvido por estudantes), mas que ficou pelo caminho (possivelmente por falta de apoios).
Falo do Veeco RT, que, comparado ao modelo apresentado aqui, era bem mais “maduro” no seu design: https://www.turbo.pt/veeco-rt/
Infelizmente este projecto deverá seguir o mesmo caminho do Veeco se não ousarem tentar uma internacionalização do projecto. O povo português não se vai interessar pelo mesmo, pois não lhe dá um estatuto como um Tesla, Mercedes, BMW, Audi, etc… já para não mencionar o preço comparado a opções melhores no mercado…
Mal abriu e já explodiu:
https://www.hydrogeninsight.com/transport/explosion-and-fire-severely-damages-hydrogen-refuelling-station-in-germany-just-days-after-it-opened-to-the-public/2-1-1667531