Portugal: Por cada 100 carros vendidos 5 já são elétricos
Realizou-se ontem na cidade da Guarda um conjunto de conferências cujo tema central foi "Mobilidade Urbana Sustentável". O evento contou com a presença de José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, que revelou que existe um crescimento “exponencial”, este ano em Portugal, com a venda de carros elétricos.
Segundo o governante, "já se venderam, até setembro, bem mais veículos elétricos este ano do que em todo o ano passado".
Mobilidade Urbana Sustentável" foi o tema central das Conferências da Guarda que decorreram ontem à tarde, dia 21 de novembro, nos Paços do Concelho, cuja sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.
Divididas em três painéis, as conferências tiveram como oradores convidados Paula Teles, CEO da empresa Mobilidade e Planeamento do Território, Ariana Simplício, Consultora Sénior TIS - Consultores, Susana Castelo, Administradora TIS. João Marujo, arquiteto e Pedro Ribeiro da Silva, Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado assumiu que os números das vendas de veículos elétricos em Portugal “são muito satisfatórios”. “A taxa de penetração dos veículos elétricos e híbridos plug-in, quando comparada com o total de veículos vendidos, até setembro deste ano, já vai em 5,4%, portanto, está mais do que a duplicar a cada ano.
Segundo o governante, “por cada 100 carros vendidos, mais de cinco já são elétricos”, “um crescimento que começa a ser exponencial”.
Para José Gomes Mendes, "o português comum já percebe que há vantagens em utilizar veículos de emissões zero, portanto, descarbonizados”. O Governo tem uma meta de, em 2040, todos os novos veículos vendidos em Portugal serem veículos de zero emissões ou [de] muito baixas emissões. Com o andamento da adesão das pessoas à mobilidade descarbonizada, eu acredito que este objetivo vai ser conseguido bem antes de 2040”. O Governo também está a investir na rede nacional de carregadores rápidos e semi-rápidos.
Segundo o Vice Presidente da Câmara da Guarda, Dr. Carlos Monteiro, a discussão dos temas acerca da Mobilidade Sustentável nas cidades é de extrema importância, pois em seu entender...
As pessoas são o foco principal da nossa ação... Um planeamento da cidade, das suas estruturas, vias e espaços públicos direcionado para as pessoas, que inclua todos sem exceção e que assente na eliminação de barreiras, sejam elas físicas ou de outra natureza, é um escopo fundamental que urge prosseguir.
Apostamos igualmente na promoção de meios de transporte amigos do ambiente e socialmente sustentáveis de forma a melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e daqueles que nos visitam.
Incentivos em Portugal
Como o Pplware revelou há alguns dias, o Governo vai aumentar apoios para a compra. O secretário de Estado referiu que, em além de serem mantidos os apoios estes serão “até aumentados”. Em 2019 há a previsão que “pela primeira vez, exista um incentivo à aquisição de bicicletas elétricas".
Fotos: FB do Municípioo da Guarda
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Este artigo tem mais de um ano
Elétricos ou híbridos ???
Sabem as diferenças certo ?
Híbridos plug-in não são o mesmo que simplesmente híbridos. Têm uma bateria maior, que pode ser carregada separadamente, o que os permite fazer alguns quilómetros em modo totalmente eléctrico (entre 30km a 80km consoante o modelo)
É o futuro para quem faz menos de 100Km dia, neste momento já compensa ter um carro destes, temos um pais com bastante sol que pode ser usado para gerar a sua própria energia.
Mas do que isto ainda não é solução, mas acredito que mais de 70% dos utilizadores que tem carro na gaagem não fazem mais de 100km dia.
*Mais do que isto ainda não é solução (100km dia)!
Já há bastantes carros eléctricos que têm uma autonomia de mundo real superior a 300km.
São o futuro, é inegável.
Sim, no meu caso, faço 30 km por dia (ida e volta) para o trabalho e a minha mulher faz cerca de +ou- 100km.
Para mim, mesmo que tenha que comprar baterias ao fim de 10 anos, só o que a minha mulher gasta de gasóleo por mês (+ ou – 220€), compensa e bem. Menos manutenções, menos barulho, fumos. Sem esquecer o estacionamento gratuito.
E apostarem no hidrogénio? e em meios de produção dele? Para baixar o preço… Isso sim…
Concordo 100%, para além do custo ambiental da reciclagem das baterias.
O hidrogénio tem tudo para ser mais caro que os carros 100% a bateria. Para além disso, os carros a hidrogénio também têm uma bateria (relativamente) grande.
Mas são uma solução viável e solucionam problemas de armazenamento de energia, pode reduzir a quantidade de carvão necessária só para carregar os carros electricos.
Tens a noção que o hidrogénio não aparece “do ar”, não tens?
A quantidade de electricidade necessária para gerar hidrogénio de forma limpa (hidrólise) é suficiente para fazer um carro a bateria andar o triplo da distância. Ou seja, carros a hidrogénio são 3x menos eficientes energicamente do que carros com bateria.
Com carros a hidrogénio o problema da “quantidade de carvão” para gerar electricidade só aumenta ainda mais.
A não ser que uses o hidrogénio que há no mercado, derivado dos combustíveis, e por isso longe de “zero emissões”.
Basta procurar no google por estudos feitos…. o hidrogénio é menos eficiente do que a eléctrico! Começa logo na produção, passando pelo transporte e armazenamento, etc. onde a eficiência do hidrogénio é mesmo muito má… face à produção de electricidade e seu transporte pela rede já existente, que tem percas muito menores. Em termos patrióticos, claro o hidrogénio funcionaria +/- como a gasolina/diesel, é chegar ao posto de abastecimento e seguir viagem.
Esta é a razão pela qual o carro a hidrogénio não vingou no mercado… e houve vários carros vendidos em regime de ALD na Califórnia…. no entanto o que é que eles têm cada vez mais por lá? Pois… eléctricos!
O hidrogénio não é uma solução lógica. Vamos complicar o que já é simples.
Veículo eléctrico: Utiliza a electricidade para carregar a bateria que depois serve para alimentar o motor.
Veículo a hidrogénio: É necessário primeiro utilizar electricidade (ou gás natural) para gerar hidrogénio, que depois tem de ser transportado, armazenado e colocado no veículo. Depois é utilizado para gerar electricidade, que é armazenada na bateria, para finalmente alimentar o motor.
Ou seja:
Veículo eléctrico: Carregador > Bateria > Controlador > Motor
Veículo hidrogénio: Depósito > Celula de combustível > Carregador > Bateria > Controlador > Motor
Mais o desconforto psicológico de saberes que estás a conduzir uma verdadeira Bomba!
Espera… deixa a malta toda comprar carros electricos, descobrir que os electricos são malignos para o planeta e aí então obrigam as pessoas a mudarem de tecnologia. Seja o hidrogenio o qualquer outra. Tal como aconteceu com o diesel.
mais um acéfalo.
pois…porque não aconteceu com os diesel, é isso?
Os elétricos não poluem, não têm tudo de escape. O diesel sempre foi sujo, o fumo é preto desde sempre!
Pelos preços que custam, vou para gasolina ou diesel, novamente. Fui ver algumas ofertas, mas pediam sempre 35.000 para cima com motorizações mais fracas.
Talvez daqui a alguns anos arranjas carros elétricos por menos de 10 mil caso contrario ou banem os carros a combustão ou nos países mais pobres nunca vão vingar em massa.
Quando os carros electricos tiverem impacto nas contas do governo vão aprecer taxas e impostos novos para compensar a quebra de retorno dos impostos relativos aos veiculos poluentes.
Ou seja nunca vão ser económicos na realidade. Combustíveis também já foram mais baratos 30 anos trás.
Concordo 100%, para além do custo ambiental da reciclagem das baterias.
E ainda seriam mais se não fossem tão caros ou tão feios…a maioria deles.
a alimentar lobbies industriais…
“Um grande navio de cruzeiros emite tanto CO2 como 83.678 carros; tantos óxidos de azoto como 421.153 automóveis; tantas partículas como um milhão de veículos; e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros!” agora imaginem milhares de navios!!!
não estaremos a olhar para o lado quando se fala de emissões de gases?
se tudo virasse eletrico não haveria electricidade suficente para tudo! e o custo (em Co2) para produzir essa electricidade? seja carvão ou fosseis? (exceção das renovaveis que o impacto é pequeno) litio… impactos ambientais exploração (mineração) e custo em Co2? transporte? transformação?
pois é… lobbies das industrias!
O gasóleo e a gasolina não nascem nas bombas amigos. Impacto ambiental conta quantos derramanentos de petróleo ja aconteceram acidentalmente fora os outros. O elétrico é bem mais eficiente
deves viver em 1950 ou deves ter sofrido uma lavagem cerebral ou simplesmente és acéfalo.
O teu poder de argumentação é avassalador. Mas tu nem deves saber o significado dessa palavra.