Portagens em Portugal: Qual a classe do seu veículo e porquê?
Sempre que passamos numa portagem é-nos cobrado um valor em função dos km percorridos, mas também em função da classe em que o veículo se insere.
A classe de veículos para efeitos de pagamento de portagens é definida em função de duas características muito específicas: a altura do veículo e o número total de eixos da viatura.
Os critérios utilizados para a classificação de veículos, para efeitos de pagamento de taxas de portagem, são os definidos no Anexo (Base XIV) do Decreto-Lei n.º 294/97, de 24 de outubro.
Classes de veículos nas portagens
- Os veículos considerados de Classe 1 são os motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.
- De Classe 2 são considerados os Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical o primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 mv.
- A Classe 3 integra todas as viaturas com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metro.
- A Classe 4 visa as viaturas com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 metro.
Há algumas exceções foram criadas em 2005, pelo Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de fevereiro e atualizadas pelo Decreto-Lei n.º 71/2018 (saber mais aqui), de 5 de setembro a estipular que as regras das tarifas de portagem da classe 1 aplicam-se igualmente a veículos do tipo ligeiros de mercadorias, SUV e crossover que cumpram com um dos seguintes requisitos:
- Ligeiros de passageiros e mistos, com dois eixos, peso bruto superior a 2 300kg e inferior ou igual a 3 500kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível e cumpram a Norma EURO 6 (neste último caso, só se aplica aos veículos com matrícula posterior a 01/01/2019)
- Ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias, com dois eixos, peso bruto igual ou inferior a 2300 kg e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10m e inferior a 1,30m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível e cumpram a Norma EURO 6
Para poder beneficiar das tarifas de Classe 1 das portagens, o proprietário da viatura tem de utilizar obrigatoriamente o sistema de pagamento automático de portagens e requerer a adesão a esta tarifa especial junto da empresa responsável pela gestão de pagamento automático de portagens (Via Verde).
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Señora ministra de Fomento,solo quiero decirle,que se montaron ustedes en Portugal,que es mi país de origen,un explote,o sea un (robo)rodante,en los países civilizados,cuando entro en una autopista,a la entrada,recojo el ticket de pago,a la salida,efectuó el pago correspondiente,pero cuando vivimos 400 años antes de Cristo,hacemos esas lindezas,cuál era la solución: boicote,después que tienen ustedes las autopistas más caras de Europa,aún buscaron la forma de estafar al visitante de su país señora ministra,le felicito por su inteligencia.
Tienes mucha razón. Todos los bienes públicos que uso deberían ser más baratos. Pero los que yo no uso deberían ser pagados por quienes los usan. Ni un centavo de mis impuestos.
Faltou falar da classe 5 para os motociclos…
So “Ao aderir à Via Verde, os motociclos são considerados Classe 5, beneficiando de um desconto especial.” Ricardo
https://www.viaverde.pt/particulares/ferramentas/classe-veiculos
Certo, da mesma forma que na noticia fala que alguns dos veículos passam a ser classe 1 aderindo à Via Verde… daí considerar que falta igualmente falar da classe 5 para motociclistas aderentes à Via Verde
Sou uma cidadã Europeia envergonha-me quando tenho de pagar o caminho para casa !!! a sociedade Portuguesa está divida em 3 patamares. os pobres que dormem na RUA. os operários que pouco ou nada sabem de Autovias, os pequenos Empresarios que muitas vezes não almoção porque tem de pagar as estradas de Portugal. Os políticos esses riem-se da ignorancia.
Não tem alternativa para ir para casa? Onde mora/trabalha?
O melhor é termos de pagar para circular nas SCUTS
Realmente,é uma vergonha!
Eu vou para casa de comboio e também tenho de pagar. É um abuso!
Tem toda a razão! Havia de ser tudo de borla para todos!
O pior é escrever almoçao e não almoçam…
Almoção … Camões perdoará.
Então o melhor é deixar se der pequeno empresário e trabalhar por conta de outrem.
Eu faço todos os dias almoços acima de 25€ no restaurante, com vinho e sobremesa e trabalho por contra de outrém e posso ir a pé e sem pagar portagens.
Estupidez, essa da medida é igual às viaturas comerciais que quando não têm dispositivo via verde são classe 2 tendo são classe 1 será que o dispositivo as rebaixa assim tanto nas medidas do primeiro eixo para preencher o dito requesito da lei . Não é e não quero dizer não me parece simplesmente não rebaixa, é pura e simplesmente mais uma maneira de roubar descaradamente . Os eléctricos caros, altos no eixo dianteiro são classe 1 porquê ? Essa das medidas não cola, para quem de direito façam as leis correctamente .
Há mais classe 1 para certos automóveis elétricos,
Quanto à indignada @Maria Miranda. Posso ir para casa por autoestrada paga e por estradas não pagas-
Por que é que prefiro ir por autoestrada? Por ser mais rápido e o piso ser melhor.
Por que é que considero que se justifica eu pagar portagem? Porque, de outro modo, todos os contribuintes tinham que pagar a autoestrada que uso, mesmo que não a utilizem.
Por que é que prefiro que sejam os que utilizam outras auto-estradas/SCUT a pagar as auto-estradas que nunca usei (ou usei uma vez)? Porque não têm que pagar as que uso.
Porque é que quem não tem carro considera que devem ser as que a usam a pagá-las? Por razões óbvias, sendo que muito do que comem e dos bens que utilizam circulam por elas – e por isso uma parte dos impostos que pagam também se destinam a financiar o seu pagamento e manutenção.
As classes das portagens em Portugal fazem tanto sentido que há páginas cheias de modelos que são excepção e, apesar de terem características de Classe 2, devem pagar Classe 1 quanto têm Via Verde.
Depois de viajar por toda a Europa, tenho de admitir que o sistema de classes de portagens português é o que faz menos sentido.
Eu faço várias viagens de França para Portugal e tanto em França como Espanha pago classe 1 chego a Portugal é à vontade do freguês . Ex.
Vou do Porto á saída para a A25 pago 3:65€ no mesmo troço em sentido contrario pago 6:75€ com a mesma viatura. Não dá para compreender