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Porsche vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender bem

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Zé Gato says:

    Comprar um Porsche eléctrico devia ser considerado crime.
    Tempos modernos, se são melhor…

  2. Mário says:

    Falta o comentário do sacerdote a dizer que quem compra Porsche a gasolina é burro ou algo do género. Obviamente que quem compra um porsche não está a espera de ser amigo do ambiente ou ser eletricozinho da treta. Compra-se pelo prazer de conduzir.

    • JL says:

      Já conduziu o taycan ?

      E não, eu não meto autocolantes nas pessoas como você e outros.

    • Inculto says:

      A Gasolina polui menos que qualquer combustível… Mesmo que a eletricidade de carga de um elétrico no tempo útil de vida vier toda de fontes renováveis como o sol e vento, fazer a bateria acarretou consumos estúpidos de combustíveis fósseis para ao planeta, e mais outros tantos para as reciclar… Comprai bicicleta… Não paga impostos, não tem seguro e dá saúde

      • JL says:

        Não é verdade, a gasolina até é dos combustíveis mais poluentes.

        Os combustíveis também precisam de combustíveis para serem feitos.

        E como recicla a gasolina queimada ?

        • Manuel da Rocha says:

          Daí os 4920000 milhões de euros, necessários para melhorar a rede energética da UE, mais 26 reactores nucleares, nível A8, não estão a ganhar tracção. É que é giro anunciarem carregamentos de 600kwh, a cada, 3 minutos, esquecem-se que não há rede para 30% EV… querem 500%.

        • Mário says:

          O CO2 emitido é capturado por árvores, sim sr JL não é só abater floresta virgem e terra arável para plantar paineis

          • JL says:

            Onde abateram floresta virgem para meter painéis ?

            Prove lá com um artigo científico que as árvores conseguem capturar todo o CO2 que emitimos ?

        • Mário says:

          Se calhar é daqueles que pensa que uma máquina que captura o co2 da atmosfera faz milagres quando as arvores já cumprem esse propósito

      • Guelindão says:

        A gasolina materializa-se do ar no deposito do veiculo, como tal é completamente limpa. Já a eletricidade provoca câncaro e andar sentado em cima duma bateria provoca impotência no homem humano.

  3. luisa says:

    Lool não estão a vender bem é um grande eufemismo!! O problema deles não é serem electricos! A qualidade baixou consideravelmente… mudar o motor só vai tapar os olhos a muitos petrolheads! A qualidade vai continuar na mesma ou pior!

  4. Miguel Oliveira says:

    Eu já digo a uns anos as marcas já estão a fazer uma marcha atrás nos carros electricos. Estes dias foi a Renault, eu penso que o grupo PSA, agora a Porshe muito provavelmente como a Porshe pertence ao grupo VW todo o grupo vai aderir… vão voltar que os carros 100%electricos vão ser um nicho no mercado. Se não me engano a própria Tesla já está a desenvolver motores a hidrogenio… isto dos electricos foi uma moda. Venderam inicialmente que era eco, agora é o quê?

  5. Yamahia says:

    …Porsche vai voltar aos carros a gasolina, porque os elétricos não estão a vender bem…
    Foi só abordar o assunto do artigo da Ferrari e caíram logo em cima os apóstolos elektros.
    De facto o cliente padrão deste tipo de carros desportivos não quer um elektro que para pouco mais serve do que ir às compras.

    “….as despesas com o desenvolvimento de baterias prejudicariam os lucros este ano….”
    Já a Ford foi um caso sintomático. A divisão elektra deu um prejuízo de mais de 5mil milhões de €, que foi capaz de anular o lucro proveniente dos tradicionais ligeiros de passageiros.
    Td porque cd vez menos gente cai no logro do carro elektro.
    O que safou a Ford, foi a venda dos comerciais ligeiros a combustão (8 mil milhões de €)

  6. JL says:

    “As entregas na China caíram 28%, uma vez que o país não conseguiu acompanhar os fabricantes nacionais de veículos elétricos, como a BYD, Xiaomi e XPeng.”

    Ah ok, os elétricos é que são sempre os culpados quando não têm um produto à altura.

    • AA.Gumane says:

      “Ah ok, os elétricos é que são sempre os culpados quando não têm um produto à altura.” A Porsche não tem produto à altura? Parece a @luisa que ve nos eléctricos da Porsche veículos com menos qualidade. Acho que usam os mesmos binóculos para verem veículos Porsche.

    • Yamahia says:

      Então e a Tesla, tb não sabe? …sales of China-made electric vehicles fell 11.5% …”
      https://www.reuters.com/business/autos-transportation/teslas-china-made-ev-sales-fall-115-yy-january-2025-02-07
      Apesar de finalmente ter lançado o tão aguardado “modelo” de 30 mil€, mas só para a Chinalooolooolool

      • JL says:

        A Tesla pertence à Porsche ou o contrário ?

        Já lançou e já vendeu quantos ?

        • Yamahia says:

          Vc é q veio práqui insinuar q a Porsche não tem produto à altura na CN.
          Eu apenas lhe demonstrei q mesmo a baixar preços na ordem dos 25%, a oferecer o seguro que é uma pipa na CN e as oferecer prestações com taxa 0, mesmo assim a sua querida Tesla levou que contar.
          Pergunto novamente. A Tesla sabe ou não sabe fazer carros?

          Ps
          Ainda por cima a Porsche não entrou nesse jogo de oferecer os carros e dinheiro do seguro e juros e só perdeu 28% ao pé da tesla que só não dá o traseiro pq parece nal

          • JL says:

            Eu não insinuei, está no artigo, até deixei o parágrafo.

            Tanto sabe que preocupa tantos, até você está preocupado, coisa que não presta ninguém fala, atualmente e visto a preocupação de tantos, deve ser a marca que melhores carros faz.

            Ainda só perdeu isso, a tesla não perdeu nada.

            Mas lá está m, agora só falta comparar o ano todo de 2024 com o de janeiro. Loool

  7. Simão says:

    Quem compra um Porsche eléctrico?

    • JL says:

      Quem quiser comprar, no ano passado foram mais de 20000 unidades, e do Macan já foram mais de 18 mil.

    • Minha mae says:

      Sinceramente quise comprei mas pelo preço acabei por ir buscar a Alemanha um Mustang cobra jet, Pontiac GTO e um Fiat 124 spider.
      Estou tranquilo e mais feliz e ainda sobrou dinheiro

    • X says:

      Os ricos com consciencia ambiental, coisa rara!

      • X^2 says:

        Pelo contrário… os ricos são quem mais têm consciência ambiental. Os pobres não têm dinheiro para se darem ao luxo de terem consciência ambiental.
        Dito isto, bem sabemos que o X tem uma consciência ambiental bem apurada!

        • X says:

          Podes crer que tenho consciência ambiental e são os paises mais ricos que poluem mais nao haja dúvida.

          • X^2 says:

            Não se exalte, o ponto de exclamação não foi por não ter consciência ambiental… foi por ser rico!
            Quanto ao resto, mera opinião sua. Esse assunto é demasiado complexo para caber numa frase tão curta como essa que escreveu.

      • Alexis says:

        Pobres nem reciclam….sao os mais sujos que ha..,eu ate os piso se puder tenho noooojo dessa gente

    • Miguel Oliveira says:

      Os carros eletricos não são atrativos… nem precisas de ir para uma marca de topo. Pegas no Hyundai i20 N e pegas naquela invenção do ionic 5 N e vês logo a diferença…. Enquanto no hyundai i20N nota-se que aquilo não é artificial, já o Ionic 5 tem zero de N, não tem emoção nenhuma é tudo artificial. Os Chineses já andam em massa com carros e outros transportes electricos desde 2018…

      • JL says:

        Então qual é a diferença ?

        Então o i20 é uma planta ?

      • Paulo Oliveira says:

        A realidade é tão simples qt isto: enquanto não for possível fazer um carro electrico que seja capaz de fazer pelo menos 400Kms em autoestrada a velocidades de autoestrada (120km/h) sem ser obrigado a parar para recarregar por menos de 25000 euros eles não vão ser a norma. A não ser que proibam as alternativas. Actualmente quem quiser fazer 400kms sem parar de lectrico tem que gastar pelo menos 65000 euros e nem sei se conseguem… Quem os tiver que diga…
        A meu ver, se a industria automovel europeia quiser ser competitiva, vai ter que mudar radiclalmente de paradigma na forma como constroi, vende e xplora este mercado. A única forma que eu vejo de esta tecnolgia ser adoptada em massa seria vender os carros separados das baterias, sendo que o dono é proprietário da potência contratada segundo as suas necessidades especificas e não da bateria em si. Ou seja, os fabricantes teriam que acordar em desnsolver um standard de modulos de mini baterias que seriam acopladas ao carro numa qualquer estação de serviço segundo a ptencia contratada pelo fornecedor destas ( que podia ser o fabricante ou outro interveniente) Esta solução resolveria varios problemas de uma só vez, a chamada range anxiety, o problema das baterias danificadas, dos abates em caso de acidente absurdamente comuns nestes carros, o próprio preço dos carros uma vez que não sendodono das baterias mas contratando uma determinada potencia tornaria estes veículos muito mais acessiveis, possibilitava I&D muito mais fluido e rapido de adoptar por todas as fabricantes integrantes deste modelo de negocio de novos avanços na tecnologia de baterias, pelo que os carros em si oderiam em teoria durarmuito mais tempo sem se tornarem obsoletos em termos de autonomia, haveria uma distribuição muito mais racional e eficiente dos recursos, ao que o ambiente agradecia, e provvelmente ressuscitava a economia europeia do estado decadente em que se encontra… Mas isto sou eu a dar uns palpites…

        • JL says:

          Já houve aluguer de baterias e não funcionou.

          Até porque o problema de avarias nem sequer existe.

          Quando se tornarem obsoletos pode levar outra bateria.

          • Paulo Oliveira says:

            Não funcionou porque o modelo implementado foi um modelo fechado restringido ao ecossistema da marca. Um modelo de baterias modulares standardisado pelos principais fabricantes europeus tornaria a economia de escala muito mais eficiente e o proprio modelo de negocio muito mais acessivel para não dizer rentável… Não é à toa que as empresas pucham por modelos de subscrições. E neste caso especifico pensam que esse modelo de contratar a potencia em vez de adquirir bateria, seria um win win tanto para os consumidores como para os fabricantes desde que essa economia criada fosse aberta a todos os players, claro.
            PS – Acho que já tive esta discussão consigo…

          • JL says:

            Compreendo, mas a standarização é um obstáculo ao desenvolvimento.

      • Manuel da Rocha says:

        Chineses? ROTFL!!!
        Vá lá e descobre que 99% desses “transportes eléctricos” são iguais aos eléctricos, de Lisboa!!! e aos Tram, do pacto de Varsóvia e Alemanha. 90% das cidades chineses mal conseguem manter electricidade, por 24 horas, para toda a gente, não podem ter 60000 milhões de carros, como está a implicitar.

  8. pudim de flango says:

    nao conseguem acompanhar a competitividade do mercado chines e depois a culpa é porque os eletricos não estão a vender bem. então se existem marcas como a BYD que fazem bons carros a preços mais baixos a pessoa vai para essas marcas.

    • Manuel da Rocha says:

      O problema, da BYD, é o mesmo daqueles fundos de 80000000 milhões, de dólares, que andaram a comprar empresas, na Europa e EUA (como a Rio Tinto), que tinham 120000% de endividamento. Depois 50000 “empreendedores” desapareceram, famílias, que gastavam 10000 milhões, por mês, passaram a viver dos 300 yuan, mensais.
      Nos carros é a mesma coisa: governo chinês paga 99,99% e despesas de transporte, para exportação. Assim, um carro de 30000 euros, fica por 20 euros, à construtora chinesa, podendo vender por 30 e pagar 10000 euros de taxas e impostos, para ser vendido, na Europa, por 20000 euros (dando 6000 euros, de lucro, ao vendedor, podendo ir aos 26000 euros, nos modelos desportivos).

  9. PorcoDoPunjab says:

    Não há nada como o cheiro a Diesel e o ronco de um motor potente logo pela manhã…

    • Luisa12 says:

      Tens que ligar o escade do carro ao sistema de ventilação da casa! Nada melhor que sentir o cheiro a combustível na casa e cheirar um pouco de monoxido de carbono pela manha! Até dá vontade de dormir mais uma sesta!

      • PorcoDoPunjab says:

        Oh Dona Luísa, a Senhora não utiliza combustíveis fósseis?
        Como é que acha que os produtos vão parar aos supermercados?
        Um chip em cada beringela e ela vai autonomamente desde a quinta até às prateleiras?
        Não faz poluição? Lixo?

        Se viajar para o estrangeiro vai como? De carro ou de avião?

        De boas intenções está o inferno cheio.
        Vá dar lições de moral ao padre.

      • JL says:

        E há por aqui quem diga que o co2 é o gaz da vida, portanto é aproveitar.

        • Yamahia says:

          Eu acho que ligar uma termoeléctrica, sem filtros de partículas sem biocombustíveis incorporados, sem adBlue é q era de valor.

          • JL says:

            Mas elas têm filtros e até mais sistemas antipoluição, não daqueles que a malta tira do carro ao fim de algum tempo.

            Ainda bem que a parte fóssil é cada vez menos.

  10. John says:

    Normal, ninguém quer uma torradeira com logotipo Porsche, Ferrari,…., uma extensão, uma bateria pesada limitada, talvez a hidrogénio, não se veja este tipo de reticências!

  11. Minha mae says:

    Nao estás a vender bem? Obvio que não…o Taycan não e para qualquer bolso por isso não sei como querem competir con a Tesla e a outra marca chinesa que não me lembro o nome.

  12. xpto says:

    Os eletricos morreram antes mesmo de começar, será que ainda ninguem percebeu isso?

  13. Borges Martins says:

    A Porsche estar a vender menos é somente questão da conjectura internacional e das opções más da própria marca, e eu cujo grande amigo teve, tem e já encomendou um novo:

    – o dono dum Porsche quer ruído desportivo tanto no habitáculo como para chamar a atenção “olhem! Tenho um Porsche!”, os elétricos da Porsche são exageradamente maus nisso.
    – não disparam como um Tesla. O meu amigo tem um Tesla Model X P100D e refere que o Tesla dispara muito mais que o Porsche ainda que o Porsche ganhe em velocidade alta.
    – os compradores de um Porsche não querem saber da poluição, aliás, a maioria com carros desportivos NÃO querem saber do meio ambiente: querem o ruído e prestações, queimar pneu e travões. O resto é história. Aliás, arrisco a dizer que tirando Ferrari o resto vai a centros de reprogramação e retirar filtros antipoluição e catalisador, daí o interesse em proteger o meio-ambiente. É nulo

    Por isso mesmo, quem compra Porsche está preocupado com ruído e performance daí que as vendas baixaram porque os eléctricos oferecem performance, mas 0 ruído. Os meus amigos com Porsche elétricos referem que um dos atrativos dos de combustão é o ruído e as pessoas olharem para eles. E com a versão elétrica, como pouco se ouve, ninguém olha para eles. Daí que o estímulo de comprar um baixa drasticamente. Isso e geopolítica (Tesla e chineses oferecem carros capazes de ganhar a Porsche até aos 160 km/h por uma fracção do valor.

    Um Ionic 5 N consegue as mesmas prestações dum Porsche Taycan GTS mas custando metade!!! Muitos preferem ter um Porsche usado a combustão por 60.000€ para o fim de semana e um Tesla por outros 60.000€ novo para a semana, que um Porsche silencioso por 160.000€…

  14. Sérgio says:

    Mas este artista ainda não se calou – que **** de carraça, senhor dos céus!!!
    O que quis dizer é que é uma tendência de mercado e diminuição de vendas de eléctricos… se é Porsche, Jaguar, VW, carros de bois, pouco importa!!!

  15. Miguel Oliveira says:

    É simples um comprador de um Porsche hoje tem de se sentir atraído a comprar um Porsche novamente. Um comprador que compra um 911 V10 hoje, não vai comprar amanha um Parche Macan ou Taycan eletrico. Para ter um carrito eletrico compra um mais barato. A Mercedes é pior em prestações que um BMW, mas tu queres um Mercedes porque ter a estrelinha á frente é diferente. O Porsche é igual… há Porsches piores que Mercedes, mas tu queres um Porsche por quê? Os Teslas são carros básicos sem emoção nenhuma, tava era na moda ter um Tesla parece os Iphones com menos a preço cheio! Aparecem os chineses fod**** tudo!

  16. nabiça says:

    Se tiveres ações da tesla, compreendo. Se não és apenas mais um fanático como se a tesla se tratasse de um clube de futebol.

  17. nameblomcc says:

    Ainda bem. Muitas marcas caíram na patetice de investir em elétricos e agora as vendas estão a cair a pique.
    O cliente não quer carros elétricos. Só as empresas compraram devido a terem mil e um apoios do estado.

    • JL says:

      Não é verdade, senão as vendas não estavam a aumentar, em Janeiro foram 31% de aumento em Portugal.

      • Yamahia says:

        Portugal não conta para o totobola. E é só esquemas. Só aquela empresa da Amadora que era do Cacém e que ninguém conhece comprou 500 biaidis.
        Só Madrid vende mais carros que PT.

      • Miguel Oliveira says:

        Essas estatísticas são feitas desculpa lá como o car****. As pessoas neste momento tu chegas a uma concessionária qualquer não tens muitas opções. carros a diesel já é dificil ver á venda, e carros puramente a gasolina tens praí uma opção, de resto tens ou 100%electricos ou semi-electricos! Grande parte dos 100% electricos são de empresas por causa dos apoios… Isto faz-me lembrar as estatísticas do crime de estrangeiros em Portugal, se fizerem a média sobre o nº de estrangeiros em Portugal sobre o mesmo nº de portugueses a média é muito maior, como eles fazem claro que a média é minima….

        • JL says:

          Não tem ? Então diga lá que opções não tem ?

          Já agora, não são estatísticas, são números oficiais de vendas.

          Grande parte dos a combustão também são para empresas, são 80%

          Então mas não são vendas também ? Ou as empresas não existem ?

          Que tem um assunto a ver com outro ?

  18. Factos says:

    Tenho muito orgulho em não ceder ás pressões mundiais para comprar um elétrico mas tenho ainda mais orgulho em queimar petróleo.

  19. Jota says:

    Já aqui anda o desequilibrado…

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