Conduzir um carro com mudanças automáticas? O chatGPT ensina…
Um carro com mudanças automáticas tem as suas vantagens e desvantagens. No entanto, para quem está habituado a mudanças manuais, pode ficar "baralhado". Fomos perguntar ao chatGPT como conduzir um carro com mudanças automáticas. Aqui fica a resposta.
Conduzir um carro com mudanças automáticas é bastante simples, uma vez que o próprio veículo faz as trocas de mudanças por si. Aqui está um guia passo a passo para ajudar:
#1 - Compreender os Pedais
- Pedal do travão (à esquerda): Usado para parar ou abrandar o carro.
- Pedal do acelerador (à direita): Usado para acelerar o carro
Nota importante: Só se utiliza o pé direito para ambos os pedais (acelerador e travão). O pé esquerdo não é usado.
#2 - Conhecer a Alavanca de Mudanças
A alavanca de um carro automático tem várias posições que precisas de conhecer:
- P (Park): Usado quando o carro está estacionado.
- R (Reverse): Para marcha-atrás.
- N (Neutral): Ponto morto, usado quando o carro está parado, mas não desligado.
- D (Drive): Para conduzir para a frente.
Alguns carros podem ter outras opções, como:
- S (Sport): Proporciona uma condução mais desportiva, com mudanças mais rápidas.
- L (Low): mudança mais baixa para subidas ou descidas íngremes.
#3 - Passos para Iniciar a Condução
- 1. Ligar o carro: Com o pé no travão, coloca a alavanca na posição P (Park). Em muitos carros, é necessário pressionar o travão para conseguir mexer a alavanca.
- 2. Colocar em "Drive": Mantendo o pé no travão, coloca a alavanca em D (Drive).
- 3. Soltar o travão: Lentamente, começa a soltar o travão. O carro começará a mover-se sem precisar de acelerar muito.
- 4. Acelerar: Pressione suavemente o acelerador para aumentar a velocidade.
#4 - Travagem e Paragem
- Para abrandar ou parar, basta levantar o pé do acelerador e pressionar o travão gradualmente.
- Quando está completamente parado, especialmente em semáforos, pode manter o pé no travão. Se preferir, pode colocar a alavanca em N (Neutral).
#5 - Estacionar o Carro
- Quando estacionar, coloque o carro em P (Park) e puxe o travão de mão para garantir que o carro não se mexe.
Dicas Adicionais:
- Descer inclinações: Se estiver numa descida íngreme, pode colocar a alavanca em L ou usar a opção de travagem de motor do carro, se disponível.
- Cuidado com o ponto morto: Não precisa de colocar em N ao parar em semáforos ou trânsito, a menos que prefira. Normalmente, o D é suficiente com o pé no travão.
Com o tempo, vai ganhar confiança a conduzir um carro automático, que simplifica muito o processo de condução.
Passa-se razoavelmente bem das mudanças manuais para as automáticas. Mas ao contrário, o coitado sofre.
Senão fosses tu nem sei como sabiamos dessas conclusões tão complexas e difíceis de perceber.
Obrigado Aves.
E artigos sobre? Não tens por aí nenhuns?
Pena de não ver mais mudanças automáticas nos citadinos, faz toda a diferença.
porque é preciso ensinar? mais útil seria ensinar a conduzir com mudanças
Parece-me bem LOLOL
Como se fosse difícil…
Toda a gente devia aprender a conduzir em carros com caixa manual. Hoje em dia duvido que isso aconteça.
Bem…. onde isto está a chegar 😀
Nota importante 2:
Depois de atingir nível 20, usar o pé esquerdo para travar e o direito para acelerar…. é outra coisa.
Um bocado inútil no pára-arranca.
Ou, tendo o pé direito partido, dá para conduzir com o esquerdo perfeitamente, mas aconselho a testar bem, dado que o instinto é usar o direito 😛
Falta o “B” de Brake, usado em descidas para usar mais o motor como travão.
Se lesses o texto saberias que o “B” foi substituído por “L” Low
Mas não é a mesma coisa, o B só serve mesmo para travagem.
Como eu disse o B foi para a quinta da Tabeletas e veio o L para o seu lugar.
Nem por isso, há carros que ainda o trazem, este é de 2024.
https://ibb.co/DWV9M3b
«N (Neutral): Ponto morto, usado quando o carro está parado, mas não desligado. (…) Cuidado com o ponto morto: Não precisa de colocar em N ao parar em semáforos ou trânsito, a menos que prefira. Normalmente, o D é suficiente com o pé no travão.»
Pouco esclarecedor, fica-se a pensar… mas afinal para que serve o Neutro? Se até nos avisam para ter cuidado com ele!!!
Nas caixas automáticas clássicas (não pilotadas electrónicamente do tipo tiptronic) a posição N só deve ser usada quando há necessidade de empurrar o carro, fazer manutenção ou uma qualquer outra situação deste tipo. Nas paragens normais do trânsito, semáforos, pára arranca, etc., a caixa automática agradece que seja deixada em paz. Ela está construída atendendo a estas situações.
E este é o conselho dos fabricantes Mercedes, Chrysler, Ford, etc., etc., que pode ser encontrado no manual do carro.
Muito melhor do que qualquer chatGPT ou outros bitaites do estilo, é a informação contida nos manuais dos carros de caixa automática, e não só, que devia ser de leitura obrigatória.
Nunca tendo conduzido com caixas automáticas, agradeço a sua resposta à minha pergunta. Realmente nada bate a informação contida num bom manual (como os dos próprios fabricantes)… ou a de alguém com experiência no assunto.
Não percebo o que está no artigo quando diz:
“Passos para Iniciar a Condução
1. Ligar o carro: Com o pé no travão, coloca a alavanca na posição P (Park). ”
“coloca a alavanca na posição Park”??? Então o carro já não está em Park quando entramos nele para o utilizar?
Sim, mas é para estarem todos os passos bem definidos.
Eheh… então e sobre os números que estão na alavanca da caixa de velocidades convencional? O que informa a IA? Sim Fred, se a caixa está a trabalhar a 100% faz ponto de embraiagem por si… muito antes de aparecer o auxílio do arranque em subida. Já agora, quais são as desvantagens de uma caixa automática? Não foram mencionadas apesar de o título indicar que existem…