Porsche revê planos e decide incluir motores de combustão… nos modelos elétricos
A eletrificação automóvel é um projeto com muitos avanços e, ao que parece, outros tantos recuos. A Porsche, uma das mais icónicas marcas do mundo, decidiu agora colocar um travão à sua estratégia para o setor, optando por também equipar os seus modelos elétricos com motores a combustão.
A Porsche está a fazer "marcha-atrás"?
Nos últimos anos, a Porsche tem-se posicionado como uma das marcas de luxo mais inovadoras na transição para veículos elétricos (EV). A fabricante alemã de automóveis, conhecida pela sua herança de engenharia de alta performance e design icónico, tinha inicialmente um plano ambicioso para eletrificar grande parte da sua frota até 2030.
No entanto, parece haver no travão na ideia, uma vez que a marca alemã anunciou uma revisão significativa da sua estratégia para veículos elétricos, optando por incluir motores de combustão em alguns dos seus modelos elétricos.
Esta mudança de plano tem gerado controvérsia e especulação sobre os motivos e o impacto desta decisão para o futuro da marca e da indústria automóvel.
A Porsche, como muitas outras marcas de automóveis de luxo, tem vindo a apostar fortemente na eletrificação dos seus veículos. O seu modelo Taycan, lançado em 2019, foi o primeiro carro totalmente elétrico da marca e teve um impacto notável no mercado, mostrando que um veículo elétrico podia ter o desempenho, a aceleração e o prazer de condução característicos dos modelos Porsche, conquistando tanto consumidores quanto críticos.
O plano original da Porsche consistia em lançar vários modelos elétricos, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e competir diretamente com marcas que estão a liderar a revolução elétrica, como a Tesla.
Além disso, a empresa comprometeu-se a tornar a sua linha principal de modelos, incluindo o icónico 911, neutra em carbono, e a investir em novas tecnologias de baterias para aumentar a autonomia e o desempenho dos veículos elétricos.
A mudança de estratégia
Apesar do compromisso inicial com a eletrificação, a Porsche anunciou agora uma abordagem mais híbrida para o futuro. A marca está a considerar equipar alguns dos seus modelos elétricos com motores de combustão interna, numa espécie de "retrocesso" para as tecnologias de combustíveis fósseis.
Esta decisão surge num momento em que muitos países estão a impor restrições mais rígidas às emissões e a promover políticas de transição energética para eliminar gradualmente os veículos a gasolina e diesel.
A decisão da Porsche pode ser interpretada como um movimento estratégico para aproveitar o melhor dos dois mundos: a performance e o alcance dos motores de combustão interna, combinados com a tecnologia limpa e a eficiência dos sistemas elétricos.
É provável que a marca esteja a explorar uma tecnologia híbrida plug-in avançada ou até uma forma inovadora de "extensor de autonomia" com um pequeno motor de combustão, que poderia carregar a bateria enquanto o veículo está em movimento, evitando a necessidade de paragens frequentes para recarregar.
O porquê da decisão
A Porsche justifica esta mudança como uma forma de proporcionar aos seus clientes uma experiência de condução de alto desempenho, independentemente das limitações da infraestrutura de carregamento.
Em várias partes do mundo, especialmente em regiões remotas ou menos desenvolvidas, as redes de carregamento elétrico ainda estão a ser desenvolvidas, o que dificulta a transição para EVs puros para muitos consumidores.
Ao incluir um motor de combustão em alguns dos seus modelos elétricos, a Porsche oferece uma solução que combina o prazer de condução com a praticidade e a conveniência de maior alcance.
Outro motivo possível para esta decisão prende-se com a pressão dos entusiastas da marca. A Porsche tem uma base de clientes muito leal, muitos dos quais têm um apego emocional aos motores de combustão interna e ao som distintivo de um motor Porsche. Para esses clientes, a introdução de um motor de combustão em modelos elétricos pode tornar a transição para veículos mais sustentáveis mais atraente, mantendo a identidade tradicional da marca.
Impacto no mercado e na indústria
A mudança de estratégia da Porsche pode ter implicações mais amplas para a indústria automóvel. À medida que outras marcas de luxo observam a resposta dos consumidores a esta abordagem híbrida, é possível que vejam nesta estratégia uma solução viável para manter o apelo dos motores de combustão enquanto se adaptam às pressões regulatórias e às exigências de sustentabilidade.
No entanto, esta decisão também pode gerar críticas, principalmente de grupos ambientalistas que veem os motores de combustão como um passo atrás nos esforços para reduzir as emissões de carbono.
A decisão da Porsche também levanta questões sobre a viabilidade e a sustentabilidade a longo prazo dos EV puros. Embora muitos especialistas acreditem que a eletrificação é o futuro da indústria automóvel, a infraestrutura de carregamento e a capacidade das baterias continuam a ser desafios significativos.
Ao manter uma ligação com a tecnologia de combustão, a Porsche poderá estar a preparar-se para um futuro onde a transição completa para os EV poderá ser mais lenta do que o inicialmente previsto.
A resposta dos consumidores e o impacto desta decisão no mercado serão cruciais para determinar se será uma estratégia bem-sucedida ou se a Porsche terá de rever novamente o seu plano de eletrificação.
Junta-se o util ao agradável. Para o consumidor junta-se prazer de condução, maior alcance, pratcidade nos reabasticimentos quando necessários. Mas outro lado traz uma vantagem enorme para os fabricantes: distanciam-se da concorrencia chinesa que está a anos luz em know-how mecanico. Falta saber o que o consumidor quer.
Certíssimo!
yes, num Mundo normal, qualquer produto a venda. Deve a escolha final deve pertencer ao consumidor.
O consumidor deve escolher, expeto se escolher uma Cybertruck… porque nesse caso já não pode.
“Em várias partes do mundo, especialmente em regiões remotas ou menos desenvolvidas, as redes de carregamento elétrico ainda estão a ser desenvolvidas, o que dificulta a transição para EVs puros para muitos consumidores.”
Quer dizer que o cliente típico da Porsche são os gajos que estão longe da sociedade…
Basta irmos para a savana de África, meio do deserto, florestas tropicais. Está cheio de Porsches, são aos milhões
Basta ires para qualquer país da Europa ou qualquer estado dos EUA e Canadá e não viveres num grande centro urbano.
Por isso é que devem ter local para pendurar um Jerrycan…
Para ligar o gerador e carregar o EV!
Quando se mora longe de tudo, o impressionante é arranjar petróleo.
Qq carro elektro q se afaste da zona de residência é estar a pedir problemas. Se na residência não houverem meios de carga, então nem para isso servem.
https://i.ibb.co/CQ92h4b/Ga-Su-Ls-WAAAlky1.jpg
O que vale é que em todo o lado há poços de petróleo.
Wow
https://youtu.be/iFAtqWOaEgg?si=tmrvg57c50Atfy_K
Qual é a % das residência que nao possui electricidade?
https://www.youtube.com/watch?v=tDDCrRNogVY
E quando as bombas de combustível congelaram ?
https://x.com/revistasabado/status/1849059360208502964
@Realista, às x’s não resulta. Ardeu o colchão, ardeu a tinta da bomba, arderam as mangueiras da bomba, mas o sacana do combustível não ardeu. Ou a bomba estava seca ou não havia O2 lá em baixo. looolooolool
https://www.youtube.com/watch?v=5yoZwJgycb4
Diga uma, que eu meto aqui quantos carregadores já existem.
Na maioria dos país da Europa não existem regiões remotas ou menos desenvolvida. A não ser que considerem “zona remota” viver a 10km longe de tudo.
1000km longe de tudo, porque é a distância que se percorre para ir almoçar a casa todos os dias…
O pessoal vai para locais a menos de 1h de casa, parece que foram para o outro lado do mundo. Em portugal não sabem o que é “zona remota”.
Mais de 1h ou 2h faco eu para ir almocar fora.
Parece-me uma estrategia a rever . A eletrificação e o densenvolvimento das baterias podem ser ainda mais rápidos do que se previa e não mais lentos. A industria chinesa está a avançar muito depressa na tecnologia … Para mim a Porsche enganou-se desta vez .
A Porsche nao e’ chinesa. A industria alema anda a rasca com baterias e electronica.
Híbridos sim, VE não.
Porquê? Porque em 2030 se todos tiverem um VE não existe nenhum País do mundo com capacidade para tal. Só nos EUA a rede elétrica tem de ser no mínimo 37% superior ao que tem hoje, mas vão demorar pelo menos 20 anos para alcançar 30%. Já na Europa nem sequer existem planos para tal…
Concordo contigo, sempre o defendi. Mas nos ultimos anos também aprendi que não existem formulas mágicas. Portanto acredito que possam existir multiplas soluções que consigam coexistir. Bom para o consumidor que pode escolher, bom para o planeta porque haverá um maior equibrio na utilização de recursos, Para muita gente o hibrido faz todo o sentido, tal como para outros faz todo o sentido os eletricos e para outros a combustão ou num futuro os a hidrogenio.
Concordo com a primeira parte da tua frase, mas não sou tão radical na segunda
Eles que contratem tugas. Em 20 anos Portugal alcançou quase 100% de aumento de capacidade eléctrica
Porque não é necessária nenhuma rede diferença.
Além disso estão a falar de híbridos plugin, não faz diferença nenhuma esta alteração para incluir híbridos.
Há anos que a Porsche fabrica PHEVs. Os totalmente elétricos (BEV) são o Taycan e o Maican.
O post fala em “incluir um motor de combustão em alguns dos seus modelos elétricos”, enquanto a segunda imagem do post é o motor de um PHEV: Panamera 4S E-Hybrid. Fico sem sem perceber o que se quer dizer. O Taycan e/ou o Maican terão um versão BEV e outra PHEV? Não encontrei referência a isso.
Não, no máximo quer dizer que vai haver versão com extensor de autonomia nalguns modelos eléctricos.
Um carro a combustão com uma bateria mais pequena que a de um BEV e que não carrega autonomamente – é um híbrido elétrico (HEV).
Um carro a combustão com uma bateria maior e que carrega autonomamente – é um PHEV.
O que é isso de um modelo elétrico com um extensor de autonomia? Quais são os exemplos?
Onde dizem que não carrega na tomada ? E onde dizem que vai ter bateria mais pequena ?
Não, essa definição está errada.
O que é , é aquela categoria que se chama BEV-REX, como o BMW i3, Opel Ampara, Fisker Karma.
Um motor de combustão para alimentar a bateria – não é o que está no post.
O post inventa e tu reinventas.
É o que está no post, basta ler.
De vez em quando acrescentam uns parágrafos nos posts 🙂
Não, isso é mentira. Tu é que escreves sem ler o artigo. Só palha que metes. E estás a comentar mas, não sabes do quê. 🙂
O post é inventado? Qyual é a fonte?
O novo motor patenteado e anunciado pela Porsch – em outubro – é um novo motor de combustão interna a 6 tempos, e por isso mais eficiente – a e-fuel.
Foi apresentado como revolucionário e como resposta aos problemas da eletrificação.
Basta pesquisar por Porsche six-stroke engine
Exato, pode ser um motor interessante para carregar baterias em andamento.
O que disse o CFO da Porsche, Lutz Meschke:
“A lot of customers in the premium and luxury segment are looking in the direction of combustion-engined cars, there’s a clear trend,”
“When it comes to research and development, you’ll see more flexibility in the upcoming years. We will develop new combustion-engined derivatives of electrified cars in order to give the right answer to customer demand.”
Não há lugar para pandeiretas elektras.
A Bentley tb acabou de fazer um enorme backflip.
Tanto há que tem ai o resultado.
@JL
A Porsch não anunciou nenhum motor de combustão interna para alimentar um motor elétrico. Foi anunciado um novo motor de combustão interna a 6 tempos – para propulsão do automóvel. Falou-se de o combustível ser o e-fuel porque é mais fácil de vender a ideia em tempos de “descarbonização” – mas o motor é o mesmo se fosse para gasolina.
A porsche nem anunciou um novo motor, registou sim uma patente de um novo motor de 6 tempos, ainda nem sequer existe qualquer informação sobre o seu desenvolvimento.
Ó enguia, a história do motor de combustão para alimentar o motor elétrico é invencionice, que é o que importava esclarecer.
Quanto ao motor a 6 tempos, vê o interesse que despertou, pesquisa por “Porsche six-stroke engine”. Vai ficar-se pela patente? Vamos ver. Pelo menos mostra que a pesquisa por novos motores de combustão mais eficientes não parou.
A história do motor a carregar baterias está aqui no artigo, nem é preciso ir mais longe.
A história do motor de 6 tempos não despertou grande interesse, só se for dos mecânicos, já que o motor não trás nada de novo em termos de eficiência e apenas mais peças.
Combustão sempre! Mas alguma vez iria comprar um Porsche elétrico? Nunca na vida! Combustão sempre.
Pagar um alto valor absurdo por um canhão de um Porsche e ser elétrico? Não obrigado, no mínimo mandava trocar o sistema para combustão!
Recuso/me a usar carros elétricos.
Isso é trauma. Deve ter apanhado muitos choques quando era criança.
Foi de ter respirado os fumos do escape quando era pequeno…
Acho bem tinha um tetra avô que também só andava a cavalo e se o cavalo tivesse doente usava o burro.
Mas a Porsche diz que o eléctrico dá mais prazer de condução.
Então qual é o seu Porsche ?
Tu, eu e qualquer comum mortal compra e usa aquilo que lhe é permitido.
Nem os criadores têm poder sobre a sua criação a partir do momento em que a querem tornar um produto.
Também não compraria um telemóvel usado. Comprem EVs e depois queixem-se!
Se não compram porque se vendem ?
Eu comprei, já me queixei ?
Há alguém que costuma estar aqui nos comentários que não vai gostar dos teus comentários
Portanto até a Porsche confirma que eléctricos dão mais prazer de condução.
Atenção eles não disseram carros movidos a combustível fóssil (gasóleo/gasolina/GPL)…
Deve ser o combustível sintético com zero emissões de carbono, que estão a desenvolver… Ainda não se sabe como será feita essa distribuição (rede de afastecimentos).
Entretanto em relação aos carros, estamos a falar de “apenas 15%” das emissões emitidas na UE
“Emissões rodoviárias de carros
Os automóveis e passageiros e os veículos comerciais ligeiros (carrinhas ou furgonetas) produzem 15% das emissões de CO2 da UE.
Em junho de 2022, o Parlamento Europeu respaldou a proposta da Comissão Europeia relativa a alcançar uma mobilidade rodoviária com zero emissões de CO2 até 2035 no que refere aos automóveis novos de passageiros e veículos comerciais ligeiros, sendo que a redução de emissões intermédias para 2030 poderia ser fixada em 55% para os automóveis e 50% para as carrinhas.” (in https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20180305STO99003/reducao-das-emissoes-de-carbono-metas-e-politicas-da-ue#as-metas-climticas-da-ue-e-o-pacto-ecolgico-europeu-10)
Em termos globais em 2022 a UE foi responsável por 17% das emissões ( in https://exame.com/agro/10-paises-que-mais-emitem-gases-de-efeito-estufa/)
É revolucionário o que está a fazer no sector automóvel, mas na Europa o sector automóvel corresponde a 15% de 17% (ou seja qualquer coisa como 2.55% das emissões globais). Isto é importante, mas é uma fatia minúscula nas emissões.
Desculpem o “testamento”, já pareço o “Aves” 🙂
15% de 17% ? Então houve um desconto com cartão jovem ?
A matemática não é o teu forte, certo?
Calma q o homem é doutorado com média de 18 a matemáticas.
É por isso que não entendi essas contas, que não fazem sentido.
É o que está ali em cima
Faz todo o sentido @JL
Emissões EU 2022 a nível global: 17%
Emissões dos carros que circulam dentro da EU: 15% (dos 17%).
Ou para simplificar, os carros da EU correspondem a 2.55% das emissões globais
Então mas faz a conta de uma percentagem sobre uma percentagem ?
Ele nem deve saber o que são pontos percentuais…
🙂
“Então mas faz a conta de uma percentagem sobre uma percentagem ?”
Ok, eu explico, já que a matemática não é, de todo, o teu forte.
Imagina que numa mesa de 100 pessoas, 17 delas pedem peixe. Assim, 17% da mesa pediu peixe, certo?
Agora, dessas 17 pessoas, 4 pediram bacalhau, enquanto as outras pediram salmão. Quer dizer que 23,53% das pessoas que pediram peixe, optaram por bacalhau.
Assim, 23,53% das 17% pediram bacalhau.
No caso acima, é como o palex explica: as emissões da EU correspondem a 17% das emissões globais, e desses 17%, a quota de 15% corresponde aos carros que circulam na EU. Ou seja, as emissões dos carros que circulam na EU representam 2.55% de todas as emissões globais.
Não tem nada que agradecer.
Pois, afinal não explicou nada. Então meta lá as percentagens em números, e vamos ver que meias pessoas pediram salmão. Lool
@JL
A EU em 2022 era responsável por emitir 17% das emissões globais (industria, transportes, agricultura…).
Os veículos (carros e carrinhas de acordo com o artigo) emitem cerca de 2.55% das emissões globais.
Dá que pensar: a mudança nos carros é apenas uma agulha no palheiro…
E as emissões do Nox e Sox que saem do tubo de escape. ficaram na gaveta… só conta o CO2?
Lolol
“Pois, afinal não explicou nada. Então meta lá as percentagens em números, e vamos ver que meias pessoas pediram salmão. Lool”
Bem, afinal é mesmo burro!
Mas, satisfazendo o teu pedido:
Total de pessoas a jantar: 100
Total de pessoas que pediram peixe: 17 (17% do total de pessoas)
Total de pessoas que pediram bacalhau: 4 (23.53% do total de pessoas que pediram peixe, 4% de todas as pessoas à mesa)
Total de pessoas que pediram salmão: 13 (76.47% do total de pessoas que pediu peixa, 13% do total de pessoas à mesa).
Como será fácil de ver, pelo menos para alguns, não há meias pessoas a pedir salmão.
Lool?…
+1 depois está o pessoal impedido de deitar lixo e esgotos para a praia quando existe tanto pais a fazer.
Primeiro temos que olhar para a casa dos outros, e só depois olhar para a nossa.
Realmente @Realista, é preciso contar com as partículas provocadas pelo desgaste dos pneus e do desgaste do asfalto.
Agora os desgaste dos pneus anda no ar?
Agora o desgaste dos pneus anda no ar?
O que vale é que os a combustão usam pneus de ferro.
Então agora já dá números diferentes ? Que estranho. Loooool
Se calhar só emite 2.55% porque já fez muita coisa para isso, ou não ?
Desde 2000 já reduziu 50% do Nox que provinha dos motores a gasóleo…
“Então agora já dá números diferentes ? Que estranho. Loooool”
JL, larga a pá, não te enterres mais. Decididamente, a matemática não só não é o teu forte, como nem sequer o teu fraco, não existe mesmo nessa cabecinha…
Sempre ouvi dizer que a matemática é uma ciência exata, portanto nas explicações dão números diferentes, algo está errado, mas isso já se sabia desde o início. Looool
Mas quanto a NOx, tens dados?
@palex https://www.neste.com/products-and-innovation/neste-my-renewable-diesel
@palex a mudança dos carros a combustão para elétricos nunca foi devido a poluição e sim devido e evitar a dependência de combustível e do controle de preço por parte dos EUA e Rússia e outros. Os porta contentores em casa viagem da China á Europa cada 1 polui por milhares de carros e ninguém fala nisso. Igual que ninguém fala no número de elétricos que vende no Japão, Coreia do sul, Israel já para não falar em certos continentes tipo África. Alguém se preocupa com a poluição para aqueles lados? Essa história da poluição é isso mesmo uma história. No entanto cada 1 deve comprar o que entender seja elétrico a gasolina ou gasóleo
Leonel, tu disseste tudo
Japão, já tem o dobro de EV que aquilo que existem de todas as categorias em Portugal:
https://roadgenius.com/cars/ev/statistics/japan/
China e Coreia do Sul dominam o mercado de EV no mundo.
https://oec.world/en/blog/electric-vehicle-policies-in-usa-china-south-korea
Sobre Israel, já se vendem mais que em Portugal:
https://www.moomoo.com/community/feed/byd-and-geely-lead-israeli-electric-vehicle-sales-in-2023-111710709284870
@palex https://www.neste.com/news/neste-invests-in-its-world-scale-renewable-products-refinery-in-rotterdam
Claro está, são parceiros do WEF. https://www.weforum.org/organizations/neste/
E também estão no cartel, ah desculpe, na aliança dos combustíveis sintéticos ?
O único defeito do Taycan é ser elektro.
Esse é o ponto forte dele.
Vê-se, carro de 120 mil £, ao fim de 2anos e picos já ng da mais que 32 mil £.
Onde posso comprar por esse preço ?
Isto para quem já andou nele.
A Porsche possui varios modelos 100% a combustão é só passar por um stand e comprar.
Essa é a vantagem existe escolha.
Ainda não perceberam que os combustiveis sintéticos e os electricos em conjunto vão ser o futuro. Sozinhos não vão sobreviver. Não é preciso ser muito inteligente para perceber as vantagens de ambos.
Como é que os sintéticos vão ser futuro se dependem de electricidade ?
A conclusão é simples! O cliente é quem manda! Se o cliente porsche prefere motor a combustão pelo seu incomparável prazer de condução numa marca que é sinónimo de exclusividade, desportividade e prazer de condução então ou a marca vai de encontro ao que o cliente quer e não fecha ou o cliente é que têm de ir de encontro ao que a marca quer o que em qualquer empresa não é isso que acontece. A marca até pode propor determinada oferta mas no fim quem decide é sempre o cliente final.
Mas não é isso que a Porsche diz:
“A Porsche justifica esta mudança como uma forma de proporcionar aos seus clientes uma experiência de condução de alto desempenho, independentemente das limitações da infraestrutura de carregamento”
Além de que os que dão prazer são estes:
“a Porsche oferece uma solução que combina o prazer de condução com a praticidade e a conveniência de maior alcance.”
Ó JL dizeres que os que dão prazer conduzir são esses é ser ignorante pois tu só podes falar por ti. Tu agora sabes qual a preferência e o prazer de conduzir de casa 1. Eu por exemplo gosto de ouvir o barulho do motor e de meter velocidades manual e não é o teu prazer de não gostar de ouvir o motor e de usares caixa automática que vão influenciar o meu. Tu vais defender os elétricos como sendo a última opção mas não são tens de aceitar e respeitar as escolhas dos outros e os outros a tua
Não dou eu que digo, é a Porsche.
Eu não defendo eléctricos.
Então respeitem e aceitem ambém a opção dos outros.
Mas a Porsche disse o quê mesmo? Até onde sei a Porsche ainda vende tanto ou mais a combustão que elétrico por isso a Porsche só está a fazer referência a esses modelos mas até onde sei são mais modelos a combustão que elétricos
Leia o artigo.
Pois, mas isso é o que a porsche “diz” porque na realidade qualquer amante de automóveis incluindo as pessoas da porsche, sabe que por muito bom e rápido que um elétrico seja, nunca conseguirá proporcionar um prazer de condução igual a um carro maioritariamente a combustão. Qualquer entusiasta e amante de carros desportivos sabe disso. O som e o cheiro de uma mecânica a combustão proporciona sensações únicas que por muito bom que seja, um elétrico nunca poderá proporcionar verdadeiramente. O politicamente correto leva as marcas a fazer determinadas afirmações, mas no final do dia, quem gosta de carros sabe a diferença.
Então mas ali em cima a Porsche diz que pode juntar o prazer de condução dos eléctricos com uma maior autonomia de um motor a combustão, o que leva a crer, o que já se sabia, que os eléctricos dão mais prazer de condução.
O cheiro é fácil de resolver, o som ainda mais fácil é.
Se os elétricos dão mais prazer de condução então a Porsche já está a fazer asneiras a vender carros a combustão. Que acabe com eles da noite para o dia e logo verão se as vendas não cai também. Pois os amantes de motores a combustão iriam não atrás dos elétricos da Porsche mas atrás de outra marca com motor a combustão. Até nos motores a combustão á pessoas de super desportivos que buscam os V8 pelo roncar do motor. Nos EUA têm bastantes não vejo esses a comprar 1 elétrico. Mas como te disse tu vês os elétricos como a salvação da humanidade em alguns países quase sem existem e o pessoal tem automóvel igual. Como eu sempre digo cada 1 compra o que quer, gosta e pode
Não é isso que os verdadeiros amantes de carros dizem. Basta perguntar a qualquer proprietário da marcas como Porsche, Ferrari, Lamborghini e outras marcas desportivas de luxo o que eles preferem. O resultado está à vista com as vendas neste tipo de carros e estas marcas sabem disso! Não misturar este segmento de luxo com carros de brincar para o comum mortal. Por muito que não aceites e sejas fundamentalista na tua ideia a realidade é esta. A partir daí podes pintar o mundo de acordo com a cor que quiseres, o que não quer dizer que assim seja. São factos!
Mas a Porsche não pode simplesmente obrigar as pessoas a mudar os gostos, normalmente quem diz que não prazer de condução é porque não os conduziram.
Então quantos v8 vêm importados dos EUA ? Assim ficamos a saber que nicho de mercado é esse, nunca vi nenhum cá em Portugal.
Também não vejo ninguém que tenha tido um eléctrico a comprar um desses.
Onde eu disse que vejo como salvação ? Pago um almoço a quem meter aqui essa informação.
Exato, cada um compra o que quer, portanto não vale a pena tentar convencer a malta a comprar o que você quer.
@Rui, mostre me esse manual ou lei que define um verdadeiro amante de carros ?
Então é dono de algum carro dessas marcas ?
Conheço um dono de um Porsche 911 que tem um Taycan, conheço um dono de um Ferrari que mantém o Ferrari na garagem e o carro do dia a dia é um tesla model X.
Então é você que define quem gosta do quê e que são verdadeiros amantes ? Se calhar também escolhe as esposas deles ?
As marcas tanto sabem disso que estão a lançar cada vez mais carros eléctricos, no caso da Porsche até tem este artigo, não quer tirar os eléctricos do mercado e vai ter uma versão de eléctrico com extensor de autonomia a combustão, devia ter lido o artigo, assim não dizia disparates.
Sim o carro de brincar é para ficar na garagem, tal como acontece ali com o dono do Ferrari.
Eu aceito, você é que não está a aceitar. Quem está a ser fundamentalista é você, tanto que até quer decidir que gostos as pessoas devem ter, em lado nenhum eu embirrei com isso.
Nunca me viste influenciar ninguém a deixar de comprar elétricos para comprar a combustão logo já estás a mentir ao dizer que eu estou a tentar convencer alguém do que quer que seja. Aliás sempre disse que cada 1 compra o que quer gosta e pode. Talvez o último seja o mais importante
Essa mensagem não era para si Leonel, está lá a quem se destina.
Eu também sempre disse e vou continuar a dizer, cada um compra o que quer.
Por isso é que eles deixaram designação “turbo” nos modelos elétricos!
Agora pegam no taycan trocam o motor e pronto! 😀
Eles não trocar o motor, querem é meter um motor a combustão naquilo que ainda é bom a fazer, a gerar energia eléctrica.
Greta, podes vir a PT manifestar-te se quiseres, vou comprar um e queria saber qual e a tua cor favorita.
A Porsche é uma marca de carros desportivos, e é natural que quem compra um carro desportivo quer performance coisa que BEV actualmente não consegue. Performance compromete a automia.
No entanto a marca, e muito bem, deixa o consumidor escolher.
Um Bugatti Chiron na velocidade máxima o tanque só dá para 10 minutos ou pensas que fazes Lisboa – Porto num tanque a andares a 420km/h? LOL
A performance também compromete a autonomia dos carros a combustão.
Resolve-se muito rápido. Basta um pit-Stop de 9s
Os 4 pneus precisam de ser trocados a cada 15 minutos a essa velocidade…
Ena ? Antes era 5 minutos, depois já era 2 minutos para alguns, já vai em 9 segundos ? Que bom, onde fica essa bomba entre Lisboa e Porto ?
https://g.co/kgs/yRqiLeb
Desde quando o autódromo do Estoril tem abastecimento para carros comuns em 9 segundos ? Vê -se logo que nunca lá esteve, aliás isso nem sequer existe.
Já tentar fazer o mesmo num FE e depois tente novamente.
Não é preciso fazer num FE, ele não precisa disso, porque não desperdiçam tanta energia.
Comentário completamente disparado, comparar carros de 300 km/h ou menos com máquinas que passam os 400. É os conhecimentos que se tem.
Claro que é disparatado, só os eléctricos é que drenam a bateria rapidamente. Lol
Sim, só os elétricos. Os combustão não tem bateria motriz. Não sabe disso?
Tem algo que também drena rapidamente, que se chama tanque de combustivel.
Tem razão, e demora 1 hora ou mais a encher.
Nalgumas ocasiões até demora mais.
Horas seguidas, não sei como aguento. Quando acabo de atestar sinto-me aliviado. Finalmente vou para casa descansar.
Entendo. 😀
E eu ainda mais.
Tanto que consegue que nem lhe vão tirar os motores eléctricos.
Performance compromete autonomia nos a combustão, é igual, e até de pior forma.
Todas as marcas deixam escolher, existem é alguns que como não podem comprar embirram que não podem escolher.
Para os que olham para Trump como o dom Sebastião, atentem à foto da notícia.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/o-futuro-da-uniao-europeia-dependera-dela-propria-e-nao-dos-estados-unidos-eduardo-catroga
Elétrico não é o futuro. Os dados estão aí para quem queira analisar. Mais um fiasco e uma tecnologia que o mercado não quer! As marcas estão a voltar atrás e só a China aposta, porque na combustão, não tem tecnologia igual ao dos países ocidentais.
Então os que se vendem mais é que não dão futuro ?
Quais marcas estão a voltar atrás ?
Acho que não leu o artigo, ou então não sabe ler.
É o que mais vendem em Portugal na Rússia venderam 14000 8x menos que em Portugal e em 1 país que tem 14x mais população. Quantos vende na África.? Quantos vende na Austrália? E quantos vende em alguns outros países da Europa? Se avaliarmos a mundo por Portugal e alguns países mais então é o que mais vende. Agora compara o mundo inteiro e vê
O mercado de PT é esquisito e não pode servir de exemplo para nada.
Matriculam-se mais carros usados do que carros com 0 kms.
Nem o Português nem aqueles mercados onde se vendem muitos elétricos, só são mercados reais aqueles onde se vendem a combustão.
Não, não se matriculam mais carros usados que novos, e nesses também existem elétricos.
Então e por não venderem nesses 2 locais, não podem ser comprados cá ? lá também vendem iphones de 1000 euros ?
Na Austrália também vende muitos, o mercado australiano está a crescer bem.
Não é só Portugal, tem muitos outros.
Que interessa o mundo inteiro ? em africa também vendem a GPL ? portanto não podem vender cá a GPL.
Isso é pork os portugueses tem tanto dinheiro e os carros em Portugal são tão baratos que nós de tão ricos que somos até optamos por comprar usados em vez de novos. Mas concordo que Portugal é 1 fraco exemplo para se avaliar
JL@ Só serve para desconversar! Nem tudo tem de ter manuais ou links ou fast checks. Pergunte lá aos seus amigos desses carros se tivessem de escolher para mante, quais seriam as suas escolhas? Os elétricos que eles têm os os porsche e ferraris?
Suponho de que não anda todos os dias com o seu melhor fato ou vai todos os dias ao melhor restaurante pois não? Carros de verdade são carros especiais, são peças únicas e distintas, não um carro do dia a dia.
Se fosse um verdadeiro amante de automóveis saberia isso e não vinha com discursos ridículos de manuais, links, notícias, fast checks, esposas e diabo a sete.
Você é sim fundamentalista porque quer apenas pintar o mundo com a tinta dos carros elétricos e passa dias a fio a comentar qualquer notícia que aparece aqui relacionada com carros elétricos.
Se isso não é fundamentalismo não sei o que será. Aceite que o seu mundo não é nem pode de ser o mundo de toda a gente.
Por mim não tenho problema em ter um carro elétrico, até faz sentido na ótica da poupança geral. Mas sei que o mundo não têm só uma cor nem quero andar com uma faca nos dentes a defender o que quer que seja. Seja livre e lógico e deixe os fundamentalismos de lado. Só o vai desgastar. Sozinho não irá mudar o mundo assim como eu não vou nem quero. Cada um que escolha o melhor para si. Mas os olhos servem para ver e ao dia de hoje ainda não sou cego.
Eu desconversei onde ?
Ah não tem, só precisamos de alguém como você, fundamentalista para dizer aos outros o que devem gostar ?
Eu já lhe disse, tenho 2 que escolheram um taycan e outro um Tesla.
Mas já perguntou aos seus amigos ?
O ando com os meus melhores fatos todos os dias, não os comprei para estarem no guarda fato, quando tiverem danos ou estarem velhos compro outros.
Que eu sabia carros de verdade são todos, por acaso chamam-se automóveis, mas afinal qual é o seu carro de verdade ?
O que é um verdadeiro amante de automoveis ? Onde posso consultar essa definição ? Quem atribui ou dá diploma sobre o que é um verdadeiro amante de automóveis ? É preciso tirar um curso ?
Depois os outros é que são fundamentalistas….
Eu quero pintar ? Onde ? Vá lá buscar uma frase onde eu falei bem dos eléctricos e onde disse que eram melhores que os outros, atenção, só vale frases que sejam a minha opinião, coisa que raramente faço por aqui.
Não sabe o que é fundamentalismo? E depois ainda vem chamar isso aos outros ?
Mas eu aceito, você é que parece não estar a aceitar o mundo dos outros. Não reparou que estamos num tem sobre carros eléctricos ?
Eu também aceito, tanto que não vou para artigos de temas de carros a combustão dizer que não são para verdadeiros amantes de automóveis, tanto se sabe, os verdadeiros amantes de automóveis amam os automóveis, não de que cor eles são ou deixam de ser, isso são verdadeiros amantes de automóveis.
Se não quer andar com uma faca nos dentes a defender o que quer que seja, não defenda, foi o que fez aqui, e aceite todas as cores que os automóveis têm, só está ser um pouco hipócrita com essa frase.
Eu sou livre, tanto que sempre escolhi o que quis com liberdade e por opção própria, e nunca segui fundamentalismos como o seu. Não eu não espero mudar o mundo, ele para mim está muito bem com está.
Exato, eu escolhi o melhor para mim, você não ?
Provavelmente é cego sim, não leu aquilo que escreveu.
Va la buscar uma frase onde eu falei bem dos elétricos?
Lolll, a sério
Sim, a sério….
@Rui
Estou 100% de acordo consigo. Por essas mesmas razões é que eu deixei de responder aos comentários dessa criatura. Acredite que ignora-lo é a melhor atitude.
Exato, eu também não gosto de falar com fanáticos e fundamentalistas, portanto estamos de acordo.
O fundamentalista aqui é você e isso está bem acente. Ponto! Quem saiba interpretar português é só ler o seus discursos!
Errado! Eu apenas dei o meu ponto de vista em relação a este tema. Se tiver de criticar um carro a combustão crítico. Não influencio ninguém, só dou a minha opinião neste tema específico.
Uma vez mais comprova a sua ignorância, por achar que conhecendo dois amigos com porsche e Ferrari isso significa a opinião generalizada. Eu não conheço o mundo inteiro mas estou por dentro do mundo automóvel e a opinião é maioritariamente a mesma.
Já que faz parte da mobília das notícias dos elétricos, peça ao pplware para fazer uma sondagem sobre segmento de luxo automóvel, onde perguntem nesse segmento qual seria a escolha.
Ou então olhe só para os dados das vendas dessas viaturas e terá a resposta.
Mas sou fundamentalista porquê? Sou eu que meto autocolantes nas pessoas e diz que ser um verdadeiro amante de automóveis é isto e aquilo ?
Sim, deu o seu ponto de vista fundamentalista.
Ah eu é que sou ignorante por ter amigos que têm Ferraris e Porsches ? Tá certo.
Então quantos amigos tem e que têm um Ferrari e um outro qualquer eléctrico que têm uma opinião diferente ?
E só você está por dentro do mundo automóvel? Depois os outros é que são fundamentalistas. Tá certo novamente.
Quem faz parte da mobília ? Os haters fundamentalistas ? Sim, é o que se vê por aqui.
Não, não é ter dados de vendas, as pessoas só compram porque houve algum fundamentalista que o obrigou a comprar.
Desculpe mas infelizmente ou felizmente não o posso ajudar a resolver o seu problema e como tal não vou ser arrastado para onde já se percebeu que têm demasiada experiência.
Existem locais melhores que uma caixa de comentários do pplware destinada a qualquer notícia elétrica que o podem tentar ajudar de uma forma especializada.
Saúde e as melhoras!
Eu disse que tenho problemas ? Só falta agora ser médico também.
Não precisa dizer!
Então é médico também ?
Incrível como a malta que diz entender de tudo o que é relacionado com automóveis também entende tudo sobre medicina.
Já você parece entender de invenções… Mas isso deve ser algo relacionado com a sua patologia.
Fui eu que inventei ?
Ah então sempre é médico, qual a especialidade ?
Carros elétricos = FAIL!
Infelizmente a Porsche acordou tarde. Os clientes querem motores atmosféricos.
Ao que parece não são, tanto que vão continuar.