Polícia manda parar Model 3 da Tesla e descobre que circula sem condutor [Vídeo]
As novidades da versão 10 do software da Tesla estão já disponíveis e muitos andam a testar as suas capacidades em cenários reais. O Smart Summon parece ser a capacidade mais utilizada.
Depois de muitos problemas que vimos surgir, eis que surge uma situação nova. Um Model 3 da Tesla foi mandado parar, mas não tinha ninguém ao volante. A razão é simples, o carro tinha sido chamado pelo seu condutor.
O Smart Summon volta a trazer problemas
A maior novidade da última grande atualização dos Tesla é mesmo o Smart Summon. Esta depende já da capacidade de condução autónoma dos carros, mas claramente parece não estar madura o suficiente para ser usada no dia a dia.
Os problemas do Smart Summon são já bem conhecidos e acumulam-se com o tempo. São muitas as situações declaradas de potenciais problemas com esta condução, que ainda não parece ser sólida.
O Tesla Model 3 seguia sem condutor
O mais recente caso adiciona um grau de complexidade ao problema. Um polícia mandou parar um Tesla quando este estava com o modo Smart Summon ativo e acabou por não encontrar ninguém ao volante. A perplexidade foi grande, mas acabou por durar pouco.
A razão para que este Model 3 tenha sido mandado parar é simples. Ainda que dentro de um parque de estacionamento, aparentemente vazio, o carro da Tesla não respeitou um sinal de Stop. Simplesmente chegou ao cruzamento e avançou.
O polícia não sabe a quem passar a multa
Prontamente o polícia interveio, para se deparar com o carro numa condição diferente do "normal". Depois de ser desvendado o mistério do condutor, a autoridade ainda ponderava autuar o infrator. Contudo, fica uma pergunta no ar, bem importante: a quem iria ser passada a multa por esta infração?
Na verdade, e depois de explicada a situação, tudo acabou por ficar resolvido e a multa foi perdoada. No entanto, este tipo de deteção é básica para um carro autónomo. O sinal deveria ter sido detetado e o Model 3 parado em segurança. Este será, seguramente, um ponto de viragem nas leis e regas de trânsito. O paradigma está a mudar.
Este artigo tem mais de um ano
A policia mandou parar e o carro obedeceu? IA avançada.
ou simplesmente o dono carregou no botão.
Tens de ver o vídeo todo.
Para mim é fácil a multa é passada ao proprietário, em último caso é ele o responsável por ter colocado o carro neste modo.
Pois, não pode ser de outra forma. Mas é curioso que o polícia ficou ali confuso. Isto vai-se tornar muito mais frequente. É a tecnologia a puxar pelas regras. 😉
Acho que é mais caso da idiotice puxar as regras. Idiotice por parte do condutor por ter feito tal, e idiotice por parte da tesla por permitir tal. Como George Carlin disse: “Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that.”
Daí a vantagem deste sistema, elimina grande parte da idiotice humana.
Passa um stop e pode provocar um acidente , mas esta-se bem o brinquedo tecnológico até bonito.
Parvoíces dos usa nem de borla usava isso ou comprar isso.
A concepção de carro pra mim é muito diferente do produto que oferecem actualmente.
Para isso tem o codigo de ser bem explicito em haver regras que contemplem todos esses casos, caso contrario é patético e ridiculo passar multas sem lei. É completamente estupido chamar a atençao sobre algo que nem esta na lei.
Não há multas sem lei.
Sendo eu a favor do avanço da tecnologia em tudo o que for possível penso que esta função ainda vai levar algum tempo ate poder ser usada normalmente, por exemplo não me imagino no parque do Colombo que o carro saia do estacionamento e va ate mim com o transito que la existe. Ja experimentei um Tesla com Piloto Automático em plena A5 e funcionou sempre bem, mas neste caso tenho as minhas duvidas.
O video em questão é encenado. Vocês cairam numa jogada de marketing de um canal de Youtube.
Há mais que isso neste artigo. Além do vídeo trazer uma temática interessante, da suposta culpa do carro, ainda levanta outras questões. O vídeo é perfeitamente enquadrado com muitos exemplos que estão a ser tidos nos Estados Unidos depois do lançamento da versão 10.
A tecnologia está demasiado verde. Só serve para brincar.
“Funciona para mim, logo claro que funciona para todos em todas as situações”
Secalhar tu é que tens de ter noção mais da realidade…
Assumes que sabes o que eu sei, aliás, assumes demasiadas coisas no teu comentário. E que conclusões tiro sobre ti ? Basta voltar a ler o teu comentário . Confuso ? É expectável…
por acaso nao esta nao. Nao faltam ai carros tipo Tesla e outras marcas que fizeram milhares de kms com o autopiloto ligado
A tecnologia esta mais avançada do que penses..agora so faltam as leis avançarem com o tempo.
Existe aqui algo “mal contado”… parece-me me a mim que o carro não parou ao sinal do policia, até porque este não fez qualquer sinal para além de ter accionado a sirene brevemente. Quem parou o carro foi o tipo que está a fazer o teste… uma pergunta: este carros não tem que fazer a “perpendicular”? Como possuem IA devem ter aprendido com os condutores humanos… e depois para completamente fora de mão para o tipo entrar… lembra os condutores humanos que param de qualquer forma para poderem ir tomar o pequeno-almoço entre outras situações.
Nota-se logo que é tudo feito.
Espera lá que o policia ia se deixar filmar como se nada fosse.
Aparecem assim do nada, eles continuam a filmar e fazem ali um episódio de uma série 😀
Pareceu mesmo ahahah o polícia a ver duas pessoas a grava-lo, não diz nada e nem olha para eles.
Foi encenado, tout simplement…!
+1. Eu se visse dois marmanjos a filmar um carro enquanto o mandava parar não ia fazer as figuras que ele fez.
“Espera lá que o policia ia se deixar filmar como se nada fosse.”
E têm de deixar é a lei, aquilo é nos EUA e não Portugal.
Se os policias nao sabem a quem passar a multa, entao o governo devia fazer testes de QI antes de os admitir. É assim tao difícil saber? Pois se perguntarem a um polícia português sabe de certo dizer muito rápido quem levaria com a “dolorosa”.
É obviamente falso, até se consegue ver o polícia parado na estrada à espera de fazer o papel dele, para além de má representação, também dificilmente mandaria alguém parar por “só ter quase parado” no stop quando nem havia trânsito nenhum, mas a questão que levanto é porque é que o Tesla não obedeceu ao sinal stop.
Cá para mim, o polícia queria é conhecer melhor o Tesla Model 3!!! Ehehehe
Há imensos vídeos da polícia admirada com a tecnologia. Um até queria multar um condutor por levar o portátil aberto num TM3 😀
Investir em infraestrutura ferroviária que é bom, nada.
Lembro-me dessa serie nos anos 80… Knight Rider! Achava piada a versáo em brasileiro….
(ler com sotaque brazuca bem acentuado) “Kitt vem me buscar!”, gritava o David Hasselhoff para um relogio!
era o kitt!
Que enorme treta. Então o Tesla não parava no STOP e parava ao sinal do agente hahahahahahahahahahaha
Não reparaste que foi o dono do carro, que está ao lado, que o parou no momento em que o policia deu sinal? Tens de ver melhor e rir menos 🙂