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Petróleo pode vir a custar mais de 100 dólares por barril, alertam analistas

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    Será que é desta que fica mais barato carregar o carro nos carregadores publicos do que atestar de gasóleo?

    • Mário says:

      Não sei é raro usar carregadores públicos, carrego em casa fica por cerca de +- 1.60€ para 100km.

      • Anung says:

        Nem todas as pessoas conseguem levar a casa ás costas nas viagens.

        • rui says:

          isso é uma não questão, a maioria das pessoas não faz viagens todos os dias, não é por em 1000km em rede publica vs uns 10,000km em casa que vais à falencia…

        • Mário says:

          Essas pessoas não deveriam ter eléctricos, o eléctrico faz sentido para maioria da população que faz 30km por dia, o resto deveriam ter carros a combustão.

          • JL says:

            Quantos mais KMS fizerem mais sentido faz, carros a combustão é para quem faz poucos, já que pode não compensar a diferença para terem eléctrico se fizerem poucos KMS.

          • Andreas Noack says:

            A maioria da população que faz 30 km por dia para ir trabalhar tem uma rede de transportes públicos excelente. Não usa porque é comodista. Qualquer bicicleta elétrica recente tem autonomia superior a esses 30 km diários. Não usam porque são comodistas.
            Quem não mora nas grandes cidades faz muito mais do que os 30 km por dia. Para esses, nem transportes públicos nem bicicleta são alternativa.
            Que venha o barril a 300 euros. Pode ser que abram os olhos.

          • Anung says:

            Carros electricos é para quem faz poucos quilometros e assim só carrega em casa durante a noite.
            Para quem faz muitis passaria a ter de carregar em postos publicis e isso fica mais caro que gasolina.
            Ainda mais paea quem faz quilometros a andar normalmente e não a pisar ovos, pous aí electricos é mesmo para esquecer.

          • JL says:

            Fazer 200 a 400 KMS por dia é pouco ?

  2. Mário says:

    A China e a Índia está se a marimbar para isso compram gás e petróleo ao seu parceiro russo a preços de saldos, os Europeus caíram no golpe da América agora aguentem…

    • daniel says:

      parceiro do irao!

    • daniel says:

      parceiro do irao!

    • AlexS says:

      O Irão vende 90% do Petróleo á China. Se não vender nada fica á fome.
      A guerra ainda não é a sério.
      Israel podia ter destruido o complexo da ilha de Kharg , o porto de Bandar Abas e todas as refinarias do Irão. Até agora só mandou “mensagens” nenhuma destruição significativa.

      O Estreito de Ormuz fechado quer dizer que o Irão não exporta petróleo. O único porto significativo fora do golfo é Bandar Abbas e fica no próprio estreito.

  3. Zé Fonseca A. says:

    para já está a aguentar nos futuros, boa oportunidade para fazer um long

    • Semper Fi says:

      A BTC ia cair pra 5k, a Tesla pra $40 e agora esta. Só pérolas. Percebes tanto disto como eu de lagares de azeite…

      • Zé Fonseca A. says:

        5k? é virtualmente impossível BTC descer abaixo de 15k

        • Semper Fi says:

          Há barbaridades que não se esquecem… neste dia estava nos 16k e uns trocos.

          Zé Fonseca A. 5 de Janeiro de 2023 às 23:38.
          então prepara-te para BTC no range dos 3-7k em menos de 1 ano.

          No final de Janeiro de 2024 “só” estava a ~ 42k…

  4. Sérgio V. says:

    Acima dos 100? Então ele hoje mal passou os 80 que voltou a cair. Como vai chegar aos 100?
    Isto é só notícias para se poder subir os preços em Portugal. Porque ninguém fala que o euro esteve a 1.15 dólares? Também valorizou, mas isso já não interessa.

    • PM says:

      Já esteve em tempos a 140$ e o preço era pouco mais do que está hoje.

    • Zé Fonseca A. says:

      O barril é negociado em dólar, não interessa o valor do dólar.
      Não existem aumentos com base em notícias mas sim em valor de mercado.
      Potencialmente pode chegar a $130 o barril, claro que tudo depende da evolução do conflito

      • Max says:

        Claro que interessa valor do dólar para os preços pagos em Portugal – ou seja, o preço do Brent em euros. Foi por o dólar ter continuado a desvalorizar que não subiram ainda mais esta semana:
        – 11/06/2025 (4ª Fª): 68,93 USD x 0,8758 € = 60,37 €
        – 18/06/2025 (4ª Fª): 76,67 USD x 0,8705 € = 66,74 €,
        P.S. Preço do Brent neste momento: 76,41 USD (hoje já esteve a 79,27 USD)

      • Manuel da Rocha says:

        Se o barril for 150 dólares americanos e o Euro estiver a 1,15, cada barril fica por 130,44 euros.
        Se barril for a 150 dólares e o euro estiver a 1,05, cada barril fica por 142,86.
        Nota a diferença?

        • Zé Fonseca A. says:

          aprende:

          “Crude oil is quoted in U.S. dollars (USD). Countries that import oil pay for it in the greenback. Similarly, those that export the commodity receive payment in USD. This system dates back to the early 1970s after the collapse of the Bretton Woods gold standard. This period saw the rise of the petrodollar system, which promoted the U.S. dollar’s rise as the world’s reserve currency. Oil producers and purchasers use this system to trade in the commodity in U.S. dollars.

          Each uptick and downtick in the dollar or in the price of the commodity generates an immediate realignment between the greenback and numerous forex crosses.

          Crude oil shows a tight correlation with many currency pairs for three reasons. First, the contract is quoted in U.S. dollars so pricing changes have an immediate impact on related crosses. Second, high dependence on crude oil exports levers national economies to uptrends and downtrends in the energy markets. And third, collapsing crude oil prices trigger sympathetic declines in industrial commodities, raising the threat of worldwide deflation, forcing currency pairs to reprice relationships.”

          • Max says:

            A ENSE publicou a fórmula oficial de cálculo de referência dos combustíveis, a que as gasolineiras somam a sua margem para fixar o preço de venda. A fórmula não considera a cotação internacional do crude mas sim a cotação da gasolina e do gasóleo – mas, para o que está em discussão, considera a cotação em euros.
            Art.º 8º:
            Preço da gasolina 95: [Cotação + (Preço do Biocombustível substituto da gasolina- Cotação) x % Incorporação do Biocombustível + Frete + Descarga e armazenagem + Reservas Estratégicas + ISP] x (1 + IVA)
            Em que Cotação (Gasolina IO95): cotação diária de gasolina IO95 considerando o preço CIF NWE em USD/ton, posteriormente convertido para €/L.
            Repetindo só a parte final “considerando o preço em USD/ton convertido para €/L”
            Mas não é mais que evidente? Se se compra pagando em dólares e vende recebendo em euros, tem que se considerar, como está na fórmula, o preço de compra em euros – que é afetado pela cotação do dólar
            https://www.ense-epe.pt/wp-content/uploads/2019/02/2017_5_18__Regulamento_Precos_Referencia_Maio17.pdf

        • JL says:

          Só 150 dólares ? Não enganou a dizer que era 150 milhões por cada barril ?

    • daniel says:

      valorizou ou o dollar caiu?

    • Mário says:

      Tudo vai depender se decidirem bloquear o estreito, para já não existe ordem para bloquear mas deve estar por horas segundo os especialistas.

      • daniel says:

        Mas alguma vez conseguiram bloquear?? ha ok

        • Mário says:

          Sim no passado, não foi um bloqueio total mas atacaram navios e colocaram minas o resultado é que 90% desse tráfego parou porque as empresas dos barcos não arriscam a passar em mar minado.

          Hoje em dia é igual se a informação for dada que o estreito está minado todas as companhias de seguro dos petroleiros se deitam de fora.

          Não interessa se é efectivo interessa é o impacto que tem.

          • Manuel da Rocha says:

            O maior problema é que 99% das exportações, do Irão, também passam por lá. Se o encerram e vão lixando quem passe pelo lado de Omã, também lixam os próprios petroleiros. Sem venderem petróleo, não podem comprar produtos, ao exterior. É que 99,25%, das exportações, do Irão, são feitas por ali. Possuem 2 portos, de águas profundas, a sul de Ormuz, o problema é que ficam a 1200km do campo de petróleo mais próximo. Esse portos são usados pelos transportes de gás natural, que seriam alvo de embargo internacional e proibidos de sair do porto ou circularem, fora de águas internacionais. O Irão não tem 820 petroleiros, registados em empresas, fora do país.

  5. Nuno Palma says:

    Há uns anos os analistas disseram que o petróleo nunca mais ia baixar dos 100 dol. Os mesmos analistas disseram que a euribor e spreads nunca mias iam baixar para os valores de antigamente… A única certeza é que para ser analista, não é preciso acertar muito… é estilo horóscopo

    • Manuel da Rocha says:

      No caso da taxa dos bancos centrais, é 100% certo que não voltam a cometer o erro de descer, abaixo, dos 0,25%. Esse erro custou 723000 milhões de euros, aos bancos centrais europeus e deu 922000 milhões, de lucro, à banca comercial. Ainda hoje, cá em Portugal, os bancos fazem 3000 milhões, por mês, só na diferença entre o que recebem, do Banco de Portugal e o que entregam, pelo mesmo valor, aos clientes com depósitos, PPR e aplicações financeiras de médio-longo prazo. Receberem 2,5% e pagam 0,02%, além do que cobram, em comissões.

  6. KingSOL says:

    Mais uma desculpa para o preço do cabaz aumentar 50%.

  7. PorcoDoPunjab says:

    Os combustíveis em Portugal vão continuar a subir porque num artigo anterior afirma-se que Júpiter não tem uma superfície onde aterrar uma nave.

    Já estão avisados…

  8. RASP says:

    Então e qual é o mal de ficar a mais de 100dol o barril?
    Ele chegou aos 150, e nunca mais baixou para o que estava antes…
    agora não se vai sentir na mesma…
    Pode ser que seja tipo boia presa.
    quando descer já desça na realidade…

  9. AlexS says:

    Mas não estavam contra o CO2 ?

  10. João says:

    Engraçado que quando o barril de petróleo atingiu os 100$ entre 2011 e 2014 o preço da gasolina chegou aos 1,50 € e 1,70 € por litro. O mesmo que custa agora.

    • Max says:

      Em 2011 houve um pico momentâneo em que o crude passou os 100$. Mas em 2022, a seguir à invasão da Ucrânia esteve acima do 100$ durante 6 seis meses, de fevereiro a julho. O preço mais alto da gasolina em Portugal foi em Junho de 2022, tal como o preço mais alto do crude que chegou aos 120$. O preço médio da gasolina simples 95 chegou aos 2,211€ no início desse mês. Isso que dizes não é verdade.

    • Max says:

      Correção – escreveste 2011-2014 e li 2011-2024, que passava pelo período mais alto, em junho de 2022, do preço do crude e dos combustíveis.
      Com os valores dos combustíveis que referes há-de ser preciso levar em conta vários aspetos: os picos do preço do crude, num dia ou dois, não contam; o preço dos combustíveis inclui os impostos (ISP e IVA) que subiram desde essa altura; e outros factores que possam ter sido incluídos na fórmula de cálculo dos combustíveis, como a incorporação dos biocombustíveis. Quanto aos impostos, em 2024, representavam mais de 57% do preço final da gasolina e 52% no gasóleo.

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