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Peões têm mesmo de parar antes de atravessar a passadeira?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. André R. says:

    Agora digam lá isso a todos os peões que se atiram só porque tem prioridade…
    Uma vez uma velhota com o neto “atirou-se” á passadeira… consegui parar a tempo e ainda barafustou comigo. Mostrei o belo exemplo que ela estava a dar ao neto…
    As passadeiras considero como as linhas de comboio: pare, escute e olhe…

    • A pois é says:

      “os peões que se atiram só porque tem prioridade…”

      Segundo o Artigo 101.º os peões não têm prioridade…””os peões NÃO PODEM ATRAVESSAR a faixa de rodagem sem previamente se certificarem…”

      • Max says:

        Obviamente os peões têm prioridade – os carros têm que parar para deixar atravessar os peões nas passadeiras, não é ao contrário.
        Deverem certificar-se que os carros param não quer dizer que os carros só param se quiserem.
        Outra questão é o que devem fazer para atravessar em segurança.

        • A pois é says:

          “os carros têm que parar para deixar atravessar os peões nas passadeiras”

          @Max não conheço nenhuma lei em que diz que sou obrigado (é obrigatório) a imobilizar o meu veículo para o peão passar, como também ainda não vi (conheço) nenhuma lei que expresse que o peão tem prioridade sobre os veículos.

          A única coisa que diz o Artigo 103.º “DEVE deixar passar os peões”. O deve não é sinonimo de ser obrigatório.

          Os condutores e comentadores tem que aprender a diferença entre DEVE e OBRIGATÓRIO.

          O mesmo se aplica quando estamos na presença de automóveis de emergência quando circulam com sinais luminosos e sonoros ligados. Devemos ceder passagem, não somos obrigados a ceder passagem. Podia enumerar varias situações o porquê de não ser obrigatório, mas vou deixar o QI de cada um encontrar as cujas ditas.

          • AdN says:

            Por acaso sabe que a palavra deve vem do verbo dever, o que significa que o condutor tem o dever (deve) de abrandar e se necessário parar…
            A definição do dever está sobre o abrandar ou parar, não está sobre o deixar passar ou não!
            E passando do número 2 do artigo para o número 4, o que este tem? As coimas para quem não cumprir os números anteriores!!!

        • Max says:

          Por acaso está escrito “O condutor deve, se quiser, deixar passar os peões, mas se não quiser não deixa”? É uma regra de trânsito que cada um interpreta como quiser? É claro que o “deve” é “obrigatório”. O que é que é obrigatório?
          1) Abrandar ao aproximar-se de uma passagem de peões (está assinalada por sinalização vertical e horizontal) e 2) Se for necessário, parar para deixar passar os peões que começaram a atravessar. Se já abrandou, parar não é difícil, a questão é que muitos não abrandam.
          A questão aqui é – e o que fazem os peões se os condutores não abrandarem/pararem? Atiram-se para a frente dos carros? Não, não o devem fazer sem olhar e assegurarem-se que os carros vão abrandar ou parar. O que tu encontras escrito, em lado nenhum nega o direito aos peões para atravessar na passadeira e para isso, se necessário, os carros devem abrandar ou parar – o que encontras é a recomendação para não confiarem muito nesse direito.
          Artigo 103º, nº 2 eo Código da Estada:
          “2 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. ” E o mesmo fora da passadeira quando o carro muda de direção (nº 3 do mesmo artigo). Não o fazer é uma contraordenação grave.

          • Sérgio says:

            “o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. ” – QUE JÁ TENHAM INICIADO A TRAVESSIA aka já estão na passadeira…
            … mas nem é isto que importa…
            … o mais ridículo é estares aqui a ladrar e não saberes o significado da palavra “DEVE” – precisas voltar à escolinha para reaprender???
            Haja paciência para os warriors do keyboard…

          • Hugo says:

            Bem, desafio-te a enumerares peões atropelados na faixa de rodagem e que não tenham “iniciado a travessia” LOLOL
            Podem dar as voltas que quiserem ao Português… mas quem vai ao volante, tendo bom senso, deve redobrar a atenção por diversos motivos:
            -Podes apanhar uma criança ou alguém doente cuja capacidade de raciocínio não seja a de um adulto.
            -Deslocas-te num veículo facilmente provoca a morte de um peão.
            -Moves-te a velocidades 10, 20 ou 30 vezes superior à de um peão.
            etc.. etc…

            Podes culpar a pessoa que vai distraída na conversa com outra mas em caso de atropelamento a culpa será, muito provavelmente, tua… por algum motivo.
            Experimenta durante o exame de condução não abrandar numa passadeira com pessoas perto e vais ver o que significa “DEVE”.
            Bom senso mas é…

          • Max says:

            Ó P)O/%R o condutor:
            1) Ao aproximar-se de uma passagem de peões o condutor deve abrandar. Não é abrandar só se já estiver um peão na passadeira .
            2) E, se um peão já estiver na passadeira, se for necessário, deve parar. E quando é que é que não é necessário? Quando já praticamente passou a passadeira e já está do outro lado – e mesmo assim é preciso cuidado porque há sempre distraídos que podem voltar para trás.
            Aqui “dever” é sinónimo de “estar obrigado a” cumprir. Não é um “dever cívico” nem “moral”, que se cumpre voluntariamente, querendo.

      • José says:

        Se os automobilistas não pararem são multados.

    • Ddt says:

      És um ignorante , assim como muitos que aqui comentam , quando um carro se aproxima duma passadeira é obrigado a abrandar mesmo que não vislumbre nenhum peão …essa de conseguires parar a tempo é porque quase ninguém cumpre o código , aliás a maioria nem sabe o código . Sabe-se lá como é que passaram

      • André R. says:

        Ignorante és tu, porque assumiste que eu estava longe da passadeira e que devia prever que uma pessoa, de costas para mim, iria atirar-se á passadeira sem olhar… antes de afirmares esse tipo de comentários, tens de te informar da situação…
        Essa de abrandares em todas as passadeiras, mesmo sem haver peões por perto, é de chorar a rir… deves ter um pára-choques traseiro em aço…

        • Hugo says:

          Se atropelasses essa pessoa de costas serias muito provavelmente culpado pelo que, sim, deves circular com precaução perto de passadeiras independentemente de quem vá a pé esteja ou não menos protegido.
          É uma situação de atenção mútua de ambas as partes.

          • José says:

            É dever de todos nós precaver tudo e ter o máximo de cuidado. No meu c aso tenho imenso receio por causa das crianças quer são pequenas e por vezes saltam repentinamente, mesmo depois de avisadas pelos pais. Tenho sempre imenso cuidados nessas zonas e mesmo noutras onde existem viaturas a tapar a visão completa da estrrada. Além disso, atrás de uma simples bola pode vir uma criança. Há imensos acidentas com crianças por serem pequeninas e os condutors nem sempre conseguem vê-las. Todo o cuidado é pouco.

    • Hugo says:

      Diz-me que não circulas a velocidade de segurança perto de passadeiras sem me dizeres que não circulas a velocidade de segurança perto de passadeiras LOL:

    • anteseraobrigatoriosaber says:

      Sabes André, impec! +1000000
      Eu quando andei na primária tinhamos o guia do peão, um pequeno acessório de introdução ao código da estrada, que faz a tal referência que é exactamente como numa linha de comboio , pare escute e olhe, não é vês o carros corre para a passadeira metes os phones poê-te á conversa com X e para tirar uma selfie para o vlog de pseudo-influencer, atravessando o mais devagar possivel.
      A polícia não está para chatear-se mas também existe uma coima associada para a manifesta má conduta mas pronto… Portugal…

      • José says:

        Fiz a primária ainda no antigo regime e já nessa altura eramos formados no sentido de termos esses cuidados. Até na forma de como circular em zonas sem passeio e sobre qualo melhor sitiuos para andar junto à estrada por forma a ter a precepção de toidos os veículos na estrada. Mais até informavam, nas escolas em África que as pessoas de cor deveriam ter mais atenção e usar roupas claras à noite oi mais reflectivas para evitar serem atropeladas. Nunca mais ouvi falar disso.

    • Grunho says:

      Se o peão é atropelado na passadeira não precisa de provar nada para o condutor ir para a prisa. É o automobilista que tem de provar o descuido do peão para se safar. E é raro conseguir.

  2. PTO says:

    Obviamente que têm de parar, nem que fosse por básico bom senso.
    Há pessoal que come toda a palha que lhe metem à frente nas redes sociais. 🙁

    • Ricardo says:

      Como o básico bom senso que dita que se deve parar, olhar e, só quando em segurança, atravessar. Não vá a penalização ser um conjunto de ossos partidos no corpo. É que levar com um carro de uma tonelada em cima doi – mesmo que tenhamos “prioridade legal” sobre o mesmo.

      Como diz – BOM SENSO precisa-se como de água para viver.

  3. Mapril says:

    Nesse aspecto, passamos do 8 ao 80 em poucas décadas. Nos anos 1980 os automobilistas não concediam qualquer direito ao peão, o automóvel tinha direito absoluto de passagem. Passados 20 anos, a maioria dos automobilistas passou a dar prioridade absoluta ao peão – se o automobilista vê o peão a 5 metros da passadeira e lhe palpita que o peão irá atravessar a passadeira, pára imediatamente. Isto acontece-me todos os dias enquanto peão. É irritante, porque isso me obriga a acelerar o passo desnecessariamente (eu sou daqueles peões que não gosta de empatar o trânsito). E muitas vezes eu nem queria atravessar (acontece-me muito quando passeio o cão), o que me obriga a fazer sinal ao automobilista para avançar. Por isso, quando sou eu o automobilista tento ser razoável: se eu vejo que tenho tempo de passar em segurança sem provocar qualquer contingência, eu avanço.

  4. nameblomcc says:

    Muitos peões vão a olhar para o smartphone e nem olham para a estrada…

  5. Max says:

    Tem que se ter cuidado com o pessoal distraído, que se “atira” para a passadeira sem olhar. A todos já aconteceu ir a pensar noutra coisa e poder fazer o mesmo, não é preciso ficar indignado. Tem que se estar atento e prever que isso pode acontecer.
    O que eu levo pouco à paciência é a quem fica parado à beira da passadeira. Por princípio paro, mas depois descobrir que não tinha intenção de passar tem pouca graça.

  6. Fernando says:

    Todos os condutores devem dar prioridade aos peões, mas nenhum peão deve entrar na passadeira sem primeiro se certeficar se o condutor já se apercebeu da sua intenção de atravessana passadeira a respectiva faixa de rodagem.tendo sempre a atenção aos condutores da segunda faixa que é ainda de mais atenção. A Isso chamasse, atenção olhando pela sua vida e pela do condutor.
    Quase todos nós somos peões e condutores por isso temos o dever de pensar nas duas posições. Todos nós já passámos por experiências desse género.

    • Max says:

      Ainda ontem um meu conhecido me contou o que também pode acontecer – o peão já tinha passado mais de metade da passadeira e aproveitou para avançar o carro por trás dele … que inesperadamente se vira e anda para trás. Também acontece, o peão não se tinha apercebido do carro, não se pode facilitar, só um está protegido por chapa.

    • Ricardo says:

      Isto sem tirar nem pôr.

      BOM SENSO

  7. Raven says:

    Pergunta fácil: o que parará mais fácil e rapidamente? Um carro, mota ou autocarro ou um peão? Juízo é necessário!

  8. Rui l says:

    A passadeira não é nenhum local de prioridade. A passadeira é o local no qual os peões podem atravessar. No local, param escutam e olham. Os peões devem ver se têm condições de segurança articulados com os condutores que têm de os ver. É cada comentário parvo de gente sem noção. Deveríamos voltar às campanhas do antigamente do “Pare escute e olhe”. Existem cromos que acham que o local destinado a atravessar a faixa, tem um bacalhau ou sinal stop. É mais um problema de falta de educação e dificuldade de raciocínio do que civismo e bom senso.

    • Hugo says:

      Obviamente que em de haver bom senso de ambas as partes, no entanto a grande maioria dos atropelamentos ocorre por excesso de velocidade em zonas de passadeiras sinalizadas, portanto falta-nos educação, sim, mas ao volante não é exceção.

  9. SETIRB says:

    Os peoes NAO têm prioridade nas passadeiras! Os condutores é que têm de dar prioridade. Existe uma diferença. Infelizmente, começaram a dizer que o peões tinham prioridade e isso nao é verdade.
    A mesma coisa se passa com a lei do ruido,quando dizem que podem fazer ruido ate as 22h. Tambem não é verdade. As pessoas interpretam mal as leis e dizem a sua versão, depois tantas vezes se diz e se ouve a mesma coisa, que todos pensam que é verdade.

  10. Mike says:

    O costume!
    98% falta de civismo 1% conhecimento reduzido e 1% falta total de conhecimento

    Meus Cumprimentos
    Mike
    Melhor condutor do mundo e peão exemplar

  11. José Silva says:

    Além de terem que atravessar o mais rápido possível, devem fazê-lo na perpendicular.
    Uma coisa que me irrita são os peões que chegam a meio da passadeira e mudam de direção.

  12. outro_chegano says:

    ainda antes de olharem para atravessarem, a maioria do peões (sobretudo os adolescentes e os jovens adultos) deveriam deixar de olhar para o telemóvel enquanto caminham … fica a sugestão de quem, faz hoje dois meses, atropelou um desses transeuntes apaixonados pelo telemóvel mas desrespeitoso das regras do trânsito (ou seja, do semáforo vermelho para os peões) 😉

  13. PoPeY says:

    Muito resumidamente. Eu paro sempre antes da passadeira, espero que os carros parem (por vezes passam 2 ou 3 sem parar) e depois eu passo. Ate costumo agradecer quando param, não é que o tenha que o fazer, porem foi um habito que criei.

    Sobre os iluminados que se atiram para a passadeira porque os carros têm que parar. É melhor fazer cuidado com essa ideia. porque em caso de atropelamento, nós peoes somos o “Elo” mais fraco. Para o automobilista é um embate apenas chato.

    • A pois é says:

      “Eu paro sempre antes da passadeira….”

      Eu também, o vídeo expressa o meu comportamento e assim devia ser em todo o Mundo.
      https://youtu.be/O3sWk0bBtW0

      Aqueles que não compreendem este comportamento deviam pensar na seguinte situação:

      O ladrão vai a fugir da polícia no seu carro, acham que o ladrão vai parar o carro na passadeira para o peão passar???

      • Hugo says:

        Então e se o ladrão vai a fugir da polícia e estiver um carro parar para atravessares não podes ser atropelado na mesma?
        É cada teoria LOLOL. Basta cumprirem as regras e conduta de bom senso.
        Amanhã vou sair de faca em punho, não vá estar um ladrão acampado atrás do meu carro.

  14. Joao M. says:

    Uma coisa aprendi desde que tirei a carta – No que toca a peões, se um carro bater a “culpa” será sempre do condutor – nem que seja a culpa emocional. Por causa disso prefiro abrandar quando vejo malta junto a uma passadeira.

    Dito isto, o que não faltam são maus peões.
    – pessoas que se atiram para a passadeira sem sequer olhar (principalmente os que estão de costas e viram para a passadeira)
    – pessoas que atravessam a passadeira a olhar para o telemovel.
    – pessoas que se colocam mesmo junto à berma da estrada enquanto esperam pelo sinal verde para atravessar a estrada – depois queixam-se que quase levam com um carro (acontece muito em passadeiras colocadas a seguir a curvas – como saidas de rotundas por exemplo — também não sei quem inventou passadeiras logo a seguir a uma curva/saida)

    Onde já vi muitos “quase” atropelamentos é quando um veiculo alto está parado junto a uma passadeira e um carro a circular não vê um peão a atravessar. Isto também acontece quando um carro alto para na passadeira um outro na via ao lado não “apanha a dica” e não pára – se o carro parou é por alguma razão ^^.

    No fundo, é preciso civismo dos dois lados:
    – atenção por parte de s condutores, dado que estão sentados confortávelmente dentro de uma máquina de matar de 1.5Toneladas.
    – atenção por parte dos peões que estão a tentar medir forças com máquinas com 10-20x mais o seu peso.
    Principalmente aqueles pais que se atiram para a passadeira mas, claro, por questões de segurança entram primeiro com o carrinho de bébe – porque se algo voar é o carrinho de bébe e os progenitores estão em segurança. Mesmo quando vejo crianças a andar do lado da berma em vez de andar no lado de “dentro” dos passeios.

    Mas vá, é preciso um artigo sobre a praga dos ciclistas e das trotinétes 😀 – que são veiculos ou peões dependendo da conveniência.

  15. contraditorio says:

    Tudo muito bonito e legal 🙂 A questão é que nem parado e aos saltos os apressados automibilistas conseguem ver o peão na passadeira…e então…para a maioria das senhoras as passadeiras são meras obras de arte 🙂 🙂 🙂 E depois….sejam peões ou ciclistas são tudo seres com algum tipo de invisibilidade num “país” onde as maiorias das cartas de condução saem na farinha amparo !!

  16. Fusao (Grunho + X) says:

    A necessidade de parar antes de atravessar nas passadeiras é uma necessidade nascida do capitalismo fachista que alimenta a classe assalariada com uma imensidão de veículos automóveis com a único objectivo de encher os bolsos.
    A solução é fazer com que proletariado volte a andar a pé com solas de borracha duráveis e assim incentivar a boa forma física enquanto a oligarquia capitalista definha por não ser capaz de fazer fortunas á custa da mobilidade da classe trabalhadora.

  17. Infinity says:

    devem para e olhar antes de atravessar, mas o maior problema é que os ciclistas e os artistas das trotinetes tambem pensam que são peões

  18. I'm says:

    Uma vez uma “senhora” estava com tal ansia que atirou o carrinho de bébé que empurrava para cima da passadeira. Não precisava fazê-lo bastava parar no inicio da passadeira para os carros pararem. Há gente completamente passada.

    • José says:

      Nesse caso, é doida e irresponsável, que pode inclusive ser penalizada gravemente nos seus direitosa de parentalidade. Pessoas idosas e/ou com carrinhos de bebé é preciso ter cuidado e paciência.

  19. joaquim says:

    O certo é que se o condutor atropelar um peão na passadeira tem de imediato um processo crime no mínimo por negligência.Atencão redobrada até para aqueles que pretendem obter uma choruda indemnização e se atiram para serem atropelados. Condutores não são os mais protegidos pela lei .

  20. AdN says:

    Acho curioso o artigo ter bem plasmado “Sim, devem parar antes de passar a passadeira” e depois citar todos os artigos e pareceres a dizer apenas que não devem atravessar “sem previamente se certificarem de que,(…) o podem fazer sem perigo de acidente.”
    O que é claro para qualquer bom entendedor de Português, que nada diz que deve parar, apenas diz que deve ter cuidados! E o parecer da ASNR diz exatamente o mesmo que a lei e não essa frase que alguém aqui tirou da cartola! Corrijam o vosso português, SFF!!!

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