Peões têm mesmo de parar antes de atravessar a passadeira?
Na internet, mais concretamente nas redes sociais, certas publicações tornam-se virais. Será que os peões têm mesmo de parar antes de atravessar a passadeira? O que diz o Código da Estrada?
Sim, devem parar antes de passar a passadeira
Segundo o Artigo 101.º (Atravessamento da faixa de rodagem) do Código da Estrada determina-se que "os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente".
Além disso, "o atravessamento da faixa de rodagem deve fazer-se o mais rapidamente possível", refere o artigo.
De acordo com a informação do "Guia do Peão" da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), quando existe uma passadeira, "para atravessar com segurança é necessário, mesmo nesta situação, estar atento e só iniciar a travessia quando se observar que os veículos pararam ou que os condutores manifestaram a intenção de o fazer".
Face à informação, confirma-se que os peões não podem (ou não devem) "atravessar na passadeira sem parar antes".
Desde a sua estreia, em 1901, que o Código da Estrada é o documento que regula o trânsito de pessoas e veículos. O Código da Estrada tem acompanhado as mudanças, estando atualmente na sua 23ª versão. Hoje, este documento reflete os novos conceitos, usos e tecnologias, com um objetivo em vista: a segurança rodoviária dos utentes da via pública.
Agora digam lá isso a todos os peões que se atiram só porque tem prioridade…
Uma vez uma velhota com o neto “atirou-se” á passadeira… consegui parar a tempo e ainda barafustou comigo. Mostrei o belo exemplo que ela estava a dar ao neto…
As passadeiras considero como as linhas de comboio: pare, escute e olhe…
“os peões que se atiram só porque tem prioridade…”
Segundo o Artigo 101.º os peões não têm prioridade…””os peões NÃO PODEM ATRAVESSAR a faixa de rodagem sem previamente se certificarem…”
Obviamente os peões têm prioridade – os carros têm que parar para deixar atravessar os peões nas passadeiras, não é ao contrário.
Deverem certificar-se que os carros param não quer dizer que os carros só param se quiserem.
Outra questão é o que devem fazer para atravessar em segurança.
“os carros têm que parar para deixar atravessar os peões nas passadeiras”
@Max não conheço nenhuma lei em que diz que sou obrigado (é obrigatório) a imobilizar o meu veículo para o peão passar, como também ainda não vi (conheço) nenhuma lei que expresse que o peão tem prioridade sobre os veículos.
A única coisa que diz o Artigo 103.º “DEVE deixar passar os peões”. O deve não é sinonimo de ser obrigatório.
Os condutores e comentadores tem que aprender a diferença entre DEVE e OBRIGATÓRIO.
O mesmo se aplica quando estamos na presença de automóveis de emergência quando circulam com sinais luminosos e sonoros ligados. Devemos ceder passagem, não somos obrigados a ceder passagem. Podia enumerar varias situações o porquê de não ser obrigatório, mas vou deixar o QI de cada um encontrar as cujas ditas.
Por acaso sabe que a palavra deve vem do verbo dever, o que significa que o condutor tem o dever (deve) de abrandar e se necessário parar…
A definição do dever está sobre o abrandar ou parar, não está sobre o deixar passar ou não!
E passando do número 2 do artigo para o número 4, o que este tem? As coimas para quem não cumprir os números anteriores!!!
Por acaso está escrito “O condutor deve, se quiser, deixar passar os peões, mas se não quiser não deixa”? É uma regra de trânsito que cada um interpreta como quiser? É claro que o “deve” é “obrigatório”. O que é que é obrigatório?
1) Abrandar ao aproximar-se de uma passagem de peões (está assinalada por sinalização vertical e horizontal) e 2) Se for necessário, parar para deixar passar os peões que começaram a atravessar. Se já abrandou, parar não é difícil, a questão é que muitos não abrandam.
A questão aqui é – e o que fazem os peões se os condutores não abrandarem/pararem? Atiram-se para a frente dos carros? Não, não o devem fazer sem olhar e assegurarem-se que os carros vão abrandar ou parar. O que tu encontras escrito, em lado nenhum nega o direito aos peões para atravessar na passadeira e para isso, se necessário, os carros devem abrandar ou parar – o que encontras é a recomendação para não confiarem muito nesse direito.
Artigo 103º, nº 2 eo Código da Estada:
“2 – Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. ” E o mesmo fora da passadeira quando o carro muda de direção (nº 3 do mesmo artigo). Não o fazer é uma contraordenação grave.
“o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem. ” – QUE JÁ TENHAM INICIADO A TRAVESSIA aka já estão na passadeira…
… mas nem é isto que importa…
… o mais ridículo é estares aqui a ladrar e não saberes o significado da palavra “DEVE” – precisas voltar à escolinha para reaprender???
Haja paciência para os warriors do keyboard…
Bem, desafio-te a enumerares peões atropelados na faixa de rodagem e que não tenham “iniciado a travessia” LOLOL
Podem dar as voltas que quiserem ao Português… mas quem vai ao volante, tendo bom senso, deve redobrar a atenção por diversos motivos:
-Podes apanhar uma criança ou alguém doente cuja capacidade de raciocínio não seja a de um adulto.
-Deslocas-te num veículo facilmente provoca a morte de um peão.
-Moves-te a velocidades 10, 20 ou 30 vezes superior à de um peão.
etc.. etc…
Podes culpar a pessoa que vai distraída na conversa com outra mas em caso de atropelamento a culpa será, muito provavelmente, tua… por algum motivo.
Experimenta durante o exame de condução não abrandar numa passadeira com pessoas perto e vais ver o que significa “DEVE”.
Bom senso mas é…
Ó P)O/%R o condutor:
1) Ao aproximar-se de uma passagem de peões o condutor deve abrandar. Não é abrandar só se já estiver um peão na passadeira .
2) E, se um peão já estiver na passadeira, se for necessário, deve parar. E quando é que é que não é necessário? Quando já praticamente passou a passadeira e já está do outro lado – e mesmo assim é preciso cuidado porque há sempre distraídos que podem voltar para trás.
Aqui “dever” é sinónimo de “estar obrigado a” cumprir. Não é um “dever cívico” nem “moral”, que se cumpre voluntariamente, querendo.
Se os automobilistas não pararem são multados.
se o peão se ‘atirar’ para a passadeira também.
https://www.jn.pt/arquivo/2007/peoes-multados-nas-passadeiras-675829.html/
Para além de que no caso do carro sobra a chapa amolgada. No caso da pessoa que se “atirou” – ossos partidos.
BOM SENSO. Tudo se resume a isto..Neste caso como em milhentos outros nas estradas e na Vida. E tanto precisamos de bom senso nos dias que correm…
Em muitos destes casos parece que a pessoas procuram nestes momentos a intenção de extravasar as suas frustrações, uma certa educação falhada ou ainda uma personalidade quebrada… Uma espécie de “eu tenho razão ainda que isso me custe a vida.”
Sim, é verdade. Há regras para ambos casos.
https://www.jn.pt/arquivo/2007/peoes-multados-nas-passadeiras-675829.html/
Acontece pouco mas acontece.
Há sobretudo multados fora delas.
És um ignorante , assim como muitos que aqui comentam , quando um carro se aproxima duma passadeira é obrigado a abrandar mesmo que não vislumbre nenhum peão …essa de conseguires parar a tempo é porque quase ninguém cumpre o código , aliás a maioria nem sabe o código . Sabe-se lá como é que passaram
Ignorante és tu, porque assumiste que eu estava longe da passadeira e que devia prever que uma pessoa, de costas para mim, iria atirar-se á passadeira sem olhar… antes de afirmares esse tipo de comentários, tens de te informar da situação…
Essa de abrandares em todas as passadeiras, mesmo sem haver peões por perto, é de chorar a rir… deves ter um pára-choques traseiro em aço…
Se atropelasses essa pessoa de costas serias muito provavelmente culpado pelo que, sim, deves circular com precaução perto de passadeiras independentemente de quem vá a pé esteja ou não menos protegido.
É uma situação de atenção mútua de ambas as partes.
É dever de todos nós precaver tudo e ter o máximo de cuidado. No meu c aso tenho imenso receio por causa das crianças quer são pequenas e por vezes saltam repentinamente, mesmo depois de avisadas pelos pais. Tenho sempre imenso cuidados nessas zonas e mesmo noutras onde existem viaturas a tapar a visão completa da estrrada. Além disso, atrás de uma simples bola pode vir uma criança. Há imensos acidentas com crianças por serem pequeninas e os condutors nem sempre conseguem vê-las. Todo o cuidado é pouco.
Diz-me que não circulas a velocidade de segurança perto de passadeiras sem me dizeres que não circulas a velocidade de segurança perto de passadeiras LOL:
Sabes André, impec! +1000000
Eu quando andei na primária tinhamos o guia do peão, um pequeno acessório de introdução ao código da estrada, que faz a tal referência que é exactamente como numa linha de comboio , pare escute e olhe, não é vês o carros corre para a passadeira metes os phones poê-te á conversa com X e para tirar uma selfie para o vlog de pseudo-influencer, atravessando o mais devagar possivel.
A polícia não está para chatear-se mas também existe uma coima associada para a manifesta má conduta mas pronto… Portugal…
Fiz a primária ainda no antigo regime e já nessa altura eramos formados no sentido de termos esses cuidados. Até na forma de como circular em zonas sem passeio e sobre qualo melhor sitiuos para andar junto à estrada por forma a ter a precepção de toidos os veículos na estrada. Mais até informavam, nas escolas em África que as pessoas de cor deveriam ter mais atenção e usar roupas claras à noite oi mais reflectivas para evitar serem atropeladas. Nunca mais ouvi falar disso.
Se o peão é atropelado na passadeira não precisa de provar nada para o condutor ir para a prisa. É o automobilista que tem de provar o descuido do peão para se safar. E é raro conseguir.
Entre a “prisa” e a “cova” venha o diabo e escolha.
BOM SENSO precisa-se – de ambas as partes.
Obviamente que têm de parar, nem que fosse por básico bom senso.
Há pessoal que come toda a palha que lhe metem à frente nas redes sociais. 🙁
Como o básico bom senso que dita que se deve parar, olhar e, só quando em segurança, atravessar. Não vá a penalização ser um conjunto de ossos partidos no corpo. É que levar com um carro de uma tonelada em cima doi – mesmo que tenhamos “prioridade legal” sobre o mesmo.
Como diz – BOM SENSO precisa-se como de água para viver.
Nesse aspecto, passamos do 8 ao 80 em poucas décadas. Nos anos 1980 os automobilistas não concediam qualquer direito ao peão, o automóvel tinha direito absoluto de passagem. Passados 20 anos, a maioria dos automobilistas passou a dar prioridade absoluta ao peão – se o automobilista vê o peão a 5 metros da passadeira e lhe palpita que o peão irá atravessar a passadeira, pára imediatamente. Isto acontece-me todos os dias enquanto peão. É irritante, porque isso me obriga a acelerar o passo desnecessariamente (eu sou daqueles peões que não gosta de empatar o trânsito). E muitas vezes eu nem queria atravessar (acontece-me muito quando passeio o cão), o que me obriga a fazer sinal ao automobilista para avançar. Por isso, quando sou eu o automobilista tento ser razoável: se eu vejo que tenho tempo de passar em segurança sem provocar qualquer contingência, eu avanço.
Muitos peões vão a olhar para o smartphone e nem olham para a estrada…
Tem que se ter cuidado com o pessoal distraído, que se “atira” para a passadeira sem olhar. A todos já aconteceu ir a pensar noutra coisa e poder fazer o mesmo, não é preciso ficar indignado. Tem que se estar atento e prever que isso pode acontecer.
O que eu levo pouco à paciência é a quem fica parado à beira da passadeira. Por princípio paro, mas depois descobrir que não tinha intenção de passar tem pouca graça.
Esses últimos são irritantes, muitos até ficam ofendidos por se parar!
Gosto daqueles que até querem passar mas fazem sinal para avançar para serem simpaticos 😀
Todos os condutores devem dar prioridade aos peões, mas nenhum peão deve entrar na passadeira sem primeiro se certeficar se o condutor já se apercebeu da sua intenção de atravessana passadeira a respectiva faixa de rodagem.tendo sempre a atenção aos condutores da segunda faixa que é ainda de mais atenção. A Isso chamasse, atenção olhando pela sua vida e pela do condutor.
Quase todos nós somos peões e condutores por isso temos o dever de pensar nas duas posições. Todos nós já passámos por experiências desse género.
Ainda ontem um meu conhecido me contou o que também pode acontecer – o peão já tinha passado mais de metade da passadeira e aproveitou para avançar o carro por trás dele … que inesperadamente se vira e anda para trás. Também acontece, o peão não se tinha apercebido do carro, não se pode facilitar, só um está protegido por chapa.
Isto sem tirar nem pôr.
BOM SENSO
Pergunta fácil: o que parará mais fácil e rapidamente? Um carro, mota ou autocarro ou um peão? Juízo é necessário!
A passadeira não é nenhum local de prioridade. A passadeira é o local no qual os peões podem atravessar. No local, param escutam e olham. Os peões devem ver se têm condições de segurança articulados com os condutores que têm de os ver. É cada comentário parvo de gente sem noção. Deveríamos voltar às campanhas do antigamente do “Pare escute e olhe”. Existem cromos que acham que o local destinado a atravessar a faixa, tem um bacalhau ou sinal stop. É mais um problema de falta de educação e dificuldade de raciocínio do que civismo e bom senso.
Obviamente que em de haver bom senso de ambas as partes, no entanto a grande maioria dos atropelamentos ocorre por excesso de velocidade em zonas de passadeiras sinalizadas, portanto falta-nos educação, sim, mas ao volante não é exceção.
Os peoes NAO têm prioridade nas passadeiras! Os condutores é que têm de dar prioridade. Existe uma diferença. Infelizmente, começaram a dizer que o peões tinham prioridade e isso nao é verdade.
A mesma coisa se passa com a lei do ruido,quando dizem que podem fazer ruido ate as 22h. Tambem não é verdade. As pessoas interpretam mal as leis e dizem a sua versão, depois tantas vezes se diz e se ouve a mesma coisa, que todos pensam que é verdade.
O costume!
98% falta de civismo 1% conhecimento reduzido e 1% falta total de conhecimento
Meus Cumprimentos
Mike
Melhor condutor do mundo e peão exemplar
Além de terem que atravessar o mais rápido possível, devem fazê-lo na perpendicular.
Uma coisa que me irrita são os peões que chegam a meio da passadeira e mudam de direção.
ainda antes de olharem para atravessarem, a maioria do peões (sobretudo os adolescentes e os jovens adultos) deveriam deixar de olhar para o telemóvel enquanto caminham … fica a sugestão de quem, faz hoje dois meses, atropelou um desses transeuntes apaixonados pelo telemóvel mas desrespeitoso das regras do trânsito (ou seja, do semáforo vermelho para os peões) 😉
Muito resumidamente. Eu paro sempre antes da passadeira, espero que os carros parem (por vezes passam 2 ou 3 sem parar) e depois eu passo. Ate costumo agradecer quando param, não é que o tenha que o fazer, porem foi um habito que criei.
Sobre os iluminados que se atiram para a passadeira porque os carros têm que parar. É melhor fazer cuidado com essa ideia. porque em caso de atropelamento, nós peoes somos o “Elo” mais fraco. Para o automobilista é um embate apenas chato.
“Eu paro sempre antes da passadeira….”
Eu também, o vídeo expressa o meu comportamento e assim devia ser em todo o Mundo.
https://youtu.be/O3sWk0bBtW0
Aqueles que não compreendem este comportamento deviam pensar na seguinte situação:
O ladrão vai a fugir da polícia no seu carro, acham que o ladrão vai parar o carro na passadeira para o peão passar???
Então e se o ladrão vai a fugir da polícia e estiver um carro parar para atravessares não podes ser atropelado na mesma?
É cada teoria LOLOL. Basta cumprirem as regras e conduta de bom senso.
Amanhã vou sair de faca em punho, não vá estar um ladrão acampado atrás do meu carro.
Uma coisa aprendi desde que tirei a carta – No que toca a peões, se um carro bater a “culpa” será sempre do condutor – nem que seja a culpa emocional. Por causa disso prefiro abrandar quando vejo malta junto a uma passadeira.
Dito isto, o que não faltam são maus peões.
– pessoas que se atiram para a passadeira sem sequer olhar (principalmente os que estão de costas e viram para a passadeira)
– pessoas que atravessam a passadeira a olhar para o telemovel.
– pessoas que se colocam mesmo junto à berma da estrada enquanto esperam pelo sinal verde para atravessar a estrada – depois queixam-se que quase levam com um carro (acontece muito em passadeiras colocadas a seguir a curvas – como saidas de rotundas por exemplo — também não sei quem inventou passadeiras logo a seguir a uma curva/saida)
Onde já vi muitos “quase” atropelamentos é quando um veiculo alto está parado junto a uma passadeira e um carro a circular não vê um peão a atravessar. Isto também acontece quando um carro alto para na passadeira um outro na via ao lado não “apanha a dica” e não pára – se o carro parou é por alguma razão ^^.
No fundo, é preciso civismo dos dois lados:
– atenção por parte de s condutores, dado que estão sentados confortávelmente dentro de uma máquina de matar de 1.5Toneladas.
– atenção por parte dos peões que estão a tentar medir forças com máquinas com 10-20x mais o seu peso.
Principalmente aqueles pais que se atiram para a passadeira mas, claro, por questões de segurança entram primeiro com o carrinho de bébe – porque se algo voar é o carrinho de bébe e os progenitores estão em segurança. Mesmo quando vejo crianças a andar do lado da berma em vez de andar no lado de “dentro” dos passeios.
Mas vá, é preciso um artigo sobre a praga dos ciclistas e das trotinétes 😀 – que são veiculos ou peões dependendo da conveniência.
Tudo muito bonito e legal 🙂 A questão é que nem parado e aos saltos os apressados automibilistas conseguem ver o peão na passadeira…e então…para a maioria das senhoras as passadeiras são meras obras de arte 🙂 🙂 🙂 E depois….sejam peões ou ciclistas são tudo seres com algum tipo de invisibilidade num “país” onde as maiorias das cartas de condução saem na farinha amparo !!
A necessidade de parar antes de atravessar nas passadeiras é uma necessidade nascida do capitalismo fachista que alimenta a classe assalariada com uma imensidão de veículos automóveis com a único objectivo de encher os bolsos.
A solução é fazer com que proletariado volte a andar a pé com solas de borracha duráveis e assim incentivar a boa forma física enquanto a oligarquia capitalista definha por não ser capaz de fazer fortunas á custa da mobilidade da classe trabalhadora.
Farteio-me de rir com essa. Muito criativa. É preciso andar na “Luta”!
devem para e olhar antes de atravessar, mas o maior problema é que os ciclistas e os artistas das trotinetes tambem pensam que são peões
Uma vez uma “senhora” estava com tal ansia que atirou o carrinho de bébé que empurrava para cima da passadeira. Não precisava fazê-lo bastava parar no inicio da passadeira para os carros pararem. Há gente completamente passada.
Nesse caso, é doida e irresponsável, que pode inclusive ser penalizada gravemente nos seus direitosa de parentalidade. Pessoas idosas e/ou com carrinhos de bebé é preciso ter cuidado e paciência.
O certo é que se o condutor atropelar um peão na passadeira tem de imediato um processo crime no mínimo por negligência.Atencão redobrada até para aqueles que pretendem obter uma choruda indemnização e se atiram para serem atropelados. Condutores não são os mais protegidos pela lei .
Acho curioso o artigo ter bem plasmado “Sim, devem parar antes de passar a passadeira” e depois citar todos os artigos e pareceres a dizer apenas que não devem atravessar “sem previamente se certificarem de que,(…) o podem fazer sem perigo de acidente.”
O que é claro para qualquer bom entendedor de Português, que nada diz que deve parar, apenas diz que deve ter cuidados! E o parecer da ASNR diz exatamente o mesmo que a lei e não essa frase que alguém aqui tirou da cartola! Corrijam o vosso português, SFF!!!
😀 para bom entendedor, parar antes de travessar basta! 😉