Patente desvenda que a BMW está a trabalhar em mota elétrica com conceito radical
O investimento da BMW na eletrificação é óbvio e cada vez maior. O mais recente passo nesse sentido pode acontecer na sua divisão Motorrad, estando a desenvolver uma mota elétrica com um conceito radical.
É esperado que esta mota, com um propósito nitidamente desportivo, consiga fazer frente à Zero SR/F ou à Energica Ego.
O mundo das motas elétricas não é propriamente desconhecido para a BMW... Nem o das motos de performance! Atualmente a fabricante germânica tem a C evolution, com preços a partir de 14.580,00€.
Apesar de estar longe de ser uma mota desportiva, esta scooter elétrica está a ser importante para o desenvolvimento da tecnologia de mobilidade elétrica da BMW.
Assim sendo, a empresa da Baviera está a preparar um novo modelo, mas com um propósito totalmente diferente! Uma patente da fabricante, agora descoberta, mostra os seus planos... E o conceito radical que quer implementar!
Ao passo que, regra geral, as motas têm um quadro/chassis que é elementar em toda a estrutura, a fabricante alemã planeia fazer algo diferente neste novo modelo. Ao invés de recorrer a um quadro convencional, a BMW vai usar o módulo das baterias para suportar esta tarefa.
Ao analisar a ilustração que consta na patente, podemos ver que a caixa metálica onde são armazenadas as baterias está num enquadramento diferente. Tal deve-se sobretudo ao seu papel na dinâmica e estrutura do veículo.
De forma engenhosa, a BMW conseguiu colocar este componente a ter dois efeitos cruciais na mota. Podemos ver que está ligada à direção e suspensão dianteira, para além da suspensão traseira e, naturalmente, ao eixo traseiro que coloca a potência no chão.
Esta solução da fabricante alemã deverá colocá-la como uma das grandes referências neste segmento de motas desportivas elétricas. De momento não se sabe muito sobre o desenvolvimento desta mota, para além das semelhanças com a BMW Vision DC Roadster.
Para além da mota elétrica, a BMW está a investir no segmento dos automóveis...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bennetts
Neste artigo: BMW, mobilidade elétrica, mota, mota elétrica, Motas, motores, patente
Só falta a mota autónoma. E aí, deixo de circular na estrada, mesmo que seja a pé!!!