Paris vai ter limite de velocidade de 30km/h na maioria das ruas
É já a partir desta segunda-feira que a maioria das ruas de Paris terá um limite de velocidade de apenas 30km/hora. O objetivo passa por melhorar a qualidade da cidade e também a segurança de quem circula.
A redução da velocidade tem recebido críticas das associações de motoristas.
Ruas principais com limite de velocidade 50 km/h e periferia 70 km/h
A notícia foi avançada hoje pela agência de notícias espanhola Efe que refere que Paris aplicará a partir de amanhã, segunda-feira, um limite de velocidade de 30 quilómetros por hora ao tráfego rodoviário em praticamente todas as suas vias, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida na capital.
Apenas algumas ruas principais terão um limite máximo de velocidade de 50 km/h, enquanto na faixa periférica o limite permanecerá nos 70 km/h.
O jornal francês "Le Parisien" divulga este domingo o resultado de uma sondagem realizada este mês. De acordo com o que foi revelado, 61% dos parisienses estão a favor da limitação de 30 km/h e 71% dos inquiridos acreditam que a medida aumentará a segurança, principalmente dos "mais vulneráveis, como as crianças, seniores e ciclistas". A maioria também acredita que a medida pode ajudar a combater as alterações climáticas e a diminuir a poluição sonora.
Apenas 34% dos habitantes da capital francesa possuem carro, portanto grande parte dos carros que circulam nas ruas são de moradores da periferia que vão trabalhar ou para se deslocar a zonas de lazer e serviços.
Esta medida não é novidade nas cidades europeias. Nos últimos anos muitas cidades têm limitado a velocidade de circulação dos veículos e em alguns casos deixou de ser possível a circulação.
Este artigo tem mais de um ano
Boa medida. Não faz sentido nenhum 50km/h tanto em estradas com 2 ou 3 vias, como a circunvalação, como em ruas residenciais.
Eu sou a favor da redução de velocidade em ruas estreitas, imediações de jardins, zonas residenciais e comerciais e em todas aquelas em que pelas suas características seja necessário aumentar fortemente o grau de protecção de peões – que somos nós todos, ao fim e ao cabo. Mas, perante esta notícia, penso que o que a cidade de Paris pretende é desincentivar fortemente a utilização do carro próprio, e esta é mais uma medida nesse sentido. E, sejamos razoáveis, estamos numa época de transição acelerada para a implementação de novos paradigmas de trabalhar, comprar, vender e ocupar os tempos de lazer nas zonas urbanas, e temos de caminhar para algo que volte a humanizar o espaço urbano, bastas vezes convertido em selva por filas de carros intermináveis. Eu penso que o futuro está nos sistemas de transporte público inteligentes e no transporte individual partilhado e acho que estas medidas tomadas em Paris só fazem sentido à luz das primeiras. O futuro o dirá.
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Acho que devia ser 10 km/h…30 km/h é um exagero.
E os transportes pubblicis 5 km/h.
E para respeitar as regras colocacao de limitadores de velocidade!!
Pá isso é a velocidade de caminhar
Sim e 30km/h é o quê? Já 50 km acho pouco …. lol
ele tava a ser irónico. :facepalm:
Quando o limite de velocidade é baixo 30-50 normalmente tem menos transito e circula-se melhor. Apesar de ser mais lento, é mais flui melhor com menos paragens.
Eu acho que 10km/h é um exagero o ideal seria mesmo tirar os carros todos e andarmos todos a pé.
Tá na hora de comprar uma carroça e já não se corre o perigo de ser multado, visto que veiculos movidos a animais não têm obrigação de ter odometro…
Ideias de m***a de gente ainda mais m****sa.
Odometro não mede velocidade, mede distâncias…
E por isso que o mundo esta uma me/&a cada presidente
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políticos com caca na cabeça, depois admiram-se de certos partidos terem votos, os idiotas estão no poder.
Mas nao esquecer de levar pá e nao pode ser de plástico, saco de papel e detergente e ja agora desinfetante …. depois da recolha levar a local apropriado devidamente licenciado pelo ministerio do ambiente (ou equivalente) para tratamento de bosta ….
Quer dizer que não se pode correr em Paris, porque o jamaicano Usain Bolt chegou a uma velocidade média de 45 km/h, coitado do homem que era logo multado.
Os Deuses estão mesmo Loucos.
“Homem é capaz de correr a mais de 60 km/h, diz estudo”
https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/01/100126_homemcorridaml
Lança-lhe um leão atrás que o homem chega aos 80 km/h
que consumo tem um carro a circular a 30 km h ? tem de andar sempre em 3 velocidade . E a poluicao .?
Exactamente,tem de andar sempre em terceira. 🙂
1) grande novidade, muitas cidades europeias da Holanda, Alemanha, etc têm limites de 30 kmh (se bem que sensatos porque só onde é mesmo necessário).
2) a 30 kmh vais em plano em 3a a 1000 – 1200 rpm que num carro atual tem mais que força sem fazer grande esforço, logo a poluição é baixa. Como não precisas fazer grandes acelerações (de uma fila ou semáforo) até 30 kmh então ainda menos poluição
3) a ideia é forçar ir de transportes públicos e mota/ patim eléctrico.
No total, generalizar os 30 kmh é uma excelente ideia SE fosse adaptada só a zonas em que é preciso. De resto cria congestionamento se for numa via com várias faixas de rodagem, desenhadas para o trânsito fluir…
3a? Com o diesel não saio de segunda com o carrinho de fim de semana a gasolina não saio da primeira, a primeira vai até aos 70km…
Temis que andar com carrinho de mao e sem correr !! Como vamos andar como o caracol acho que podem reciclar os semaforos…. enfim
Quem está preocupado com a poluição evita a utilização de carros
A essa velocidade nao gasta !! O governo ainda vai pagar …..
Isto. Baixar velocidade, lombas, semáforos, é tudo para aumentar ainda mais a poluição.
E ainda falam de Portugal,kkkk… 🙂
É tão útil quanto a redução de velocidade máxima nas aes holandesas para 100 kmh, em que as emissões de gases poluentes de uma só produção pecuária do país emite o que se poupa num ano inteiro de tráfego.
Quem decide pensa que só circula nas cidades quem nelas vive. Era bom era, mas há quem precise de entrar e quem precise de sair delas. 30 kmh em zonas residenciais é excelente, na restante cidade estrangula o trânsito. São normais medidas destas quando quem decide não sabe o que custa a vida porque vive numa bolha bem alheada da realidade. Vivem no seu mundo imaginário.
1) “gases poluentes de uma só produção pecuária do país emite”: a produção pecuária é necessária, ou a 120 ou 100 kmh é uma opção;
2) existe uma redução de cerca 15 a 20% de consumos / emissões entre 100-120 kmh, por isso é muito.
3) concordo que não é aí que se deve cortar, é regredir. Deviam aumentar e muito os apoios a carros eléctricos e pôr impostos altíssimos a carros muito poluentes. Deixar andar autocarros, carrinhas, etc ainda abaixo de Euro 5 devia ser altamente penalizado.
Talvez não me tenha explicado bem. O que a Holanda ganhou a nível de emissões de gases poluentes, ao reduzir a velocidade nas aes dos 130/120 kmh para os 100 kmh entre as 6h e as 19h, representa a emissão de gases poluentes de uma só exploração pecuária do país. Vi esta notícia pouco depois da aplicação da redução, no nltimes, salvo erro.
A melhor maneira de apoiar os carros eléctricos é igualar já o ISP do gasóleo e da gasolina (o resultado é gasóleo uns cêntimos mais caros que gasolina no mesmo posto).
Vou só buscar pipocas para ler os comentários dos especialistas em circulação rodoviária em cidades e periferias, que juram a pés juntos que andar a 100kmh em 2 faixas, é que devia ser e é bem mais seguro.
E Portugal já segue um pouco esse exemplo, em Aveiro são cada vez mais as zonas de 30 km/h.. se calhar a diferença está na falta de fiscalização. Não adianta criar regras que depois não trazem consequência em volume
Ainda bem que a minha trotinete não tem matrícula….. se não ainda era multado por excesso de velocidade!!
não esquecer de multar as bicicletas e afins que circulem a mais de 30
Pela lei, as trotinetes elétricas não passam dos 30km/h, e as bicicletas elétricas deixam de ser assistidas electricamente quando chega a essa velocidade. O propósito desta medida é não haver discrepância entre a velocidade da micro mobilidade e o trânsito normal, para diminuir os acidentes. É uma questão de tempo até Paris restringir circulação a motores de combustão.
Já que estamos nessa onda, multemos também o Usain Bolt se estiver a correr nesses locais de 30 km/h.
E para que não venham com historias disto e daquilo, quando ando na minha mota eléctrica pela manha e vou a 32/38km/h, ultrapassa-me muito artista desportista.
Não sou contra este limite, mas vamos ter tino onde aplicar.
Há que dar utilidade aos 3 milhões de euros que a Camorra do PS vai gastar em bicicletas
Deviam fazer o mesmo com os aviões a jacto . Se voassem mais lentamente havia menos acidentes e quando houvesse havia menos vitimas . Há que também pensar nas micro-mobilidades areas onde os planadores e balonistas contribuem para uma sociedade melhor com muito menos impacto na ecologia das aves migratórias.
vou-me rir, o transito com veículos automóveis vai ser impossível e muita mais poluição, vão dar em doidos Aaaaaaaaaaaaaaaaaa
A ideia e mesmo essa, quanto mais difícil e chato for utilizar o carro mais pessoas vão começar a usar as alternativas. A mim pessoalmente já me convenceram, no sitio onde moro existem barreiras físicas para limitar a velocidade e radares de velocidade em cada esquina, o resultado é apenas usar o carro para deslocações para as quais não existe alternativa.
Se proibissem o uso do smartphone nesses locais o limite poderia ser de 100Km/h e não haveria acidentes.
E assim as pessoas socializavam um pouco ao invés de estarem todos a olhar para um ecrã a contar os likes.
Como em Paris há atentados dia sim dia sim, com esta medida pretende-se que os terroristas não fujam muito depressa.
Indo no máximo a 30 serão mais facilmente apanhados…
A minha trotinete bate 40km/h , acho boa medida para não ser ultrapassado por esses monstros
Então é ilegal. Pelo nosso codigo, nao pode ultrapassar os 25km/h e não ter mais de 250w de potência. Pode ser apreendida segundo a nossa legislação.
Em ambiente urbano o tempo das deslocações não depende das velocidades que atinges. Depende do tempo que perdes parado. Portanto, se aceleras até 100 e travas a fundo para o vermelho, chegas ao mesmo tempo que o tipo ao teu lado que veio calmamente a 30 e chegou no momento em que abriu o verde. Ou mesmo depois. Os 30/hora na cidade fazem todo o sentido.
Mas nao é para circular a 100, mas sim a 50 max. O absurdo é reduzir para 30 quando 50 ja é moderado e seguro. Ate parece que com 30 nao vai haver semaforos e o transito vai fluir sem constrangimentos …. enfim
Depende sempre das zonas. Se for uma segunda circular obviamente que não, mas se for zonas de esplanadas e muito movimento pedestre, muitas vezes andamos a essa velocidade e nem damos por ela.