Para que serve o botão de recirculação do ar? Não está no seu carro só por acaso
Os sistemas de ar condicionado e de climatização dos nossos veículos, essenciais durante todas as estações do ano, têm um botão pouco popular que tem um objetivo muito específico, mas múltiplas consequências quando ativado. Trata-se do botão de recirculação. Mas para que serve?
Como funciona o botão de recirculação do ar?
O funcionamento do ar condicionado não é tão simples como parece, por isso vamos ficar-nos pelo conceito mais básico. Através de um circuito fechado que contém um gás refrigerante (que é posteriormente comprimido, condensado e evaporado), o sistema de arrefecimento consegue introduzir ar frio no interior do veículo.
Este maravilhoso processo de arrefecimento acontece quando ativamos a ventoinha do ar condicionado ou o botão de climatização, mas o que acontece se premirmos o botão de recirculação do ar? Como o nome sugere, este botão recircula o ar e impede que o ar exterior entre no interior.
O conceito é bastante simples: deixar de receber o ar exterior para reutilizar o ar interior. Isto fecha as grelhas exteriores do nosso veículo para utilizar o ar já presente no habitáculo para o processo de climatização. Qual é a utilidade disto?
Em primeiro lugar, o botão de recirculação do ar condicionado permite arrefecer mais rapidamente o habitáculo. Se a temperatura for elevada, o compressor tem de trabalhar o suficiente para arrefecer o ar quente e enviá-lo fresco para o habitáculo.
Se o interior do automóvel já estiver a uma temperatura moderada, a ativação da recirculação aliviará a carga do compressor, impedindo a entrada de ar quente e utilizando o ar frio do próprio habitáculo. Cada ciclo de recirculação será mais frio do que o anterior e poderemos atingir a temperatura perfeita mais rapidamente.
Também pode reduzir o consumo de combustível
A consequência imediata desta utilização é, em alguns casos, uma redução do consumo de combustível. O compressor do ar condicionado consome energia e retira potência ao próprio motor, uma vez que é a sua fonte de energia. Se utilizarmos a recirculação do ar, o alívio da carga do compressor pode resultar num menor consumo de combustível.
Do mesmo modo, a recirculação do ar significa que o ar poluído não entra no compartimento dos passageiros. Se estivermos numa zona muito poluída, se houver uma lixeira nas proximidades ou se soubermos que a qualidade do ar não é boa, recircular o ar temporariamente é uma boa opção.
O botão de recirculação do ar tem a sua utilidade, mas não deve estar sempre ativo. Se a temperatura exterior for baixa, não é aconselhável utilizar esta função, uma vez que a condensação do ar recirculado pode provocar vapor e, consequentemente, embaciar os vidros.
Da mesma forma, também não é aconselhável respirar ar viciado, uma vez que este ar pode atrair a humidade de novo e de novo, piorando a qualidade final do ar. Recomenda-se não utilizar esta função durante mais de 10 minutos, manter sempre o filtro do habitáculo em bom estado e não direcionar as saídas de ar diretamente para o rosto do condutor e do passageiro quando esta função estiver ativa.
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Imagem: lider-bh-13.jpg
Neste artigo: ar, botão, condicionado, recirculação
uso-o principalmente quando vou à aveiro e passo na autoestrada próximo de uma determinada fábrica de pasta de papel 😛
Hahahaha!
Correto!
É a fábrica de Caldo-Verde em Cacia. O cheiro é do caldo que se estraga
Basicamente é a mesma situação do ar condicionado que usamos em casa ou no trabalho, arrefece o ar que está dentro e não o ar da rua.
Nunca pensei que surgisse um artigo digno do meu nome…
… estou a ser sarcastico 😀 mas se muitos jovens nem sabem ver o ar pneus sem ir ao tik tok, acho bem que aqui esteja
Está informação entra-se nos manuais do carro.
Os elektros não devem ter o botão. A malta q compra elektro passa a vida a queixer-se dos fumos de escape do carro da frente, mesmo sem haver fumo.
Então mostre lá eles a falar disso ?
Então também se queixam do carro eléctrico da frente ? Ou daqueles que metem o escape dentro do habitáculo, de tão bom que é?
Não sei porque ainda perde tempo a discutir com ignorantes…
Deixe-os falar.
O que eu acho curiosa é essa afirmação de quê não deitam fumo, no entanto têm o escape no local mais remoto do carro e para o sentido oposto que ele se desloca.
Porque não o colocam na frente ? Era mais barato e poupavam linhas de escape que custam dinheiro.
O propósito das linhas de escape não é exclusivamente o encaminhamento de gases.
As linhas propriamente ditas sim, os sistemas que têm pelo meio, não.
Então atraca tudo junto aos coletores sempre perdes uns Kg. Aliás, nem precisas de coletores…
O que não faltam são motores com coletores curtos com o FAP e/ou catalisador depois têm mais longa ou não a panela propriamente dita.
Tanto “propriamente dito”… é tudo linha de escape… e é sabido que o comprimento da mesma influencia fatores como performance e consumos, principalmente em veículos mais antigos, como é óbvio.
Não disse que não era.
“Hugo 4 de Julho de 2024 às 08:46
O propósito das linhas de escape não é exclusivamente o encaminhamento de gases.
Responder
JL 4 de Julho de 2024 às 09:31
As linhas propriamente ditas sim…..”
Basicamente não disseste foi nada… é o costume fazes uma série de afirmações meio vagas com termos dúbios e no final desmentes todas as suposições daí tiradas, mesmo que corretas.
Deste a entender que a única razão de o tubo de escape estar virado para trás era por causa do fumo certo?… o que não é verdade. Fim.
Se não fosse não entendo porque se meteu a inventar, deve ser essa doença grave de implicar.
Não fui eu que disse que era por causa do fumo.
“JL 4 de Julho de 2024 às 07:57
O que eu acho curiosa é essa afirmação de quê não deitam fumo, no entanto têm o escape no local mais remoto do carro e para o sentido oposto que ele se desloca.
Porque não o colocam na frente ? Era mais barato e poupavam linhas de escape que custam dinheiro.”
Pah…eu não vou discutir o óbvio. Retifica o que dizes ou faz o que quiseres agora já chega de desmentir coisas que foram escritas…
Exato, viu como tudo está ligado, a pouco e pouco chega lá.
Eu leio o que está escrito….
“Não fui eu que disse que era por causa do fumo.” É mentira, pois foi exatamente o que deste a entender. Uma coisa é retificar e acrescentar informação, agora desmentir é desonesto.
Eu fiz uma assumpção e uma pergunta, se não entende, como é bastante normal, temos pena.
Mas entendo o quê? A pergunta muda alguma coisa da frase anterior?
Disseste que era por causa do fumo. PONTO. Está escrito, vai marrar noutro lado.
Quem disse que era por causa do fumo não fui eu.
Quem está a matar é o Hugo, não eu.
“JL 4 de Julho de 2024 às 07:57
O que eu acho curiosa é essa afirmação de quê não deitam fumo, no entanto têm o escape no local mais remoto do carro e para o sentido oposto que ele se desloca.
Porque não o colocam na frente ? Era mais barato e poupavam linhas de escape que custam dinheiro.”
E deixa de ser ridículo ao dizer que apenas fizeste uma pergunta. Qualquer pessoa minimamente inteligente entende o sentido do teu comentário.
Eu não fiz apenas uma pergunta.
Sim, mas para isso era preciso alguém minimamente inteligente, ao que parece o user a quem me dirigi entendeu.
É o costume…falas falas mas não dizes nada.
Já não era a primeira vez que vinha o “user” a que dirigiste o comentário questionar-te e não explicavas nada na mesma.
Mesmo que fosse o caso de eu não ter entendido suponho que haveria uma explicação…não havendo fica claro que entendi bem.
Boneco até morrer.
“JL 4 de Julho de 2024 às 17:36
Eu fiz uma assumpção e uma pergunta, se não entende, como é bastante normal, temos pena.”
“JL 5 de Julho de 2024 às 10:53
Eu não fiz apenas uma pergunta.”
Como assumiste noutro post: Não disseste a verdade, não disseste mentiras nem inventaste nada. Está tudo bem 🙂 Não disseste absolutamente nada (tendo dito algo).
Nem precisa de entender, quando nem sequer quer entender.
Continue a repetir, os papagaios são assim.
“JL 4 de Julho de 2024 às 07:57
O que eu acho curiosa é essa afirmação de quê não deitam fumo, no entanto têm o escape no local mais remoto do carro e para o sentido oposto que ele se desloca.
Porque não o colocam na frente ? Era mais barato e poupavam linhas de escape que custam dinheiro.”
Já é para aí a 3a vez que te avivo a memória com o que escreveste.
Diz-me onde é que esse comentário vai de encontro a “Quem disse que era por causa do fumo não fui eu.”
Explicas-me ou não??
Já o disse que não, mas de não entende português, não posso ajudar, vá pedir ajuda à explicadora que mencionou no outro post.
É o costume portanto… não consegues explicar o que disseste…apenas consegues afirmar que eu não entendi. O que faz todo o sentido LOLOL
Já está explicado, só se quiser que faça um desenho.
Sim, faz um desenho…
Depois tinha de explicar o desenho, é muito trabalho para fim de semana.
Vais explicar ou não há explicação e estás só a fazer fita de tanso afinal?
A minha avó já me dizia que não vale a pena explicar algo a quem não quer entender, ela foi uma grande mentora…..
Quem está a fazer de tanso é você, se tivesse alguma coisa nessa cabeça já se tinha calado.
Um fala barato como tu se não explica é porque não tem explicação de todo. Estavas apenas a enrolar o texto… mentir vá 🙂 Tudo normal para um artolas como tu.
O fala barato é o Hugo, lê algo que não sabe interpretar e depois fica a marrar no mesmo a pensar que alguém vai mudar o que está escrito, enfim.
Acusaste-me de não entender o que foi escrito e afirmaste que já está explicado e nunca disseste que era por causa do fumo.
Estou à espera que justifiques ou caso contrários sim, irei insistir em que és um aldrabão….e dos reles 🙂
Não, foi o Hugo que disse que não entendia.
Exato, não disse que era por causa do fumo, e até perguntei se era por isso ou não.
As tuas perguntas retóricas que afinal são mesmo perguntas de ignorância lolol
Btw no teu primeiro comentário não perguntaste nada disso. NADA.
Onde está essa pergunta? Cola aqui. Já te pedi demasiadas vezes, mentiroso.
Uma pergunta é sempre por ignorância, duuuuhhhhh.
Já disse o que era o primeiro comentário, mais uma vez não entendeu ou não leu.
Está lá em cima, se não a viu é porque não quis, já que passou por ela dezenas de vezes.
A única pergunta no comentário é “Porque não o colocam na frente ?”.
Vais explicar ou continuar-te a fazer de desentendido?
Então agora basta ler o resto para saber o significado do comentário, tal como disse, nem com desenho lá ia.
És pouco aldrabão és…
Se fosse óbvio não o tinhas já chapado na cara LOLOL vai dormir mas é..
É por ser óbvio demais que nem me dou ao trabalho, e não, não aldrabei nada.
Aldrabãozinho. Acusas-me de não saber ler e afirmas não ter dito algo…mas não mostras o porquê nem onde? MENTIROSO 🙂
Mas aldrabei e menti onde diga lá ?
Não brinques comigo…não queres responder não respondas mas não tentes brincar ao “desequilibrado mental” que eu não tenho estudos pra isso.
Já perguntei várias vezes, SEMPRE sem resposta e ao contrário de ti não depende de interpretação…é Português muito claro.
E eu já respondi e justifiquei, se não leu é porque o desiquilibrio está em si, curioso porque a quem me dirigi com a pergunta, entendeu.
Entendeu ou não respondeu? Estás um bocado perdido rapaz. Não me canso de te chamar aldrabão. NÃO respondeste nenhuma das vezes ao que perguntei. A tua resposta +e que eu não entendo LOLOL Aldrabão 🙂
Mas eu respondi, não leu porque não quis.
Nem vale a pena chamar, já vimos quem aqui o é.
Respondi sim.
Se a leu a resposta e volta a perguntar, então é porque não entendeu, portanto tem problemas graves.
Acho que ainda não entendeste que não respondeste a absolutamente nada. Fica para a próxima….vida ;D
Eu respondi, o Hugo é que por teimosia ou não, não leu ou não entendeu.
Não vi resposta nenhuma…vá…cola aqui novamente oh MENTIROSO COMPULSIVO.
Vá ver, ela está aqui.
Repeti a pergunta várias vezes e resposta nem vê-la.
Lamento mas repetir algo muitas vezes não o torna verdade.
Usa o teu Português LOL explica-te….mas não mintas, principalmente a ti próprio.
E eu expliquei uma vez, é mais do que suficiente, como vê eu tenho razão, não vale a pena explicar mais que uma vez porque você não lê ou não entende.
Eu não repeti, apenas 1, o Hugo é que se farta de repetir não sei para quê, não deve ter nada para fazer.
Mentiroso…agains…and again…
Não menti em lado nenhum.
Sê honesto miúdo…. mentir é feio e assim à descarada é só ridículo.
Por isso mesmo não ter mentido.
Serão tudo mentiras a menos que expliques o que já pedi vezes mais que suficientes. A tua bolha…é só tua, lamento mas não se torna verdade por repetires. Continua a mentir 😀
Então uma coisa não explicada é uma mentira ? O seu português é estranho, onde o aprendeu ?
O único que vejo aqui a fazer bolha é o Hugo ? Vê mais alguém ?
Continuas a fazer-te de estúpido como um real calhau…
Mas está explicado ou não?
Tu disseste que estava mas não dizes onde.
Afinal não está? Decide-te…
O estupido aqui é o Hugo, usa argumentos que nem sabe interpretar.
Está explicado há muito tempo, só não ver quem não quer.
Eu disse onde estava, procure.
E poupo-te já o trabalho de dizeres que nunca disseste que não estava explicado embora tenhas tentado , mais uma vez, levar o assunto para outro lado.
Eu quero é que me expliques de uma vez por todas e pares de mentir.
E SIM….dizeres que explicaste algo…sendo que, aparentemente, não o fizeste faz de ti um mentiroso.
Tanto expliquei que está lá em cima, mas continua não querer entender.
Nunca mudei de assunto.
Não menti em lado nenhum.
Errado, tanto que a explicação está nesta secção.
Disseste mas recusas-te a dizer onde LOLOLOL
Repara…isto já nem é sobre nada…apenas a tua paranoia em tentar sair com razão nem que para isso tenhas de inventar ainda mais mentiras LOLOL
Nem explicaste…nem disseste onde tinhas explicado. ALDRABÃO 😀
Eu disse várias vezes onde.
Ainda bem que admite que não é sobre nada, estava a ficar preocupado consigo.
Quem tentou sair com razão foi o Hugo, com razão de quê, não entendi.
Não inventei mentira nenhuma, o Hugo é que fez uma salada de invenções que mais parecia que estava a falar com os santos do universo.
Eu expliquei, várias vezes, portanto o ALDRABÃO é o HUGO que insiste em dizer que não expliquei, mentiroso.
Então repete POR FAVOR, se realmente não estás a mentir. Dá-me um exemplo de onde tenhas dito…ou onde tenhas explicado ou o que tu quiseres. Aldrabão LOLOL
Mas eu não preciso de repetir algo que está aqui escrito quando você perguntou, não escrevi numa folha de couve como você pensa que escreve e depois até pede aos moderadores para apagar.
Se está interessado em saber, leia, está respondido com você perguntou.
De uma vez por todas, cresça, experimente ser um homem em vez de uma criança birrenta.
Eu só utilizo o meu AC assim, mais rápido a arrefecer
Eu só ligo o meu AC usn minutos antes de entrar/chegar ao carro para ficar mais fresco… depois não preciso 🙂
Na realidade o AC retira o calor do interior do habitáculo e não coloca frio nele, mas isso é assunto de mais estudo
Ou o contrário nos sistemas reversiveis, conhecidos por bombas de calor.
Depende se o botão está para entrar frio de fora do carro ou de dentro do carro
São muitos os que não sabem como funciona os símbolos da recirculação do ar com A/C ou sem.. Boas férias
Esse botão é uma treta!! Primeiro estás a criar um circuito de ar fechado!! Tu estas dentro desse circuito. O que acontece a uma pessoa dentro de uma caixa de 2m3 sem oxigénio? Boa sorte para quem gosta de usar isto para poupar combustível e depois adormece ao volante com uma boa dose de CO2
O monóxido de carbono é q dá sono @Luisinha.
Nop, é o dióxido de carbono, o monóxido de carbono envenena, e cai mesmo para o lado sem dar por nada, e a seguir vêm as complicações, o sangue fica envenenado e durante 2 a 3 semanas perde o equilíbrio entra outras funções, isto com uma exposição de alguns minutos.
Experiência própria, um tio meu que sofreu do mesmo mas durante mais tempo ficou em coma durante 30 dias.
Fique descansado que não foi por inalação de fumo de motores a gasolina.
Não @JL, o CO2 é essencial à vida e não é venenoso:
https://granthaminstitute.com/2015/10/19/carbon-dioxide-the-good-and-the-bad-the-right-and-the-wrong/
Num espaço hermeticamente fechado com pessoas ou outros consumidores de O2 e consequente aumento de CO2, é que a respiração vai ficando cada vez mais ofegante na tentativa inconsciente do organismo compensar a falta de O2 e até que morra por falta de O2, o seu corpo vai lutar muito para encontrar O2 de que necessita. No caso de um carro, no limite iria abrir a janela e resolvia o problema. Não desmaia sem se aperceber. Isso é coisa de CO, gás inodoro e invisível que sem qq alerta o leva ao desmaio.
Mas será que leu o que disse ?
Dióxido de carbono -> CO2
Monóxido de carbono -> CO
O primeiro, dependendo da concentração dá sono, desmaio, e fim morte por falta de oxigénio ou elevada concentração de CO2 no sangue.
O segundo é um gás venenoso, assim que apanhar uma concentração elevada, cai liso no chão, foi isso que me aconteceu. Mesmo após depois de acordar, já tinha perdido o equilibrio, só voltei a andar 3 semanas depois, fora outros sintomas mais leves.
Errado, vai adormecer por falta de oxigénio.
Errado. Vc não morre por mais CO2 que inspire. Vc só morre se deixar de inspirar O2. E isso só vai acontecer se não encontrar nenhuma escapatória até encontrar O2. Até lá o seu corpo vai-se debater com todas as forças para o tentar obter. Se não encontrar O2 em tempo útil, obviamente morre, mas isso ainda leva uns minutos largos de agonia. Já o CO mata silenciosamente.
Confesse lá que se baralhou com o monóxido e o dióxido. Vá lá, não custa nada, não baralhe ainda mais a @Luisinha looolool
CO2 só dá saúde, tanto à gente como às plantinhas!
Errado, se você não tem O2 o seu corpo começa a entrar em sonolência, e quanto mais se mexer pior.
O CO cai para o lado, foi o que me aconteceu, lembro-me de tudo antes e depois, e havia uma entrada de ar, senão tinha morrido, porque eu quando cai fiquei sem acesso ao exterior, os bombeiros que me retiraram do local disseram que se não fosse a entrada de O2, eu tinha morrido.