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Óticas do carro baças? Saiba que passos deve seguir para polir

                                    
                                

Imagem: lsantilli | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Autor: Pedro Pinto


  1. Black Russian says:

    Como proteger os faróis para nunca ter de polir os mesmos, especialmente se carro novo:

    Usar Grojet 2000, selar , aguardar 15m, assim que “secar” retirar com um pano microfibra.

    Repetir 4/4 meses, fazer uma aplicação “extra” no inicio do verão quando o calor começa a “doer”

    Ótica sempre nova.

    Se já tiverem amareladas , polir como no artigo, e aplicar película transparente, 5/6 anos sem problema e não tem problemas nenhuns nas IPO.

    Aplicar “verniz” é p€rda de tempo, começa a “estalar/descascar”…

  2. António de Oliveira S says:

    Vai voltar a degradar, tudo certo até à lixa de água, depois é aplicar uma solução que há que trabalha com vapor

  3. José says:

    isso quase já não se usa, agora a moda e outra mas cobram o mesmo pelo trabalho nas oficinas.

    https://www.youtube.com/watch?v=kkiI-Hp2wNg&t=32s

  4. Ivo says:

    Uso WD-40 para polir os faróis do carro.

  5. Luiz Costa says:

    Eu utilizei meio limão com bicarbonato sódio, e ficou muito bom!
    Depois é só lavar e enxugar com pano de microondas!

  6. David Guerreiro says:

    Esses passos resultam, mas o resulta é de curta duração, isto porque deixa o plástico exposto à radiação UV, e num instante fica de novo amarelo. Aquilo que se faz é depois disso é aplicar um polímero vaporizado que sela e tem uma proteção UV, assim os faróis ficam transparentes por alguns anos.

  7. André says:

    Preciso de tratar dos faróis da minha viatura e polir não basta, queria selar com o polímero vaporizado. Alguém sabe de uma oficina ou local que façam isso, de preferência na região de Lisboa? Agradeço desde já a vossa ajuda.

  8. Ivan says:

    Exatamente, eu faço esse trabalho.

    • André says:

      Bom dia Ivan, é na zona de Lisboa. Se sim, podia-me ajudar? Indique uma forma de contato. Preciso mesmo deste serviço.

      • Test User says:

        Existem empresas como Glassdrive que fazem.

        O preço do polimento de óticas varia de acordo com o modelo do automóvel:
        Veículos de segmento A (citadinos), B (utilitários) ou C (compactos): PVP 39,90€
        Veículos segmento D (familiares): PVP 69,90€
        Veículos de segmento E (executivos) e F (luxo): PVP 129,90€

  9. WrapExpert says:

    Dependendo do estado das ópticas, e para quem queira dar longevidade e protecção às mesmas, estes são os passos a ter. Primeiro, isolar com fita de papel toda a área envolvente (de forma a não danificar pintura e/ou plásticos). Limpar e desengordurar as ópticas. De seguida utilizar uma lixa, dependendo do seu estado. Se forem ópticas muito picadas por pedras, convém utilizar uma lixa mais abrasiva, se for para tirar o embaciado normal, originado pelos raios uv basta uma lixa fina. De seguida polir de forma a ficarem brilhantes, começar por uma massa de corte grossa e avançando para uma fina de polimento. Após este processo limpar e desengordurar bem a óptica outravez. Passo final, aplicação de Ppf (paint protection film) de forma a garantir que a óptica estará protegida por vários contra, pedras, raios uv, insectos. Como o ppf tem um poder de regeneração, em caso de riscos basta colocar o carro ao sol ou deitar água quente nos mesmos para voltarem ao estado inicial.

    • Ivan says:

      Boa tarde, qual os mícrons do seu ppf de faróis e pra quantos anos a garantia? Gostava de saber para aplicar.

      • WrapExpert says:

        Boas. O “meu” ppf tem 200 mícron, aplicado por mim garantia mínima de 10 anos. Pode procurar este produto em várias marcas como Llumar, Stek, Xpel, GSWF, Avery Dennison, Hexis…. Uns com umas características, outros com outras. Quanto mais longevidade tiver o PPF menos se auto-regenera. De salientar que esta aplicação não é feita a “seco”, tem sempre que ser aplicada com uma solução aquosa.

  10. Simão says:

    As minhas estão sempre boas e já contam com quase 30 anos.
    São de vidro.
    Agora é tudo ao barato ……. só porcarias de plástico

    • David Guerreiro says:

      De vidro nunca vão precisar disto. Também concordo, desde que colocaram faróis de plástico é tudo uma porcaria.

    • WrapExpert says:

      Isto não exclui a hipótese de um dia ir atrás de uma viatura e levar com uma pedrada na óptica e estalar ou partir, já me aconteceu. Também sou proprietário de viaturas clássicas e bem sei o valor e o tempo, e muitas vezes ter sorte em encontrar ópticas iguais em vidro. O ppf protege as mesmas ,seja plástico ou vidro, garante que em caso de pedras e/ou outros objetos contundentes partam ou danifiquem as ópticas. Assim o mesmo acontece com os para brisas que estão sujeitos a danos com o uso da viatura. Tive uma situação com um bmw m5 (F10) que o cliente decidiu “lamber” um poste na garagem com o para-choques, que estava protegido com ppf, e teve que substituir o para-choques porque os encaixes do topo partiram, no sitio onde bateu a pintura estava nova sem um único arranhão. E as ópticas de hoje são bem mais caras que antigamente, num simples ménage novo os valores andam entre os 1500 e os 3000€. Barato??….

  11. Baresi says:

    Aplicar película com proteção UV e não há mais preocupações e custos! 😉

  12. manuel pereira says:

    isto é tudo um conselho muito bom e muito bonito mas para faróis de vidro porque se forem de plastico como os meus a lixa apenas o que faz é estragar os faróis e eles ficarem todos riscados e com defeitos ou seja o plastico mais grosso num sitio e mais fino noutros agora um conselho que se deve dar é quando as pessoas forem lavar os carros nas maquinas e no fim meterem cera tentem não passar nos faróis e caso o façam de seguida limpem com WD-40 para limpar a cera e quando voltarem a ficar novamente baços repitam o mesmo com o WD-40 e evitem seja o que for piliculas e mais não sei o quê senão com o passar do tempo começam a ficar parecem eles que teem mal de pele …

    • Baresi says:

      Isso não é pelicula, é papel de forrar livros… Película boa troca-se de carro e elas continuam lá intactas, lummar por exemplo 😉

    • WrapExpert says:

      O wd40 é milagroso, então bem fresquinho com uns amendoins, até estala. Deixem-se de idiotices. Procurem por ppf (paint protection film) na web, não é por acaso que as marcas têm esta opção na compra de uma viatura nova, porsche, Ferrari, mclaren, etc. Não é um produto barato como o wd40, mas para o valor, ter uma garantia de 10 anos, acho barato, visto o valor das ópticas destes carros novos. Faço trabalhos destes desde seat ibizas a Ferrari há anos, nunca recebi um feedback negativo, pelo contrário, tenho recebido mais trabalho pelo bom serviço, isso está comprovado. Agora com mezinhas da avozinha, wd40, pasta de dentes, e afins, cada produto tem a sua função.

  13. André says:

    E o que acham dos selantes UV, aqueles da OSRAM que são aplicados após o polimento? Será que são eficientes?

  14. John Rambo says:

    Norauto tem um kit que incluí dois liquidos de polimento. O resultado é eficaz. Usei no meu carro com 20 anos!

  15. Eu says:

    Pasta de dentes faz o mesmo resultado. Testado e comprovado. E para nao perder tempo nem esforço fisico, coloco uma escova em um berbequim para não esfregar à mão. Hahaha…

  16. Nuno Rosa says:

    O problema é depois com o tempo, sem que seja colocado o verniz o que vai queimar com o sol é o plástico das ópticas e depois já não há solução, vá a um proficional garanto que fica mais barato.
    Experiência própria.

  17. Pedro says:

    Alguém faz trabalho de polimento das ópticas em Leiria?

  18. José costa says:

    Tenho limpo as ópticas do meu carro, atual e do a terior com pasta dentrifica e usando a parte verde de um esfregão da loiça acabando por limpar com água usando a parte amarela do mesmo esfregão. Até agora não tenho tido problemas, na inspeção dizem sempre que estão impecaveis

  19. Eu says:

    WrapExpert aqui está mais uma prova do que o que eu disse está comprovado….

  20. PeterOak says:

    Como o “Eu” e o “José Costa” referiram, pasta de dentes e uma esponja de loiça fazem maravilhas!

  21. Gustavo Jorge says:

    Fiz exatamente como as instruções aqui indicavam e além de não notar grande diferença, penso que arrannhei as óticas. Enfim. O barato sai caro!

    • Eu says:

      Gustavo Jorge , há uns 6 anos na inspeção chamaram-me a atenção que devia mudar farois. Desde entao todos anos antes de ir a inspeção faço este polimento com pasta de dentes. Para não ter de passar meia hora a esfregar até pasta desaparecer, coloco uma escova adaptada ao berbequim e funciona maravilhosamente. Colocas a pasta nos farois e esfregas até pasta desaparecer, depois é so lavar com agua..Tambem existem escovas que se podem comprar para berbequim por uns 7 euros.

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