Os carros elétricos precisam de pneus especiais?
A Goodyear apresentou pneus especialmente projetados para os Tesla. Estes têm como características um desgaste menor, fazem menos ruído e até ajudam nas contas da otimização do alcance dos carros elétricos.
Mas os carros elétricos precisam de pneus especiais?
Depois dos pneus à prova de furos da Michelin e da Goodyear, que ainda não estão prontos para serem comercializados, a Goodyear lançou recentemente os novos pneus especiais para carros elétricos Tesla.
Estes são pneus de desempenho ultra-elevado para todas as estações, conhecidos como ElectricDrive GT. Como se pode ver na imagem seguinte, o pneu foi projetado com um padrão de piso assimétrico e um composto de piso especial que se acredita garantir uma boa tração em piso seco e molhado.
De referir que Goodyear não é a primeira marca a lançar pneus especiais. Em julho de 2021, a Michelin orgulhava-se de apresentar a sua nova linha e-Primacy: o novo pneu que aumentaria a autonomia dos carros elétricos em 7%.
Os pneus estão entre os equipamentos de segurança mais importantes do seu veículo. São eles que param o veículo, pois são a única zona de contacto com a estrada. É aqui que tudo se passa: travagem, aderência, direção e conforto.
Os modelos de carros elétricos "perdem" cerca de 150 a 200 kg graças à ausência de motor, caixa de mudanças e depósito de combustível. No entanto, quando somada a bateria, bloco elétrico, conversor e outros equipamentos, o equilíbrio é claramente negativo.
Em segundo lugar, o pneu precisa ter aderência. Basta considerar a aceleração de 0-100 km/h de um Tesla Model 3 SR + (nível de entrada) em 5,6 segundos no modelo 2021. O peso e a aceleração afetam bastante a vida útil dos pneus.
Além de suportar o peso do veículo e controlar a aderência, os pneus também não devem impactar no seu alcance. Isso introduz tecnologias avançadas, como novos compostos, como a sílica precipitada. A sílica é usada como agente de reforço em misturas de borracha para pisos.
Os pneus devem também ser silenciosos. O Goodyear ElectricDrive GT, por exemplo, possui a tecnologia SoundComfort que atua como uma barreira de som integrada.
Em suma, encontrar o equilíbrio certo entre as diferentes qualidades é uma alquimia complexa. Os fabricantes de pneus têm aqui uma boa oportunidade de negócio criando novos pneus premium para carros elétricos (e antes que comecem a chegar pneus baratos vindos da China).
Este artigo tem mais de um ano
Então? Não é obvio? É preciso pagar um preço mais elevados por pneus “amigos do ambiente” para que os que pagaram muito por um carro com prazo de validade se sentirem “superiores”.
Ridículo…mais uma maneira de fazer dinheiro, pneus especiais para carros elétricos…fds, é cada uma..
Esta cena dos carros elétricos cada vez está mais ridícula.
São preços exorbitantes, é a desculpa do verde que afinal não é verde, é o prazo de validade da bateria e não só reduzida…agora são pneus especiais…
Bem cada vez soa mais a banha da cobra.
E os patos continuam a publicitar
Os patos continuam a comentar como se não tivesse percebido nada…. ou seja, fazem as mesmas figuras de sempre…
Onde dizem que é verde ? sempre ouvi dizer que têm menos emissões no global e zero na estrada, onde curiosamente a alternativa só considera esses, portanto até natural dizerem que são zero emissões, e sendo assim são mesmo.
Prazo de validade da bateria ? agora também são iogurtes ?
Pneus especiais que qualquer um pode usar, se usar esses num diesel também vai ter economia, eu tenho um electrico e uso pneus normalíssimos de 4′ euros novos.
Há que ter em atenção ao peso do carro, pois um simples zoe pesa 1700kg, e carros elétricos andam geralmente com mais pressão nos pneus.
Onde é que o zoe pesa 1700 kg ? ah espere, carregado com 2 pessoas deve pesar.
Sim, acho que sim, pneus especiais, estradas especiais, pontes especiais, estacionamentos especiais. Irra , que notícia mais estúpida.
Não percebeste que é uma publicidade à Goodyear
Exceto cuidado com os Pneus de plástico vírus da China.
*Vindos.
É normal um eletrico ter tração em todas as rodas, a distribuição do peso é diferente. O pessoal trava menos e usa mais a desaceleração generativa. Alguns ajustes terão de ser feitos como sempre foi no passado. Nada de especial ou revolucionário. são pequenas melhorias que no futuro serão standard. Agora é para quem quer queimar dinheiro como tudo que acaba de sair para o mercado.
Tenho um eléctrico. Comprem Nexen Nblue Hd Plus que são baratos, super silênciosos e não afectaram em nada a autonomia em relação aos Dunlop enasave que o carro trazia.
E são bons em chuva, coisa que os dunlop deixavam a desejar.
Os meus andam com pneus normais sendo a minha preferencia por Dunlop.