OE2026: onde está o incentivo ao abate de veículos?
Em 2024, o incentivo ao abate de veículos chegou a constar do Orçamento do Estado, mas acabou por não ser implementado conforme previsto no segundo semestre desse ano. E agora para 2026?
Abate de veículos não consta do Orçamento de Estado para 2026
O incentivo ao abate de veículos é uma medida crucial para reduzir emissões e renovar a frota automóvel. No entanto, esta medida não consta do Orçamento do Estado para 2026. O ACP já lamentou a exclusão deste incentivo ao abate de veículos.
O incentivo ao abate de veículos antigos constitui um instrumento essencial para acelerar a renovação da frota automóvel, substituindo viaturas obsoletas por modelos mais eficientes e menos poluentes.
Para o ACP, esta é uma medida incontornável e urgente, essencial para reduzir as emissões poluentes, reforçar a segurança rodoviária e alinhar o país com os objetivos europeus de descarbonização e modernização do setor automóvel.
É importante lembrar que 62,1% dos veículos ligeiros de passageiros em circulação em Portugal têm mais de 10 anos, enquanto 60% dos veículos pesados de passageiros também ultrapassam essa idade, evidenciando a urgência de implementar medidas eficazes para a renovação da frota nacional.






















Tretas. Quem quer abater que pague.
O ACP faz-se de lucas e não pergunta – onde está o “subsídio à compra de elétricos condicionado à entrega de veiculo com mais de 10 anos para abate”, como em 2024 e 2025. (Em 2023 o subsídio à compra de elétricos não estava condicionado).
Assim, fica de bem com todos os associados, incluindo os que queriam um subsídio à compra de um carro com motor de combustão com entrega de um para abate.
O subsídio ao abate, independentemente da motorização do carro a adquirir, terminou – em 2010, por isso as meias tintas do ACP é treta.
A maior parte de nós compra o carro a credito, muitas vezes esta pago aos 10 anos porque razão temos nós de abater um carro que está pago e muitas vezes 100% operacional e entrar noutro credito.
Um carro com 10 anos não é exatamente um carro velho, se tiver a devida manutenção e não tiver acidentes aos 10 anos pode estar como novo a maioria de nos não faz 10 mil km por ano um carro com 100mil km aos 10 anos é um carro novo, num carro a gasóleo 100mil km não é nada.
Mas…… alguém é obrigado a vender/trocar/abater um carro com 10 anos? É que se assim for já estou em incumprimento à mais de 5 anos….
Segundo dizem, o pessoal com carros a combustão é quem vai ter que contribuir mais um pouco para o orçamento de estado pois o governo optou por dar mais um pouco noutras área e vai aproveitar para subir impostos nos combustíveis logo não tem lógica neste orçamento dar incentivo ao abate.
Resumindo dá com uma mão, tira com duas.
A ver vamos…
Para mim, os incentivos não fazem sentido, pois são utilizados apenas por pessoas que, de uma forma ou de outra, iriam comprar um carro novo na mesma. Quem possui carros mais antigos, geralmente, não tem interesse nem capacidade financeira para trocar de veículo ou beneficiar desses incentivos. São pessoas que têm os seus carros pagos e em bom funcionamento, e que não pretendem contrair créditos nem endividar-se apenas para adquirir um automóvel novo.
A economia quer o Zé Povinho agarrado aos bancos e a se escavizar para conseguir sobreviver.. sem pobres não haverá ricos.. sem escravidão e créditos não haverá pobres
Abate de veículos a andar e a funcionar perfeitamente é um crime económico e ambiental. Vá lá, a intenção é boa: engordar os traficantes de SUVs.
Subsídios, subsídios, subsídios… subsídios everywhere..
Não há forma da malta viver sem ser com subsídios?
Por isso mesmo não existirem, nem nunca existiram para esta parte.
Deixa te disso. Já irrita. Claro que existem. Você é que gosta de lhe chamar subsídios.
O que irrita é inventarem algo que não existe para esta parte.
Não, nunca chamei subsídios a esta parte.
Há. Comprar um carro com motor de combustão – nem subsídio direto na compra, nem indireto (isenção de impostos) – ISV, IUC e a parte do ISP sobre as combustíveis destinada à Infraestuturas de Portugal (CSR).
Pelo contrário, em 2026, sobe o próprio ISP e taxa de carbono (que faz parte do valor do ISP).
Valor do ISP inscrito no OE 2026: 4.254 milhões de euros, a maior parte cobrada nos combustíveis rodoviários, mais 187 milhões (+4,6%) que no OE 2025. Ao ISP acresce o IVA.
Ficava bem ao ACP uma palavrinha sobre os impostos sobre os combustíveis em vez de reclamar apenas o subsídio à compra de elétricos.
Onde eles pedem incentivos para a compra de eléctricos ?
Você está aos saltos para ir buscar outro Tesla. Diga lá?
Ainda hoje vi a eredes com um gerador ligado ao posto de transformação da zona onde trabalho. E a menina da sustentabilidade com as mãos na cabeça como é que ia justificar a energia vinda do gasóleo já viu? Fim ao gasóleo estou com o JL. Devia ser extinto.
Não, não estou, até porque já tenho um.
Claro que vê, só falta dizer que foi para alimentar cargas de carros eléctricos.
Onde alguém aqui disse fim ao gasóleo ?
Devia ? Então porque o usa ?
Qual ACP? Esses gajos defendem a subsidiação fiscal do gasóleo pelos utilizadores de gasolina. Nunca tiveram uma palavra para os 20 cêntimos de imposto a mais em litro que eles estão a pagar para os outros terem gasóleo mais barato. Estão ao serviço da burguesia exploradora das grandes banheiras e SUVs diesel. Se eu com carro a gasolina ainda fosse sócio do ACP tinha vergonha.
Agora só elétricos é que são subsidiados.
Como ? Se não existem subsídios para isso ?
Tenho um carro de 25 anos a cagar fumo, queria mudar e ia aproveitar o incentivo. Assim é mais um a poluir.
E continua a haver alucinados que afirmam que um BEV não tem um subsídio, apoio, incentivo, toma lá 4000 paus, ou outro nome qualquer.
Continuam a haver alucinados que não sabem distinguir um incentivo de um subsídio.
Aliás, nem era preciso saberem isso, até porque está escrito no artigo, mas pronto, são uns alucinados.
Afinal estive a analisar melhor e quem é subsidiado são os proprietários de veículos de combustão, que recebem do estado, IVA, IUC, ISV e ISP, e como? O Estado vai fazer hospitais, escolas, estradas, etc. com esse dinheiro. Está certo, não estava a ver bem a coisa.
Exato, tal como o FMI tem vindo a defender e não só.
O JL só vai a hospitais que usem energia solar com 500000 painéis. Aliás ele nunca tem contratempos nem se engana. Ele não paga impostos porque são todos una chulos por n terem carros elétricos. Nem anda em estradas pagas por impostos.
O.fmi tbm defende mais impostos nos carros. E isso inclui os elétricos.
Já agora quando precisar, esperemos que não, exija uma ambulância elétrica. Que os malvados continuam a usar as crafters a gasóleo. Já viu. O lobby dos elétricos a funcionar.
Hoje fui ao supermercado e estava um camião da Luís Simões a descarregar, obviamente fui ralhar com o sr. Luís Simões que vinha ao volante se ele n tinha vergonha de andar a distribuir mercearias num camião fumarento a gasóleo. E disse, olhe que o Ti JL do pplware não compra nada disso. Afinal isso n pagou taxa de CO2 nem produzido com 3500 painéis.
Já veio outra vez com o seu preconceito? Porque não diz o que incomoda ?
Fala o gajo que diz que as árvores não capturam CO2 e por isso podem se abater para plantar mega parques solares. E não diga que não disse porque já disse.
Você e o fumarento Agante estão bem um para o outro.
Eu disse onde seu mentiroso ?
Então mostre lá o que eu disse ?