O que é o WP.29? A norma que todos os carros têm de cumprir em 2024
Já ouviu falar em WP.29? Já pensou que podem existir ataques cibernéticos no segmento automóvel uma vez que atualmente os carros integram bastante tecnologia? Em 2021, a norma WP.29: Sistema de Gestão de Cibersegurança de Veículos foi desenvolvida em cooperação com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). Mas que norma é esta?
O WP.29 tem como base o Acordo de 1958, que estabeleceu um quadro para o reconhecimento mútuo de aprovações de veículos entre os países participantes. Os países membros colaboram para criar e atualizar um conjunto de regulamentações que abrangem vários aspetos do design, construção e desempenho de veículos. Essas regulamentações visam facilitar a harmonização global de padrões no segmento automóvel, tornando mais fácil para os fabricantes produzir veículos que atendam aos requisitos regulatórios em diferentes regiões.
O trabalho do WP.29 abrange uma ampla gama de áreas, incluindo a cibersegurança, emissões, ruído e eficiência de combustível.
WP.29: carros protegidos contra ameaças cibernéticas
Embora na União Europeia o regulamento WP.29 já se aplique a veículos cuja homologação foi realizada desde 1 de julho de 2022, este entrará definitivamente em vigor em 1 de julho 2024, segundo refere o canal Hipertextual.
Os novos regulamentos WP.29 estabelecem que os sistemas de gestão de segurança cibernética criados pelos fabricantes terão de proteger os seus automóveis contra pelo menos 70 ameaças. Caso contrário, os veículos não receberão a certificação necessária para a sua comercialização na União Europeia, refere o canal.
Na União Europeia, os fabricantes que não cumprirem rigorosamente o definido nos regulamentos estão sujeitos a multas de até 30.000 euros por cada unidade do modelo infrator. Saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda dizem que os carros velhos são maus??? Pelo menos não são alvo de ataque. Ataque só se for de impostos, eheh
Aí se o PS sabe disto!! Aumenta logo o IUC dos carros, com a desculpa que etão mais seguros perante ataques cibernéticos!!
Coitado, andas a snifar coisa ruim; nao da pa mais imaginaçao? Se fosse da boa, terias melhores epifanias!
Bibó meu chaço Golf MK3 de 1996 que à custa de biscatices q.b. minhas e do mecânico onde o levo, ainda anda na estrada. E quem o quiser roubar tem de conseguir dar a volta ao alarme. O único vírus que lá entra só se for o da gripe sazonal.
Boa mallha e grande Golf MK3
O que não falta no youtube é formas de roubar esse carro! A tua sorte é ninguém querer lixo!
Elektros ate os levam com comando à distância. Tenha juízo @luisa.
Chamar lixo a um MK3 é mesmo de quem percebe patavina de carros e adora elektrodomésticos.
Montes de modernices mais do que dispensáveis para uma condução. Há ajudas electrónicas bem-vindas ( casos de ABS, controle de estabilidade, sensores de estacionamento, injeção electrónica para poupança de combustível nomeadamente ), outra grande parte é só para encarecer despudoradamente o produto final e manutenções e reparações. Claro que as exigências de uma fiscalidade absorvente e as dos “ativistas” contribuem também para preços de venda exorbitantes!!!!
+1. Há anos que estou a escapar de carros com filtro de particulas comprando um a gasolina anterior a 2019, mais uma coisa que a ser boa devia ser mais barata nos carros novos para incentivo a comprar os mesmos. Estar com o telefone na mão dá multa e estar distraído com o tablet embutido no carro a jogar angry birds, não?
Em 2000 um carro com 1100 cm3 com rádio CD, sem airbags e cinco portas custava 10000€, agora um carro 900 cm3 turbo com rádio, usb, gps, abs, airbags, etc custa 20000€. Resultado: o dobro do preço por mais tecnologia que por vezes não usamos (claro que equipamentos de segurança são essenciais) refiro-me a tecnologia gps e o famigerado acesso à net que todos os carros novos têm e que os torna vulneráveis a ataques. Já fizeram algum antivirus para eles?
O assistente de faixa, só desligando. Só inventaram isso para irritar os condutores. Um gajo nem sequer é livre de cortar uma curva.
Por outras palavras, “preço dos automóveis vai aumentar”…
Não tenho que me preocupar com essas coisas que o meu chasso de 96 não tem esses problemas
“70 ameaças”
Parece pouco. Um grão de areia no conjunto de ameaças que existem e que nem se sabe que existem
Nem os servidores das marcas estão a salvo.
Para maior segurança o ideal é andar desconectado.
Idem aspas. Tenho dois carros, um com motor 1.4 d4d Toyota e outro 2.0 VW antigo.
São motores que nunca mais acabam.
Tenho carro e motor até ao fim dos meus dias.
Por isso é que gozo sempre com isto dos eléctricos… Provavelmente nunca irei usar nenhum.
O PS devia ter aumentado o preço do IUC para carros antes de 2007 afinal de contas a malta continua agarrada a carros pouco eficientes e poluentes e acha que está tudo bem assim!
O elektro é mais poluente @luisa. Lamento q seja mais uma vitima crente de uma indústria mentirosa.
@Luisa, já o seu comentário denota uma falta de percepção da realidade mas também o que se espera duma pessoa “formatada” mesmo?