PplWare Mobile

Numa carta, organizações defendem que a Cybertruck da Tesla não pode chegar à Europa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mario Jorge says:

    acho muito bem, deviamos banir também os camiões que transportam comida

    • Hugo says:

      Estás mesmo a comparar veículos de transporte de mercadorias, com um propósito bem definido, com a cybertruck? LOL

    • qs says:

      não considero banir mas TEM de respeitar as leis europeias. Foi possível legalizar o H1 após adaptações para as leis europeias.
      Equiparar o cybertruck ao camião que transporta comida é pouco “estranha” . Um camião que transporta comida não chega ao 100km/h em 3 segundos. agora imagina se os proprietarios decidirem brincar nos arranques no meio de uma cidade aqui na europa. Eu temo.

      Eu já me faz confusão ver autocarros a andarem no eixo norte-sul, cheio de pessoas, a 120km/h (em zonas de 90 km/h) e com imenso transito, 3a fila, a fazer sinais de luzes… isto é um condutor profissional… imagino um condutor, dito normal, com um cybertruck….

  2. Helder Pinto says:

    “… potencialmente perigosa para aqueles que usam a estrada, especialmente peões e ciclistas. Destacam as suas dimensões e conceção.”
    Um camião TIR é maior e mais pesado… e não é feito de borracha!
    É melhor proibir também a circulação de camiões para proteger os peões e os ciclistas!

    • qs says:

      não faz 0-100km/h em 3 segundos, ou faz? sim, existem muitos condutores de pesados que deviam ser impedidos de conduzir camiões

    • Anónimo says:

      E obriga a que seja um condutor profissional a conduzi-lo.

    • Aves says:

      Um camião TIR é maior e mais pesado que o Cybertruck – e não pode circular e estacionar em vias e locais por onde circule e estacione o Cybertruck (se, e quando, for legalizado). A comparação não faz sentido.

    • SergioA says:

      Esta a ver camioes TIR em ruas estreitas? Fdx que comparacao estupidamente parva.
      Legalizem la os ciberpanzers se quiserem, mas se esse panzer entrar na cidade e logo para abater, sem preguntas! Este e muitos SUV que ja fazem imensos danos.

      • eu says:

        Por acaso o que não faltam são camiões a sair da refinaria de Sines cheios de combustível a circular em estradas municipais e nacionais estreitas.
        Mas lá está, como dá jeito ter combustível então não faz mal um mono daqueles rebentar com o alcatrão todo do pessoal que lá mora. Mas agora uma carripana de 3 toneladas ah isso é que não!
        Só hipocrisia.
        Já agora não gosto nem penso em comprar uma cibertruck ou outra carrinha grande.

    • freakonaleash says:

      Um ciberpanzer (boa SérgioA:) transporta quê: 4 pessoas no máximo mais sei lá quantas centenas de quilos na caixa para fins principalmente recreativos. Um TIR transporta comida, mercadoria, maquinaria industrial que no fim são úteis a centenas de pessoas.
      Boa comparação Hélder…viva os cyberpanzer e os novos riquinhos abaixo os transportes pesados que servem a sociedade moderna.

    • Yamahia says:

      O camião tem a circulação proibida em certas zonas. Terá que ser criado um novo sinal exclusivo para proibir Cybertruck ‘s

  3. Nirelle says:

    Este lixo deveria nunca ter sido feito. Acho muito bem que não a permitam na europa.

  4. Anung says:

    As pickups, qualquer uma delas hoje na europa faz consumos de 10-14 litros (diesel) numa utilização normal.
    Na europa, continente conhecido pela sua ENORME preocupação com as alterações climáticas (e outras coisas) quer proibir a unica pickup amiga do ambiente.

    • B@rão Vermelho says:

      A Jeep tem uma pickup VE, e também a Riviam tem pickups VE, um dos meus vizinhos tem uma com matricula da California.
      É dos carros que tenho mais curiosidade de ver ao vivo e acores, eu por norma não gosto de ver carros em fotos, reparem que eu digo quase sempre que não gosto, por isso quero ver a CB ao vivo.

    • freakonaleash says:

      As pickups que circulam na UE cumprem com normas de deformação de superfícies exteriores a fim de proteger peões, outras viaturas e os próprios ocupantes. O cyberpanzer cumpre com o quê?

    • Yamahia says:

      De amiga do ambiente tem muito pouco.

  5. Ddt says:

    Acho que devia ser proibida , na forma em que está , porque aquelas arestas e bicos são um perigo . Aquilo corta um peão ao meio

    • nhecos says:

      Se não estou em erro, existe legislação sobre este tipo de formas nos carros por forma a minimizar outro tipo de ferimentos (para além dos causados pelo impacto) em caso de atropelamento. Se for este o caso, não sei como a cybertruck será homologada.

    • AlexS says:

      O elogio da destruição da cultura e da criação.
      A única forma permitida será o ovo, porque querem viver num casulo hiper protegidos.
      Por isso é que temos designs de carros que são um horror hoje,

      A mesma coisa se passa hoje na arquitectura, com um ataque constante da regulação politica estética á profissão de arquitecto.

  6. Toni da Adega says:

    Normal. Maioria dos veiculos desenhados e produzidos naqueles lados nao se vendem na Europa

  7. iDespairing says:

    Para nao falar devido ao peso o pessoal sem carta de pesados, nao pode conduzir o bicho. lol

  8. Rodrigo says:

    Banir os camiões com toneladas…

  9. Técnico Meo says:

    Concordo. Inclusive maseratis, porches, ferraris, e outros topos de gama. Vamos banir camiões, autocarros, viaturas dos bombeiros, ambulâncias, transporte de valores, taxis, tvdes, viaturas dos sapadores, os carros das forças especiais da GNR e PSP, viaturas governamentais especiais, viaturas de transporte especiais… até podemos ser mais ousados, vamos regulamentar até á exaustão e por toda gente a andar de bicicleta convencional e todos nús. O facto do carro ter de origem no Musk não tem nada a ver, não é perseguição nem bloqueio politico. As pessoas só vêm o mal onde ele não está. Os foguetes dele, os tesla, o brain não sei o quê, a starlink, é tudo foto montagem, não vale nada, são produtos horríveis e também os podemos banir. PS , adorei invenção da tampa das garrafas que não sai Europeia, mudou a minha vida totalmente, em breve vou ao programa do Gouxa falar sobre esta mudança de vida.

    • MLopes says:

      mas qual dos veículos que mencionaste é que não cumpre as normas europeias e não foi submetido aos devidos testes? algum? não me parece.
      quando encontrares algum por favor perde ent\ao tempo a escreveres aqui e denuncia a situação
      às autoridades competentes…
      até lá poupa-nos o discurso torpe e vai instalar fibra como deve ser 😉

      • Técnico Meo says:

        Devolvo-te a questão, quais são realmente os incumprimentos daquela viatura que outras que andam na estrada cumpram?

        • Perfectly Balanced says:

          São várias mas eu vou-te explicar a questão do peso, limite de peso para automóveis ligeiros de passageiros ou mercadorias é 3500KG, a formula de cálculo é:

          3500kg – (Peso do veículo vazio + 75kg (condutor) + 68kg por passageiro) > 272 kg (que seria o peso reservado para mercadoria)

          A Cybertruck mesmo a versão mais leve ultrapassa este peso, logo não pode ser registada na Europa como sendo um veículo ligeiro de passageiros ou ligeiro de mercadorias, mas depois tens aqui os estúpidos a falar dos camiões, pois bem para registar o veículo como pesado de mercadorias o peso deixa de ser problema mas és obrigado a ter por exemplo um tacógrafo para registar as horas de condução, já para não falar que precisas de um carta com categoria C e tens limitações relativamente ao tempo de condução, etc.

          E não isto não é uma questão de medo, ou preconceito em relação ao Elon Musk, a legislação já existe há anos muito antes da Cybertruck ser anunciada, e o Cybertruck não é o único veículo que não pode circular cá tens a Rivian R1T que existe há mais tempo que a Cybertruck e também não vem para a Europa devido ao peso.

          • Técnico Meo says:

            Boa resposta, muito boa mesmo e bem fundamentada. A questão do preconceito todavia não acredito, é o timming da carta e quem a escreveu. Mas, então a carta é ridícula e denuncia aquilo que é; se a viatura não pode circular com base na lei, não é preciso mais alarde nenhum. Ou reduzem peso, ou tem de ter licença especial, com fundamento na lei. Agora o que não falta ai é viaturas mostrengas de passageiros a circular todos os dias, jipes etc. Bem haja pela partilha

        • Nirelle says:

          Tudo. Mas os problemas que saltam há vista são o peso e o design (feito por uma criança de 2 anos)

        • Aves says:

          Os haters estão por todo o lado 😉

    • freakonaleash says:

      Agora que acha o cyberpanzer uma aberração para as nossas estradas europeias é anti-Musk queres ver?

  10. maxapadajá says:

    Já viram como fica alguém atropelado por uma coisa destas?

  11. MLopes says:

    normas são normas e até serem alteradas são para aplicar. o bicho passa, passa. não passa, não passa. não há cá exceções e toda e qualquer adaptação tem que ser devidamente testada e aprovada previamente.
    é uma tesla ou um hummer ou whatever? irrelevante. as regras são iguais para todos.
    pelo que parece a cybertruck não passa nas regras e, por isso apenas, deve ficar de fora até passar. se é que algum dia isso irá acontecer…
    fazer comparações com camiões, etc que passam todas as normas e é ridículo

  12. Perfectly Balanced says:

    Pergunta séria para o pessoal que comentou “vamos banir agora também os camiões”, qual é a lógica? Acham que não deveria de existir regras ou que as regras deveriam ser iguais para todos os veículos?

    • Rodrigo says:

      Claro que deviam, agora não é banir a Tesla porque é do Musk ou porque se acha feio e é pesado.

      Ninguém precisa de mandar carta nenhuma a Tesla se quiser vender na União Europeia tem que simplesmente cumprir as normas e nunca vi ninguém da Tesla que não o vai fazer, resumindo pessoal sem nada que fazer…

      • Perfectly Balanced says:

        Se as regras deviam de ser as mesmas coloco-te uma segunda pergunta, os camiões não deviam de ter tacógrafo ou seriam os carros que deveriam de instalar tacógrafo?

  13. Joao M. says:

    Malta gosta de proibições.
    Sobre o pesa elevado -> já existe legislação nas estradas em que, em determinados locais, se o veiculo pesar mais de x não pode circular. Se o CT pesa 3.5T ou 3T e o sinal diz “acima de 3T não pode circular” então não circula. Como os camiões e outros veiculos mais pesados não circulam.

    Dimensões -> O veiculo tem dimensões anormais no entanto não sei até que ponto não é similar a um Model X, a um ou SUV maior, carrinhas e outros veiculos de trabalho (não pesados). Se existe algum local onde não consegue passar, não passa.

    Formato e perigo para peões/ciclistas – aqui diria que é um tema também complexo. Sim, arestas são mais perigosas do que uma curva e, por ser alto, vai acertar mais acima do que um carro normal – que acerta nos joelhos. NO entanto, isto não é um carro. Podemos alegar que tem uma aceleração maior, mas também tem outros veiculos e aqui é responsabilidade do condutor. Ciclistas -> esta malta precisa de também ter atençao por onde anda. Se por um lado temos condutores que não respeitam, temos também ciclistas que não respeitam que andam na mesma estrada com objectos 10x mais pesados do que eles. O mesmo para peões que se atiram para a estrada.

    Enfim. Pessoalmente acho o Cybertruck feio como tudo e eu não o compraria (apesar de que gostei de andar em algumas pickups americanas e gostei do conceito, quando lá estive). No entanto, apesar da opinião pessoal, não vejo o porquê das proibições.
    Tenho aqui no burgo um individuo que tem um Hummer e anda com ele na estrada. Aquela história ocupa quase 2 lugares de estacionamento e ocupa praticamente a faixa toda de circulação (dá essa percepção devido ao tamanho que tem), se acerta num peão é na cabeça e um ciclista é cilindrado. Acho que só não é para todos pelo custo de aquisição e combustivel. O CT é mais pequeno que aquilo. A malta é muito leviana com a palavra “proibir”.

  14. JL says:

    Então ? Estão com medo ? Lol

  15. Fusion says:

    Acho que deviam primeiro corrigir o CSS deste carro da Tesla antes de sequer olhar para as medidas de segurança 😀

  16. Miguel Oliveira says:

    O Elon Musk tanto quer ser diferente que só faz asneiras. Primeiro faz Pickups que se querem grandes vendas não cai ser a Cybertruck não vai vender na Europa nem em países asiáticos… uma pickup cheia de arestas como é que vai ser homologada? Essa cor é marivilhosa mas não é para as estradas europeias, peso têm noção deve pagar tanto como um camião nas autoestradas,… ele parece que quer falir a Tesla? O X twiter está cada vez melhor! Entre outros… O que vai segurar é a SpaceX.

  17. Carlos says:

    um perigo para os peões. acho bem que seja banido

  18. maxapadajá says:

    Nós olhamos para esta Tesla truck e não temos a dimensão do que é levar um toquezinho dum tanque destes LOL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.