Numa carta, organizações defendem que a Cybertruck da Tesla não pode chegar à Europa
A Cybertruck da Tesla é assustadoramente robusta, com medidas invulgares e um aspeto inquietante. Apesar de já circular nas estradas dos Estados Unidos, um conjunto de organizações defende, numa carta, que a pickup não deveria ser permitida na Europa (pelo menos, para já).
Pensada para os Estados Unidos, as medidas da Cybertruck da Tesla não encaixam na Europa. De tal forma, que algumas organizações de segurança rodoviária decidiram juntar-se, numa carta, após a primeira unidade da pickup ter sido certificada para circular nas estradas europeias e registada na República Checa.
Numa carta aberta a Martin Kupka, ministro dos Transportes do país, as organizações argumentam que a Cybertruck é potencialmente perigosa para aqueles que usam a estrada, especialmente peões e ciclistas. Destacam as suas dimensões e conceção, argumentando que não tem lugar nas estradas europeias com as suas caraterísticas atuais.
Estradas europeias não estão preparadas para a robustez da Cybertruck
Um dos problemas levantados é o peso do veículo. Segundo a Tesla, a Cybertruck tem um peso sem carga de quase três toneladas, o que, combinado com passageiros ou carga, pode rapidamente exceder o limite europeu de 3,5 toneladas. Os veículos que excedem este limite devem, também, dispor de medidas de segurança especiais, o que não parece ser o caso.
As organizações questionam-se sobre se a Cybertruck foi registada corretamente ou se é possível que o peso tenha sido incorretamente comunicado para "facilitar" o registo.
Outro problema é a conceção, que se destaca pelo aço na carroçaria. Isto pode aumentar o risco de ferimentos em caso de acidente, especialmente para peões ou ciclistas.
A Cybertruck aprovada na Chéquia foi adaptada, tendo sido integrado um para-choques de borracha nos cantos, por forma a cumprir a regulamentação europeia. Contudo, muitos especialistas duvidam que tais adaptações sejam suficientes para reduzir os potenciais riscos, alertando para o facto de estes elementos poderem ser retirados pelos utilizadores após o processo de homologação.
As organizações de segurança rodoviária alertam, também, para o facto de a República Checa poder servir de porta de entrada para mais Cybertrucks na Europa, uma vez que os registos individuais de veículos estão frequentemente sujeitos a controlos menos rigorosos do que os registos normais.
Por isso, na mesma carta, as organizações apelam a uma revisão das homologações anteriores na Europa e defendem que o veículo em questão não deve ser autorizado a circular nas estradas europeias até que todas as questões de segurança sejam esclarecidas.
Na perspetiva das organizações, a proteção dos utilizadores da estrada deve ser uma prioridade máxima. Além disso, a Cybertruck não foi, ainda, submetida a testes de colisão independentes, suscitando preocupações adicionais quanto à sua segurança.
Pode ler a carta na íntegra aqui.
acho muito bem, deviamos banir também os camiões que transportam comida
Estás mesmo a comparar veículos de transporte de mercadorias, com um propósito bem definido, com a cybertruck? LOL
A comparação é válida. É discriminação sem sentido.
Claro que sim!
Abaixo a discriminação sem sentido contra o mini camião para os novos riquinhos!
não considero banir mas TEM de respeitar as leis europeias. Foi possível legalizar o H1 após adaptações para as leis europeias.
Equiparar o cybertruck ao camião que transporta comida é pouco “estranha” . Um camião que transporta comida não chega ao 100km/h em 3 segundos. agora imagina se os proprietarios decidirem brincar nos arranques no meio de uma cidade aqui na europa. Eu temo.
Eu já me faz confusão ver autocarros a andarem no eixo norte-sul, cheio de pessoas, a 120km/h (em zonas de 90 km/h) e com imenso transito, 3a fila, a fazer sinais de luzes… isto é um condutor profissional… imagino um condutor, dito normal, com um cybertruck….
“… potencialmente perigosa para aqueles que usam a estrada, especialmente peões e ciclistas. Destacam as suas dimensões e conceção.”
Um camião TIR é maior e mais pesado… e não é feito de borracha!
É melhor proibir também a circulação de camiões para proteger os peões e os ciclistas!
não faz 0-100km/h em 3 segundos, ou faz? sim, existem muitos condutores de pesados que deviam ser impedidos de conduzir camiões
E obriga a que seja um condutor profissional a conduzi-lo.
Um camião TIR é maior e mais pesado que o Cybertruck – e não pode circular e estacionar em vias e locais por onde circule e estacione o Cybertruck (se, e quando, for legalizado). A comparação não faz sentido.
Esta a ver camioes TIR em ruas estreitas? Fdx que comparacao estupidamente parva.
Legalizem la os ciberpanzers se quiserem, mas se esse panzer entrar na cidade e logo para abater, sem preguntas! Este e muitos SUV que ja fazem imensos danos.
Por acaso o que não faltam são camiões a sair da refinaria de Sines cheios de combustível a circular em estradas municipais e nacionais estreitas.
Mas lá está, como dá jeito ter combustível então não faz mal um mono daqueles rebentar com o alcatrão todo do pessoal que lá mora. Mas agora uma carripana de 3 toneladas ah isso é que não!
Só hipocrisia.
Já agora não gosto nem penso em comprar uma cibertruck ou outra carrinha grande.
Um ciberpanzer (boa SérgioA:) transporta quê: 4 pessoas no máximo mais sei lá quantas centenas de quilos na caixa para fins principalmente recreativos. Um TIR transporta comida, mercadoria, maquinaria industrial que no fim são úteis a centenas de pessoas.
Boa comparação Hélder…viva os cyberpanzer e os novos riquinhos abaixo os transportes pesados que servem a sociedade moderna.
O camião tem a circulação proibida em certas zonas. Terá que ser criado um novo sinal exclusivo para proibir Cybertruck ‘s
Este lixo deveria nunca ter sido feito. Acho muito bem que não a permitam na europa.
+1!!!
As pickups, qualquer uma delas hoje na europa faz consumos de 10-14 litros (diesel) numa utilização normal.
Na europa, continente conhecido pela sua ENORME preocupação com as alterações climáticas (e outras coisas) quer proibir a unica pickup amiga do ambiente.
A Jeep tem uma pickup VE, e também a Riviam tem pickups VE, um dos meus vizinhos tem uma com matricula da California.
É dos carros que tenho mais curiosidade de ver ao vivo e acores, eu por norma não gosto de ver carros em fotos, reparem que eu digo quase sempre que não gosto, por isso quero ver a CB ao vivo.
Esteve em exposição em diversos locais de PT
As pickups que circulam na UE cumprem com normas de deformação de superfícies exteriores a fim de proteger peões, outras viaturas e os próprios ocupantes. O cyberpanzer cumpre com o quê?
De amiga do ambiente tem muito pouco.
Acho que devia ser proibida , na forma em que está , porque aquelas arestas e bicos são um perigo . Aquilo corta um peão ao meio
Se não estou em erro, existe legislação sobre este tipo de formas nos carros por forma a minimizar outro tipo de ferimentos (para além dos causados pelo impacto) em caso de atropelamento. Se for este o caso, não sei como a cybertruck será homologada.
O elogio da destruição da cultura e da criação.
A única forma permitida será o ovo, porque querem viver num casulo hiper protegidos.
Por isso é que temos designs de carros que são um horror hoje,
A mesma coisa se passa hoje na arquitectura, com um ataque constante da regulação politica estética á profissão de arquitecto.
Normal. Maioria dos veiculos desenhados e produzidos naqueles lados nao se vendem na Europa
Para nao falar devido ao peso o pessoal sem carta de pesados, nao pode conduzir o bicho. lol
Banir os camiões com toneladas…
Concordo. Inclusive maseratis, porches, ferraris, e outros topos de gama. Vamos banir camiões, autocarros, viaturas dos bombeiros, ambulâncias, transporte de valores, taxis, tvdes, viaturas dos sapadores, os carros das forças especiais da GNR e PSP, viaturas governamentais especiais, viaturas de transporte especiais… até podemos ser mais ousados, vamos regulamentar até á exaustão e por toda gente a andar de bicicleta convencional e todos nús. O facto do carro ter de origem no Musk não tem nada a ver, não é perseguição nem bloqueio politico. As pessoas só vêm o mal onde ele não está. Os foguetes dele, os tesla, o brain não sei o quê, a starlink, é tudo foto montagem, não vale nada, são produtos horríveis e também os podemos banir. PS , adorei invenção da tampa das garrafas que não sai Europeia, mudou a minha vida totalmente, em breve vou ao programa do Gouxa falar sobre esta mudança de vida.
mas qual dos veículos que mencionaste é que não cumpre as normas europeias e não foi submetido aos devidos testes? algum? não me parece.
quando encontrares algum por favor perde ent\ao tempo a escreveres aqui e denuncia a situação
às autoridades competentes…
até lá poupa-nos o discurso torpe e vai instalar fibra como deve ser 😉
Devolvo-te a questão, quais são realmente os incumprimentos daquela viatura que outras que andam na estrada cumpram?
São várias mas eu vou-te explicar a questão do peso, limite de peso para automóveis ligeiros de passageiros ou mercadorias é 3500KG, a formula de cálculo é:
3500kg – (Peso do veículo vazio + 75kg (condutor) + 68kg por passageiro) > 272 kg (que seria o peso reservado para mercadoria)
A Cybertruck mesmo a versão mais leve ultrapassa este peso, logo não pode ser registada na Europa como sendo um veículo ligeiro de passageiros ou ligeiro de mercadorias, mas depois tens aqui os estúpidos a falar dos camiões, pois bem para registar o veículo como pesado de mercadorias o peso deixa de ser problema mas és obrigado a ter por exemplo um tacógrafo para registar as horas de condução, já para não falar que precisas de um carta com categoria C e tens limitações relativamente ao tempo de condução, etc.
E não isto não é uma questão de medo, ou preconceito em relação ao Elon Musk, a legislação já existe há anos muito antes da Cybertruck ser anunciada, e o Cybertruck não é o único veículo que não pode circular cá tens a Rivian R1T que existe há mais tempo que a Cybertruck e também não vem para a Europa devido ao peso.
Boa resposta, muito boa mesmo e bem fundamentada. A questão do preconceito todavia não acredito, é o timming da carta e quem a escreveu. Mas, então a carta é ridícula e denuncia aquilo que é; se a viatura não pode circular com base na lei, não é preciso mais alarde nenhum. Ou reduzem peso, ou tem de ter licença especial, com fundamento na lei. Agora o que não falta ai é viaturas mostrengas de passageiros a circular todos os dias, jipes etc. Bem haja pela partilha
Tudo. Mas os problemas que saltam há vista são o peso e o design (feito por uma criança de 2 anos)
Os haters estão por todo o lado 😉
Agora que acha o cyberpanzer uma aberração para as nossas estradas europeias é anti-Musk queres ver?
Já viram como fica alguém atropelado por uma coisa destas?
Já viste alguém atropelado por um camião?
Mas ninguém se vai meter à frente dum camião. Já à frente duma tesla truck é diferente. Vai do hábito.
O cyberpanzer é um transporte pesados de mercadorias!?
normas são normas e até serem alteradas são para aplicar. o bicho passa, passa. não passa, não passa. não há cá exceções e toda e qualquer adaptação tem que ser devidamente testada e aprovada previamente.
é uma tesla ou um hummer ou whatever? irrelevante. as regras são iguais para todos.
pelo que parece a cybertruck não passa nas regras e, por isso apenas, deve ficar de fora até passar. se é que algum dia isso irá acontecer…
fazer comparações com camiões, etc que passam todas as normas e é ridículo
Engraçado , já alteraste o discurso. Interessante… 🙂 Fibra instalada, como deve ser:)
Pergunta séria para o pessoal que comentou “vamos banir agora também os camiões”, qual é a lógica? Acham que não deveria de existir regras ou que as regras deveriam ser iguais para todos os veículos?
Claro que deviam, agora não é banir a Tesla porque é do Musk ou porque se acha feio e é pesado.
Ninguém precisa de mandar carta nenhuma a Tesla se quiser vender na União Europeia tem que simplesmente cumprir as normas e nunca vi ninguém da Tesla que não o vai fazer, resumindo pessoal sem nada que fazer…
Se as regras deviam de ser as mesmas coloco-te uma segunda pergunta, os camiões não deviam de ter tacógrafo ou seriam os carros que deveriam de instalar tacógrafo?
Malta gosta de proibições.
Sobre o pesa elevado -> já existe legislação nas estradas em que, em determinados locais, se o veiculo pesar mais de x não pode circular. Se o CT pesa 3.5T ou 3T e o sinal diz “acima de 3T não pode circular” então não circula. Como os camiões e outros veiculos mais pesados não circulam.
Dimensões -> O veiculo tem dimensões anormais no entanto não sei até que ponto não é similar a um Model X, a um ou SUV maior, carrinhas e outros veiculos de trabalho (não pesados). Se existe algum local onde não consegue passar, não passa.
Formato e perigo para peões/ciclistas – aqui diria que é um tema também complexo. Sim, arestas são mais perigosas do que uma curva e, por ser alto, vai acertar mais acima do que um carro normal – que acerta nos joelhos. NO entanto, isto não é um carro. Podemos alegar que tem uma aceleração maior, mas também tem outros veiculos e aqui é responsabilidade do condutor. Ciclistas -> esta malta precisa de também ter atençao por onde anda. Se por um lado temos condutores que não respeitam, temos também ciclistas que não respeitam que andam na mesma estrada com objectos 10x mais pesados do que eles. O mesmo para peões que se atiram para a estrada.
Enfim. Pessoalmente acho o Cybertruck feio como tudo e eu não o compraria (apesar de que gostei de andar em algumas pickups americanas e gostei do conceito, quando lá estive). No entanto, apesar da opinião pessoal, não vejo o porquê das proibições.
Tenho aqui no burgo um individuo que tem um Hummer e anda com ele na estrada. Aquela história ocupa quase 2 lugares de estacionamento e ocupa praticamente a faixa toda de circulação (dá essa percepção devido ao tamanho que tem), se acerta num peão é na cabeça e um ciclista é cilindrado. Acho que só não é para todos pelo custo de aquisição e combustivel. O CT é mais pequeno que aquilo. A malta é muito leviana com a palavra “proibir”.
Então ? Estão com medo ? Lol
Adoram bloqueios politicos. Confundem tudo. Misturam tudo- tudo passa a ser relativo quando convém. Podem não gostar do homem, mas depois esquecem os milhões de trabalhadores das empresa dele e prestadores que têm de por pão na mesa. É só lutas de * caviar…
Mesmo..
Estou…um panzerligeiro na faixa de rodagem contrária à minha no meu carrinho, claro que estou!
Acho que deviam primeiro corrigir o CSS deste carro da Tesla antes de sequer olhar para as medidas de segurança 😀
O Elon Musk tanto quer ser diferente que só faz asneiras. Primeiro faz Pickups que se querem grandes vendas não cai ser a Cybertruck não vai vender na Europa nem em países asiáticos… uma pickup cheia de arestas como é que vai ser homologada? Essa cor é marivilhosa mas não é para as estradas europeias, peso têm noção deve pagar tanto como um camião nas autoestradas,… ele parece que quer falir a Tesla? O X twiter está cada vez melhor! Entre outros… O que vai segurar é a SpaceX.
um perigo para os peões. acho bem que seja banido
Nós olhamos para esta Tesla truck e não temos a dimensão do que é levar um toquezinho dum tanque destes LOL