Novo serviço da ANSR: sinistralidade em Portugal em tempo real
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) dá mais um passo em direção à modernização e digitalização dos seus serviços com a introdução de um novo formato interativo para o relatório diário de sinistralidade rodoviária. Veja os dados no Power BI.
A plataforma lançada pela ANSR está acessível a qualquer hora, permitindo aos utilizadores personalizar e interagir com as pesquisas de acordo com as suas necessidades específicas. Isto possibilita uma análise mais aprofundada e adaptada dos dados de sinistralidade.
Neste relatório interativo é apresentada a informação dos 4 indicadores (Acidentes, Vítimas mortais, Feridos graves e Feridos) por distrito do Continente e Regiões Autónomas - Sinistralidade diária preliminar das forças de segurança (GNR + PSP), sem validação da ANSR. Todos os dias úteis as forças de segurança enviam esta informação relativa ao(s) dia(s) anterior(es).
Para além disso, a GNR envia também informação consolidada do(s) dia(s) enviado(s) 1 semana antes.
- O indicador Acidentes – com e sem vítimas – tem sempre como fonte a sinistralidade preliminar das forças de segurança.
- Na página da Informação diária, é apresentada a informação do dia selecionado (dia anterior), sendo possível selecionar outro dia do ano em curso.
- Na página da Informação semanal, consta a informação da semana em curso, sendo possível selecionar outra semana do ano em curso.
- Nas páginas seguintes – Acumulado e Período 1 Ano – a informação apresentada, com exceção dos Acidentes, congrega dados da base de dados até ao mês do relatório mensal publicado e dados enviados diariamente pelas entidades fiscalizadoras, com caráter preliminar.
- Na página Acumulado, é apresentada a informação acumulada desde o dia 1 de janeiro até ao dia anterior, para o ano em curso, para o ano anterior, para 2019 (ano de referência para monitorização das metas de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030 fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal) e para o ano referente há década anterior. É também disponibilizada a Média Nacional de Vítimas mortais e Feridos graves, considerando os anos de 2018 e subsequentes.
- Na página Período 1 Ano, consta a informação acumulada do ano deslizante, para o período em curso, para 2018-2019 (período de referência para monitorização das metas de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030 fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal) e para o período referente há década anterior.
Na página das Fontes e Conceitos, além do referido anteriormente, consta o seguinte glossário:
- Acidente com vítimas (AcV) - Ocorrência na via pública ou que nela tenha origem envolvendo pelo menos um veículo em movimento, do conhecimento das entidades fiscalizadoras (GNR e PSP) e da qual resulte pelo menos uma vítima.
- Vítima - Ser humano que em consequência de acidente sofra danos corporais.
- Morto ou vítima mortal a 24h (VM) - Vítima cujo óbito ocorra no local do acidente ou durante o percurso até à unidade de saúde.
- Ferido grave (FG) - Vítima de acidente cujos danos corporais obriguem a um período de hospitalização igual ou superior a 24 horas.
- Ferido leve (FL) - Vítima de acidente que não necessite de ser hospitalizada ou cujos danos corporais obriguem a um período de hospitalização inferior a 24 horas.
e que tal um serviço que aponte defeitos nas estradas e qual o responsável pela manutenção das mesmas, seguido das isntruções para intentar uma ação judicial!
Isso não lhes interessa… é o mesmo que teres uma estrada toda rebentada, cheia de buracos e raizes de árvores e em vez de arranjarem, colocam um sinal vertical a dizer “Piso em mau estado” e siga!
…ou ainda outro com uma lista dos responsáveis pelo descalabro que são as decisões judiciais injustas, estabelecendo um paralelo com outros caso; do tipo: fulano viola filha X vezes consecutivas e leva pena leve… o outro manda uns bitaites na rede Y e leva pena pesada!
Não sei, digo eu…
Algumas pessoas do sistema judiciário, mesmo das mais anónimas, se calhar… até eram capazes de fazer facilmente uma lista dessas!
pois… mas as pessoas levaram anos com propaganda em formato de notícias, publicidade, novelas, entre outras distrações, e ficaram confortavelmente adormecidas. E aos poucos se controla e se usa toda uma população.
Este relatório diário deve ser imenso …
Mais uma desculpa para a “Caça à Multa”! Alguém tem de financiar estes serviços inúteis do Estado! Já agora criem também um para denúncias do mau piso das estradas e falta de sinalização.