Pplware

Nissan Leaf: Bateria e mão de obra voltam a custar 23 mil euros?

O segmento dos carros elétricos tem evoluído significativamente. Segundo dados recentes, a venda de carros eletrificados ultrapassou os diesel na Europa. Além disso, ter um carro elétrico já é mais barato do que gasóleo e gasolina.

E a manutenção, será que é barata? De acordo com uma fatura recente, a bateria e mão-de-obra de um Nissan Leaf custa quase 23 mil euros.


Nissan Leaf… o preço de um elétrico

Ainda se lembram da notícia do preço exorbitante da bateria do Nissan Leaf? Ao que parece não era caso único em Portugal! A bateria para um Peugeot iOn podia também chegar aos 23 mil euros… quase tanto como um carro novo. Em 2019 tal discussão de valores levou mesmo a Nissan a baixar o preço. A bateria do Nissan LEAF passou a custar 7000 euros + iva (mais custo de instalação).

De acordo com o comunicado da empresa na altura, “Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço fixado pela Nissan a partir de dia 4 de novembro de 2019, é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA).”

Condutor recebe conta de quase 23 mil euros por bateria e mão de obra

“Compras carro elétrico e passado 112 000 km pagas 16 831 euros por uma bateria e 22 890 euros na oficina. Fatura proforma de 22/10/2020”, pode ler-se numa publicação de um proprietário de um Nissan Leaf.

Tal como se pode ver na fatura, o preço da bateria foi de 16 831 euros e o resto foi mão de obra e uma sobretaxa.

 

Contas feitas, o valor a pagar em oficina será 22 890 euros.

Ao contrário do que aconteceu em 2019, ainda não há nenhuma posição por parte da marca relativamente a esta fatura proforma. Segundo a empresa, os Nissan LEAF vendidos atualmente na Europa possuem uma garantia de capacidade de bateria das mais abrangentes do sector, de 8 anos ou 160.000 km, com um número de reclamações dentro da garantia extremamente baixo.

As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria. A Nissan é a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias.

Exit mobile version