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Não conduza com o depósito na reserva. Saiba porquê…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. CaptianObvious says:

    É tudo verdade excepto a parte das impurezas. O carro movimenta-se em todos os eixos e com forças consideráveis. Os resíduos não aumentam só pq está na reserva, os resíduos estão suspensos no combustível. Acresce que as bombas de combustível já não são o que eram. Não vão encontrar resíduos com diametro superior a umas decimas de milímetros.

    • André R. says:

      +1
      Essa teoria das impurezas é demais…
      Então se um veículo que tem sempre movimento (lombas, buracos, travagens, etc) está cheio de impurezas no fundo, imagino os tanques das bombas de combustível que estão paradas e paradinhas…

      • Rander says:

        Eu também não percebo essa das impurezas mas por ainda outro motivo:

        Não sou mecânico portanto não ando por aí a abrir depósitos para lhes ver as entranhas mas, ao longo dos anos e dos carros, das poucas vezes que tive de trocar bombas de combustível em carros a gasolina, todas puxavam a gasolina do fundo do depósito que é o que faz sentido.
        Nunca vi qualquer mangueira ligada à parte inferior da bomba, que nesse caso teria de ter uma bóia na outra ponta, para chupar só da gasolina mais acima… mas a haver tal mangueira com tal bóia, com todos os movimentos e solavancos dos carros, o mais certo seria que em determinadas ocasiões chupasse também ar o que obrigaria a um outro sistema mais adiante que retirasse esse ar sem que deixasse de fornecer um fluxo contínuo de combustível ao motor.

        O mais simples mesmo, mais lógico e também o mais económico na construção de um carro é, tanto nos carros a gasolina como a gasóleo, ser puxado combustível do fundo para que o motor nunca tenha falta de combustível até que o depósito esteja mesmo vazio (e não meio cheio e eventualmente a chupar também ar) e mais à frente colocar um filtro (para reter as impurezas) a ser substituído periodicamente.

        Mas se alguém já viu no interior de depósitos de combustível alguma mangueira com uma bóia para que só seja chupado do combustível mais acima… que faça o favor de deixar o seu testemunho. Eu nunca vi. Todas chupavam o combustível do fundo (supostamente a zona mais “poluída” de impurezas).

  2. Rui Goncalves says:

    Andem sempre com o deposito cheio como eu! Carrego se borla no lidl e faz a semana toda, meu rico tesla

    • Anung says:

      Eu antes também era assim. Mas depois comecei a fazer alguns quilometros…
      Tempo é dinheiro. Meu rico depósito para 1000km e sem preocupações e perdas de tempo.

      • Realista says:

        Porque todos andam 1000km sem parar…

      • Antonio Vasco says:

        Rico mesmo, 100€ ou mais…

        • Yamahia says:

          Electricidade sai mais caro Eng⁰

          • JL says:

            Onde ? na Lua ?

          • Yamahia says:

            Nos postos públicos.
            Qq um acima dos 0,375€ o kWh

          • JL says:

            Ainda gostava de saber onde e como se faz 100 KMS num a combustão com 6.2 euros.

          • Yamahia says:

            São 7.5€ a 5litros aos 100.
            Há carros q fazem menos

          • JL says:

            Então é mais caro.

          • JL says:

            Também há carros eléctricos a fazer menos de 17, e até 12 kWh.

          • Yamahia says:

            Fazem mas não é a 110.
            É devagar, devagarinho e parado.

          • Yamahia says:

            É mais caro onde?
            Só se for nos fora da lei da Tesla,q roubam electricidade do poste, ao melhor estilo do Casal Ventoso.

          • JL says:

            Fazem, não ouviu o Ti Bastos ?

            Fazem e até a mais.

          • JL says:

            A 110 duvido que arranje um a combustão a fazer 5 litros.

          • JL says:

            Onde? Em todas as bombas que não se paga a diferença em produtos de supermercado.

          • Yamahia says:

            LOL que consumos fez o TiBastos?

          • Yamahia says:

            A 110 faz é menos do q 5 lts aos 100. Tranquilamente.

          • JL says:

            Se a 87 kmh faz 4.7 , a 110 faz mesmo 5. Loooool

          • JL says:

            O ti Bastos ? Não viu o vídeo ? 12 a 14.

          • Yamahia says:

            O TiBastos é bom rapaz mas tb é vendedor. E ele já estava a preparar a venda lá para o verão. Já lhe tinha dito isso.
            O i3 de rodas fininhas faz 18 em urbano. Era mesmo o i3s de rodas largas que ia fazer menos, então não? Só acredita quem anda de olhos tapados eheh.

            Quanto aos 87kms na Avant não foram constantes e não foi 4.7, foi 4.5l aos 100.
            O que mata os consumos foi o q disse no post acima:
            Radares, rotundas semáforos de retenção, localidades … que obrigam a constantes travagens e retomas de velocidade.
            Os fazedores de IC’s em PT parecem ter um gosto especial em moer a cabeça da malta. Só falta inventarem um jeito de nos fazer andar para trás.
            Dêm-nos estradas como a estrada do Mediterrâneo que apesar de ter uma AE ao lado gratuita, não tem uma rotunda, um semáforo de retenção, uma localidade. É sempre a abrir.

          • JL says:

            Portanto só é vendedor quando se trata de eléctricos ? Tá certo.

            Errado, o i3 faz 11 em urbano.

            Só acredita quem anda com eles.

            Constantes ? Então afinal antes era só radares e mais não sei o quê, agora já foram constantes ?

            O que mata os consumos são os casos reais.

            Os fazedores de estradas querem é eléctricos.

            Não se esqueça que 4.5 ou 4.7 é o que ele diz, depois na bomba é um bocado mais.

          • Antonio Vasco says:

            Mais um acidente com ICE com explosão e morte, esta madrugada.
            Já é o decimo este ano em Portugal.
            Não conheço nenhum incendio de VE este ano, você conhece?

          • Yamahia says:

            Para ver TiBastos tem que se perceber qd ele está de espírito aberto e na desportiva, ou quando ele está a zelar pelo seu negócio. O canal é sobretudo um veículo de promoção ao negócio. Embora tenha uns vídeos com desabafos sinceros.

            Quanto ao i3, 11 kWh em cidade??? Mas quem é q vc pensa que está a enganar?
            1-Consumos anunciados pelo fabricante:
            Consumo: 15,3 kW/100 km
            https://fleetmagazine.pt/tco-de-carros-eletricos/

            2-Teste consumos em cidade:
            “…Com 63,2 quilómetros tinha um consumo de 18,4 kWh/100…”
            https://milhas.motor24.pt/bmw-i3-barato-sai-caro/

            3-Consumos em AE à média de 77 kmh :
            20.9 kWh/100.
            https://youtu.be/Jheyv_XlN4A?si=IM7Zp-rbKOO8E1jN
            Min 11:35

            ‐————

            Quanto à Avant
            4.5lts aos 100 num IC carregado de bloqueios à manutenção da velocidade (só neste país é q se vê disto…) até nem está mal, considerando as constantes reduções e retomas de velocidade e que a zona da serra foi feita no prego para recuperar tempos tanto para lá como para cá.

            Não havendo ¾ desses impedimentos, só rotundas e mesmo essas com possibilidade de fazer a cortar por não haver trânsito, restando apenas somente as localidades a impedir velocidade ideal, os consumos já baixam drasticamente. Desde zona do Aldi Venda do Pinheiro até McDonald’s Malveira e voltar com a paparoca:
            2.6l aos 100.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbcOu6Ob7bqHB2fM0w
            Por isso numa AE mantendo a velocidade de 87 kms que está dentro da faixa ideal (entre os 80e os 90 para um diesel) é fácil conseguir consumos iguais ou menores. Foi o que fizeram os bacanos do TDI que foi de Marrocos a Londres com um depósito (e outros tb fizeram e ainda mais, o record que está no Guiness nem é deles)
            Agora, ninguém no seu perfeito juízo vai para uma AE pagar mais(muito mais) do que paga em combustível para rolar a 87 kmh constantes.
            Daí reclamar uma estrada com cabeça tronco membros e não esta manta de retalhos que são todos os IC’s de PT que os fazedores de estradas de PT cogitaram com 2ªs intenções e sempre em prejuízo do utilizador e do ambiente.

            Se quiser apreciar o que é uma estrada honesta, deixo-lhe uma amostra:
            A 180 à noite e pela 1ª vez nela parecia que ia parado tal o grau de intuição e confiança que transmite. Toda retroiluminada e com pirilampos dinâmicos no solo a indicar o caminho qd haviam saídas ou entradas, com relevés bem desenhados e curvas à medida. Radares a obrigar a andar a 70, rotundas, semáforos de retenção, localidades … “qué” isso?
            https://youtu.be/tiANUopGDz8?si=8lX3yZcBIvbD4BRe
            200kms disto desde um pouco depois de Sevilha até à boca de Almeria. “Inté” arrepia
            Acredito q tenha uns 400 kms ou mais, dado que começa antes de Sevilha e siga até Barcelona ou perto.

          • JL says:

            Mas quando se trata de eléctricos já é só por negócio ? A mim pareceu me uma opinião sincera sobre o carro, até porque usa um, é raro ver-se isso.

            Não estou a enganar ninguém, senão você também está a enganar quando vem com os seus consumos.

            Já lhe disse que o que temos na empresa faz 11, e sim em cidade e alguma nacional.

            Os carros não andam só em autoestrada como você pensa.

            Curioso quando se trata de falar consumos baixos dos a combustão é sempre nas melhores condições, seja honesto e imparcial.

            Não me interessa o consumos dos outros, interessa o que se consegue fazer quando se conhece o carro e ele fala disso.

          • JL says:

            Quando se mete aqui um video de um Audi a fazer 9 litros a 120 a kmh já está tudo mal. Looool

          • Yamahia says:

            Ó Eng⁰ o q é q o tema dos incêndios tem a ver com o assunto?

            Mas se quer saber, por acaso conheço. Ainda há poucos dias ardeu um i4 em Gaia
            https://www.ogaiense.pt/noticias/noticiario/carro-eletrico-ardeu-e-condicionou-transito-na-a29-esta-tarde-em-gaia?

            Portanto vc sabe de 10 casos a combustão e eu sei de 1 caso elektro.
            Dado que existem 50x’s mais combustão que elektros, a proporção é de por cada 5 elektros ardidos arde 1 a combustão.

            Bate certo com os nrs dos sapadores de Lisboa que no ano passado analisamos aqui.

            Tb bate certo com as estatísticas de Inglaterra e da China.

            Esta proporção só não encaixa nos nrs espalhados pela seguradora americana que divulgou o que o Biden mandou divulgar.
            Só que como o Biden já estava visivelmente caquético, confundiu-se e mandou dizer que os híbridos HEV ardem muito menos que os combustão pq os híbridos HEV não têm motor a combustão.
            A propósito sr. @Eng⁰ tem a certeza que os 10carros que vc sabe que arderam, eram carros 100% a combustão? Ou traziam bicho?

          • JL says:

            Adoro as suas estatísticas enviesadas. loooooool

          • Yamahia says:

            Olha outro:
            https://www.ogaiense.pt/noticias/noticiario/carro-eletrico-ardeu-na-a32-na-manha-desta-sexta-feira
            É uns a seguir aos outros.
            Engº temos que alterar a proporção:
            -Por cada carro a combustão ardido, ardem 10 elektros.

          • Yamahia says:

            @JL E isto é só no concelho de Vila Nova de Gaia
            Pelos vistos o Gaiense resolveu botar a boca no trombone. (Vamos lá ver se a máfia não lhes fecha a porta)
            Até aos dias de hoje sempre tentaram esconder o óbvio (autoridades da agenda e comunicação social pressionada pelas autoridades da agenda)
            Abençoado “Gaiense”
            Precisam-se de mais meios de comunicação social sigam o exemplo do Gaiense 2025.
            As pessoas têm direito à informação dispensam bem a desinformação.
            A desinformação devia ser altamente penalizada mas isso não interessa à agenda e à narrativa elektra. Infelizmente é assim q funciona neste país de corruptos.

          • JL says:

            Um carro eléctrico que ardeu e demoraram 5 minutos a conter o incêndio ? Tá visto que sim….

          • Yamahia says:

            Já ardeu outro, simplesmente a sua objecção entrou 1⁰ que a minha explicação de há 1 hora antes.
            Tudo dentro da normalidade 😛

          • JL says:

            E quantos eram a combustão ?

          • JL says:

            Despiste e incêndio:

            https ://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/portugal/amp/um-morto-em-despiste-de-veiculo-ligeiro-que-se-incendiou-na-amora

          • JL says:

            Sim, tentam sempre esconder dizendo que são eléctricos, quando são a combustão ficam de bico calado..

            Mais ainda ? Então assim nunca diziam que tecnologia era.

          • Yamahia says:

            Vc já anta a ver coisas @JL.
            Um rebetou o motor contra a parede de uma habitação e o outro voou até aos campos agrícolas e capotou. Infelizmente há uma morte a lamentar.
            Nenhum se incendiou.
            Não largue o LSD que não é preciso. Já o avisei q isso provoca efeitos psicadélicos. 😛

          • JL says:

            Explodiu e não incêndiou, está bem melga. Looool

          • Yamahia says:

            Não fala em explosão em lado nenhum.
            O que fala é que “o motor rebentou ”
            O que significa rebentar o motor, ou rebentei com o motor. Andar sem óleo o motor rebenta, gripa etc.
            Outros sinónimos para a frase “o motor rebentou”:
            -O motor avariou.
            – O motor partiu-se.
            – O motor falhou.
            – O motor quebrou-se.
            – O motor estragou-se.
            No caso em concreto, podia ser:
            -Pá despistei-me, fui contra uma parede, parti o motor e rebentei com o carro todo. Agora ando a pé”

          • JL says:

            Ena, até já muda a língua portuguesa por causa de um motor a combustão ? Nunca pensei que chegasse tão longe.

            Rebentar = explodir

            https://dicionario.priberam.org/rebentou

    • Zé Fonseca A. says:

      adoro o pessoal com EVs que usa os supermercados e centros comerciais para carregar o carro, deve ser o mesmo pessoal que vai jantar fora e manda couvert para trás para não pagar mais, que pede uma dose a dividir por dois e que vai tomar café na rua porque no restaurante é o dobro do preço

    • Mário says:

      Ainda agora uma grande empresa mandou vir uns quantos VE’s do grupo Stellantins e 80% voltou para trás que nem sequer tinham condições de ser entregues… Infotainment não funcionava, A/C também não, carregar so quando lhes apetecia….

  3. jAr says:

    Não esquecer a regeneração do filtro de partículas que não é feita com o depósito na reserva. Pelo menos no meu Citroen.

  4. FilipeB says:

    Este post trouxe-me muitas memórias!
    Partilhei um chasso velho na faculdade com o meu irmão (há muito muito mas muuuuuito tempo atrás…) e conseguimos rebentar com dois filtros de combustível em três anos pois andávamos sempre na reserva.
    O outro não podia ficar com vantagens nas trocas 😉
    Foi aí que descobri que existia um valor mínimo de abastecimento.. Se calhar foi por causa de palermas como eu…

  5. Hugo says:

    É perguntar ao JL o que ele fez com os 40 carros a combustão que teve e mandou pra sucata…e NÃO fazer absolutamente nada do que ele fez. Vão ter carro para uma vida 😀

    • Anung says:

      O JL alguma coisa faz bem, pois não podemos esquecer o seu EV com 15 anos, 890 mil kilometros e zero problemas!

      • Mário says:

        Sim sim, depois de ver este documentario, andar de VE vai absolutamente salvar o planeta:
        https://www.youtube.com/watch?v=NHL7r6TR8D0

        • JL says:

          E quem quer salvar o planeta ? você ? com um diesel ?

        • Yamahia says:

          Boa!! Disponível em Portugal.
          Já está na lista para ver logo à noite.
          Deve pôr o dedo na ferida, denunciando o que muitos de nós já aqui apontámos.

          • JL says:

            Sim, de pelo menos acabar com tudo o que é descartável, tipo carros a combustão.

          • Mário says:

            Descartável são os eletricos… um toquezinho na rua e é perda total. Deixe de ser aldrabão JL. Um carro a diesel com 40 anos a andar é mais ecológico que o seu VE ultra quitado XPTO carregado pelos seus 50 paineis atarrachados com bateria que duram 1 mes sem ser ligados á rede.
            Palavras suas.
            E já agora… quando deixar de andar de avião, pode dizer que tem consciencia ambiental a andar com um eletrico… ou é daqueles que paga o offset de carbono nas viagens para ser um bom ambientalista?

          • JL says:

            Então qual teve e foi perda total ?

            Este foi perda total ?

            https://ibb.co/bjHLcBZ1

            Então prova lá senhor ambientalista que é mais ecológico um de 40 anos ?

            Prove também que andar de avião é pior, senão quanto tiver de atravessar o oceano penso em ir de navio, mas também tem de provar que navio é mais ecológico.

            Quem paga o offset do carbono é você, daí se achar ecológico, mas agora já mete os seus defeitos nos outros ?

          • Yamahia says:

            É o q se imaginava. Tudo para aterrar, deitar ao mar e incenerar. Uma vergonha nojenta.
            É para reciclar dizem eles. Tá bem abelha.

          • JL says:

            O que é para incenerar e aterrar ?

          • Yamahia says:

            Tudo pelo que se viu no documentário, apesar da maioria ter o selo “reciclável”… E todos já sabíamos, menos os crentes.

            P.S. Esqueceu-se do MAR!

          • JL says:

            Então o que deitam ao mar?

          • Yamahia says:

            Quase tudo.
            Pq não vai ver?

          • JL says:

            Porque não vejo TV.

          • Mário says:

            Para mim esse é perda total, ou então com uma reparação que supera em muito o valor comercial do carro.
            Quanto ao andar de avião basta andarmos uns artigos para trás, em que o sr. refere que não se privava de andar de avião e dizia até que era mais ecológico que um carro veja-se lá.

          • Mário says:

            Vai-me dizer que usar um bem até ao fim da sua vida útil não é ser ecologico? Gastar mais recursos a fazer um bem novo é ecologico? Ah não sabia… continue a ouvir as narrativas.
            Você é que ainda acredita que as taxas do carbono são para preservr o ambiente e que o governo se levanta todos os dias a pensar no ambiente e não na carteira.

          • JL says:

            Mas afinal não foi:

            https://ibb.co/3mY5xHzP

            Então quanto custou a reparação ?

            Então mostre lá o de eu disse que não me privo de andar de avião?

            Em muitos casos e segundo os ambientalistas é, não vê que os aviões não transportam apenas o piloto.

          • JL says:

            Depende do bem, foi um exemplo, e existe um artigo sobre isso aqui, usar um carro com mais de 20 anos é mais ecológico que comprar um EV, mas esse carro não deve rodar mais de 1000 KMS por ano. Portanto, se for para estar parado, não compre um EV.

            Se não fosse para isso, em vez de ter motores 1000 a 2000 cc nos segmentos mais vendidos, tinha cilindradas muito maiores, não vê que foi desde que existem normas antipoluição que os motores evoluíram ? Senão ainda tinha carburadores e em veículos a gastar 10 a 20 litros aos 100.

            Mas deixe, isso já é muita informação para si que só desdenha.

            Meu caro, eles não precisam de inventar nada para contar impostos, quando quiserem aumentam, não precisam de desculpas.

      • JL says:

        Eu dou-lhe o carro ou outro à sua escolha onde me mostrar que eu disse isso.

    • JL says:

      Fazia o mesmo em todos, batia na reserva e abastecia, e já agora, eu não usava 40, nem perto disso, a família sim. e olhe que só irmãos eram 8.

  6. Luis says:

    Outra vez arroz? Deixo sempre ir à reserva, há décadas que faço isso e nunca tive problemas!

  7. Yamahia says:

    Eu, realmente qd toca a sineta não descanso enquanto não atesto, mas tem que ser numa bomba da BP ou GALP por causa dos descontos. As outras passo pq a reserva vai aguentar até surgir no meu caminho aquela que quero.
    Apesar de saber que no gasosas tenho ali para mais 120 kms à vontadex e no Diesel uns 200 kms e nada tendo a com cuidar da mecânica ou dos filtros, só o facto de ver a luz acesa provoca-me ansiedade. Deve ser por isso que refuto os elektros em parte devido as suas parcas autonomias que pouco mais atingem que as referidas reservas.

    • JL says:

      A diferença é que não precisa de ter essa ansiedade, já que até o podia carregar em casa. Mas pronto, há visões limitadas e outras teimosas.

      • Yamahia says:

        Já lhe disse que qd pego no carro não é para andar à volta e casa. Como raio carregava em casa? Nem para a terça parte do caminho chegava. O restante caminho tinha que passar o tempo a amouxar!

        • JL says:

          Eu também não, mas vamos lá a ver então, quantos anos e KMS tem o carro ?

        • JL says:

          Você tem garagem, já o disse várias vezes aqui, só não tem garagem quando se fala em carregamentos.

          • Yamahia says:

            Mesmo com um Mercedes gigante, com baterias gigantes, não faria um terço do caminho. Já percebeu?

            Adiante.
            Acontece que, para um carro ter baterias gigantes, tem de ser gigante. E um carro gigante não passa nos acessos ao -4 (já lho tinha dito).
            Teria de ser um carro médio, com os tais 200 km de alcance, que só dariam para um quinto do caminho.

            E, como já tínhamos visto, duvido que a garagem servisse para muito mais além de guardá-lo. Prédios de 2009 e potências de 1.15 kW não são solução para carregar elektros.

            Quando ia de gasosas, a 2/3 do caminho tinha de parar. Era uma coisa rápida e, mesmo assim, já me atrapalhava. Porque tinha de parar uma vez para ir e outra para voltar. Onde e quando o carro determinasse, e não onde e quando eu quisesse.

            Agora imagine multiplicar esse fator por cinco, com os consequentes tempos de espera e o stress associado ao carregamento de um elétrico. Quando finalmente chegasse ao destino, pronto para um fds descansado, já estaria na hora de regressar… e a precisar de outro fds para recuperar.
            Ou então fazia como os condutores de elecktros, recarregava as baterias mas era nos postos de carregamento dos elektros.

          • JL says:

            Quanto mede o seu Audi ? É que duvido que seja mais pequeno que o meu.

            Mas o seu tem 1.15 kW ?

            Depende, faz mais de 100kms por dia ? Quantos faz por semana ?

            Quais stress ? De sair com o carro carregado de casa ? Realmente é um grande stress. Looool

            Por 5 ? Como assim ? Quantos KMS faz por mês ?

          • Yamahia says:

            Q raio de pergunta. Essas informações estão em todo o lado.
            Claro q o model S é mais comprido e bolachudo. E a carrinha passa à bica.
            O gasosas passa melhor mas qq pequeno desvio implica manobras.
            Não é um problema deste prédio em particular. Já fui a outros e é a mesma tanga.

            Qt à potência prédios antes de 2010 nenhum tem potência para carregar elektros.
            Sim a minha instalação não aguenta 3minutos com uma rainbow (tb jálhe tinha dito. Vc não é capaz de reter informação?), qt mais com um carro elektro.
            Qt aos kms já lhe disse q não saio de carro diariamente. Não preciso, vou a pé ou de bicicleta. Carro é só qd tenho q carregar alguma coisa, em geral compras pesadas.
            De resto, ou é para Gondizalves, para Tavira ou para Almeria.

          • JL says:

            Então quanto mede ?

            Então mas se usar a potência máxima de instalação, vai abaixo porquê ? já testou ou é intuição ?

            Então se não sai diariamente, afinal precisa de carregar depressa para quê ?

            Portanto tem 2 carros que não usa.

          • Yamahia says:

            Está enganado.
            Uso muito, tlz mais q vc, simplesmente e sempre q possível longe dos grandes centros, ao contrário de vc q não sai do quarteirão e anda a contribuir para entupir a cidade.

            Qt à potência não é impressão, é uma factualidade, prédios anteriores a 2010 não estão preparados para carregar elektros.

          • JL says:

            Não saiu ? Até saiu mais que você, quantos KMS tem o seu ?

            Desde quando não carregam a 1.15 kw ?

      • Deves says:

        Para quem têm carro a pilhas fazes muito barulho

    • JL says:

      Olha afinal, estão piores ainda que os carregadores.

      Ah espere, já sei, ESTÃO A RACIONAR COMBUSTIVEL.

      • Yamahia says:

        Essa não percebi. O que é que me está a escapar?

        • JL says:


          realmente qd toca a sineta não descanso enquanto não atesto,”

          “só o facto de ver a luz acesa provoca-me ansiedade.”

          Espero que entenda agora.

          • Yamahia says:

            E…?
            É tanto o racionamento que me dou ao luxo de escolher a bomba.
            Continuo sem perceber onde quer chegar

          • JL says:

            Se tem ansiedade é porque está com medo que acabe e procura logo.

          • Yamahia says:

            Sim fico ansioso qd acende a reserva para 200kms. Com um elektro o estado de ansiedade seria permanente. Já percebeu?

          • JL says:

            Mas não tem reserva de 200 KMS, nem 100.

            O meu “acende” os 20%, portanto tem mais autonomia na reserva que o seu.

          • JL says:

            Não, não percebi, até porque na tive carros a combustão, sei bem como é, nunca se sabe quando vão parar, ao contrário de um eléctrico.

          • Yamahia says:

            10 litros de gasoil chegam para 200kms sem grandes preocupações. Se quiser fazer render o peixe dá para 250.
            Vc não sabe o que diz.

          • JL says:

            Nem são 10 litros e com 10 litros não faz 200 KMS, a não ser que ande como as velhinhas, mas, isso já sabemos como são os a combustão, só andam depressa quando é para virem gabar da velocidade, quando vêm falar da autonomia andam todos devagar.

          • Zé da Quinta says:

            @JL, faço frequentemente 500 Kms com 20 litros de diesel (Citroen Xsara Picasso de 2004 com 380.000 Kms, motor 1.6HDI, 110cv), corroborando o comentário do Yamahia.
            Sim, é possível porque efetivamente faz. Mas, para isso, obviamente que é necessário que as condições de tráfego sejam favoráveis e a condução seja bastante rigorosa para que se consiga atingir esse objetivo.
            Não tenho (nem tive) qualquer EV, nem entro na discussão de ter ou não ter, o que for será, mas certamente que o consumo de energia num EV esteja igualmente ligado à forma de condução e condições de tráfego. Tal como num veiculo com motor de combustão, quanto mais acelera ou mais trânsito enfrenta, naturalmente mais gasta por Km percorrido. Portanto, independentemente da forma de propulsão do veículo, se tiver que andar como as velhinhas para atingir o objetivo de poupança máxima, não vejo qualquer problema.

          • JL says:

            4 litros aos 100 KMS ?

            Não é bem igual, um ev no transito gasta menos, além de usar menos o motor, também aproveita mais energia.

  8. Paulo Pinto says:

    Eu encho praticamente sempre o depósito, mas deixo, tb :), quase sempre ir aos vapores. Já tem 240 mil e sempre a rolar.

  9. Manuel da Rocha says:

    Costumo encher, quando chega aos 20%. Como sei que a luz acende, aos 12% (dá para 160km, segundo o dashboard), mal desce para 20%, na primeira oportunidade, paro e vai para os 95%-98%.
    A única vez que foi aos 3% e já era árvore de natal, foi num viagem, à Guarda. Entrei, na A23, vi que tinha 25%. “Dá para chegar lá e encho, já fora da A23. Já estava a luz acesa, chego à bomba, não havia combustível. Há outra, a poucos km, lá fui, estavam fechados. Sigo, outra, não tem gasóleo. Chego, ao Sabugal, já em desespero, pois não conseguia voltar à aldeia, se não encontrasse uma bomba, lá me safei, Foram 73 euros. Deu para lá passar 7 dias (todos era preciso ir à vila ou cidade, mais próximas, não há lojas e os vendedores ambulantes, raramente, lá passam) e voltar, a Lisboa.

    • JL says:

      E abastece quantos milhões de euros em combustível ?

      • Mário says:

        Por isso a última simulação que fiz até recorrendo ao chatgpt dava-me um período de retorno de 15 anos… tendo em conta a entrega de um carro a diesel no valor de 20 000€ e dando outros 20 000€ . considerando um carro novo, pois nao compro torradeiras usadas. Mesmo com o gasóleo a 2€
        E kwh a 0.25€

      • Mário says:

        Mas pronto… fique lá com o chupa como as crianças… sim é verdade, as baterias nao poluem depois do fim da vida util, até dão para comer em guisado,ou grelhadas.
        Mas ao fim do dia pensamos todos que salvamos o planeta, e que as pssoas são burras porque nao tem um eletrico porque não querem. Ah, e já agora sempre exigiu que o supermercado entregue a sua alimentação em carros exclusivamente elétricos com renuncia a qualquer outro?

  10. hyperrush says:

    tive e tenho um fiat g punto 8 anos na reserva sem problemas o mal quando esta mesmo no fim

  11. PAULO SILVA says:

    a bomba de combustivel refrigera com o liquido por dentro, não por fora

  12. PSPSDOIS says:

    A que comprar amigos senão “estraga” o carro, andem andem lá, o combustível tem que ser pago ouviram, O PAPA Estado está a vossa espera do guito

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