Multas de trânsito disparam! Número de acidentes baixou…
Portugal tem atualmente mais radares, mas os dados agora apresentados ainda não contabilizam as multas registadas pelos novos equipamentos. A ANSR divulgou hoje o Relatório de Sinistralidade a 24h e Fiscalização Rodoviária relativo ao 1º trimestre de 2023. Conheça os números
O documento revelado pela ANSR revela que, durante o primeiro trimestre do ano, registaram-se menos acidentes, menos vítimas mortais e menos feridos leves face ao mesmo período de 2019 (considerando que os anos de 2020 e de 2021 registaram quebras significativas da circulação rodoviária face a 2019 e, consequentemente, na sinistralidade, a Comissão Europeia decidiu adotar este ano para fixação e monitorização das metas a atingir em 2030).
Entre janeiro e março de 2023 registaram-se no Continente e Regiões Autónomas:
- 7.909 acidentes com vítimas – menos 512 que em 2019;
- 106 vítimas mortais – menos 14 que em 2019;
- 541 feridos graves – mais 8 que em 2019;
- 194 feridos leves – menos 867 que em 2019.
Multas de trânsito: 65,1% foi referente ao excesso de velocidade
O relatório revela também que as colisões corresponderam a 53,5% dos acidentes, e que mais de metade das vítimas mortais registou-se na sequência de acidentes ocorridos fora das localidades, tendo a maioria dos acidentes ocorrido em arruamentos.
Relativamente às infrações registadas no primeiro trimestre de 2023, verificou-se que a maioria (65,1%) foi referente ao excesso de velocidade.
Desde a entrada em vigor do sistema de carta por pontos em junho de 2016, o número de condutores que perderam pontos na carta de condução foi de 530,2 mil até final de março de 2023, sendo que neste período 2.527 condutores ficaram com o seu título de condução cassado.
Este artigo tem mais de um ano
3,2,1, o choro dos meninos anti-radares vai começar.
Esses estão desaparecidos em combate, pois se viessem aqui teriam que admitir que a “caça à multa” funciona. E funciona porque salva vidas.
Funciona ?
Se lessem o relatório.
1- Comparativamente com o período homólogo de 2022, observaram-se aumentos em todos os indicadores no Continente: mais 813 acidentes (+12,0%), mais 2 vítimas mortais (+2,0%), mais 21 feridos graves (+4,4%) e mais 1.003 feridos leves (+12,8%).
2- taxa de infração de excesso de velocidade aumentou e verificaram-se aumentos em todas as tipologias de infrações,
3- Relativamente à condução sob o efeito do álcool, entre janeiro e março de 2023
aumento de 46,0% comparativamente a igual período de 2022.
4- A criminalidade rodoviária, medida em número total de detenções, aumentou 12,1% por comparação com 2022.
Atribuir tudo a excesso de velocidade e não considerar todas as outras causas quando
a colisão e despistes são principais causas vítimas mortais e feridos graves e maioria dos acidentes ocorre dentro das localidades.
Continuem apoiar caça multa e votar nestes aldrabões.
Não será difícil compreender porque comparam com 2019. Em 2022 ainda havia algumas restrições devido ao Covid, por isso não serve de termo de comparação.
Estar a comparar com o ano passado, sim é falsear as notícias. Despistes são na maioria das vezes causados por excesso de velocidade e as mortes tb devido a esse fator.
Os feridos graves dentro das cidades são de 2 tipos: atropelamentos e colisões. Dentro das cidades a velocidade máxima é de 50km/h. Se fosse cumprida certamente seriam menos acidentes. São factos epanas.
Agora, não vou ser hipócrita e dizer que não transgrido, mas reconheço o mérito dos números e que em muitos locais há de facto caça à multa.
1- Ano 2019 foi escolhido segundo relatório:
Considerando que os anos de 2020 e de 2021 registaram quebras significativas da circulação rodoviária face a 2019 e, consequentemente, na sinistralidade, a Comissão Europeia decidiu adotar este ano para fixação e monitorização das metas a atingir em 2030.
2- Esta no relatório comparações com 2022. Quando numeros não estão de acordo com conclusões que se quer tirar já são falsear as notícias. Esta tudo dito.
3- Poucos anos para comparar e 2019 pode ter sido atípico. Tirar conclusões é prematuro.
4- Pontos negros são conhecidos pela ANSR e faz listas.
Estradas e pontos que não se faz nada , já vem antes 2019
Os radares são para fazer dinheiro, nada mais. Lê o relatório. O problema da sinistralidade automóvel em Portugal, como em outros países, é o comportamento, que insistem em não educar, porque isso sim seria investimento num futuro melhor e que os sucessivos governos olham como despesa. Não vale a pena.
Se é para fazer dinheiro porque não aumentam os valores ?
Há aqui algo de errado.
Porque se aumentarem muito, aí sim cumprem! Tirar 1000€ em vez de 100, menos gente garantidamente vai exceder limites, sejam eles de velocidade, de álcool, ou de distracção..
O “Test User” acredita na pseudociência do BCE, por isso não se poderia esperar outros disparates.
o Anónimo se escrevesse uma linha sem disparates era um milagre.
Se conseguisses fundamentar as tuas opiniões ainda merecias algum respeito.
E sobretudo enche os cofres para os desmandos e a distribuição cega de dinheiro. A par da instalação de radares e cobrança de multas, já viste o aumento de esforços na melhoria da manutenção das vias, limpeza de bermas e valetas, reforço da sinalização correcta, horizontal e vertical? Não, portanto deixa-te de tretas. Acrescento só que não ultrapasso limites de velocidade, sobretudo em AE, normalmente 110km/h, raramente 120km/h e muito menos acima disso, salvo em alguma descida que o carro embale até aos 130km/h.
Não cometes crimes mas defendes a criminalidade…
Achei piada… até porque nunca fui apanhado em nenhum… Tenho as cartas todas e já conduzi dentro e fora da europa… desde 2002 que tenho equipamento de topo sempre a mão para me precaver dessas coisas desnecessárias… um rádio com a mesma frequência para patilhar e anular o sinal do radar tb é opção para os menos capacitados financeiramente, em último caso recorrer sempre das multas porque ou vêem mal escritas ou fundamentadas…
Pagas na mesma…e a rir.
OS meninos anti-radar ? Não sendo anti-radar, o que eu acho é que todos gostam de ser enganados. A narrativa é a de que o radar é para evitar a sinistralidade. Ora, relativamente ao período homólogo de 2022, ano em que já estavam radares instalados, todos os números da sinistralidade aumentaram. Assim sendo, em que ficamos quanto à ideia que querem vender, a meu ver, erradamente, quanto ao motivo da instalação de radares? A razão para mim é só uma: fazer dinheiro. O relatório é um espelho do flop que é questão dos radares quanto à forma como é abordada: aumenta a circulação, aumentam os acidentes. E pronto !
Por acaso foi ao contrário, aliás, apenas um aumentou:
7.909 acidentes com vítimas – menos 512 que em 2019;
106 vítimas mortais – menos 14 que em 2019;
541 feridos graves – mais 8 que em 2019;
194 feridos leves – menos 867 que em 2019.
Se o pessoal se cultivar intelectualmente no código da estrada e código penal, 90% das multas são anedotas… Pelo que eu vejo aqui a chegar, é o rácio que faço… Evita cometer erros que levam á contração e a combater a falta de profissionalismo dos agentes ou guardas nós parâmetros de avaliação e enquadramento da suposta infração… Recorrer sempree nunca pagar… o governo só quer faturar e não mete ninguém a tratar das papeladas e faz á polícia o que faz aos professores é tudo arquivado…
Conduz mais devagar e já não te chateias.
Se souberes ler e escrever melhor tens o mesmo benefício que o Ricardo salgado…. nada te pega e continuas a viver á grande sempre a fundo…
Leiam bem os papéis que vos chegam…. com olhos de “ver”… e recorram sempre…
Até parece que é muito fácil ganhar recursos. E baratinho…
O único dinheiro que gastei até hoje foi na carta registada e aviso de recepção e tudo devidamente assinado como no CC dirigido ao presidente da ANSR…. com os devidos fundamentos que não vou expor aqui. 3.9 euros não é caro…
Retirado do documento:
“Quanto ao �po de via, 63,8% dos acidentes ocorreram em arruamentos, correspondendo a
34,7% das ví�mas mortais (+40,0% em termos homólogos) e a 44,4% dos feridos graves”
Nos arruamentos não há radares e o resultado está à vista.
Ainda há dias foi noticiada a morte de uma criança (uma menina) que brincava à porta de casa em Oliveira do Hospital.
Acontece que a Vila é atravessada por uma E.N. não havendo qualquer preocupação por parte das autoridades com sinais de retenção de velocidade, lombas ou sequer radar.
Esta morte vai para a estatística das Nacionais, mas devia entrar para a estatística dos arruamentos!
E é a forma como jogam com as palavras e os meios que são empregues onde não são precisos (mas facturam) que leva a que continuemos na cauda da Europa no que toca à sinistralidade!
Arruamentos fora das localidades. Ou será que li mal ?
Leu mal o quê? Quantas localidades quer que lhe indique que são atravessadas pela sua conhecida nacional 8 e quantas quer lhe demonstre que não beneficiam de qq sinais de retenção nem lombas nem radares?
Olhe fariam melhor serviço público retirando os radares da Santos e Castro que não estão ali a fazer nada a não ser gerar facturação e aplicando-os em duas dessas muitas localidades completamente desprotegidas.
Qual é a dúvida?
Eu não conheço nenhuma que não tenha.
Actualmente os acidentes causados pelo excesso de velocidade (eu diria antes, velocidade excessiva) são a terceira causa e não a primeira como nos querem passar… e no futuro serão uma causa muito mais distante desse terceiro lugar, vamos é ver se continuarão a ser o “bode” expiatório…
A velocidade reduzida também é extremamente perigosa, pois com ela vem a falsa sensação de segurança e com essa sensação vêm os comportamentos “desajustados” à práctica da condução… falar com o companheiro do lado e/ou de trás, olhar para as “vistas”, mexer no sistema de multimédia do carro, mexer no telemóvel, beber (e já não “falo” de bebidas alcoólicas), fumar, cantar e muitas outras situações que levam aos despistes, sendo que muitos são sem haver mais intervenientes… claro que também existem causas médicas que são “responsáveis” por sinistros.
A velocidade reduzida cria no nosso corpo (físico e mente) um estado de relaxamento e quando se conduz, tudo o que se deve evitar é esse estado que por vezes leva a que as pessoas (condutores) acabem por ficar sonolentos. A própria ANSR reconhece que a sonolência está a par com a embriagues (isto eles não divulgam, porque será?)…
Quem por norma e de forma consciente anda um pouco mais rápido, fá-lo com segurança, não é interveniente em sinistros, seja de forma activa ou passiva e já agora pasmem-se, também não são os que são “apanhados” pelos radares… estes são condutores muito atentos, que têm a percepção do que se passa a todo o momento e que ajustam a velocidade às condições, transito, via, tempo, etc.
Por fim, é mais fácil um condutor desatento e normalmente cumpridor ser apanhado por um radar (móvel, fixo, ou em carro descaracterizado) do que um condutor a andar a uma velocidade superior à legal…
Antes de virem vociferar com ofensas, pensem um pouco por vós que certamente concordarão com o que escrevo… não estou a indicar se sou condutor ou que tipo de condutor sou, apenas estou a pensar por mim e baseado em factos concretos, alguns da autoria da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Na Alemanha não há limites de velocidade na autoestrada (salvo em partes perigosas) e a quantidade de acidentes é mínima. A diferença é que conduzem com ordem e atenção. Aqui a condução parece que estão em rally ou fórmula 1, já para não falar que uma boa parte se deve a carros com falta de manutenção, etc..
Também… mas temos muita gente que nem de bicicleta devia andar…. o pior é que andam na via pública…. é nas faixas do meio, sem piscas… a chuver sem luzes… o povo é inculto e nas escolas de condução não faço ideia o que aprenderam
Então quer dizer que sem limite de velocidade em locais perigos…..
O problema é que eles têm auto-estradas e são civilizados, cá temos umas espécie de auto-estrada com valentes ao volante.
Cá os radares estão em locais onde a expectativa de facturação é maior. Ainda não percebeu?
Locais q obrigam a condução com cuidados redobrados não há radares pq a expectativa de facturação é menor.
Não, não entendi isso, se tivesse nos locais para faturar mais, metiam mais uns quantos onde também fazem falta, você próprio o disse.
Não entende?
Dou-lhe mais um exemplo:
Conhece o radar da A1 N/S ali em Aveiras? Já se perguntou porque não está o radar antes do ponto crítico que é a entrada para as bombas? E porque não está antes do outro ponto crítico que é a saída das bombas?
-É elementar mas eu explico. Não está pq é uma subida difícil para alguns carros e o radar aí iria apanhar uma percentagem menor de carros em excesso. Haver ou não haver maior risco de acidente pouco importa!
E porque raio meterem o radar imediatamente a seguir às bombas, onde já não há grande probabilidade de haver um acidente? (3 faixas bem folgadas e berma igualmente folgada)
-Também é elementar mas novamente explico. O troço aí para além das excelentes condições já descritas, é a descer e qq carro que já venha nos 120 ao desfazer a subida, mesmo não acelerando grande coisa ganha balanço suficiente para chegar ao radar a velocidades de facturação!
Já começa a entender o “modus operandi” das autoridades nacionais ou ainda não?
Portando uma grande explicação que não faz sentido nenhum. Ponto crítico é a saída ? Como assim, mostre lá quantos acidentes la houve ?
Ai não? Então numa AE quais são as principais causas de acidente?
Exacto, diferentes andamentos e mudanças de direcção repentinas.
Uma das principais são os que vão a pastar no meio da ae, mas há mais.
Lá está…”diferentes andamentos “
Pois, lá está, se levarem com um radar andam todos por igual. Loool
Pois, não está. Muitos qd vêm o radar travam abruptamente, mesmo q sigam a velocidades não facturáveis. Isso é mto perigoso, podendo originar inclusive choques em cadeia.
Ah portanto, agora os radares também vão provocar muitos acidentes, claro.
O drama.
https://youtu.be/cMuIamJspRw?si=RRx6Sd4xEl8_y28M
LOOOOL
O nosso problema é comportamento.
serviço publico. bem haja
@Gusmão
Excelente comentário. Tudo dito.
@Gusmão parabéns pelo teu coerente texto/comentário, apenas acho que perdes tempo a explicar o óbvio aos utilizadores de palas nos olhos (amantes de radares, ex: Co, An, NePoDáJe, etc ), por muito que digas que a cenoura é laranja eles vão sempre acreditar e dizer que é vermelha e por causa dela é temos baixo índice de pessoas a usar óculos. Muito difícil mudar formatados.
Acho importante os radares (e nunca apanhei uma em várias décadas em Portugal com carta) que me parece correto para financiar a polícia e corrigir os que não cumprem, MAS
– a polícia trabalha na caça à multa, é fácil e dá muito dinheiro
– a polícia fala sempre dos “incumprimentos”, mas no entanto diariamente ladrões, assaltantes, “arrumadores” que ameaçam, etc não vão presos nem a polícia se quer chatear com eles. Mas afinal só são incumprimentos se vamos a 10 kmh acima da velocidade ou quem me assalta a casa, deita lixo para o chão ou os senhores com bares e discotecas que não declaram o que ganham também é crime?! Não, isso não… dá muito trabalho………… ridículo
– a classe política (e não só) claramente a não fazer o seu trabalho e trabalha para os seus interesses, mas não há trabalho de polícia de investigação em meter-se nisso….
Verdade… chama-se facilitismo feudal…
Se há caça à multa porque não multam mais e aumentam as multas ? Algo tão simples de fazer e não precisavam de tanto trabalho e dava mais dinheiro.
Multam onde não se passa nada, não multam onde deviam multar
Então não há caça à multa em lado nenhum. LOL
“Dispararam” e “caça” tem alguma coincidência 🙂
Os caçadores escolhem locais onde há maior probabilidade de faturação por velocidade, devido a menores perigos ou dificuldades e ausência de pessoas ou animais na estrada!
Se aumentarem, mais pessoas cumprem. E mais pessoas cumprirem, menos receita têm. É difícil o raciocínio? Radar não é prevenção. Deixem lá um carro da GNR á mostra, sem estar escondido, e aí sim ainda se pode chamar prevenção… ponham lombas (que abomino) e é prevenção! Um radar, não identificado, não é prevenção.
Por acaso é difícil sim, então porque noutros países as multas tem outro custo, não querem receitas também ?
O que não faltam são situações para multar e não multam, andam sim a fechar os olhos.
Escondido ? Se estivessem escondido porque anunciam onde vão estar ?
“Número de acidentes baixou…” Só precisei de ler isto e saltar para a parte dos comentários para ver os chorões aka “Ases do volante” a chorar hahahahha
“Só precisei de ler isto(…)”… sem comentários.
Esta notícia compara um período de 2019 com 2023.
Lê a parte do relatório comparativo de 2022 com 2023, para o mesmo período.
Lê a parte onde, a partir da qual, já existiam os modernos radares hoje instalados. Depois conta. Não sejas superficial. Depois raciocina se fores capaz.
Ups: https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/sinistralidade-rodoviaria-sobe-em-2023-mais-mortes-mais-feridos-graves-e-peoes-sao-ja-um-quinto-das-vitimas-mortais/
“A morte de peões subiu 69,2%, num total de 22 vítimas, um acréscimo de nove pessoas, que respondem agora por 21,8% do total de vítimas mortais na estrada. ”
Elementar. Só não vê quem assobia para o lado.
Vá continuem que vão bem, mantenham os radares de 50 na Santos &Castro onde não passam peões mas facturam bem.
Radares são para cobrar impostos adicionais.
Há muito sitio onde se poem à caça que não há perigo nenhum em a velocidade ser adequada à via, é apenas reduzida para angariar fundos e lixar o zé povinho.
Exacto, metem o radar e reduzem o limite máximo.
Prática mais que recorrente!
Reduziram as mortes 11.6% e aumentaram as multas 67%, significa que não há correlação das mortes com as multas.
Os exemplos vêm de cima:
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/carro-de-antonio-costa-fez-300-km-da-a1-em-menos-de-duas-horas
A velocidade não mata. Não sejas demagogo.
De facto não mata. Ele ainda está vivo loooloooloool
Eles têm que sacar algum à malta…
Já viram que há esquadros que têm os carros todos avariados? E que quando têm que ir a algum lado os policias levam o carro deles?
Seguem o exemplo do Presidente Marcelo que vai também no seu popó, ao contrario do Costa 🙁