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Multas de trânsito disparam! Número de acidentes baixou…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Contador says:

    3,2,1, o choro dos meninos anti-radares vai começar.

    • Anónimo says:

      Esses estão desaparecidos em combate, pois se viessem aqui teriam que admitir que a “caça à multa” funciona. E funciona porque salva vidas.

      • Test User says:

        Funciona ?

        Se lessem o relatório.
        1- Comparativamente com o período homólogo de 2022, observaram-se aumentos em todos os indicadores no Continente: mais 813 acidentes (+12,0%), mais 2 vítimas mortais (+2,0%), mais 21 feridos graves (+4,4%) e mais 1.003 feridos leves (+12,8%).
        2- taxa de infração de excesso de velocidade aumentou e verificaram-se aumentos em todas as tipologias de infrações,
        3- Relativamente à condução sob o efeito do álcool, entre janeiro e março de 2023
        aumento de 46,0% comparativamente a igual período de 2022.
        4- A criminalidade rodoviária, medida em número total de detenções, aumentou 12,1% por comparação com 2022.

        Atribuir tudo a excesso de velocidade e não considerar todas as outras causas quando
        a colisão e despistes são principais causas vítimas mortais e feridos graves e maioria dos acidentes ocorre dentro das localidades.

        Continuem apoiar caça multa e votar nestes aldrabões.

        • PML says:

          Não será difícil compreender porque comparam com 2019. Em 2022 ainda havia algumas restrições devido ao Covid, por isso não serve de termo de comparação.
          Estar a comparar com o ano passado, sim é falsear as notícias. Despistes são na maioria das vezes causados por excesso de velocidade e as mortes tb devido a esse fator.
          Os feridos graves dentro das cidades são de 2 tipos: atropelamentos e colisões. Dentro das cidades a velocidade máxima é de 50km/h. Se fosse cumprida certamente seriam menos acidentes. São factos epanas.
          Agora, não vou ser hipócrita e dizer que não transgrido, mas reconheço o mérito dos números e que em muitos locais há de facto caça à multa.

          • Test User says:

            1- Ano 2019 foi escolhido segundo relatório:
            Considerando que os anos de 2020 e de 2021 registaram quebras significativas da circulação rodoviária face a 2019 e, consequentemente, na sinistralidade, a Comissão Europeia decidiu adotar este ano para fixação e monitorização das metas a atingir em 2030.
            2- Esta no relatório comparações com 2022. Quando numeros não estão de acordo com conclusões que se quer tirar já são falsear as notícias. Esta tudo dito.

            3- Poucos anos para comparar e 2019 pode ter sido atípico. Tirar conclusões é prematuro.

            4- Pontos negros são conhecidos pela ANSR e faz listas.
            Estradas e pontos que não se faz nada , já vem antes 2019

          • Há Cada Gajo says:

            Os radares são para fazer dinheiro, nada mais. Lê o relatório. O problema da sinistralidade automóvel em Portugal, como em outros países, é o comportamento, que insistem em não educar, porque isso sim seria investimento num futuro melhor e que os sucessivos governos olham como despesa. Não vale a pena.

          • JL says:

            Se é para fazer dinheiro porque não aumentam os valores ?

            Há aqui algo de errado.

          • sómaisum says:

            Porque se aumentarem muito, aí sim cumprem! Tirar 1000€ em vez de 100, menos gente garantidamente vai exceder limites, sejam eles de velocidade, de álcool, ou de distracção..

        • Anónimo says:

          O “Test User” acredita na pseudociência do BCE, por isso não se poderia esperar outros disparates.

          • Test User says:

            o Anónimo se escrevesse uma linha sem disparates era um milagre.
            Se conseguisses fundamentar as tuas opiniões ainda merecias algum respeito.

      • GM says:

        E sobretudo enche os cofres para os desmandos e a distribuição cega de dinheiro. A par da instalação de radares e cobrança de multas, já viste o aumento de esforços na melhoria da manutenção das vias, limpeza de bermas e valetas, reforço da sinalização correcta, horizontal e vertical? Não, portanto deixa-te de tretas. Acrescento só que não ultrapasso limites de velocidade, sobretudo em AE, normalmente 110km/h, raramente 120km/h e muito menos acima disso, salvo em alguma descida que o carro embale até aos 130km/h.

    • Spedifollgonzales says:

      Achei piada… até porque nunca fui apanhado em nenhum… Tenho as cartas todas e já conduzi dentro e fora da europa… desde 2002 que tenho equipamento de topo sempre a mão para me precaver dessas coisas desnecessárias… um rádio com a mesma frequência para patilhar e anular o sinal do radar tb é opção para os menos capacitados financeiramente, em último caso recorrer sempre das multas porque ou vêem mal escritas ou fundamentadas…

    • EEQTR911 says:

      Pagas na mesma…e a rir.

    • Há Cada Gajo says:

      OS meninos anti-radar ? Não sendo anti-radar, o que eu acho é que todos gostam de ser enganados. A narrativa é a de que o radar é para evitar a sinistralidade. Ora, relativamente ao período homólogo de 2022, ano em que já estavam radares instalados, todos os números da sinistralidade aumentaram. Assim sendo, em que ficamos quanto à ideia que querem vender, a meu ver, erradamente, quanto ao motivo da instalação de radares? A razão para mim é só uma: fazer dinheiro. O relatório é um espelho do flop que é questão dos radares quanto à forma como é abordada: aumenta a circulação, aumentam os acidentes. E pronto !

      • JL says:

        Por acaso foi ao contrário, aliás, apenas um aumentou:

        7.909 acidentes com vítimas – menos 512 que em 2019;
        106 vítimas mortais – menos 14 que em 2019;
        541 feridos graves – mais 8 que em 2019;
        194 feridos leves – menos 867 que em 2019.

  2. Warhammer says:

    Se o pessoal se cultivar intelectualmente no código da estrada e código penal, 90% das multas são anedotas… Pelo que eu vejo aqui a chegar, é o rácio que faço… Evita cometer erros que levam á contração e a combater a falta de profissionalismo dos agentes ou guardas nós parâmetros de avaliação e enquadramento da suposta infração… Recorrer sempree nunca pagar… o governo só quer faturar e não mete ninguém a tratar das papeladas e faz á polícia o que faz aos professores é tudo arquivado…

  3. Azevedo says:

    Leiam bem os papéis que vos chegam…. com olhos de “ver”… e recorram sempre…

  4. Yamahia says:

    Retirado do documento:
    “Quanto ao �po de via, 63,8% dos acidentes ocorreram em arruamentos, correspondendo a
    34,7% das ví�mas mortais (+40,0% em termos homólogos) e a 44,4% dos feridos graves”
    Nos arruamentos não há radares e o resultado está à vista.
    Ainda há dias foi noticiada a morte de uma criança (uma menina) que brincava à porta de casa em Oliveira do Hospital.
    Acontece que a Vila é atravessada por uma E.N. não havendo qualquer preocupação por parte das autoridades com sinais de retenção de velocidade, lombas ou sequer radar.
    Esta morte vai para a estatística das Nacionais, mas devia entrar para a estatística dos arruamentos!
    E é a forma como jogam com as palavras e os meios que são empregues onde não são precisos (mas facturam) que leva a que continuemos na cauda da Europa no que toca à sinistralidade!

    • JL says:

      Arruamentos fora das localidades. Ou será que li mal ?

      • Yamahia says:

        Leu mal o quê? Quantas localidades quer que lhe indique que são atravessadas pela sua conhecida nacional 8 e quantas quer lhe demonstre que não beneficiam de qq sinais de retenção nem lombas nem radares?
        Olhe fariam melhor serviço público retirando os radares da Santos e Castro que não estão ali a fazer nada a não ser gerar facturação e aplicando-os em duas dessas muitas localidades completamente desprotegidas.
        Qual é a dúvida?

  5. Gusmão says:

    Actualmente os acidentes causados pelo excesso de velocidade (eu diria antes, velocidade excessiva) são a terceira causa e não a primeira como nos querem passar… e no futuro serão uma causa muito mais distante desse terceiro lugar, vamos é ver se continuarão a ser o “bode” expiatório…
    A velocidade reduzida também é extremamente perigosa, pois com ela vem a falsa sensação de segurança e com essa sensação vêm os comportamentos “desajustados” à práctica da condução… falar com o companheiro do lado e/ou de trás, olhar para as “vistas”, mexer no sistema de multimédia do carro, mexer no telemóvel, beber (e já não “falo” de bebidas alcoólicas), fumar, cantar e muitas outras situações que levam aos despistes, sendo que muitos são sem haver mais intervenientes… claro que também existem causas médicas que são “responsáveis” por sinistros.
    A velocidade reduzida cria no nosso corpo (físico e mente) um estado de relaxamento e quando se conduz, tudo o que se deve evitar é esse estado que por vezes leva a que as pessoas (condutores) acabem por ficar sonolentos. A própria ANSR reconhece que a sonolência está a par com a embriagues (isto eles não divulgam, porque será?)…
    Quem por norma e de forma consciente anda um pouco mais rápido, fá-lo com segurança, não é interveniente em sinistros, seja de forma activa ou passiva e já agora pasmem-se, também não são os que são “apanhados” pelos radares… estes são condutores muito atentos, que têm a percepção do que se passa a todo o momento e que ajustam a velocidade às condições, transito, via, tempo, etc.
    Por fim, é mais fácil um condutor desatento e normalmente cumpridor ser apanhado por um radar (móvel, fixo, ou em carro descaracterizado) do que um condutor a andar a uma velocidade superior à legal…
    Antes de virem vociferar com ofensas, pensem um pouco por vós que certamente concordarão com o que escrevo… não estou a indicar se sou condutor ou que tipo de condutor sou, apenas estou a pensar por mim e baseado em factos concretos, alguns da autoria da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

    • O casebre feudal says:

      Na Alemanha não há limites de velocidade na autoestrada (salvo em partes perigosas) e a quantidade de acidentes é mínima. A diferença é que conduzem com ordem e atenção. Aqui a condução parece que estão em rally ou fórmula 1, já para não falar que uma boa parte se deve a carros com falta de manutenção, etc..

      • Ciclista says:

        Também… mas temos muita gente que nem de bicicleta devia andar…. o pior é que andam na via pública…. é nas faixas do meio, sem piscas… a chuver sem luzes… o povo é inculto e nas escolas de condução não faço ideia o que aprenderam

      • JL says:

        Então quer dizer que sem limite de velocidade em locais perigos…..

        O problema é que eles têm auto-estradas e são civilizados, cá temos umas espécie de auto-estrada com valentes ao volante.

        • Yamahia says:

          Cá os radares estão em locais onde a expectativa de facturação é maior. Ainda não percebeu?
          Locais q obrigam a condução com cuidados redobrados não há radares pq a expectativa de facturação é menor.

          • JL says:

            Não, não entendi isso, se tivesse nos locais para faturar mais, metiam mais uns quantos onde também fazem falta, você próprio o disse.

          • Yamahia says:

            Não entende?
            Dou-lhe mais um exemplo:
            Conhece o radar da A1 N/S ali em Aveiras? Já se perguntou porque não está o radar antes do ponto crítico que é a entrada para as bombas? E porque não está antes do outro ponto crítico que é a saída das bombas?
            -É elementar mas eu explico. Não está pq é uma subida difícil para alguns carros e o radar aí iria apanhar uma percentagem menor de carros em excesso. Haver ou não haver maior risco de acidente pouco importa!
            E porque raio meterem o radar imediatamente a seguir às bombas, onde já não há grande probabilidade de haver um acidente? (3 faixas bem folgadas e berma igualmente folgada)
            -Também é elementar mas novamente explico. O troço aí para além das excelentes condições já descritas, é a descer e qq carro que já venha nos 120 ao desfazer a subida, mesmo não acelerando grande coisa ganha balanço suficiente para chegar ao radar a velocidades de facturação!

            Já começa a entender o “modus operandi” das autoridades nacionais ou ainda não?

          • JL says:

            Portando uma grande explicação que não faz sentido nenhum. Ponto crítico é a saída ? Como assim, mostre lá quantos acidentes la houve ?

          • Yamahia says:

            Ai não? Então numa AE quais são as principais causas de acidente?
            Exacto, diferentes andamentos e mudanças de direcção repentinas.

          • JL says:

            Uma das principais são os que vão a pastar no meio da ae, mas há mais.

          • Yamahia says:

            Lá está…”diferentes andamentos “

          • JL says:

            Pois, lá está, se levarem com um radar andam todos por igual. Loool

          • Yamahia says:

            Pois, não está. Muitos qd vêm o radar travam abruptamente, mesmo q sigam a velocidades não facturáveis. Isso é mto perigoso, podendo originar inclusive choques em cadeia.

          • JL says:

            Ah portanto, agora os radares também vão provocar muitos acidentes, claro.

            O drama.

            https://youtu.be/cMuIamJspRw?si=RRx6Sd4xEl8_y28M

            LOOOOL

      • Há Cada Gajo says:

        O nosso problema é comportamento.

    • Camilo Castelo Branco says:

      serviço publico. bem haja

    • Yamahia says:

      @Gusmão
      Excelente comentário. Tudo dito.

    • Aindanaoseitudo says:

      @Gusmão parabéns pelo teu coerente texto/comentário, apenas acho que perdes tempo a explicar o óbvio aos utilizadores de palas nos olhos (amantes de radares, ex: Co, An, NePoDáJe, etc ), por muito que digas que a cenoura é laranja eles vão sempre acreditar e dizer que é vermelha e por causa dela é temos baixo índice de pessoas a usar óculos. Muito difícil mudar formatados.

  6. O casebre feudal says:

    Acho importante os radares (e nunca apanhei uma em várias décadas em Portugal com carta) que me parece correto para financiar a polícia e corrigir os que não cumprem, MAS

    – a polícia trabalha na caça à multa, é fácil e dá muito dinheiro

    – a polícia fala sempre dos “incumprimentos”, mas no entanto diariamente ladrões, assaltantes, “arrumadores” que ameaçam, etc não vão presos nem a polícia se quer chatear com eles. Mas afinal só são incumprimentos se vamos a 10 kmh acima da velocidade ou quem me assalta a casa, deita lixo para o chão ou os senhores com bares e discotecas que não declaram o que ganham também é crime?! Não, isso não… dá muito trabalho………… ridículo

    – a classe política (e não só) claramente a não fazer o seu trabalho e trabalha para os seus interesses, mas não há trabalho de polícia de investigação em meter-se nisso….

  7. NegacionistaPorqueDáJeito says:

    “Número de acidentes baixou…” Só precisei de ler isto e saltar para a parte dos comentários para ver os chorões aka “Ases do volante” a chorar hahahahha

    • Realista says:

      “Só precisei de ler isto(…)”… sem comentários.
      Esta notícia compara um período de 2019 com 2023.
      Lê a parte do relatório comparativo de 2022 com 2023, para o mesmo período.

    • Há Cada Gajo says:

      Lê a parte onde, a partir da qual, já existiam os modernos radares hoje instalados. Depois conta. Não sejas superficial. Depois raciocina se fores capaz.

  8. Jose says:

    Ups: https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/sinistralidade-rodoviaria-sobe-em-2023-mais-mortes-mais-feridos-graves-e-peoes-sao-ja-um-quinto-das-vitimas-mortais/

    • Yamahia says:

      “A morte de peões subiu 69,2%, num total de 22 vítimas, um acréscimo de nove pessoas, que respondem agora por 21,8% do total de vítimas mortais na estrada. ”
      Elementar. Só não vê quem assobia para o lado.
      Vá continuem que vão bem, mantenham os radares de 50 na Santos &Castro onde não passam peões mas facturam bem.

  9. TSSRK says:

    Reduziram as mortes 11.6% e aumentaram as multas 67%, significa que não há correlação das mortes com as multas.

  10. Rui says:

    Eles têm que sacar algum à malta…
    Já viram que há esquadros que têm os carros todos avariados? E que quando têm que ir a algum lado os policias levam o carro deles?
    Seguem o exemplo do Presidente Marcelo que vai também no seu popó, ao contrario do Costa 🙁

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