Quer um Model 3 mais rápido? Tesla vende uma atualização que melhora o arranque
A Tesla tem uma forma diferente de vender os seus carros. Mesmo depois de entregue, podem surgir atualizações que melhoram as suas prestações ou a sua autonomia. Tudo surge via software, sem qualquer necessidade de intervenção.
Nesta filosofia surgiu agora nos Model 3 uma novidade. Há uma nova atualização que permite tornar este carro elétrico ainda mais rápido no arranque. Não é uma compra barata, mas melhora ainda mais a prestação inicial deste carro.
Atualização faz o Model 3 mais rápido
Frequentemente a Tesla lança atualizações que alteram o comportamento dos seus carros. Em situações pontuais, a marca dá mais autonomia aos seus carros ou uma maior velocidade máxima. Tudo chega com um novo software, que rapidamente é instalado Over The Air (OTA).
Sendo este carro elétrico já extremamente rápido, a Tesla decidiu melhorá-lo ainda mais com uma nova opção. Esta está a surgir apenas a quem já tem este modelo comprado e registado, sendo exclusiva, aparentemente, para o modelo Dual Motor Long Range.
A promessa que esta novidade traz é interessante, decerto até certo ponto. Na descrição apresentada, mostrada na app e no site da Testa, é referido que a aceleração das 0 às 60 mph (cerca de 100 km/h) passa dos 4,4 segundos para os 3,9 segundos. São apenas 0,5 segundos, mas podem fazer a diferença.
Tesla consegue alterar arranque remotamente
Esta pequena diferença, que chegará numa simples atualização do software do Tesla Model 3, terá um preço elevado. O que é apresentado são 2 mil dólares, que com taxas sobe para os 2140 dólares. Um preço elevado para conseguir mais rápido 0,5 segundos no arranque.
Após a compra, os utilizadores precisam de ter a versão 2019.40.2 do software da Tesla instalada. A nova atualização surgirá posteriormente, mais uma vez através de uma atualização que será distribuída OTA para o carro elétrico.
Este será mais um elemento diferenciador deste modelo face aos restantes da linha Model 3. Conseguirá tornar ainda mais rápido o arranque de um carro que já se destaca nesta área. A melhoria é pouco significativa, mas será decerto sentida.
Este artigo tem mais de um ano
2140$ para um ganho de 0,5 segundos. Bem não tenho problemas em dizer que a marca que de inicio dava tudo de graça, agora faz-se pagar bem por tudo!
Tudo? é a primeira coisa que é paga e acho bem nem toda a gente vai querer o carro mais rapido quem quiser paga quem nao quiser nao paga mas é um carro que valoriza com esta atualizaçao o primeiro carro que valoriza depois de ser comprado.
E 2000$ sao 1800€ só uma correcçao
Típico resposta de fanboy. Em que mundo normal se paga 2k dólares por 0,5 segundos?! E no início carregar o carro também era gratuito, como podes dizer que isto é a primeira coisa que vai se pagar? E que tal o 4g? Também era gratuito agora já não, antes de falar asneiras vai consultar um médico pff
Um charuto tipo ibiza pagas por volta de 400€. Se for uma carro maior pagas mais.
Já vi pessoal a pagas 1500€ para reprogramar um Mercedes.
Por isso esses 2k não estão muito longe da realidade (mundo normal)
a diferença, é que no ibiza tens ganhos de 30/60cv e com bem mais que 0.5seg…
Vai la pagar os teus 2k para nem sentires o cheirinho dos 0,5seg.
Esta malta elitista da Tesla… O Musk dá um peido e lembra-se de por as businas dos carros a mandarem peidinhos, já é o maior e é nova trend!
@King Bandido,
Numa ibiza repro a dar 60Cv só mesmo quase a partir, mas depois disso reduzes o tempo dos 0 aos 100 em mais de 0.5? lololol
Nao sei se sabes, mas nao é só a cavalagem, é binário, é esse binário estar disponivel de forma imediata, para além de outra coisa, puxar ás 4 rodas e todo o sistema eletronico para controlar como a potencia é distribuida por roda para minimizar ao máximo derrapagem e por consequencia a perda de potencia no arranque.
Nunca, e volto a dizer, nunca na vida consegues com uma repro de 400Euros, meter uma ibiza a fazer dos 0 aos 100 em menos 0.5seg que de origem.
@King Bandido
Não vejo diferença nenhuma. Basicamente é uma prática comum em todas as marcas. E pago em qualquer uma das marcas.
Agora que é dinheiro mal gasto isso é porque é daquelas coisas para uma pessoa discutir no café somente para se sentir superior.
Louro, se dizes que não é possivel… Eu ja admiti estar errado em algumas situações que desconheço sobe os electricos… podes admitir tambem para a Gasolina, não doi admitir que estamos errados, doi é admitir estar errado e não querer aprender o certo.
Qual é o problema da repro de 400€? É por ser 400€!? É que se é pelo valor… não percebes muito deste mundo. Cada vez mais tem aberto casas de reporgramação, isso faz que os preços fiquem mais competitvos.
Ser 400€ não quer dizer que seja um mau trabalho, até bem pelo contrário! Vais a marca pedir uma repo (caixa de potencia, que é que a maioria mete) e largas esses 2000€ que dizes, para ter ganhos de 10/30cv… Numa casa, podes pedir o que quiseres, mas as configurações mais seguras dão a volta de 30/40cv num carro de origem. Depis há carros capazes de aguentar com mais carga. O Ibiza 2.0 TDI 143cv, é um carro que aguenta À vontade ficar com 200cv, estamos a falar de 60cv a mais para um carro sem peças.
O Cupra(Ibiza), de 192, já só aguenta ficar com 230, 40cv a mais… Depende sempre do carro, do motor e da plataforma em que está.
@King Bandido,
Tens de fazer o percentual em ganho…
Seria o mesmo que dizer que se meter um motor numa salsicha, ela fica mais 10 segundos mais rapida a ir dos 0 aos 100.
ya vou ja marcar para amanha ahah que boneco, eu so disse que podes ou nao pagar se compensa 2k por 0,5 segundos claro que nao que estupidez eu nao paga nem perto mas quem quiser paga e noutro carro qualquer nem essa opção tens o carregamento ontinua a ser gratuito para quem comprou gratuito quem nao comprou nao é gratuito, o 4G ainda é de graça ainda ninguem pagou nada mas sim pelas noticias deve começar a pagar se tal como no resto das marcas
Quem os comprou antes do deadline, continua e continuará a ter carregamentos grátis, como é o meu caso.
Por isso mesmo é que antecipei a compra de um Model x, para poder usufruir e porque sei que quando decidir vender o carro será um plus.
Eu escrevi 2000$ e não 2000€ logo não percebo essa correção!!!
Depois continuo a dizer que para quem dava internet, carregamentos , etc.
Agora como já fidelizaram as pessoas toca a chular…. Obviamente quem quer gasta e quem não quer não gasta mas acho uma barbaridade de dinheiro por umas linhas de código que se aplicam remotamente ou seja com zero por cento de intervenção laboriosa. Seria sim interessante continuarem a fazer esses upgrades de forma gratuita e sim isso iria agradar e atrair mais pessoas para a marca…
Se optares por fazer uma reprogramacao de centralina (basicamente é o equivalente) no teu modelo a gasolina/gasoleo, nao pagas por isso?
E ainda perdes garantia, caso ainda a tenhas claro.
Não Louro, A gasolina e o Diesel não são os elitistas dos electricos… Com 400€ (500/600 na pior das hipoteses, casas que já tem ou acham que tem um grande nome…) e metes o teu carro a andar nas horas, com ganhos acima de 30cv, ficando com bem mais que 0,5seg.
Paga la os 2k pelos 0,5seg, certamente que vais notar logo na hora! Até vais gastar mais energia só pela loucura de pisar o bixo!
Desde quando é que um aumento de 30cv de potencia te dá mais de 0.5 seg de diferenca dos 0 aos 100?
Para conseguires esses valores, tens de gastar muito mais em internos e perifericos.
Auementar 30cv num carro típico que tenha +/- 100 a 130cv dá ganhos maiores que 0.5 segundos.
@Hugo Nabais,
Primeiro tenho serias duvidas que um carro com 100Cv vs um com 130cv consiga fazer dos 0 aos 100 em menos 0.5 seg que o outro, no entanto pensei que estariamos a comparar coisas iguais.
Se formos por aí, algum do pessoal aqui deve de conseguir melhores ganhos no seu burro, basta ir ao continente e comprar um frasco de pimenta.
Com a vantagem que a que sobra podem usar nos cozinhados.
@Louro:
308 puretech 110cv 10.1s 0-100km/h
308 puretech 130cv 9.1s 0-100km/h
1 SEGUNDO inteiro de diferença.
@Hugo Nabais,
Agora faz o percentual de ganho por favor.
Depois falamos.
E nao só nao vou pagar porque nao tenho um Model 3, como os 2.7Segundos do meu Model X chegam perfeitamente, bem como os 4.4s do model S também servem.
ahah claro que ganhas mais de 1 segundo num carro que faz 10 segundos ate consegues ganhar mais um tesla faz menos de 3 segundos ganar 0.5 ja é muito bom e so para esclarecr que este update da ~80cv nao da 30 ahah. comparar ganhar 1 segundos num carro que faz 10 com ganhar 0,5 num carro que faz 3 ahah onde é que voces tiraram o curso numa caixa de nestum ? ahah
@Caro Joao:
Sei que deves ser apenas um puto mas estava a responder a isto:
“@Hugo Nabais,
Primeiro tenho serias duvidas que um carro com 100Cv vs um com 130cv consiga fazer dos 0 aos 100 em menos 0.5 seg que o outro…”
Estava a falar apenas disso.
Convém ler e perceber antes de vir comentar e mandar bocas par o ar.
Quando um carro começa a valorizar em vez de desvalorizar algo que nao se ve em mais nenhum carro
Então tenta lá vender um por mais do que custou para veres que afinal não.
Se o carro fica melhor que aquilo que era quando foi comprado novo, sim valoriza, nao necessáriamente em valor monetário para venda.
É o mesmo que comprares um carro qualquer sem extras alguns, e durante o periodo de vida do carro a marca te actualizar o carro (mesmo que a pagar) para poderes ter mais funcionalidades tais como mais potencia que aquela que tinhas originalmente.
Tem mais valor.
tem tem eh eh eh
Experimenta vender um Tesla com 8 anos, sem uma prova em como trocaram as baterias, para tu veres… de 100k, se o venderes por 20k já é uma sorte danada!
@King Bandido,
Primeiro tirando o roadster, ainda nao tens nenhum Tesla com 8 anos, pelo que falar de valores dos mesmos usados é um absurdo e nao passa de especulacao.
Depois nao sei se sabes mas consegues saber a capacidade actual das baterias, pelo que basta ver e já sabes o estado das mesmas.
Terceiro, e por ultimo, 8 anos ou 160 mil km as baterias tem de ter uma capacidade minima de 70% se nao, sao trocadas gratuitamente.
O meu model S já levam com mais de 300mil e as baterias ainda estao com capacidade bem acima dos 80%.
Só a diferenca de combustivel para o que nao paguei em carregar nos superchargers, dá para pagar as baterias e ainda me sobra.
Para o mercado Portugues posso tar a falar sem noção, precisamente por não haver grandes exemplares. Mas no mercado alemão, achas model S de 2014 a 30 mil euros… Bem menos, mas bem menos que um M, um RS3, um C63, tudo do mesmo ano!!
Se com 4/5 anos já só vale 30k la fora, imagina com mais 4 anos em cima… Vais buscar um Tesla na alemanha por 20 mil euros? Um carro que custou 100… São estes 0,5seg que vão valorizar o carro ahahahah
@King Bandido,
Sim claro que arranjas, no mercado do UK até arranjas mais baratos.
E entao?
Mas agora faz as contas a quanto é que já poupaste em combustivel e manutencao.
Para além disso, as baterias duram duram e duram, há bons exemplos disso.
O meu model S é de 2014, e vale hoje no mercado do UK a volta de 30k também.e?
Isto é ransomware? Temos de pagar para ter acesso ao carro?
Ninguém te obriga a pagar, podes simplesmente nao pretender fazer o update.
Tô fora, por esse preço não vou atualizar não. Vou esperar baixar um pouco.
Só vale a pena se ofereceram uma etiqueta a dizer Turbo para colar no carro. Caso contrário ninguém vai saber que é melhor que o normal.
Estou em acreditar que seja esse o maior problema de algum pessoal que está a criticar lol
Vem com sigla GTI incluída no preço?
Nao, vem melhor ainda.
M GTTDi AMG
há quem diga que é barata, depende do ponto de vista, praticamente dá um aumento de +/-80cv no arranque, fazer o mesmo num carro a combustão custa o triplo nos “kitanços”
por mim até podiam retirar 3 segundos ao arranque se baixasse 12000€ 🙂
Gosto da malta que está a criticar ou a dizer que 0.5s dos 0 aos 100 nao é muito… depois vao fazer reprogramacoes aos seus Diesel e nao conseguem mais que uns 30 ou 40cv, que se transmitem em quase nada dos 0 aos 100 e nao só perdem garantia como aumentam consideravelmente a provabilidade de derreter o motor.
Ainda se fosse um upgrade para fazer o carro mais bonito eh eh eh
Pagar 2.000 para ir dos 0 ao excesso de velocidade mais depressa 🙂 🙂 🙂
Não fiz as contas mas parece compensar, vejamos, se às 8h me meto na IC19 e chego ao campo maior às 9h, com este update posso dormir mais um pouco que chego à mesma hora.
Para um cidadão comum isto interessa e muito?? Enfim comédia para Drag Racers. Happy xmas to all of you.
Brutal, chegamos aos DLC e “Micro”Transactions para carros !!! Isto deve ter sido algo em parecia com a EA!!
Mais rápido para cometer infrações mais facilmente? Não quero. Metam é baterias decentes e preços decentes. Tudo o resto é fantochada para pategos gastarem dinheiro à toa.
A Tesla perdeu-se completamente no caminho para a sua missão. Em vez de promoverem a mobilidade sustentável e fazerem carros eléctricos acessíveis para as massas, estão a produzir brinquedos para miúdos mimados ricos e excêntricos, que acham que a estrada é uma pista de diversões para andarem a fazer corridas de Fórmula 1. A Cybertruck é a maior prova do que eu diissAlguém que diga ao Elon que, ao contrário dos cus gordos americanos, nós na Europa temos peões na estrada. Até já deixei comentário semelhante no Twitter do Elon.
Eles fazem, negócio à custa desses upgrades…
E só para corrigir o @Louro ao fazer uma reprogramação a marca não me está a dar nada pois a mesma não é feita pela marca.
Seria sim bonito fazer esse upgrade gratuito, pelo menos durante X anos após a compra do carro….
O Model 3 já teve dois updates de ~5% cada completamente gratuitos. No meu caso, quando comprei o carro, vinha com ~360cv e neste momento tem ~400cv. Não paguei absolutamente nada por esse extra e a actualização foi feita na minha garagem via WiFi, após aceitar pela APP.