Mobi.E: Carregamentos grátis de veículos elétricos vão acabar
A rede pública de carregamentos elétricos Mobi.E vai ser concessionada. Os carregamentos vão passar a ser todos pagos, segundo informações do ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes.
A concessão desta rede acontecerá ainda este ano "o mais tardar" em dezembro.
A gestão da rede Mobi.e vai passar para os privados. Para tal, serão postos a concurso vários lotes da rede de postos de carregamento de automóveis elétricos, referiu o ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes.
A informação foi revelada na abertura do evento Portugal Mobi Summit, na Nova SBE - School of Business and Economics, em Cascais.
Segundo o ministro, serão 600 postos de carregamento, divididos por 10 lotes (de 60 a 70 carregadores), cuja gestão será entregue a empresas privadas via concurso. Com a passagem da gestão para o setor privado, o Estado passa apenas a ter a função de regulador. Matos Fernandes, referiu ainda a gestão será realizada por "empresas mais capazes (que o Estado)" e que todos os carregamentos passarão a ser pagos.
Mas os carregamentos na rede Mobi.E não eram já pagos?
Sim...mas! Até 31 de outubro de 2018, os carregamentos que eram realizados na rede Mobi.E não tinham qualquer tipo de custo. Tal mudou, a 1 de novembro de 2018, passando os carregamentos a ser pagos. A 1 de abril de 2019, passaram a ser cobrados carregamentos em pontos situados em espaços privados de utilização pública.
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Mais uma concessão do Estado para os contribuintes encherem o kú a uma qualquer empresa que no fim do ano ainda recebe vários milhões do (des)Governo por estarem concessionadas, à imagem de todas as outras.
Confusão nessa tola…
Incentivos do Estado é igual a dinheiro de todos apenas para alguns chuchar. Concessao ou nao concessao.
Acho que sempre foi claro que os carregamentos gratuitos estavam a prazo. Também é claro que um dia, as isenções em sede de ISV, IUC, tributação autónoma, etc, irão acabar. Tudo depende da perda de receita do estado. É que o sector automóvel representa um quinto da receita…
Finalmente acaba-se a mama!
agora vao ter de pagar uns euros para andar centenas de kms..raios!!
Mama? A maioria do utilizadores de VEs concordam com o pagamento…
Nunca deveria ter sido gratuito. A “subsidiação” é muito mais importante no lado da quantidade da oferta e na qualidade da localização da mesma.
Acho muito bem. O estado deve focar-se nas suas funções : Saúde, Educação, Justiça e Infraestruturas essenciais e monopólios naturais. Apenas deve regular a restante Economia – e que não é uma tarefa nada menor ou mais simples. Os Postos “públicos” metem dó. Tenho um carro eléctrico e nunca usei os postos “públicos”. Carrego à noite e pago € 5 euros num local privado para andar 300km.
Vai acabar a mama de quem tem carro eletrico estacionar gratuitamente em sítios onde toda a gente paga
Até que em fim…. a ver se é desta que se vai começar a implementar por todo o país vários postos de carregamento, e arranjar os já existentes! Os que temos actualmente são manifestamente insuficientes e com velocidades de carregamento ridículas…. por toda a Europa a rede Ionity já debitam pelo menos 150Kw, em Portugal é raro o posto de carregamento com 50Kw… e no interior nem ver postos de carregamento!
É por estas e por outras (nunca devia ser gratuito, claro. Mas infelizmente sabemos bem do apetite destes ‘monopólios energéticos’ que nada compensam para nenhum consumidor) que os electricos é uma conversa para encher. Ninguém duvida que são mais limpos em termos de emissões. Mas é impossível para os actuais padrões nacionais ‘consumir’ estes veiculos. Só compensa a quem pretende fugir ao fisco (aka Empresas de patrões cujo ordenado na folha é o minimo…).