Mobi.E: Carregamentos já deram para percorrer 228 milhões de Km
Desde 1 de janeiro deste ano, até agora (dados de 20/12/2022), a utilização da rede Mobi.E permitiu poupar mais de 27.500 toneladas de CO2.
A este valor, falta ainda juntar a poupança de CO2 relativa aos dias que faltam deste mês de dezembro, sendo certo que, no total, 2022 irá mais do que duplicar a poupança de 13.534 toneladas de emissões registadas em 2021.
Rede Mobi.E permitiu poupar mais de 27.500 toneladas de CO2
A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 2.700 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW.
Segundo o que foi revelado, a rede Mobi.E permitiu poupar mais de 27.500 toneladas de CO2. Do ponto de vista da sustentabilidade, os consumos de energia registados na rede Mobi.E, em 2022, permitiram percorrer mais de 228 milhões de quilómetros em veículos elétricos. No ano passado, o valor foi de mais de 112 milhões de quilómetros. Ao longo dos últimos meses, a rede Mobi.E tem vindo a registar recordes de carregamentos que comprovam o seu contributo para termos uma mobilidade cada vez mais sustentável.
A adesão cada vez maior à mobilidade elétrica permitiu ainda evitar o consumo de mais de 10 milhões de litros/10 mil toneladas de gasóleo até ao momento, em 2022. Em 2021, a quantidade de gasóleo não consumido devido à utilização de veículos elétricos fixou-se em 5 milhões de litros/5 mil toneladas.
Para reter a quantidade de CO2 que já foi poupado em 2022 através da rede Mobi.E, seriam necessárias cerca de 455 mil árvores em ambiente urbano, ao longo de 10 anos, o que evidencia ainda mais as vantagens ecológicas da utilização da mobilidade sustentável.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde e votos de boas festas.
Como é que explicam esta frase? “E permitiu poupar mais de 27.500 toneladas de CO2.”
Eu pelo menos duvido mas mesmo muito…
Se dúvida apresente os seus cálculos à mobie.
Nada como ter contra factos.
Portanto a produção de energia eléctrica é isenta de CO2, não entendo porque é que se preocupam tanto com o gás russo e outros, e a produção de painéis solares são isentos de CO2? E a produção das eólicas são isentos de CO2, e a construção das barragens são isentas de CO2? E a construção/reciclagem das baterias são isentos de CO2, etc, etc, etc, daí me parecer que alguém está enganado ou pretende enganar alguém…
Não é isento, mas no total de produz muito menos, ou pensa que os combustíveis também não são isentos na produção, aliás, até são bem mais emissores na produção no que no consumo.
Mas afinal não colocou os seus números para afirmar que duvida dos apresentados.
“A simples produção das baterias de lítio corresponde a emissões de 150 a 200 kg de dióxido de carbono por cada kWh de energia gerada pela bateria. Isto significa que um Tesla com bateria de 100 kWh, a bateria com maior capacidade de armazenamento no mercado, já enviou 15 a 20 toneladas de CO2 para a atmosfera.”
In Bing
Quer que lhe faça as contas ou chega assim?
Então e todos temos teslas ?
Onde foi buscar esses números ?
Sim, já agora apresente o resto, mas não se esqueça de incluir a produção de combustível.
Como disse acima “in Bing” ou seja, fui buscar ao BING!
Conforme já lhe demonstrei através da tabela do ISV, um veículo a combustão gasta em média 100g por km percorrido.
Significa que em 100 kms emite 10 kgs CO2:
Desta forma:
10———100
20000——x=200 000 kms
Ou seja 10 anos a 20000 kms/ano.
Antes que venha dizer que 20000 kms é pouco relembro-o desde já que a média em Portugal são 9000km/ano/carro e portanto em vez de 10 anos, um carro eléctrico levaria mais de 22 anos só para neutralizar o impacto no CO2 resultante da produção da sua bateria.
Isto se apenas consumisse energia “limpa” durante esses anos todos desprezando o enorme impacto ambiental que tem a construção de barragens, eólicas, painéis solares e respectiva reciclagem.
Desprezando tb a reciclagem futura das baterias cujo impacto é enorme e o tempo de vida útil miserável!
Relembro-o tb que cada vez mais a Europa está a recorrer ao gasóleo para produção de electricidade, matérias que quando queimadas em central termoeléctrica libertam entre 9800 e 10500g por cada kWh produzido (equivalente ao dobro do CO2 de qq carro a combustão se consumida num carro eléctrico)
Entretanto a população mais vulnerável de países ricos como França e Alemanha vai já sofrendo com as agruras do frio porque não pode suportar os preços absurdos da electricidade.
E vc ainda entende que devemos gastá-la nos carros.
onde se lê:
-“cada vez mais a Europa está a recorrer ao gasóleo
Deve ler-se:
-“cada vez mais a Europa está a recorrer ao gasóleo e carvão”
Então mas…………..
Qual é o carro que consome 10 / 2.66 = 3.75 litros, comparando com um tesla ? LOOOOOOOOOOL
Isto as emissões de escape, então o resto é produzido em pomares ?
Está onde ? a gasóleo, nunca vi isso, nem você conseguiu provar.
Vc deve estar a pensar que os carros de hoje em dia libertam o mesmo CO2/litro do 190D de 1900 e troca o passo.
Cure-se!
Mas consomem isso ou não ? se não, então emitem mais.
Então e a produção ? onde está ?
E a produção do carro + manutenção ? os óleos também caiem do céu ?
Não diria melhor.
Apenas acrecentaria o fabrico das próprias baterias que por cada uma representa os índices de CO2 atribuido á circulação de um carro a combustão durante 10anos.
Até podia ser 20, se é uma questão de achismo, quanto maior é melhor.
😀 😀
Isto é um mero índice que vale o que vale.
«em 2022, permitiram percorrer mais de 228 milhões de quilómetros em veículos elétricos»
Daqui calculam o quanto de CO2 que seria libertado para se fazer esses quilómetros com um motor a combustão.
Muito bom ,,, e continuar …
Isto dos carros elétricos quando se começar a massificar ou teremos na altura boas condições para os carregar ou então vai ser uma total confusão,como agora existe,com extensões a sair,por exemplo,de um 2°,3° andar(e por aí fora)de um prédio,para a estrada onde a pessoa tem o veículo estacionado.Eu nem consigo imaginar como isto vai ser. 😐
E com carregamentos de horas e horas para cada veículo.A conta da luz vai ser “linda”,se me entendem.
Só problemas. 😀
O que conta é a energia que gasta e não o tempo que leva.
Para quem faça 2000 kms por mês gasta uns 40 euros de luz.
Mesmo uma moto elétrica acho que custa um balúrdio.Nem sei onde a conseguia meter cá em casa.Tinha que fazer uma mini ribanceira em cimento e partir parte do muro.E depois tinha que instalar um carregador para ela.Que trabalhão. 😐
Continue a gastar a gasolina, assim o que gasta nunca mais o vê.
Não precisa de instalar carregador nenhum, todos os veículos carregam ligados a uma tomada normal de casa.