Mercedes-Benz revoluciona os sistemas de travagem para os veículos elétricos
Durante décadas, quase todos os veículos modernos dependeram do sistema clássico de travões de disco. Contudo, a Mercedes-Benz está a desafiar esta convenção com um sistema de travagem inovador concebido para veículos elétricos (VEs). Denominado "travões no sistema de transmissão", este conceito integra o mecanismo de travagem diretamente na cadeia cinemática.
O design convencional utiliza um rotor ligado ao cubo da roda e uma pinça com pastilhas de travão, ativadas quando o condutor pressiona o pedal para travar. O fluido hidráulico exerce pressão sobre o êmbolo da pinça, fazendo com que as pastilhas se comprimam contra o rotor, criando fricção e reduzindo a velocidade do veículo.
Embora variantes como travões de tambor e travões pneumáticos também existam, o princípio de utilizar fricção para parar o veículo manteve-se, em grande parte, inalterado.
Uma nova abordagem à travagem
Contudo, a Mercedes-Benz criou uma abordagem diferente. Desenvolvido no centro de investigação e desenvolvimento da Mercedes em Sindelfingen, na Alemanha, o novo sistema assemelha-se a travões de transmissão, utilizando componentes que lembram discos de embraiagem, mas com um design completamente renovado.
O sistema de travões no sistema de transmissão elimina componentes tradicionais como pinças e discos. Em vez disso, utiliza uma pastilha circular acoplada ao eixo de saída do motor elétrico, que é pressionada contra um anel estacionário arrefecido a água, alojado num sistema selado.
Ao contrário dos sistemas convencionais, este design integrado promete durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de manutenção regular, podendo poupar aos proprietários milhares de euros em reparações de travões.
Até mesmo o impacto ambiental é reduzido: o pó dos travões, um grande poluente em áreas urbanas, é contido dentro do sistema selado, impedindo a sua libertação no ar. Esta característica torna a tecnologia especialmente relevante face a regulamentações ambientais mais rigorosas, como os padrões Euro 7, que entrarão em vigor em 2026.
Melhor Desempenho e Eficiência
Os motores elétricos já contribuem para a travagem ao converter energia cinética em eletricidade para recarregar a bateria, mas um sistema mecânico de travagem continua a ser essencial para uma travagem segura. Os travões no sistema de transmissão da Mercedes vão mais além, integrando sistemas de arrefecimento para evitar o desgaste excessivo durante uso prolongado.
Este design também reduz o peso não suspenso - componentes não suportados pela suspensão do veículo - como os travões tradicionais montados em cada roda. Ao transferir estes elementos para a cadeia cinemática, a dinâmica do veículo melhora significativamente. Além disso, os designs das jantes podem agora focar-se na aerodinâmica, sem as restrições dos componentes volumosos dos travões.
Embora os travões no sistema de transmissão da Mercedes ainda estejam em fase de testes, os potenciais benefícios são evidentes: menor poluição, melhor desempenho e custos reduzidos. Resta saber se esta tecnologia se tornará um padrão ou permanecerá uma opção premium para os modelos de luxo.
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Parabéns à Mercedes, mostra que tem excelentes engenheiros e que não fica só a dormir à sombra da bananeira com tudo o que de bom já fizeram no seu passado. Esta inovação mostra como podem revolucionar e inovar.
Este sistema já existe nos empilhadores elétricos, há pelo menos, 25 anos. O sistema de travagem, nos empilhadores até fica, entre o motor e o diferencial. Se bem que dependendo da velocidade de rotação, qual será a melhor abordagem.
Basicamente o mesmo tipo de travões que as maquinas industriais ja utilizam á anos… em relação ao pó gerado pelo acionamento dos travões, duvido que isso venha a ser uma mais valia para o cliente. se nas maquinas industriais que andam devagar, é feita uma manutenção regular e substituição de componentes com frequencia devido á contaminação gerada pelo pó dos discos, imagino em automoveis que circulam com muito mais velocidade na estrada….
O segredo é não travar.
+1
E tratores também, mas ao contrário dos carros a rotação dos discos não é a mesma da roda, é muito superior, rotação essa que é desmultiplicada depois nos chamadores redutores, isso permite usar travões mais pequenos e muito mais duráveis, temos um na família que era do meu pai, já com quase 30 anos e nunca levou qualquer manutenção, e mesmo com 5 a 7 toneladas em cima trava como novo.
Pode-se portanto concluir que a Mercedes acabará por criar “empilhadores de luxo” 🙂
LOL
Os EV mal usam os travões devido à travagem regenerativa, por isso não consigo perceber o título.
Como revolucionar algo que mal é usado? Tenho 80.000km no meu EV e as pastilhas de travão ainda são as originais e mal consigo ver o desgaste. Parecem novas.
Como assim revolucionar os sistemas de travagem para EVs?
É verdade, o meu tem 200 mil e há quem pergunte há quanto tempo mudei as pastilhas e os discos.
Isso já está é podre e vidrado..
Parece que a Xiaomi tb acreditava que os elektros não precisavam de travoes
https://pandaily.com/brake-and-startup-failures-reported-in-xiaomi-su7/
Também a tesla, eles são péssimos em poder de travagem.
Vidrado ? Então, andou a travar com copos ?
Não está nada vidrado.
Ó migo, vá enganar outro.
Ou quer q lhe mostre de novo o vídeo do Tesla que trocou os travões com 40mil?
Aquilo era de tal maneira q o man borrava-se todo a descer qq coisa mais inclinada looolooolool
Não tenho de enganar ninguém, se tivesse vidrado chiava, e não fez barulho.
O que tem um vídeo a ver com o meu carro ? Também quer ver um igual ao seu que está todo escafiado e assim podemos dizer que o seu está igual, não é?
tive um carro com mais de 400mil que tinha a suspensão original, quer isso dizer que nao há razão pra trocar a suspensão em outros carros com 100mil?
Conduzidos todos da mesma maneira, fazemos todos o mesmo percurso, andamos todos a mesma velocidade?
Revoluciona Porque a travagem regenerativa não trava nada em relação aos discos normais, quando precisas mesmo de travar é usado as pinças.
A Mercedes quer melhorar esse método de travagem que é baseado nos veículos a combustão.
La porque tu não uses muito não é razão pra não melhorar isso, por esses método de raciocínio não valia a pena criar vacinas pra doenças que tu nunca tiveste, sejam elas raras ou não.
Se o título do post fosse uma revolução nos travões em geral concordaria contigo.
Também conduzo carros a combustão e já tive de trocar discos . A minha carteira não gostou nada disso. Nestes veículos uma melhoria seria bem-vinda.
Mas o título apenas fala de EVs. Aí peço desculpa, mas continuo a achar que não faz muito sentido.
Então? Puseste discos de competição? Tubos malha de aço e essas cenas?
Este sistema de inovador, só se for a aplicação em carros ligeiros de passageiros. Já era usado há muito tempo em camiões e autocarros.
E como repartem a força de travagem entre rodas? O ABS controla a rotação de cada roda. Com um travão central não seria possível