Código da Estrada: Sabe quando deve ligar os médios do seu carro?
Acha que só deve ligar os médios do seu carro quando está escuro? Ou ligar apenas para se fazer notar que o seu carro tem luzes xénon ou LED? O código da estrada é bastante claro relativamente a essa situação e até dá para perder pontos na carta.
Saiba quando deve ligar os médios do seu carro.
Quando deve ligar os médios do seu carro?
De acordo com a GNR no Facebook, ligue os médios sempre que as condições de visibilidade o justificarem, não só durante a noite, mas também ao anoitecer ou amanhecer, e, ainda, durante o dia sempre as condições meteorológicas ou ambientais o exijam.
Não se esqueça que as luzes diurnas, bem como as de presença, cumprem apenas o propósito de ajudar os outros condutores a notarem a presença de outro carro durante o dia, mas não substituem a utilização das luzes de cruzamento, conhecidas como médios.
O desrespeito por esta regra, prevista no Art.º 61 do Código da Estrada, constitui uma contraordenação grave que, para além do valor da coima (30€ a 150€), implica uma sanção acessória de inibição de condução, de um mês a um ano, bem como a subtração de dois pontos ao condutor.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
90% dos condutores não sabem usar as luzes do carro. Assim como os piscas… Sempre que chove vejo a maioria sem luzes.
+1
Os piscas são extra que custa caro gasta bué gasóleo 😛
😀
Mesmo… 😀
Assim parece, cada vez o combustível está mais caro, por isso cada vez mais condutores poupam com os piscas
+1
E os piscas que quando estão a funcionar as luzes de presença e de paragem atrás também piscam… é do melhor!
Não podia concordar mais
è as luzes desligadas, sem piscas, não sabem fazer rotundas, mas há locais em que a sinalização também é fraca especialmente se forem marcas rodoviárias …
Ia falar precisamente nos piscas… gastam bateria e combustivel… 😀
a Sinalizaçao que consegue estar mais alto que a cabine de um camiao nem um carro consegue ver
e mesmo a noite ainda a cromados a usar luzes diurno a noite e nao ligam os medios
durante o período de chuva vejo muitos com a luz de nevoeiro ligada…um perigo, pois o chão molhado como faz o efeito de espelho, a luz reflecte no chão encadeando quem vem atrás principalmente quem anda de moto.
Concordo,lamento que as autoridades não estejam mais atentas à falta de sinalização dos piscas que tantos acidentes provocam sem que alguém se preicupe
Não se esqueçam do pisca pisca, tem em todos os carros
Cá eu não tenho como preocupar o meu Dacia Duster liga as luzes sozinho, de manhã ao anoitecer, quando chove, etc… e quanto aos piscas eu uso sempre já existem pessoas na localidade onde moro não devem saber usá-los..
E nos túneis vejo gente sem luzes
+1
são toupeiras
E andarem sempre com medios ligados tipo motociclista?
Eu ando…
Honestamente, prefiro a malta que anda sempre com as luzes ligadas do que os que andarem com elas desligadas.
Há paises da UE em que se andas de carro os médios têm que estar acesos, senão o sr policia passa-te um cheque.
Exato na Suécia a manete vem bloqueada no on. Mesmo nos que tem luzes automáticas
Exatamente o que pensei!
Não sei se sabe mas no caso dos motociclistas é obrigatório andar sempre com média excepto em passagens de nível onde devem ser acesos os mínimos
As minhas desculpas,os motociclos ,SEMPRE médios ligados.
Para dizer a verdade, andar sempre com os médios acesos nem faz mal, muito pelo contrário: naqueles cruzamentos de fraca visibilidade onde existem espelhos, as luzes dos outros condutores ajudam na grande parte das vezes.
Em certos Países da UE é obrigatório circular com os médios ligados independentemente das condições climatéricas.
Em Portugal, até de noite se vê malta a poupar nas lâmpadas… e piscas nem vale a pena falar.
Se nesses países for obrigado a matar o vizinho, nós não temos que que matar o vizinho.
Poupar é que vai o ganho, mas neste caso, não é poupar, é falta de respeito com os outros condutores e falta de respeito de si e quem o acompanha.
A típica mentalidade tacanha…
As mentalidades tacanhas comunica-se umas com outras.
No Brasil também é obrigatório. Seja meia-noite ou meio-dia.
Os carros novos já vem adaptados pra isso.
Parte da culpa é dos construtores, a grande maioria dos painéis de instrumentos são iluminados mesmo com as luzes desligadas, é mais difícil perceber se as luzes estão acesas não fosse o símbolo de médio lá numa esquina do painel, como se não bastasse, as luzes diurnas ainda dão alguma claridade, induzindo em erro.
Deveriam manter o painel sem iluminação de forma a que obrigasse o condutor a acender as luzes para conseguir ler o painel, porque se está escuro dentro do carro, de certeza que no exterior necessita de médios…
Marco, parte da culpa é dos construtores!? Está a querer dizer, por exemplo, que as multas e acidentes por excesso de velocidade também são, em parte, culpa dos fabricantes!?
Falemos a sério, cada vez mais os fabricantes estão a tirar responsabilidades aos condutores, desde luzes automáticas, travagem automática, todo o sistema de condução assistida e autónoma.
Lembre-se da primeira aula de condução que teve. Lembre-se do procedimento antes de iniciar a marcha! É-nos “dada” a ferramenta… a responsabilidade de como é utilizada, é nossa!
(Vamos a um exemplo mais mais básico! Se o display de um smartphone parte por uma queda, é culpa do fabricante por não implementar um display inquebrável?)
Concordo consigo, mas referia-me ao facto da grande maioria dos carros trazerem displays LCD constantemente ligados e que iluminam sempre o painel de instrumentos, estes induzem em erro de que as luzes estão acesas.
No meu quando entro num túnel, mesmo que me esqueça, noto que está muito escuro e chama a atenção…se for o modelo mais recente está sempre iluminado e é fácil não reparar.
O que conta é exactamente essa tal luz lá na esquina tudo o resto é palha,se a pessoa não tem sequer a capacidade de ver isso pode explicar muito bem o porque de se ver certos tipos de condução.
E o painel de instrumentos só é iluminado quando as luzes estão em posição de mínimos,o que acontece é que grande parte dos carros mais recentes trazem sensores de luz por isso é que o painel automaticamente se ilumina,uma vez que o carro liga as luzes sozinho.
Se o condutor desligar o sensor de luz o painel imediatamente deixa de estar iluminado caso, lá está, não esteja com os mínimos ligados.
Vamos la ver, por exemplo o Clio IV, tem o velocímetro digital e este está sempre aceso (dia ou noite, luzes acesas ou desligadas), ou seja, temos o painel de instrumentos sempre com claridade pois o painel lcd tem fundo branco e dá a sensação de que temos as luzes acesas, o símbolo de médios é uma coisa minúscula que fica ao lado do painel.
Daí o meu comentário…
Correcção, o Clio IV não tem o display com fundo branco mas sim o Megane 3…
parace mais um campo de guerra romena e grega que estrada para condutores…so falta o espadachim…..batem bum e quase a pancadaria…la se vai o carro de 18 ou 19 com 6 velocidades e fumar de vidro aberto e musica xipaxipaxipa…quamdo nao e de vidros fechados e nao se ve ninguem…..e si de dentro um ze tripa ou um tritazona…porra eu quanto a mim dou logo de frosques.
Ás vezes também têm os médios mal ajustados. Se tem muita carga atrás pode mudar a altura dos faróis (lâmpadas) mas depois tem de voltar a colocar na posição ‘0’ senão vai ofuscar os outros sem se aperceber.
Isso, e os parolos que andam a conduzir com os mínimos.
Parolos? Não sei se sabes mas a maioria dos carros novos quando ligas os meninos ligam-s automaticamente e não dá pra desligar
Os carros novos, não são os mínimos que acendem automaticamente durante o dia, mas sim as DLR que são só à frente.
Não sei se sabe mas metendo o manípulo em automático o próprio sistema liga. Mas como o seu é do ano 1980 não temos culpa…
E também se vê muitas pessoas que querem parar o carro em segunda fila ou á berma com o intuito de apanhar alguém ou mesmo encostar só, que em vez de anunciarem o pisca ao lado direito para encostar, ligam logo os 4 piscas que um gajo fica a toa do que querem fazer e depois permanecem com os 4 piscas ligados. Não sei como é que ainda a pessoas que não sabem que os 4 piscas só se ligam quando a uma travagem brusca ou perigo na estrada para avisar os condutores deveras que se passa alguma coisa e para tomarem as devidas precauções. Agora 4 piscas para estar encostado esqueçam que não existe, pisca para o lado que estão encostados is the way.
Sim tá muito bem..
Mas também deve saber que existem carros que ao se desligar o motor corta a corrente do pisca…
Daí ligar os 4 piscas…
Antes assim que nada ligado.
O que devia ter respondido é que proibido estacionar, logo se vai parar, não precisa de desligar o motor até porque não faz bem ao motor estar a desliga-lo por uns segundos, mantê-lo ligado com o pisca sem sair do carro, se sair do carro é considerado estacionamento abusivo e dá multa, não tem lugares para estacionar espere até que encontre um, custa mas assim manda a lei.
Isso é considerado um estacionamento e não.uma paragem…
“…de acordo com a GNR no Facebook …”. Não sei, mas talvez fosse mais interessante colocar a verdadeira fonte de informação: o Código de Estrada.
Mas está tudo, até a lei 😉
Certo, não disse o contrário. Na minha opinião seria mais interessante ter a fonte original, apenas isso 😉
Onde vivo (fora de Portugal), é obrigatório usar os médios sempre, quaisquer sejam as condições.
O que para mim pode ser um momento com boa visibilidade, pode não ser para outros.
As condições meteorológicas normais/predominantes em cada país não são as mesmas. De modo que pode fazer sentido que isso seja uma prática obrigatória num país com poucos horas soalheiras e não noutro em que muitas vezes sol até encandeia.
E nessas alturas em que o sol encandeia, os médios podem ser o elemento diferenciador para se fazer notar o carro.
se o sol encandeia não vais notar os médios!
Onde mora?
A partir o momento que usas pala, deves acender os médios.
Mas no seu País está sempre tudo escuro e chove bastante não é o caso de Portugal, concordo sim deve-se usar as luzes médios sempre que as condições climatéricas o exijam mas não cair em exageros e ir logo para a Caça Multa , outro assunto já tenho reparado que alguns condutores durante a noite ou quando está escuro NUNCA Ligam as LUZES e isso sim é criminoso pode provocar muitos acidentes e as Autoridades competentes nem sequer chamam a atenção ou nem quer saber para além de outras infrações que essas sim provocam acidentes,tais como Não respeitar a sinalização , não parar nas passadeiras, não ter seguro, não ter carta , não ter inspeção do veículo, conduzir sob o efeito de Drogas e álcool, ultrapassagens Perigosas, conduzir em contra mão , excesso de velocidade em estradas com a sinalização por exemplo de 40 kilometros por hora e andam a 80 e 100 km hora, em especial nas localidades e bairros e a Polícia não vê e não querem ver só lhes interessa a Caça a Multa.
Mais importante que ver é ser visto. E hoje a maioria dos veículos tem sensor de luz que faz com que a partir de determinada luminosidade as luzes acendam. E mesmo assim há quem desligue todos esses automatismos…não vá estragar a viatura. E há ainda quem circule no meio do nada …em mínimos !
Devia ser OBRIGATÓRIO ligar SEMPRE as luzes, p/ segurança de todos. Sempre defendi isso.
Por aqui nas Americas andam sempre acesas, desde que se ligue logo o carro, dia noite ou de sol.
Luzes de nevoeiro, os parolos que andam com estas ligadas sem nevoeiro deveriam ser autuados de forma ainda mais severa.
A lei diz que é proibida a utilização dos faróis de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais não o justifiquem
Este assunto e a recomendação da autoridade policial são exemplares da descoordenação em que vivemos! Na verdade nos últimos 10 anos, assistimos a uma delapidação efetiva da responsabilidade a que qualquer condutor está obrigado! Inclusive assiste-se a comportamentos de riscos, praticados por motoristas de transporte público, agentes da autoridade e até instrutores de condução! A questão das luzes (ver e ser visto) é só um um episódio de entre um rol preocupante de comportamentos levianos ao volante!
Tenho uma dúvida, em Portugal é legal andar com os médios sempre acesos independentemente das condições? Mesmo que seja dia de céu limpo pode-se andar com elas ligadas?
É legal sim. Pode circular com os médios ligados durante o dia, mesmo em dias de céu limpo. Não há nada no código da estrada que o proíba.
O CE só tipifica as situações em que é obrigatório circular com as luzes ligadas. Assim em tudo o que não esteja previsto podemos circular com as luzes desligadas ou ligadas. É ao critério de cada condutor! Cabe pois a cada condutor avaliar em cada momento as circunstâncias que devem levar a ligar ou não as luzes! Eu defendo simplesmente que circular é o bastante para ter as luzes ligadas!
É legal circular com os médios sempre ligados, não pode circular é com luzes de nevoeiro sempre ligadas, essas estão previstas apenas quando devem ser ligadas.
Nao só é legal como deveria de ser obrigatório.
Mas também há os que acham que ligar as luzes de nevoeiro é de azeiteiro.
Alguns até agradeço que andem com os médios desligados. Carrinhos novos todos xpto e tal, mas numa estrada sem separador físico leva-se com cada lamparina apontada para os olhos, vinda dos carros em sentido inverso, que quase fico cego.
Se ao levares com a luz dos carros no sentido inverso ficas cego, ou tens algum problema de visao e deverias de visitar um oftalmologista, o outro carro tem os farois mal regulados…
Em terceira hipotese, e se tiver em consideracao o teu comentário dos carrinhos novos todos xpto e tal, é a dor de cotovelo a afectuar a tua visao.
É ver os manos que passam pelos sinais com a obrigatoriedade de ligar os médios antes dos túneis e ficam à espera que elas liguem sozinhas já dentro do túnel… Logo após o sinal já podem mamar multa, pena que a GNR não actue, nem na ausência de piscas, senão o pessoal de certeza que tinha mais cuidado.
Ainda bem que não há mecanismos que controlem isso automaticamente. Oh wait.
E para que servem os QUATRO PISCAS ???
Servem para todos aqueles que não fazem um único pisca na sua vida acharem que por os ligarem podem estacionar em qualquer sitio.
Deveria ser obrigatório andar sempre com médios ligados mesmo que o carro tenha luzes de circulação diurnas, porque essas luzes são só na frente
Deveria imperar o princípio de ver e ser visto. Até porque a percepção de movimento d’um carro ou qualquer outro veículo é bem maior com luzes, exemplo disso são as motos à já vários anos são obrigadas a circular com médios
Eu só usarei os piscas quando pagar a prestação deles…
Cenas que não entendo:
-multas que provêm do entender de cada 1 (que no caso, é o entender do polícia e a minha opinião que se lixe)
– o pessoal que, à noite, anda só com mínimos ligados
-as regras de que, até podemos estar dentro de um túnel (que é mais iluminado que uma árvore de natal) mas mesmo assim temos de ligar luzes para sermos vistos porque os 1001 holofotes não chegam
– as luzes xénon, aquela porra provoca encadeamento por todo o lado e continua a passar nas inspeções
– a falta de piscas, ume pessoa não fazer uma vez ou outra é normal mas há manetes por aí que já devem ter teias de aranha
Hoje fiz 750km de estrada, sendo meia dúzia deles em cidade que de si já é ativa. Ora na auto estrada durante o dia, confesso que os carros atrás de mim com os faróis ligados, deram jeito mas piscas… Tá quieto!
Durante a noite, tornou-se mesmo muito cansativo a condução. A porra dos LED’s ou xénon, encadeiam muito, mas piscas poucos vi. Assisti a muitos 120 na esquerda, o que não está incorreto, mas os condutores da esquerda quase que me arrancavam o espelho, pelo menos a 160km/h. Agora deixo a minha opinião, com led ou xénon, temos que nos adaptar ao atual momento de fase de segurança automobilística. No entanto somos nós condutores que mandamos nos carros.
Bem haja.
Hoje fiz 750km de estrada, sendo meia dúzia deles em cidade que de si já é ativa. Ora na auto estrada durante o dia, confesso que os carros atrás de mim com os faróis ligados, deram jeito mas piscas… Tá quieto!
Durante a noite, tornou-se mesmo muito cansativo a condução. A porra dos LED’s ou xénon, encadeiam muito, mas piscas poucos vi. Assisti a muitos 120 na esquerda, o que não está incorreto, mas os condutores da esquerda quase que me arrancavam o espelho, pelo menos a 160km/h. Agora deixo a minha opinião, com led ou xénon, temos que nos adaptar ao atual momento de fase de segurança automobilística. No entanto somos nós condutores que mandamos nos carros.
Bem haja.
.. 90% dos condutores portugueses nao usa os médios porque acham que veem bem, esqueceram que aprenderam que devem fazer-se sinalizar aos outros condutores. Piscas! A estatística, anda pelo mesmo.
60% dos condutores acha que gastam mais combustível se usarem as luzes.
Na mota não existe esse problema, estão sempre ligados 🙂
O meu vaículo automovel anda sempre com os medios ligados, basta ligar a igniçao, nao me da certamente multa