Maior veículo elétrico do mundo gera mais energia do que consome
Há ainda muito para criar e desenvolver no mercado dos veículos elétricos. Desde scooters, até aos gigantes Dumpers que carregam cargas incríveis, os motores térmicos ficam a perder. Assim, a título de exemplo, podemos conhecer a realidade de uma pedreira em Biel, Suíça. Aqui encontramos o maior veículo elétrico do mundo que gera mais energia do que aquela que consome.
Segundo a empresa responsável, este é um camião basculante de 110 toneladas, usado para transportar cal e marga de uma encosta de montanha até à sua fábrica de cimento. Melhor de tudo, "não consome energia" a fazê-lo.
Como é possível que este gigante elétrico "não consuma energia"?
O camião basculante de 45 toneladas sobe declives de 13% e carrega 65 toneladas de minério. No entanto, este leva mais do dobro do peso a descer a encosta.
Como resultado, usando um sistema de travagem regenerativa, a besta recolhe energia suficiente para recarregar a energia que usou ao subir.
O Elektro eDumper, fabricado pela Kuhn Schweitz, é baseado num Komatsu HB 605-7. Este tem 9,11 metros de comprimento, 4,26 m de largura e 4,26 de altura.
Os pneus têm 1,86 m de altura, e a plataforma de descarga atinge mais de 8,5 metros, completamente elevada.
Bateria desta besta é grande o suficiente para seis Tesla Model S
A Kuhn Schweitz acrescentou a este modelo uma bateria de 600 kilowatt-hora - grande o suficiente para seis veículos elétricos Tesla Model S de longo alcance. Este armazém de Lítio pesa mais de 4 toneladas.
A CNN levou recentemente o piloto de Fórmula 1 Lucas DiGrassi a testar a máquina, propriedade da empresa de cimento suíça Ciments Vigier SA. Ainda que algo surpreso, este relatou que partiu do topo com cerca de 80% e depois recuperou a carga da bateria até cerca de 88% na descida.
Portanto, ao realizar esta viagem durante 20 vezes por dia, Kuhn Schweitz afirma que o eDumper produz 200 kwh de energia excedente todos os dias, ou 77 megawatt-horas por ano.
De acordo com os consumos anunciados, um camião basculante típico consome entre 41.600 e 83.200 litros de diesel por ano. Desta forma, este gigante elétrico poupa até 196 toneladas de dióxido de carbono em 365 dias.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: eMining
Fonte: CNN
Neste artigo: edumper, elétrico, Kuhn Schweitz, pedreira, Suíça
Eu não percebi essas contas da CNN, ou existiu ai algum lapso a tradução.
O camião consumiu 20% da bateria para subir e só carregou 8% na descida. Isso contradiz o resto do artigo!
O camião, como diz o piloto, partiu com cerca de 80% e terminou com cerca de 88%.
Portanto, além do que gastou na descida com as toneladas de carga, ainda gerou mais 8%.
Como eles referem, este camião não necessita de ser carregado. Ele produz a sua própria energia e com excedentes.
Isso foi só na descida!!
Sim, durante a descida, gerou mais do que gastou. Partiu de cima com 80% e chegou com 88%.
Mas antes é preciso chegar lá cima!!!
E gasta menos a subir do que o que consegue regenerar a descer.
Sobre a puxar 45 toneladas e desce a regenerar com 110 toneladas.
Se gera mais do que produz e tem excedente ao final de cada dia, porque está nos 80% e não chega aos 100%?
Será que ninguém se questiona sobre o que vê?
Realmente a publicidade vale mais que a própria inteligência
Eventualmente pode naquela altura ter feito uma tarefa além daquela que foi referida. Ele a meio do percurso já regenerou até 88% no final quando descarregar deverá chegar aos 100%.
Depois, as contas da empresa estão referidas em baixo.
Segundo o que está explicado pela piloto, de forma simples, o consumo é de 30 kWh nas subidas, enquanto que nas descidas o consumo não além de ser zero (ou residual) o motor elétrico ainda gera 40 kWh na descida, recorrendo ao motor elétrico como gerador, depois essa energia é totalmente armazenada nas baterias.
A imagem não é a mesma, mas penso que a máquina o seja, apesar das cores distintas:
https: //www.razaoautomovel.com/2017/10/komatsu-edumper-maior-veiculo-eletrico-do-mundo-produz-energia-do-consome
Há mais notícias acerca do assunto, vá pelos seus dedos. Mas num ponto dou-lhe razão: a 1ª carga teve sempre de existir. A partir daí, gasta e regenera, num balanço, em que o que regenera é sempre mais do que consome. Mais alguma questão de fundo, tem sempre a liberdade de contactar a empresa suíça promotora da transformação, ou a própria KOMATSU, e pedir explicações mais concretas. Como pode ver neste link e noutros relacionados com o tema, os engenheiros projectistas conceberam e estão, ou estavam, expectantes relativamente ao resultado.
Então se for a tua inteligência a publicidade vale um balurdio… Se parte com 80% e chegou ao destino com 88% não produziu mais que aquilo que consumiu ohhh inteligência rara?!!!
O veiculo não precisa de ser carregado a 100% para executar as suas tarefas. Provavelmente o sistema está assim concebido para prolongar a vida da bateria.
Ou seja: Gastou 20% para cima e recuperou 8% para baixo.
Onde é que ele gera mais energia do que a que gasta, mesmo?!
Gastou 20% para cima. Recuperou os 20% que gastou + 8%. Por isso Recuperou 28% terminando com 88% quando tinha iniciado com 80%!
Onde é que diz que antes de subir estava a 100%?
Ora vai lá ver o video outra vez para ver se consegues perceber.
Ninguém disse que ele tinha comecado a viagem (Antes de subir) carregado a 100%.
ora aí está uma cena muito bem esgalhada!!
Deveriam pesquisar mais sobre baterias, está sim será a revolução.
E porque não em motores!?
maior do mundo!! só se for na Suiça!! e apenas uma miniatura ao lado do BELAZ de 450ton!!
Maior ELÉCTRICO!….
Diz a empresa que este é o maior elétrico.
… e uma questão de matemática! Se ganhou 8, quer dizer que para subir gasta 20% e para descer produz 28% logo 28-20=8. 🙂 … e só saber ler. Como diz o ditado “quem conta 1 conto, acrescenta 1 conto”
Sim, este camião até “derrete” leis da Física!
Não é possível ele gerar mais do que o que consome dadas as 110 toneladas de massa a gerar energia?
Claro que é.
A descer sim, visto que tem a gravidade entre outros a ajudar, e o motor nada consome.. a subir ou em plano, não me parece lolol
Repara, ele faz um trajeto entre o ponto A e o ponto B várias vezes ao dia. Nesse trajeto, que será o seu trajeto durante anos, ele gera mais energia do que aquela que consome. Só tens que ficar nesta realidade. Outras que possas imaginar, não passam de pura imaginação. É simples, segundo o que está explicado, de forma mesmo mesmo mesmo fácil de perceber, o consumo é de 30 kWh nas subidas, enquanto que nas descidas o consumo não além de ser zero (ou residual) o motor elétrico ainda gera 40 kWh na descida, recorrendo ao motor elétrico como gerador, depois essa energia é totalmente armazenada nas baterias.
Hum, dizer que faz não chega. Alguém inteligente o suficiente deverá ser capaz de fazer os calculos com base nas variaveis e nas leis da termo-dinamica para próvar se é ou não possivel. Custa a crer porque senão teriamos descoberto a energia gratuita mas não é bem gratuita porque ele está a usar cargas nas descidas para regenerar… Pode ser que seja verdade mas é estranho pois os motores eletricos são menos eficíentes a regenerar do que a converter eletricidade em energia motriz. e depois ha outras perdas e forma de calor, som, etc… Não sei, pode ser possivel, ou pode ser só mais um daqueles videos de um gajo a acender lampadas com a lingua e a imprensa acreditar cegamente.
Sim, o que quis dizer é que nas condições em que isto é apresentado (a descer com o peso extra etc), é possível, mas apenas neste tipo de condições. Se fizeres 1km com este veículo numa linha sem declive por exemplo, é óbvio que já não se aplica, e irá consumir mais do que produz.
Não é isso! como ele desce carregado e sobe “leve”, a conta é sim possível. Pelo menos até acabar o minério do topo. A situação não se sustenta indefinidamente. Para isto, sim, desafiaria a conservação de energia.
É exatamente a explorar as leis da física que este caso vai buscar a piada. Ninguém diz que o processo de fabrico da pedreira gera mais energia do que produz. Só a particularidade da fábrica estar numa cota mais baixa do que o minério é que torna possível. É uma questão de potencial gravítico e trabalho das forças em questão. Mas já punham camiões a utilizar o freio magnético para carregar baterias de scooters. Isso sim, era bem pensado!
Eu adoro questões matemáticas e colocando em evidência o rigor matemático temos que perceber que o veículo começa lá em cima com 80%, vamos descer mas não sabemos quanto vamos carregar a bateria… Vamos assumir que carrega os restantes 20% de bateria atingindo assim a carga máxima de 100% no ponto de baixo… Se depois de subir, chega lá acima com 88% quer dizer que no máximo gasta 12% na subida, mais do que isso não consome de certeza.
Desafia todas as leis da física. Vou reciclar todas as sebentas que tenho dos meus tempos de faculdade. Pelos vistos o que aprendi está tudo errado.
Tu não aprendeste foi nada
Está e descansado que aprendi o suficiente. Nenhuma unidade industrial vai rebentar devido ao que me falta aprender.
Se assim é como dizes, a escola para ti foi madrasta. Não aprendeste tudo.
eu teria um pouco mais de cuidado com essas afirmações e sobretudo certezas. As coisas podem nao ser o que parecem. Eu continuo cético. Ainda esta para ser inventada essa máquina que produz mais do que gasta …
São factos que o dizem, não eu. Basta ler.
Não contraria nenhuma das leis da física, porque “leva mais do dobro do peso a descer a encosta”…
Assim, e apesar do consumo de energia da subida, ao descer com uma massa muito maior, é gerada por esta uma energia que teria de ser dissipada num veiculo de combustão (agravando assim o consumo da descida), mas que neste caso é, em grande parte, recuperada para as baterias.
Não é isso! como ele desce carregado e sobe “leve”, a conta é sim possível. Pelo menos até acabar o minério do topo. A situação não se sustenta indefinidamente. Para isto, sim, desafiaria a conservação de energia.
Exato! Não é um caso de energia perpétua, ele está a converter energia e não a cria-la do nada.
Mas ainda assim questiono-me sobre a eficiencia do motor para gerar tamanhas quantidades de energia tendo em conta perdas em forma de calor, etc…
Não foi fácil…mas é presunçoso e, até perigoso dizer que se aprendeu tudo.
Se calhar nem o necessário. Presunção e água benta…
Realmente. 😀
Foi o necessário para terminar o curso num dia de semana… já não é mau
Olha, vantagem sobre uns e tais… 😉 além de não ser mau, é bom.
Cump.
Era colocar 1000 desses camiões a subir e a descer para alimentar uma cidade!
nao digo isso mas substituir as frotas por eletricos isso sim. É que é literalmente so andar com ele.
A poupança da propria empresa e o ambiente ainda agradece, e claro sem ruido… Isto sim deveria ser publicitado
Sim, boa achega. O ruído é muito menor.
Impossível, pois vai gastar mais para carregar o camião/caminhão. Nessa conta só está o consumo e geração de energia do camião, deve-se levar em conta que o camião precisa ser carregado por outras máquinas, aí vais gastar mais energia do que é gerado.
Mas quando deixares de ter massa para descer carregado… O saldo energético já não será positivo. Não vais ter que levar para cima a massa que se trouxe para baixo? Aí é que se perde o sistema eterno! Nada de cria nada se perde, tudo se transforma. Senão… Teríamos o sistema energético alimentado eternamente!
Eficiência que pode e deve ser transferida aos veículos comuns, sejam utilitários, de passeios, ou mistos.
Não consegues pura e simplesmente porque isto não é uma situação de norma, é um caso situacional.
O camião sobe sem carga, inevitavelmente consome o que consome; a descer graças ao peso adicional consegue recuperar o suficiente para ultrapassar o consumo na subida.
Fosse ao contrario, a situação seria muito mais negativa.
Não percebi… ele desce carregado com o quê? o objectivo não é tirar o minério do poço para fora?
“O camião basculante de 45 toneladas sobe declives de 13% e carrega 65 toneladas de minério. No entanto, este leva mais do dobro do peso a descer a encosta.”
Se leva mais do dobro do peso para baixo ou está a encher a mina com chumbo ou em menos de nada está o buraco fechado.
Vai para a trituradora. O processo é feito numa área desnivelada. Mas vê o vídeo.
Este situação de output de energia positiva só se verifica na situação em que o que queremos carregar está no alto de uma colina.
Penso que a generalidade das minas/pedreiras onde um camião deste género opera será ao contrário. Carregar de baixo para cima.
Repara, o caso aqui SÓ se refere a esta viatura. O resto do mundo não está aqui espelhado. Como dizes e bem, esta situação de output de energia positiva só se verifica na situação em que o que queremos carregar está no alto de uma colina.
Nem mais , este caso é muito específico, na generalidade as pedreiras estão no poço e aí sobe carregado e desce vazio.Qual será o resultado? Difícil…
Desce carregado com minério. A mina fica numa encosta!
Quer dizer que a fisica que hoje conhecemos está toda mal ou então este é mais um daqueles casos da banha da cobra. Como um sistema consegue debitar mais de output do que recebo de input?
Viva. Mário. Não será antes tu não teres conseguido perceber? É mais isso Mário. Está tudo muito bem explicado. Mas lê alguns comentários e vê o vídeo que pode ser que ajude.
Cump.
Vitor M. eu consegui perceber que isto só passa de marketing e publicidade enganosa.
No video ele diz que os motores são 20% mais eficientes do que os a diesel, já aqui isto cheira a esturro. so se os motores diesel fossem 80% eficientes este camião teria motores 100% eficientes, ou seja não perdia energia nenhuma. Como os motores diesel nem chegam aos 50% de eficiencia então estes motores não são 100% eficientes ou seja vai ter sempre perdas. Se tem perdas não consegue gerar mais do que consome. Maior veiculo electrico no mundo???? não me parece, existe a Hitachi EX5500E-6 bem maior, só não tem baterias mas é electrica.
depois o segundo ponto é, no video ele diz que na teoria deveria recarregar com mais energia do que ele consome a subir. Em teoria???? não existe provas disto? onde estão os cálculos?
terceiro ponto, não é este camião que gera mais energia do que consome porque se assim fosse teríamos a primeira maquina perpetua do mundo. Em conclusão este sistema que montaram é mais eficiente do que um motor a diesel, verdade, mas este camião vai ter sempre perdas e vai sempre preciso carregar as baterias. E se o que os artigos fossem verdades porque teriam uma bateria com tanta capacidade? bastaria ter uma bateria com metade da capacidade que faria o mesmo trabalho.
Ó. Sabes aquela história do mistura tudo e diz que há algo errado na confusão? É o que estás a fazer.
Lê bem o texto e gasta uns minutos a ver o vídeo.
Cump.
eu li bem o texto e o titulo tambem, e o video tambem o vi. só gostava que me dissesses qual foi a parte ou partes do que disse que estão erradas? eu só vejo a tuas justificações sem factos os unicos factos que te baseias são um piloto de formula um num camião, e num artigo da CNN. agora vamos a factos existe camiões bem maiores que este e que são electricos (como quase todos os equipamentos mineiros) 300 toneladas chega? https://www.directindustry.com/prod/xcmg/product-50713-1987808.html qual é o facto que te baseaste para dizer que todas as viagens ele consegue gerar mais energia do que consome, e por ai adiante. se fores verificar bem este veiculo de especial só tem as baterias, em vez de um gerador.
Como te disse a solução é mais eficiente do que os outros camiões que estavam a usar mas só neste percurso nesta única mina. A forma que é apresentado o artigo parece que este camião especifico e em minas que tenham descidas vai funcionar. Até te posso dizer que existe em portugal um sistema mais eficiente do que este a funcionar na cimpor de alverca, em que o material é transportado por correias.
Os factos foram falados pelo piloto (que descreves como se falasse sem saber!!!), que se baseou no que a empresa transmitiu. Além disso, a CNN fez a transcrição do que o piloto testemunhou e com o que falou quer com as pessoas que fizeram a máquina, quer com as pessoas que a compraram e que a usam no dia a dia. Aliás se lesses o texto e visses o vídeo saberias que ele na descida usa o motor como gerador. Além do mais, ele faz sempre esse percurso para gerar energia, quando tem as baterias em baixo, volta à rotina diária para subir vazio e descer com 100 ou mais toneladas. Aliás, ele pode descer até um máquina de 138 toneladas, o que promove um ganho de energia maior do que aquele que está a ser mostrado no vídeo.
Camião como este, segundo a empresa, não existe.
We had 75 tons of rocks and we went out of here with 90%, went all the way to the top,” di Grassi told CNN Sport.
“We arrived with 80% battery, loaded up and on our way back, we recovered 8% so we came back with 88% — that’s actually pretty cool.
Eu seja, saíram com 90% e um carga de 75 toneladas, subiram e chegaram com 80%. Desceram para mais uma carga e recuperaram 8%. Ou seja perderam 2% de bateria entre ciclo de carga e descarga.
Conclusão, precisam de um curso de inglês.
Não foi isso que ele disse no vídeo. Antes de ires comentar vê o vídeo. Está em inglês mas deves perceber.
Original
https://edition-m.cnn.com/2019/07/16/sport/edumper-electric-vehicle-supercharged-spt-intl/index.html?r=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F
Caro, essa informação deriva do vídeo incluído no artigo. Além disso, essa informação está inclusa no artigo.
“De acordo com os consumos anunciados, um camião basculante típico consome entre 41.600 e 83.200 litros de diesel por ano. Desta forma, este gigante elétrico poupa até 196 toneladas de dióxido de carbono em 365 dias.”
As contas de quem usa este dumper é mesmo de qtas tonelada de carbono estão ser poupadas… Ou será mais qts euros estamos a poupar em gasóleo e em qt tempo vamos pagar o dumper so com o q poupamos no diesel?
Para quem ainda não percebeu, a extração é feita no alto de uma montanha e transportada para a cimenteira no fundo. Ora, como desce com mais 70 a 90 toneladas de massa consegue por isso produzir mais energia na descida, do que o que consome na subida já sem a carga. Não viola por isso nenhuma lei da física, encontraram foi o sitio ideal para um veiculo elétrico com travagem regenerativa.
Muito bem respondido xD
Exatamente.
Portanto obviamente que não gera a sua própria energia, porque a massa que transporta monte abaixo não vai parar ao camião por artes mágicas.
Obviamente que quem escreveu este post não percebe que há uma relação entre massa e energia.
Este comentário só pode ter sido feito por um bot, que não é grande espingarda na abstração necessária para ler o artigo, ou então é alguém que apenas gosta de gozar com o trabalho de outros.
Outrora, as gerações pequenas, cujos níveis de ABSTRAÇÃO são normalmente altos, mascaravam-se de Zorro e impunham a sua justiça ficcional como brincadeira no mundo real. Agora temos um “Dot”, o temido que vem meter os pontos (Dots – peço desculpa, sinto a necessidade de explicar TUDO À LETRA!) nos i’s. É pena que estes “Lavoisier” existam para denegrir o trabalho dos outros.
Já posso ir dormir descansado
Hehehe… acho que a definição cai como uma luva. É tal e qual.
Na Serra da Arrábida, também conseguiam fazer isso… A mina esta no topo e a fabrica no “fundo”.
Para além de o tempo de descida a gerar energia ser maior que a subida. Sobe mais rápido do que desce, e a massa total ajuda nestes casos
Ora aí está o que vai dar azo a quebrar a lei da gravidade universal e fazer futuramente viagens intergalacticas!
Maxwell andou só a perder tempo.
Devia vir ler isto e era muito mais feliz.
Faz crer que a construção de um elevador eléctrico possa nas descidas fazer o mesmo contrariando as leis da física.
Mas o que está aqui a ser esquecido é que o que vai permitir “esconder” tal facto, é que ele é carregado com muito peso para que na descida coloque toda a sua recarga em movimento.
Em resumo: Tal só se torna possível, enquanto ele tiver carga (peso) para ser carregada e facilitar o recarregamento, estando assim de acordo com a lei da física que somente com o peso bruto se tornará possível “enganar” estas leis.
Parece-me aqueles geradores infinitos que só funcionam enquanto existir movimento impulsionado por ações externas. Depois as perdas de energia tornam-se evidentes e o gerador pára.
Aqui, depois de não existir mais nada para o carregar, esse factor inverte-se.
Pois, há qualquer coisa que está a escapar !!!
Vamos ver: 80 > 88 # 88 > 96 # 96 > 104 / MAX: 100
Quer dizer que ao fim de 3 viagens a subir/descer tem a bateria carregada a 100%.
Agora se ele só carrega a bateria em descida então pode não ter a bateria sempre carregada a 100%.
Mas no final fazendo as contas compensa mais do que se fosse a diesel.
Se assim for é excelente !!!
Esta gente não tem a noção do que é a energia potencial gravítica pois não? Não vi o video mas é perfeitamente possível que se subirem uma encosta com o camião com metade do peso gastem menos energia do que conseguem recuperar ao descer com ele totalmente carregado… Ninguém está a “dobrar” as leis da física… Já estou a ver que aqui é só douturados em termodinâmica.
Já agora o Lucas Do Grassi foi piloto de F1 mas atualmente é piloto de fórmula E, provavelmente é por isso que foi ele experimentar este camião.
Muito obrigado pelo artigo e MUITO OBRIGADO pela paciência adquirida ao longo dos artigos para manter a integridade informativa e construtiva em resposta a alguns comentários!
Tenho uma pergunta a fazer (não é de forma alguma provocatória, mas sim para formação pessoal). Num passado “recente”, a quantidade de gralhas existentes nos artigos era notória e agora parece ter sido reduzida a “zeros”. Houve alguma alteração recente na forma como verificavam as gralhas nos vossos artigos?
Mais uma vez, obrigado pela reexposição do artigo!
Boa tarde.
Os sistemas de edição sofreram algumas adaptações. Além disso, como a equipa cresceu neste último ano, foi necessário redefinir algumas políticas de edição, principalmente a edição da madrugada, da equipa que cobre o mercado americano. Há outro rigor. Contudo, tal como qualquer canal informativo (alguns até com revisores dedicados), não estamos imunes a sair uma gralha ou duas. Temos também um grupo fantástico de visitantes que nos alertam usando a ferramenta de notificação de erros ou gralhas. Ainda temos o apoio de uma gigante comunidade de seguidores sempre atentos e críticos.
Cump.
e o que fazias tu com tanta pedra que tem de transportar encosta abaixo? Ele só consegue gerar mais energia na descida porque vem carregado.
Se o transporte da pedra fosse de uma mina com a cota inferior ao do destino não haveria produção de energia superior ao do consumo.
Gente até 2030 , muita coisa, pode mudar, não entendo, sobre tecnologia , mas fico feliz,. Que nosso ar vai melhorar,
Acredito que um sistema mais eficiente para aproveitar está energia potencial gravitacional, seria com correias transportadoras utilizando motores de alto rendimento e inversores de frequência com retificadores regenerativos conectados diretamente a rede elétrica local, inclusive já existem minas se utilizando desta tecnologia já a algum tempo.
O óbvio do óbvio: não existe moto-perpétuo. Não é possível que uma máquina gere mais energia do que consome. Alguém fez alguma conta errada. Por que algo tão óbvio gera tanta polêmica?
Ah, sim… O título do artigo diz literalmente: “Maior veículo elétrico do mundo gera mais energia do que consome”. Não, não gera. Isso é impossível. O cálculo precisa incluir a energia potencial dissipada com a transferência de massa na mesma direção da gravidade. Se não incluir, o argumento está errado.
Gera sim senhor. Diz mesmo na informação da máquina.
O camião sobe vazio e consome 20kWh. Desce cheio e produz 28kWh com regeneração de energia cinética, produzida pela diferença de energia potencial.
Ele não produz mais do que consome?
Qual movimento perpétuo? Lê mas é o texto e vê o vídeo 😉
Porque ninguém esta calculando que o caminhão é carregado por outra máquina que também consome energia, que o caminhão precisa ser fabricado e já consumiu muita energia, que há desgaste de pneu e óleo que também consomem energia e assim por diante. Se o caminhão não dependesse de mais nada, como ser carregado por uma fonte continua e mais alta de água, poderia até gerar mais energia que consome, mas então uma hidrelétrica seria mais eficiente.
Uma empresa com meu sobrenome, essa é nova pra mim! Esse veículo é bem interessante, espero que em um futuro bem próximo, as baterias pesem menos e sejam mais ecologicamente descartáveis.
Mais uma treta.
“Como resultado, usando um sistema de travagem regenerativa, a besta recolhe energia suficiente para recarregar a energia que usou ao subir.
Isto é impossível. É o principio da conservação da energia. A energia potencial gravitica é definida por Epg=mgh onde m é massa, g acc da gravidade e h altura em metros.
Numa altura 0 a energia potencial é 0. Para subir por exemplo 20 metros com uma massa de 45+65 tons (110mil kg) precisa de 110000*9.8*20=21560000J ou 21.5MJ de energia assumindo um sistema PERFEITO.
No momento em que está para descer para conseguir buscar esta energia num sistema perfeito TERÁ que ter a mesma massa. Se descarregar as tais 65 tons de carga ficamos APENAS com uma energia potencial de 8.8MJ. Perdeu-se 12.7MJ a carregar a carga para um ponto mais alto…. Então logo, mostra-mos que isto é mais uma treta daquela mesmo que cheira muito mal. Qualquer miúdo do 12o ano de ciências consegue mostrar que isto nunca na vida pode ser possível. Não há almoços grauitos.
Contas erradas. Deverias ter despendido mais tempo a ler. Ele sobe vazio, carrega as suas 45 toneladas e desce com 110 toneladas. Além de vários outros itens que não levaste em conta e que estão explicados no texto e vídeo.
Mania de querer parecer esperto.
Para tu conseguires “carregar” ao descer precisavas de ter geradores na ordem dos 500kVA a 1MVA de potência. Geradores destes tamanhos são grandes e pesados e perdes imensa energia ao transferir a energia das rodas para este gerador. Eu diria que no máximo metade da energia era aproveitada.
Ó.
Trabalho na empresa que é proprietária do veículo em questão.
Após discutir com alguns colegas de trabalho, que lidam com esse veículo o dia todo, os mesmos me informaram e garantiram que desde que veio e foram carregadas as baterias, nunca mais foi preciso recarregar.
E segundo foi dito na reunião trimestral, no futuro virão mais veículos como este, porque é rentável em todos os aspectos ecológicos e económicos.
Diga me uma coisa António em todas as descidas ele gera energia suficiente para as subidas?
Em todas!!
Até hoje, nunca foi preciso recarregar.
Na realidade o Lucas deGrassi afirma no vídeo que gastaram 19% na subida (indicando que começaram com 100%). Mas a segunda filmagem da carga da bateria não parece ter sido feita no final do trajecto. Para ser preciosista, não é este video que mostra que a máquina gera mais do que consome. Mas é perfeitamente possível, já que desce a encosta com mais do dobro do peso com que subiu (a mina é no topo, para quem não percebeu) e mesmo com eficiências de regeneração de 50%(valor conservador) , há excedente de energia
Só vejo um problema, ao trazer o cimento outra vez para cima lá se vão os ganhos…
Mas que é bem pensado e benéfico não haja duvidas.
Não transporta nada para cima, a não ser o condutor e por vezes um outro ocupante.
Não vi o video e não sei a localização da fábrica, mas se fica no fundo, tens de trazer as sacas de cimento para “cima”, de alguma forma, seja outra vez por dumpers ou outra forma. E todos os ganhos energéticos que tiveste com o dumper desaparecem. Não acredito que no geral tenhas algum ganho. Estás só a tirar partido da má localização da fábrica. Mas que é uma forma inteligente de o fazer é.
É só contrário. A mina no topo, fábrica em baixo. Não tem de subir nada de novo a não ser os camiões vazios.
Tens minas destas em Portugal, p.ex., Arrábida e cimenteira em baixo.
Alhandra a mesma coisa.
Sousel… Etc
Jojo.
Vai ao Google maps, procura Bienne, depois vai um pouco para norte e procura Pery.
Lá vais encontrar a fábrica e do outro lado da encosta, para oeste, fica a montanha de onde é extraído o calcário.
Depois se quiseres ser mais preciso, apanha o avião e vem aqui ver in loco.
Mais uma mentira.
“Como resultado, usando um sistema de travagem regenerativa, a besta recolhe energia suficiente para recarregar a energia que usou ao subir.
Isto é impossível. É o principio da conservação da energia. A energia potencial gravitica é definida por Epg=mgh onde m é massa, g acc da gravidade e h altura em metros.
Numa altura 0 a energia potencial é 0. Para subir por exemplo 20 metros com uma massa de 45+65 tons (110mil kg) precisa de 110000*9.8*20=21560000J ou 21.5MJ de energia assumindo um sistema PERFEITO.
No momento em que está para descer para conseguir buscar esta energia num sistema perfeito TERÁ que ter a mesma massa. Se descarregar as tais 65 tons de carga ficamos APENAS com uma energia potencial de 8.8MJ. Perdeu-se 12.7MJ a carregar a carga para um ponto mais alto…. Então logo, mostra-mos que isto é mais uma mentira daquela mesmo que cheira muito mal. Qualquer miúdo do 12o ano de ciências consegue mostrar que isto nunca na vida pode ser possível. Não há almoços grauitos.
Não, a carga não vai para um ponto mais alto! O camião DESCE a montanha carregado e SOBE descarregado!
E andas com um gerador de 1 MVA no veículo? Mesmo com 50% de eficiência não vais lá! Não consegues converter a energia potencial toda.
Não fizes-te as contas ao contrario?
Sobe dos 0m para os 20m com 65 e desce com 110?
Boas pessoal. As contas estão certa, mas estão a mostrar a parte botina do problema. As pedras que são colocados dento do camião? Aparecem lá por obra e graça do Espirito Santo? Claro que não. Não quiseram contabilizar o dispêndio de energia no carregamento de pedras e assim, claro , temos um milagre.
Essa parte não conta para o caso. Apenas se pretende demonstrar na operação de transporte do minério. O processo de escavação e carga do dumper é igual, seja este diesel ou eléctrico. A diferença entre um e outro está no consumo dedicado ao transporte, e não no ciclo completo e equipamentos envolvidos.
Claro que conta, porque senão até você não gasta energia para sobreviver, pois não conta com a comida que come, que conversa.
O nickname condiz com a inteligência! É evidente que não conta para a comparação entre dois dumpers, um diesel e o outro eléctrico a baterias. Está-se a falar estritamente no transporte do minério do alto da mina para a base da montanha onde se situa a fábrica cimenteira (já agora e em jeito de curiosidade aqui fica o link para se ver a situação concreta: https://www.google.pt/maps/@47.1825138,7.22173,3176m/data=!3m1!1e3 – à esquerda fica a mina, ou local de extracção do minério a céu aberto, e à direita, no sopé da montanha, a fábrica da CIMENTS VIGIER). Evidentemente, em contecto de avaliação de custos da operação de extracção, carga e transporte do minério, tem que ser tido em linha de conta.
*contexto
Com um tão numeroso grupo de ‘experts’ será melhore juntarem-se e ir até à Suíça e explicarem que eles estão errados.
Com um tão numeroso grupo de ‘experts’ será melhor juntarem-se e ir até à Suíça e explicarem que eles estão errados.
Isto só resulta qdo temos que subir como veículo vazio e descer carregado, claro que na maior parte das vezes estes trabalhos são realizados ao contrário, descer vazio e subir carregado.
Isto está referenciado no slashdot. https://hardware.slashdot.org/story/19/08/22/2154252/electric-dump-truck-produces-more-energy-than-it-uses
pplware na primeira divisão mundial 🙂 . Parabéns!
“…gera mais energia do que consome.”. Pronto, acabaram de solucionar o problema energético do planeta. Energia infinita para todos. Yupi! (sarcasmo)
Nas condições iguais seguramente que tens energia eterna, dado que o processo é simples de perceber. Mas ora pensa 😉
E está correto porque a tarefa do Dumper é transportar enertes do cimo da montanha para o fundo da mesma por isso ele sobe a montanha vazio com a tara de 45ton gastando 30ky e desce carregado com 110 ton que com a exigência de travagem regenera e acumula 38ky isto até minha neta de 2 anitos dicifra para que tantos comentários