Luz do óleo acendeu? Saiba o que fazer imediatamente
A luz do óleo é um dos sinais de alerta mais importantes no painel de instrumentos do automóvel. Quando a luz indicadora acende, certamente algo não está bem no sistema de lubrificação do motor. Ignorá-la pode resultar em avarias graves e reparações muito dispendiosas. Saiba o que pode fazer.
A luz do óleo não é um aviso que se possa ignorar. Seja por baixo nível, perda de pressão ou falha no sistema, agir rapidamente é essencial para evitar danos sérios no motor. Em caso de dúvida, a decisão mais segura é sempre parar o carro e procurar assistência especializada.
O que fazer se a luz do óleo acender?
1. Pare o carro em segurança
- Assim que notar a luz do óleo acesa, reduza a velocidade e estacione o veículo num local seguro. Desligue imediatamente o motor. Continuar a conduzir nestas condições pode provocar danos irreversíveis no motor, uma vez que a lubrificação é essencial para o seu correto funcionamento.
2. Verifique o nível do óleo
- Com o carro desligado e numa superfície plana, abra o capô e retire a vareta do óleo. Limpe-a, volte a inseri-la e retire novamente para verificar o nível.
- Se estiver abaixo do mínimo, adicione o óleo recomendado pelo fabricante do veículo até atingir o nível adequado.
- Se o nível estiver dentro do normal, o problema pode não ser apenas a quantidade, mas sim a pressão do óleo ou uma avaria no sistema de lubrificação.
3. Não volte a ligar o motor se o nível estiver correto
- Se o nível do óleo estiver adequado e a luz permanecer acesa, não tente voltar a ligar o motor. Esta situação pode indicar uma falha na bomba de óleo ou problemas internos que exigem avaliação técnica especializada. Nestes casos, o mais seguro é contactar a assistência em estrada ou uma oficina de confiança.
4. Previna problemas no futuro
- Manter as revisões em dia e substituir o óleo dentro dos prazos recomendados pelo fabricante são as melhores formas de evitar que a luz do óleo acenda inesperadamente. A verificação regular dos níveis também ajuda a detetar eventuais fugas ou consumo excessivo de óleo antes que se transformem em problemas mais graves.





















Correr até ao stand mais próximo e comprar um VE, nunca mais acende a luz do óleo, pode acender outras luzes e ficar tipo arvore de natal, mas a do óleo não acende. 🙂 🙂 🙂
Se uma dessas luzes for da temperatura é mau também…
… e pior ainda se for a dos travões.
Tesla não tem isso.
Por acaso têm…
Tem sim.
em qualquer motor bom é facil é só acrescentar, significa que é papao
Numa junta perto de si.
Até é bom o motor papar oleo, assim vai-se acrescentado e anda sempre com oleo “novo”.
Já o elektro acende a luz da materia e em vez de se ir a uma oficina vai-se directamente a uma sucata.
Qual teve que foi assim ?
Liberte-se do passado, já estamos em Outubro de 2025, homem!
Certo, agora não há bons motores
Há, os eléctricos.
também roncam?
Sim, alguns.
Não me diga que xc90 também ronca ?
especialmente quando está a dormir
Ou a carregar ?
Então é por isso que fazes uns furinhos no carter… Genial.
Luzes no painel e leis em Portugal e isso é tudo simbólico! a vida continua.
A partiir do momento que acende o aviso, pode até fazer lis-opo-lis que não há problema nenhum.
Isso ao início, comigo, era recorrente. Os inteligentes da SIVA entenderam q as temperaturas de PT eram semelhantes às da Alemanha. Loolool
Assim q concluíram q o melhor era aumentar a viscosidade nc mais houve reatestos 😛
Pois pode, se fizer depois é sucata.
Então mas o tesla leva oleo? os que dizem que o carro não precisa de manutenção? Malvados a usarem cenas derivadas do petróleo.
Nem sei como é que você ainda não foi ralhar com eles.
Eu já disse que sim, a diferença é que dá o aviso e limita potência.
Quem diz isso ?
Por acaso em alguns modelos, maioria nem sequer é para mudar, é o mesmo que acontece com caixas manuais e diferenciais.
Você é que tem de ir ralhar com eles, tal como ralha comigo.
Há óleos que não são para mudar? Ahahahah você deve ter sido um excelente dono de carros a combustão. Deve ter sido daqueles que achava que o óleo da caixa de velocidades do BMW não era para mudar. Que é lifetime. Mas um lifetime de 250 mil km
Todo o óleo sofre deterioração
Então quantas vezes mudou o óleo da caixa manual ?
Mostre lá o manual do carro a falar disso ?
Então mostre lá o manual da BMW a falar nisso ?
Pergunte a um mecânico que percebe de BMW que ele diz lhe. Ah já sei como não saiu da sua boca boca não é verdade.
Da caixa manual? Sim tbm troco.ou já não se lembra dos carros usarem valvulina
Obviamente que a BMW não vai dizer. Sai lhes mais lucrativo vender uma caixa de velocidades por 4000€
Então não sabe aquilo que paga ?
Mas eu não acho nada, simplesmente sigo o manual de serviço.
Então mas as marcas não sabem aquilo que fazem ? Qual é o BMW ?
É conforme der jeito para tentar fazer os outros de estúpidos com axiomas linguísticos. Se der jeito levam óleo, se não der não levam. Já o vi afirmar que todos os carros são elétricos portanto… é desejar-lhe as melhoras.
Mostre lá quem disse que não levam óleo?
Que todos são eléctricos já não é mito para ninguém.
Quando te convém são elétricos…quando não convém são a combustão. És incoerente e desonesto. Fim.
Uma pesquisa rápida e aparece-me logo isto:
“JL 16 de Março de 2024 às 12:06
Uma bateria tem manutenção ? Mudar o óleo ?”
Nesta afirmação estavas mesmo com dúvidas ou apenas a fazer-te de estúpido mais uma vez? Ahah Entretanto passou um ano…se calhar na altura ainda não sabias que todos os carros têm óleo.
Miúdo, tens de crescer muito ainda. Já te disse que de tanso fazes-te a ti e a quem tem de te aturar obrigatoriamente. Aqui ou te fazes homem e assumes o que dizes ou levas o backlash no meio dos olhos 🙂 Cresce…
Então mas onde disse que não levam óleo ? o facto de levar óleo não obriga a uma mudança, há óleos que não são para mudar, aliás, disse isso em algum post por aqui.
Quem se está a fazer estupido, aliás, não se está a fazer, ao que parece é mesmo.
Afinal quem precisa de crescer ?
Aliás, está mesmo aqui em cima:
https://pplware.sapo.pt/motores/luz-do-oleo-acendeu-saiba-o-que-fazer-imediatamente/comment-page-1/#comment-3780664
Disseste o que transcrevei e serve para provar o meu ponto na perfeição. O que querias na verdade dizer é um problema teu.
Mas não responde porquê? Onde disse que não levam óleo ? Depois o desonesto sou eu ?
Pediste um exemplo..eu transcrevi. Se querias outro procura tu.
Se questionaste QUAL ÓLEO ou não sabes que levam óleo ou estavas-te a fazer de parvo (era a segunda, toda a gente sabe), pelo que serve perfeitamente para demonstrar a tua desonestidade… que é o que continuas a fazer neste momento.
Qual é a tua dúvida aqui?? Pede ao chatgpt pra te traduzir isto, talvez lá chegues..
Não diga disparates @JL, já vi que não percebe nada disto.
Claro que não, é fazer isso depois diga o resultado.
Luz do óleo acenceu? Solução: Não comprar um carro dos grupo Stellantis com o famoso 1.2 PureTech…
Os Volkswagen também são conhecidos por queimar óleo.
Aliás a VW sugere que se verifique o nível do óleo a cada 1000km, ou basicamente, todos os dias para quem vai almoçar a casa.
Em que motor isso é recomendado? Tive vários e nunca vi essa recomendação. Num dos 1.9TDi por vezes tinha de repor cerca de 1/2 litro a cada 20-25 000 km.
Eu tive um 2.0 PD de 2007 que era problemático… tem 600 000 km e ainda anda aí a rolar.
Quando acontece isso nos Stellantis 1.2, e acontece em todos, que estão programados da mesma maneira, já é demasiado tarde. Não têm outra hipótese senão bater os 10 mil por um motor novo.
façam como o meu puto Windoh, vão ao supermercado, comprem um garrafão de óleo e vertam lá para dentro
O meu de vez em quando acende e começa apitar e eu prego a fundo, o sensor está marado desde de sempre.
O JL já o tinha mandado pra sucata. À quantidade de carros que aquele moço “matou” eu acho que ele mandou abater carros por terem acendido a luz de médios 😀
Lá vem a mentira novamente.
É sarcasmo toninho. Não confundas as coisas. O “eu acho que ele mandou abater” podia ter alertado esse neurónio maroto.
Não deixa de ser mentira como disse.
Chama-lhe “agrafador” se quiseres.
Eu chamo-te burro por não saberes a diferença e acusares alguém de mentir quando claramente usa sarcasmo ou ironia.
Chame-lhe o que quiser, continua a ser mentira.
Tudo é mentira para ti menos o que escreves. LOLOL
És a única pessoa a não entender Português aqui no forum e a chamar mentiroso a toda a gente que te contesta… adivinha porquê 🙂
Tudo não, algumas coisas, eu até digo quando é, não deu já por isso ?
Se não entendesse português não dava pelas suas mentiras.
Outra mentira, não chamo mentiroso a toda a gente que contexto.
Para quem percebe tanto de Português dás bastantes erros LOL
Se eu fosse como tu agora responderia:
“onde eu disse que chamas mentiroso a toda a gente que contestas? Nem ler sabes”
Disse que mentiste…pediste provas…e eu transcrevi-as e repara que não estamos a falar de “ahhh eu não chamo a toda a gente…é só alguns” Estou a falar de mentiras a sério (de pessoas e assuntos considerados “normais”).
E como tal continua a mentir, porque afinal eu não disse nada disso.
Tu já não sabes é o que dizes moço. Cresce.
A minha BMW 320d touring de 2006 já come óleo a torto e a direito. Leva sempre 2 ou 3l entre mudanças regulares de óleo. É a idade.
Que charuto a empestar a atmosfera! É quase tanto óleo como gasóleo. As inspecções ainda deixam passar isso?