Lucid Air com recorde nos elétricos! 1205 km percorridos com uma única carga
Uma das maiores preocupações com os carros elétricos é a sua autonomia. Este elemento traz muita ansiedade e problemas para os condutores, que nunca sabem bem quantos quilómetros vã conseguir percorrer. A desmistificar este cenário temos agora um feito. O Lucid Air bateu um recorde nos elétricos. Foram 1205 km percorridos com uma única carga
1205 km percorridos com uma única carga
O Lucid Air Grand Touring estabeleceu um novo recorde mundial do Guinness. Esta posição vem para a mais longa distância percorrida por um automóvel elétrico com uma única carga. O carro elétrico completou uma viagem de 1.205 quilómetros através dos Alpes, desde St. Moritz, na Suíça, até Munique, na Alemanha, sem qualquer paragem para carregamento.
Esta proeza foi realizada no passado fim de semana e supera o recorde anterior de 1.045 quilómetros por uma margem significativa de 160 quilómetros. Isso demonstra as capacidades da tecnologia de veículos elétricos e em especial deste modelo da Lucid. A viagem incluiu uma variedade de condições de estrada, desde passagens alpinas sinuosas a autoestradas e estradas secundárias, pondo à prova a eficiência e a autonomia do veículo em cenários reais.
Lucid set another @GWR title for the history books.
Together with @Umit_Sabanci, we have officially set a new Guinness World Records title for the longest journey by an electric car on a single charge. The Lucid Air Grand Touring covered an astonishing 1,205 kilometers (~ 749… pic.twitter.com/2LeayLnjgc
— Lucid Motors (@LucidMotors) July 8, 2025
Ao volante do Lucid Air Grand Touring estava Umit Sabanci, um empresário londrino com um historial notável no estabelecimento de recordes mundiais. Esta é a sua segunda colaboração de sucesso com a Lucid, depois de em 2024 ter estabelecido o recorde para o maior número de países visitados com uma única carga, também ao volante de um Lucid Air.
Lucid Air com recorde nos elétricos
O modelo utilizado, o Air Grand Touring, debita uma potência de 831 cavalos, permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de 270 km/h. O veículo possui uma arquitetura elétrica de 900 volts, o que lhe confere capacidades de carregamento ultrarrápido, podendo, teoricamente, adicionar até 400 quilómetros de autonomia em apenas 16 minutos.
Este novo recorde solidifica a posição da Lucid como líder em tecnologia de veículos elétricos. Além disso, serve também para mitigar as preocupações dos consumidores relativamente à "ansiedade de autonomia", um dos principais obstáculos à adoção em massa de carros elétricos.
O anterior recordista era o Mercedes EQS 450, com 1.045 quilómetros. O Mercedes elétrico estabeleceu este recorde no Japão em junho. Já o Lucid Air percorreu uns impressionantes 160 quilómetros a mais. No entanto, é de referir que o percurso entre a Suíça e a Alemanha tinha algumas particularidades. St. Moritz está a 1.800 metros acima do nível do mar, enquanto Munique está a 500 metros acima. Entretanto, o Lucid Air superou diversas subidas e descidas.
























E a que velocidade média foi feita essa viagem?
“…St. Moritz está a 1.800 metros acima do nível do mar, enquanto Munique está a 500 metros acima…”
Portanto foi a descer e com vento a favor.
E desde quando são 1200 KMS de um lado ao outro ?
Desculpe lá mas não há milagres. É necessário perceber como é que um trambolho desses conseguiu fazer 10,42kWh/100 km, quando as estimativas oficiais da EPA apontam para que o Lucid Air Grand Touring , tem uma autonomia de aproximadamente 830 kms, em condições muito favoráveis e quando equipado com as jantes padrão de 19 e pneus Pirelli para todas as estações. O que dá 13,5kWh/100 km, valor que já dá vontade de rir
( https://ev-database.org/imp/car/1316/Lucid-Air-Grand-Touring )
Portanto algo não bate certo!!
E consequentemente há algumas ressalvas a ter em conta. Em primeiro lugar, a diferença de altitude como já foi dito. Ou seja, Munique está cerca de 1.310 metros abaixo de St. Moritz. Esta descida ajuda consideravelmente através da travagem regenerativa, aproveitando a força da gravidade.
E como diz muito bem. É verdade que a distância habitual entre as duas cidades ronda os 355 kms, a viagem realizada por este Lucid foi muito mais longa, próxima dos 1.200 km E isso prova o quê? Só prova que a marca escolheu uma rota com uma descida muito gradual pelo lado norte dos Alpes.
Portanto, embora à primeira vista possa parecer que alguém simplesmente entrou num Lucid e fez uma viagem grande, a verdade é que sem a ajuda de um vento incrivelmente favorável e de uma descida a condizer esse valor nunca seria alcançado, trata-se, na realidade, de uma tentativa oficial de recorde mundial com muitos truques pelo meio.
De valor era pedirem-lhe para fazerem o percurso inverso contra o vento e a subir.
Estes recordes mundiais são assim mesmo. Vale o que vale.
Faz-se o percurso que permita obter o máximo de kms possivel. Isso quer dizer que não foram pelo caminho mais curto e sim pelo que permitisse fazer mais kms com o mínimo de gasto. Se fizeram os 1205 km foi porque os realizaram mesmo porque o juri do Guiness World não está lá só para marcar presença.
Ora mostra ai quais sao os consumos oficiais de uma Passat TDI.
É que já vi alguem a dizer que faz abaixo dos 3l/KM, mas se não é o oficial não conta.
Sou fã de elétricos. Tenho um e, muitas vezes, nem concordo consigo. Mas estes consumos são no mínimo duvidosos.
É a descer, com o N, e com vento a favor. Só pode.
Como faz ? simples, com eficiência e a andar devagar.
E depois voltou para trás, subiu, como fez 1205 kms com 300 de distancia ?
Prova que foi e voltou várias vezes, duuuuhhhhhh.
Então mas é sempre a descer como ? Não entendo…
Do vento, e meteu uma vela ? e para o outro lado como fez ?
Então mas afinal um a combustão consegue fazer 3 litros e um elétrico não faz menos que o anunciado porquê ?
Não é tentativa, é OFICIAL, carimbado pelo Guiness
Foi e veio 4x’s?!
Qual foi a parte do:
“…que a marca escolheu uma rota com uma descida muito gradual pelo lado NORTE dos Alpes…”
Tome lá.
https://maps.app.goo.gl/mxJk5DSvHBRwM74R8
Está a ver que não é complicado?
@Yamahia
Ainda não entendi o teu problema. O objectivo se bater recordes é… bater recordes.
Óbvio que há uma campanha de marketing à volta. Bem vindo ao mundo real!
Mas isso faz parte da sua invenção, isso não conta.
Mesmo colm esse caminho alternativo, que efeito faz 1000 metros de altitude para 1205 KMS andados ?
Enfim, quando preconceito atinge o ridículo.
Já agora, esse caminho que escolheu tem pouco mais de 900 KMS, onde está o resto ? O gato comeu ?
Tem q configurar isso a evitar AE’s. São 1207kms. Já vi que c tem grandes dificuldades em lidar com o Gmaps. Já da outra vez foi o que foi…
Parte de St. Moritz, passa por Zernez, e segue por um declive natural até Bregenz (via Engadin -»Vorarlberg -»Bodensee), tal como descrito pela Lucid.
Sobe depois ao Arlbergtunnel/Sankt Anton, como mencionado nos artigos.
Como vê não andou a fazer piscinas até prefazer os kms indicados. Em 5 minutos traça-se uma rota, não é preciso grande ciência. A rota traçada respeita o sentido oeste -» norte -» sudeste. Se acha que faz melhor, sinta-se à vontade.
O desvio por Regensburg, Eggenfelden e Ebersberg não está descrito nos artigos mas é o mais o mais lógico para conseguir a distância e as condições favoráveis de descida ligeira para continuar com o processo de regeneração.
Desculpe mas um declive de 1,3 kms tem grande influência nos resultados de um carro elektro, sobretudo se souber fazer render o peixe, neste caso repito: …”…que a marca escolheu uma rota com uma descida muito gradual pelo lado NORTE dos Alpes…” Portanto, um declive suave e prolongado permite manter velocidade constante e consumo reduzido, regenerar energia de forma eficiente sem travagens bruscas e evitar perdas por calor em travagens ou regenerações agressivas. Por outro lado, uma descida abrupta tende a ser seguida por subidas ingremes o que anula os ganhos
Conforme explicado a a Lucid evitou o típico descer a montanha e seguir e optou por seguir declives naturais e suaves ao longo de centenas de km, pois o objectivo era fazer o maior nr de kms possíveis. Não era atalhar caminho para o destino.
Se tem dúvidas observe os inúmeros testes a elektros Lisboa-Guarda e vice-versa a diferença de altitude são apenas ~900m e as diferenças nos consumos são gritantes. Chega a roçar o dobro. Portanto não venha com essa cantiga.
Em relação ao vento pelas costas, é sabido que por esta época, na rota escolhida (oeste -» norte -» sudeste) os ventos predominantes sopram de oeste para leste. Portanto a maioria dos kms são feitos com vento pelas costas. E quando inverte o sentido em direcção à Baviera já restam poucos kms. Ainda assim essa secção é feita na parte baixa protegida do vento pelas montadas.
@Mr. Y, claro que é publicidade. Já sabemos o que a casa gasta.
Do que a casa gasta? Da Lucid?
O anterior recordista era Mercedes (se não estou em erro). Também são todos aldrabões?
Novamente, é uma competição para se bater recordes. É lógico que vão aproveitar todas as condições para fazerem o máximo de quilómetros.
Este recorde vale o que vale porque não há condições impostas que possam fazer uma comparação justa. Quem faz uma compra, deste montante, baseado neste critério é só um idiota…
Quem tem um tesla não precisa de lidar com gmaps.
A sério que subiu ? então afinal só tinha descido.
+1 Quem já conduziu na Suíça e já atravessou os Alpes sabe que é sempre a descer. Não há 1 unica subida basta destravar que o carro praticamente anda a sozinho
É como ir de Chaves a Faro pela N2.
Chaves fica que fica a 950 metros acima do nível do mar e Faro fica a 7,5 metros, portanto é sempre a descer.
Isto sem esquecer que Faro fica a sul de Chaves, logo é para baixo… e a descer todos os santos ajudam.
Portanto é por isso que se consegue obter 3L/100km a 120km/h.
Para conseguir 3 aos 100, basta manter entre 80-90 km/h em 6.ª velocidade.
Não é preciso ir partir de Chaves e depois descer até Faro.
Basta ver que os ingleses fizeram ao contrário.
Isto deve ter sido bom para o EQS da Mercedes bater os 700 kms. 😛
Mas para um eléctrico baixar o consumo não basta manter também a velocidade ?
Fazer 3L 80-90 km/h a descer é agora o consumo real.
Vou apontar para quando vierem com a conversa dos 120 a subir a serra.
“Descer até Faro” que falta de noção, para quem diz que faz viagens de 1000km frequentemente.
Só te falta afirmar que a terra é plana.
Este é o histograma da altitude em linha reta entre Chaves e Faro:
https://ibb.co/SD0mLSvb
E já agora então os carros a combustão vão a 80 a 90km/h e em sexta para terem 3L aos 100km? É que o meu elétrico a essa velocidade gasta 2.5 vezes menos…
Realista 10 de Julho de 2025 às 14:54
“…Chaves fica que fica a 950 metros acima do nível do mar e Faro fica a 7,5 metros, portanto é sempre a descer. …”
Tu tb mudas o discurso conforme sopra o vento.
Agora já são 300m. OK 😛
O gráfico está com unidades de medição imperial, pois está em “pés” (3000 pés = 914 metros) e “Milhas” (350 milhas = 560km)
@Realista, o teu gráfico começa com mil e poucos pés ≈ 350 metros.
Não desconverses.
O centro de Chaves fica num vale, pelo que entras em contradição quando dizes que de Chaves a Faro é sempre a descer… Em que ficamos?! xD
A propósito o carro que não serve para nada e que não servia para circular e que estava em Calei (França) ontem, hoje está a chegar a Badajoz… fez 1800km e continua a caminho de Lisboa.
https://idbuzz-worldtour.com/map/
Eu não entrei em contradição nenhuma. O carro sai de 360 metros de altitude e chega a Faro ao nível do mar. Por muito sobe e desce que encontres pelo caminho, o EQS efectivamente beneficiou de um desnível de ~360m que o ajudou a alcançar 700 kms.
É fazer ao contrário e conferir as diferenças!
Em contradição entraste tu que para o Diesel Chaves já estava a 950 m de altitude, simplesmente aí não é o km 0 da N2.
A propósito, os meus consumos que amiúde divulgo nunca foram conseguidos na N2.
Para mim N2 só de mota, pouca de carro (não toda), pouca de carro e nos terrenos off road envolventes. Portanto tass bem!
Toma lá os dados da altitude exatos da N2:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/estrada-nacional-2-chaves-faro-en2-14550930
Hahahaha
Já tinhas mostrado.
Começa em Chaves com 360m e acaba em Faro com 2m.
O que adianta esse do WiKiloc?
Estás a dizer que beneficiou de 17km…
Já que é a distância de Faro a São Brás de Alporel que fica à mesma altitude de Chaves.
LOL
Por isso é que quando vais para o Algarve vais para baixo, nunca para cima
Os elétricos têm a vantagem de aproveitar a energia cinética nas descidas para carregar as baterias. Por isso um desnível de 1300 metros faz uma diferença ENORME. Se fosse ao contrário era capaz de só fazer 200km…
Então como fez 1205 kms num percurso de 300 km ?
https://maps.app.goo.gl/mxJk5DSvHBRwM74R8
Então e os restantes 300 ?
Este trajeto é sempre a descer:
https://ibb.co/4w313Gy6
Hahahahahahaha
https://pplware.sapo.pt/motores/lucid-air-com-recorde-nos-eletricos-1205-km-percorrido-com-uma-unica-carga/comment-page-1/#comment-3718758
O problema não é o trajeto, o problema é o carro existir…
hahahaha
Aguenta, doí menos.
Já agora o tal carro que anda só anda de Ferry está a chegar a Cacéres.
https://idbuzz-worldtour.com/map/
Metade do caminho foi Ferry ‘s isso ainda é melhor do que carregar em casa. Não só carrrga enquanto dorme como tb faz kms enquanto carrega. Ehehe
Já passou Badajoz e vai a caminho de Lisboa nos famosos ferry’s…
Ui, complicadíssimo. Haja tempo que isso até faço de bicicleta a pedais!
Sim claro, se fazes os 1000km só para ir almoçar a casa ninguém duvida do que afirmas.
O carro que não anda nada e saiu ontem de Calais – França, está a chegar a Setúbal…
O Ferry é mesmo rápido.
Andas baralhado. Ontem estava em Paris proveniente de Calais.
10 dias à média de 700 kms por dia e com uma fantástica velocidade média de29 kmh 😛
Ainda por cima ajudado por 6 Ferrys. Era esse o panorama.
Estava em Calei as 0:45 do dia 10 e esteve em Lisboa no dia 11 às 19:45.
De qualquer das maneiras hoje é dia 12 e está em Marselha… lol
Aguenta mais de 100km, já dá para andar ás voltas, bem bom
Vamos vêr se os preços destes veículos descem,e se tornam mais seguros e mais “amigos do ambiente”. É bom vêr o mercado a competir e à procura de soluções. Estou FARTO de manutenções “simples” mas sempre “milionárias” e dos preços ABSURDOS dos combustíveis !! – Gasta-se mais no carro do que na família toda!
Uma das maiores preocupações com os carros elétricos é a sua autonomia.
-> Não necessariamente, a maior preocupação é os tempos de carregamento, e a falta de carregadores em todas as esquinas, como é no caso dos carros a combustão.
Não falo por todos, mas no meu caso o carro até poderia ter uma autonomia de 100km, era-me indiferente se houvesse carregadores em todas as bombas com as mesmas velocidades de carregamento iguais às velocidades de abastecimento.
Ter 1205km de autonomia é bom verdade, mas não resolve o problema dos carregamentos quando tiverem que ser feitos para quem não tem onde carregar.
Arrisco-me a dizer que já há mais postos de carregamento que bombas de gasolina, pelo menos aqui para os meus lados
Isso mesmo tudo dito…
certo em tudo exceto na perspetiva de quem viaja de carro.
baixas autonomias em viagens longas são uma seca seja o carro de que tipo for, a combustão, elétrico ou até a jato 😉
Por falar nisso, o ID Buzz que ontem estava em Londres já passou Paris…
Se teve que apanhar Ferry ou comboio pelo caminho, essa viagem não conta
Está a chegar aos Baiona a caminho de Madrid e depois Lisboa.
O Ferry é mesmo bom.
São 10: 42… Está em Madrid…
Deve ter ido de comboio.
https://pplware.sapo.pt/motores/lucid-air-com-recorde-nos-eletricos-1205-km-percorrido-com-uma-unica-carga/comment-page-1/#comment-3718838
É oficial, está em Portugal e entrou pelo Ferry de Elvas…
Este desgraçado não teve a mesma sorte. Não havia Ferrys 😛
O tempo que queria passar nas praias, passou-o nos carregadores:
https://www.thetimes.com/travel/inspiration/comment-inspiration/electric-vw-id-buzz-campervan-circumnavigate-the-uk-chris-haslam-vjdr5mtn9
Coitado do homem, parece que nunca carregou sequer um telefone, como é que ele vai carregar um carro que tem uma ficha maior ?
Você já alguma vez carregou o telefone ?
Tenho um vizinho com um ID Buzz, usa diariamente sem problemas.
Nas praias que frequento estao sempre lá varias, pessoal parece contente.
O sonho molhado do Musk.
“Uma das maiores preocupações com os carros elétricos é a sua autonomia. Este elemento traz muita ansiedade e problemas para os condutores, que nunca sabem bem quantos quilómetros vã conseguir percorrer.”
Segundo o JL E Realista isso é uma absurda falácia.
Dizia Rory Sutherland que a melhor coisa que podiam fazer nos carros elétricos era tirar o valor em percentagem da bateria e ter um indicador como os carros a combustão. Meio depósito, 1/4, reserva, já foste… A segunda melhor coisa era cada ponto de carregamento ter um letreiro gigantesco como têm os postos de combustível. E resolviam o “problema” da ansiedade. É mais psicológico que outra coisa.
Coloquem caixas de velocidade nos eléctricos que a carga das baterias já passa a durar mais!
Para quem pega neles à primeira, sim, para quem anda com eles há décadas, não.
Concordo contigo, nos primeiros três meses era um problema… depois passa porque o problema é de facto psicológico e no meu carro a bateria não chega a 200km, mas em 2 anos e meio já passei dos 45.000km.
É sempre a andar…
Vou passar a usar um carro que leve 18 litros de gasolina e de cada vez que acender a reserva e quiser “encher” com 11 litros ter que sair da AE, esperar 1 hora pela mangueira, passar a aplicação, ver se o posto comunica, se dá gasolina e se finalmente tudo estiver a correr bem entreter mais 45 minutos a beber um café e a ir ao WC enquanto abastece. A ver se é psicológico.
Por isso é que ter uma gasolineira particular na garagem resolve todos esses problemas…
<3
Por acaso tenho sempre um bidon de 20 lts na garagem para uma eventual emergência.
Já dava para quase 2 carregamentos muito rápidos.
Se leva esse tempo todo a carregar, é porque demora 30 minutos a abastecer.
Portanto sem ar condicionado, a 80kmh e com as baterias novas faz 1200kms mas passado 2 anos a 120-140kmh e com ar condicionado não chega nem aos 450
Onde diz que foi assim ?
Se fizer isso faz melhor que muitos a combustão, que ao fim de 2 anos já têm o motor partido.
Muito bem, o carro tem 817 km de autonomia e por artes mágicas faz 1200 km. O fabricante não precisa de inventar, eu sei que está na moda mentir, mas 800km já é bom. Agora, é só poupar 105000 €, piners!
Isso é como um famoso diesel que existe por aqui, a marca anuncia 4.4 litros aos 100, mas por magia há quem diga que faz menos de 3l aos 100.
Esses gajos do Guiness são uns vendidos!