Luca: O carro elétrico que é feito de lixo e que atinge 90 km/h
O mercado do segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer. Hoje em dia já existem carros para todos os bolsos e necessidades e há muitos outros projetos em desenvolvimento. O carro que apresentamos hoje foi batizado de Luca e destaca-se por ser elétrico e construído à base de "lixo".
Saiba como nasceu este projeto.
Luca é feito essencialmente em plástico e tem autonomia de 220 km
Foram precisos apenas 18 meses para que um conjunto de estudantes universitários construissem um protótipo de um carro elétrico com recurso a materiais reciclados. Os alunos pertencem à Universidade de Tecnologia de Eindhoven e batizaram esta carro de Luca. O protótipo é muito bonito, feito em grande parte de plástico reciclado.
Sendo um coup desportivo, o Luca vem com assentos feitos de casca de coco e crina de cavalo, embrulhados em PET reciclado. Dois motores elétricos acionam as rodas traseiras para ajudar este veículo a atingir uma velocidade máxima de 90 km/h (56 mph) e conseguir uma autonomia de 220 km (136 milhas). A Universidade revela e compara que essa eficiência se traduz em 1L de gasolina por cada 180 quilómetros.
Por agora o projeto serve apenas para mostrar que é possível contribuir veículos com materiais reciclados e também como um alerta para a preservação do meio ambiente.
Este artigo tem mais de um ano
Grande iniciativa!
Mas isto é algum carro para anões ou quê ?? E feito de plástico ?? Se tem um embate é morte certa.É cada uma… 😐
“o projeto serve apenas para mostrar que é possível contribuir veículos com materiais reciclados “. A ser comercializado claro que o habitáculo teria de cumprir normas há muito estabelecidas. Basta ver o Smart por fora é só plástico e não é menos seguro por isso. Sim, já tive 1…
Este Luca para a cidade chega e ainda sobra, se vendido a um preço bem simpático.Por mim ele que venha.
Primeiro, o peso do carro deve rondar uns 400 quilos ou menos, segundo, anões não digo mas para mim que tenho quase 2 metros não iria caber de certeza, terceiro, se o carro é leve o embate será menos agressivo e se é de plastico amortece melhor o impacto. De qualquer forma pode trazer airbag e este tipo de carros não são desportivos e sua é citadina
É uma questão de varrer da estrada jipes e SUVs. São eles que lá estão a mais e uma ameaça à segurança dos outros.
Parabéns!
Espero que surjam mais iniciativas como esta. É um protótipo, mas ja com aspeto muito comercial. Espero que o futuro dos automoveis passe muito pelo reaproveitamento de materiais e reciclagem.
ja está a ser comercializado por encomenda? Quanto custa?
Ótimo projeto, parabéns
Top as grandes marcas devia estar atenta a este projeto pois tem muito futuro e parece bem promissor
Se os Governos, que dão incentivos a pessoas que não precisam, canalizassem os incentivos para os inventores, já há muito que tinha-mos carros elétricos mais baratos! Mas não! Interessa é apoiar os amigos, e os impostos dos combustíveis até dão um jeitão! A mim que tenho 74 anos, que me interessa um carro elétrico que vai dos 0 aos 100 em 4 segundos e custa um balúrdio? E depois “cacau” para pagar o seguro dum “pópó” desses?