Lotus cancela plano para carros exclusivamente elétricos devido à baixa procura
É mais uma marca histórica a colocar um travão nos planos rumo à eletrificação total. A Lotus anunciou que vai fazer uma pausa no projeto de só produzir veículos elétricos até 2030. A razão? O mercado não está a responder.
Elétricos estão com dificuldades em "arrancar"?
A Lotus, uma das marcas mais emblemáticas do mundo automóvel, anunciou a suspensão dos seus planos para se tornar uma marca exclusivamente elétrica, citando a baixa procura como principal razão para esta decisão.
Este anúncio marca uma reavaliação estratégica significativa para o fabricante britânico, que nos últimos anos tem apostado fortemente na eletrificação como parte do seu futuro.
Nos últimos anos, a Lotus anunciou planos ambiciosos para se tornar uma marca 100% elétrica até 2030. Este objetivo estava alinhado com as tendências globais no setor automóvel e com as regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas, especialmente na Europa e na China, onde a marca tem uma presença significativa.
O primeiro passo desta transição foi o lançamento do Lotus Evija, um hipercarro totalmente elétrico com 2.000 cavalos de potência, projetado para competir com modelos como o Tesla Roadster e o Rimac Nevera. O Evija simbolizava a visão futurista da Lotus: desempenho extremo, design inovador e sustentabilidade.
Posteriormente, a marca lançou o Lotus Eletre, um SUV elétrico de luxo, marcando a entrada da empresa num segmento competitivo e lucrativo.
Apesar deste início promissor, a Lotus começou a enfrentar desafios, incluindo elevados custos de produção, uma base de clientes tradicionalmente apegada a motores de combustão interna e, mais recentemente, uma baixa procura geral por veículos elétricos nos mercados em que a marca opera.
Desafios complicados
Embora as vendas de automóveis elétricos estejam a crescer globalmente, o ritmo varia significativamente entre mercados e segmentos. Marcas como Tesla e BYD têm dominado o mercado de massa, enquanto fabricantes de nicho, como a Lotus, enfrentam dificuldades para atrair um público suficiente que justifique os elevados custos de desenvolvimento e produção. E quais são as principais dificuldades?
- Preço elevado: os modelos elétricos da Lotus, como o Evija e o Eletre, são posicionados no segmento de luxo, com preços que ultrapassam as possibilidades de muitos consumidores, mesmo no mercado premium.
- Preferências tradicionais dos clientes: a base de fãs da Lotus é composta, em grande parte, por entusiastas de automóveis desportivos que valorizam a condução envolvente proporcionada pelos motores a combustão interna. A transição para motores elétricos, embora eficiente, não conseguiu conquistar este grupo.
- Infraestrutura limitada: a infraestrutura de carregamento em mercados chave, como os Estados Unidos e partes da Europa, ainda não é suficiente para suportar a adoção em massa de veículos elétricos, desencorajando potenciais compradores.
- Concorrência intensa: marcas como Porsche, Ferrari e Lamborghini também estão a entrar no mercado elétrico com modelos híbridos ou 100% elétricos, oferecendo uma concorrência feroz.
Mudança de estratégia
Face a estas dificuldades, a Lotus anunciou que irá reavaliar a sua estratégia de eletrificação. Embora continue a investir em veículos elétricos como parte da sua linha, a marca decidiu não abandonar completamente os motores a combustão interna, pelo menos no curto prazo.
A nova abordagem da Lotus pode incluir uma combinação de veículos elétricos e híbridos, mantendo os motores a combustão para alguns modelos desportivos icónicos.
Este movimento permitirá à marca manter a sua base de clientes tradicional, enquanto expande gradualmente a sua oferta de veículos elétricos para um público mais amplo.
Além disso, a marca continuará a beneficiar do apoio do seu proprietário, o grupo chinês Geely, que também detém participações em marcas como Volvo e Polestar. Este suporte poderá ajudar a Lotus a desenvolver tecnologias híbridas e elétricas mais acessíveis e atrativas para o mercado.
Estão em negação, quando acordarem estão todos na falência! Foi assim que a Tesla chegou onde está!
A Tesla baixou 11% só na UE. Conforma-te. O negócio da Tesla são créditos do carbono enquanto houverem alucinados políticos q promovam e empresas tótós que os comprem.
Portanto as marcas de veículos a combustão são empresas tótós.
11% ? quer dizer que foi das que menos baixaram ?
São?
Duvido que a Tesla mame mais um um € da UE à conta dos créditos de carbono.
A partir de agora vai mas é mamar na 5ª pata do cavalo.
A VW não baixou. Pelo contrário aumentou 2%. Incrível não é? Aguente-se looolooolool
Se não mamarem eles mamam outros.
A VW foi das que mais baixou, tanto que até querem fechar fábricas.
Aguente-se.
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Ainda não perceberam que o seu elemento diferenciador era a performance e com os elétricos isso desapareceu.
Os elétricos tem falta de performance ?
Bué. 10minutos em fullpower e acabou-se. Qq um.
Isso é falta de performance ? qual lotus mostre lá ?
Lá vem as trumpices do Yamaha,eheh
De acordo com os técnicos é uma problema limitação que tem a ver com o aquecimento das baterias e das suas milhares de “peças”moveis, sr. Engenheiro.
Ah está a falar da performance do leaf, que não tem refrigeração. Looool
Tem menos peças um eléctrico do que um a combustão.
Daqui a nada a única marca com EVs é a Tesla 😀
A Kodak também pensava o mesmo.
e daqui a uns anos ninguém os quer que estão ao preço da uva mijona a precisarem de uma bateria nova 😀
É como os outros, estão ai ao preço da uva mijona a precisarem de um motor novo.
Tu pelos vistos já te arderam dois carros mas nunca falaste de problemas de motor, mas já tiveste problemas de bateria.
Eu tive um Mercedes class A, e só tive dois problemas com ele, 1 bateria de 12 voltes, 2 comutador das luzes piscas e tudo o resto que na Mercedes é só um para tudo, por isso vou dizer que também já tive problema de bateria :). 🙂
Problemas de motor todos tiveram, dai terem ido embora.
Problemas de bateria nunca tive, eu comprei o carro com a condição de ter a bateria reparada, e continua a ser a mesma.
AH ok, então ele referia-se à bateria de 12v, ok.
O que está a baixar a venda de EVs é a contínua notícia de que vem aí novas baterias com 1,000km de autonomia. Conheço 3 pessoas, comigo 4, que não compramos agora á espera do que vem.
Mas que o futuro é EVs , não tenho qq dúvida
Então nunca vais comprar nada na vida é que para a “próxima “ semana vai sair o novo modelo. :). 🙂
É assim com tudo, com os tlf, tv, eletrodomésticos vivemos do consumo.
Eu neste momento ainda não estou comprador de VE porque acabei de construir casa e tenho agora de juntar para comprar o VE, talvez lá para o final de 2025.
Pode esperar sentado ó engenheiro. Se fizer 200 como pessoas normais já pode deitar foguetes.
200? 200 milhas? Isso faz qualquer EV basico , com um mínimo de qualidade
O Highland já se borra todo para fazer 200 kms a velocidades de AE relaxadas. E não dá confiança para mais de 170kms sem visitar um posto de carregamento.
Exemplo, do Porto a
Portimão são 4 cargas para poder dormir descansado e isto a sair com a bateria a 100%.
É só ridículo aquilo a que esta gente se sujeita.
Ena, já lhe aumentou as cargas. LOOOOOOL
É só ridículo aquilo que você se sujeita.
Então veja lá quanto faz este e a média, consegue fazer melhor média ?
https://ibb.co/Tt98F4y
Já agora, não é o S 85, mas sim um S 90D de 2016
O sogro do meu irmão tem um EQC da Mercedes e faz Braga Lisboa se não passar dos 110 kmh, e ainda chega com mais ou menos 20%
Então quer dizer que vai a 110 kmh porque quer.
A 110 faz @Barão e é um carro com bateria em torno de 100kWh úteis. Portanto o topo neste aspecto.
E 110kms h é realmente uma velocidade que mais vale ir pela EN e meter o valor da portagem no bolso.
@JL, casa, Fátima, Alcácer e Alcantarilha. Qtas cargas são?
Então mostre lá a sua média numa nacional, mais concretamente de Lisboa ao Porto, porque para Sul já sabemos que não consegue fazer melhor que um eléctrico e a consumir menos que aquilo que a marca anuncia, ao contrário dos electricos. Loool
Então mas a de Alcantarilha era para quê? Chegar ao Algarve quando já lá está? Loooool
E outras parou para quê? Visitar os postos ?
Era para não ter que andar a pé no dia seguinte, tss…tsss
E porque ia andar a pé no dia seguinte ?
Afinal foram 2 cargas para o carro que já fez só com uma a meio.
Epá ó @JL
Vá lá falar com o homem, rápido…rápido. Com esses argumentos de certeza que o vai convencer a não usar o avião na próxima ida a Portimão. É q o homem está mesmo decidido a passar a usar o avião.
Eu em parte compreendo a dor do homem, é q sair de manhã e chegar à noite dentro é um bocado chato para quem pretende aproveitar ao maximo o pouco tempo livre q tem. No entanto o avião é muito poluidor. Fale lá com ele, ele tem q usar o elektro ZeroEmissios. Ele q faça um esforço em nome do futuro do planeta.
https://youtu.be/Q-3XKk_dEmc?si=CxO-ZRZ0PPjlpj63
Ah ok, portanto o argumento é usar o carro com menos autonomia da tesla, percebi.
Portanto primeira carga fez 199 kms e dava para 287 kms full range com uma média de – 108.5 kmh
Segunda: 178 kms e fazia 249 kms a uma média de 133 kmh
Terceira: 178 kms e fazia 232 com uma média de 142.4 kmh
A outra não era necessária, carregasse em casa.
Como vê, as suas tangas é que são difíceis de aturar.
Enfim, considera então normal depender de 4 carregamentos demorados para percorrer apenas 500 e poucos quilómetros. Ok
É inútil discutir com pessoas com um nível de exigência tão baixo
Tanto não acho normal que nem foram demorados, ele até diz que o carro esperou por eles, que nem foram precisos 4.
Exigência baixo ? Não entendi.
Sr. JL para não dizer que eu nunca fundamento os meus raciocínios.. a pseudo taxa de CO2
https://www.linkedin.com/posts/pretodossantos_afinal-qual-%C3%A9-a-raz%C3%A3o-para-o-custo-m%C3%A9dio-activity-7268695513724559361-KGQw?utm_source=share&utm_medium=member_android
A produção de energia através de GN podia ser competitiva, mas não, graças a uma taxa administrativa.
E com isso temos a Siderurgia a parar devido a preço de energia.
Mas os elétricos são o futuro.
Por acaso são o presente.
Exato, deviam tirar essa taxa e colocar onde realmente devia estar, para não andarem a subsídiarem tanto os combustíveis.
A siderugia já só trabalha nas horas em q a energia é mais barata.
Então eles não têm carvão e gás ?
A fantochada dos elétricos está quase no fim. Quem caiu na armadilha e comprou carro elétrico perdeu muito dinheiro em poucos anos! ESTUDASSEM!
Lotus: ADD FKING LIGHTNESS
Então quanto perdeu ?
Por estudarem é que não dizem esses disparates, nem preciso de andar sempre a mudar de nick como o secalharya.