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Linha de Alta Velocidade: Porto-Lisboa 1h15m a 300 km/h

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. fininho says:

    Só promessas, como o TDT, depois na prática tudo tanga.

  2. Rui says:

    4,5MM de € a concurso. Quando terminar passará dos 6MM€. TGV Porto Lisboa a passar pelo Montijo. Vai servir meia duzia. Irá parecer algumas auto estradas deste país. Se fosse gerido por uma empresa pública, daria sempre prejuízo, como será gerido por PPP (4) irão dar sempre lucro, porque o Governo terá de lá injetar dinheiro para porque não pode gerar prejuízo aos amigos.

    • Grunho says:

      Tens de somar sempre 15% de derrapagem, mínimo. 10% de comissão para o partido da situação para dar a obra, 5% para o maior partido da oposição para ficar caladinho. E esperar que a justiça não venha “meter nojo”, se queres que o país avance.

  3. tiago says:

    tendo em conta a quantidade de paragens durante a viagem, duvido que leve apenas 1h15m!!
    Paris Lyon é directo. Sao quase 700kms feitos em 2h. E tudo por 50EUR actualmente, em 2a classe.
    Grande velocidade nao é lá muito grande…. mas é sempre um projecto que será melhor que o Alfa Pendular. Resta saber os preços.

  4. MLopes says:

    treta! é um tipo de comboio que num país da nossa dimensão e demografia não faz sentido. os estudos internacionais são todos claros sobre isso.
    o único motivo é a transferência de dinheiro públicos para empresas privados.
    os amigos precisam de encher a pança e viver da melhor forma que se vive no mundo e só o podem fazer às custas do zé.
    o mesmo se passou com uma boa parte das auto-estradas que foram contruídas, com as ppps, etc. nada de novo portanto

    • Maria Albertina says:

      Entre passarem dinheiro para “rendimento mínimo” de jovens com bom corpo para trabalhar ou para obras grandes…prefiro para as obras.

      • MLopes says:

        esse comentário é a demonstração inequívoca de várias coisas:
        . não fazes a mínima ideia do que estás a falar;
        . não fazes a mínima ideia dos valores envolvidos em nada do que falas;
        . tens a consciência social de um paralelo de granito;
        . devias estar calado e quieto em vez de trolares net fora

    • Soberbo says:

      E não fará mais sentido que ter a TAP a fazer vôos de ligação? Em termos de custos e conforto, certamente.

  5. Pedro H. says:

    Claro. Porto e Lisboa sempre os primeiros a terem logo as novidades. Se calhar Beja ou Évora beneficiaria mais ter uma linha de alta velocidade para Lisboa? Mas que sei eu? Sendo o Algarve e o Alentejo quase sempre deixados de parte em infra-estrututuras…

  6. Jaime Silva says:

    Tanto dinheiro para reduzir 1h? Um TGV a sair do Porto e a ter que parar logo em Gaia? Que sentido faz esta paragem?

  7. Anónimo says:

    A Manuela Ferreira Leite vai ficar triggered.

  8. Sungas says:

    3,5 mil milhões para praticamento Porto-Aveiro . Está visto que a brincadeira vai ficar acima dos 10 mil milhões mas vêm sempre com a conversa que é para não desperdiçar 700 milhões da UE. De qualquer modo vai ser util para reduzir 1 hora no transporte de turistas que talvez bebam mais umas canecas e isso se reflita no PIB .

    Temos mesmo a mania do show off . A Suécia acabou de desistir da alta velocidade e não ha dessas coisas nos países nórdicos – devem ser uns tansos pobrezolas.

  9. Aves says:

    Bitola ibérica: 1668 mm de distância entre as linhas (bitola larga); bitola europeia (1435 mmm).
    Diz quem sabe: “À luz da realidade de Espanha, que pode Portugal fazer senão desenvolver os seus projetos ferroviários mantendo o padrão de 1668 mm preparado para conversão posterior em 1435 mm, tal como se prevê no caso da nova linha Porto-Lisboa, a construir faseadamente em lanços?”
    Diz também que: “Espanha possui presentemente (2023) um número restrito de troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril.” E que: “um troço de linha de alta velocidade (Ourense-Santiago de Compostela, 90 km), foi assente provisoriamente em bitola larga ibérica de 1668 mm, no sentido de facilitar a inserção na rede envolvente (…) munido de travessas de fixação dupla (1668 mm/1435 mm), e permitindo migração rápida para o standard de 1435 mm num futuro indefinido”. (Manuel Margarido Tão, “Entender a ferrovia de Espanha”, artigo publicado no Expresso de 11/08/2023.)
    Acalme-se o “pessoal das bitolas” – é de bitola ibérica, como não podia deixar de ser, preparado para a conversão para a bitola europeia.

  10. Professor says:

    Quando a linha do TGV estiver concluída já ninguém usa o comboio, já se usam tuneis de teletransporte.

  11. Jorge says:

    Faltou responderem aos pontos 11 , 12, 13 e 14:

    Ponto 11: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, quantos anos (décadas, séculos) serão necessários para que esta linha seja sustentável ?

    Ponto 12: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, qual será o valor da “”derrapagem” estimada? O dobro? O triplo?

    Ponto 13: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, quanto é que de forma (in)direta vai parar aos bolsos dos políticos envolvidos nesta “negociata à la Costa/Sócrates”?

    Ponto 14: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, fará sentido ter um serviço que vai estar parado de 3 em 3 dias por causa das greves controladas pela esquerdalha sindicalista?

  12. João Carlos says:

    Mais uma obra em que o custo total da obra vai ser 50% superior ao orçamento

  13. Infinity says:

    Estamos cheio de €€€, para o SNS e professores chapéu

    • O realista says:

      Obras destas são necessárias pois atraem investimento com tgv ligado as docas de sines e matosinhos entram produtos para a europa se a exonomia cresce também ha mais dinheiro para saude e ensino. Deixem de criticar, o povo de empregados de mesa so critica com o palito nos dentes mas nunca irao lado nenhum

    • Zé Fonseca A. says:

      O SNS tive aumento de orçamento para o dobro nos últimos anos, se está pior não é por falta de fundos mas por má gestão. Os professores não têm direito a nada nem tão pouco merecem qualquer regalia adicional, qualquer governo que lhes devolva o tempo de congelamento das carreiras está a dar um tiro no pé.
      Um comboio de alta velocidade capta investimento e tem em ideia pagar-se a si próprio ao longo de alguns anos, o plano não é ser um poço sem fundo onde vão parar os nossos impostos como o SNS e o ensino.

    • Soberbo says:

      O SNS é um claro exemplo de fraca gestão. Hospitais privados que foram comprados para o sector público passaram a dar prejuízo, com os mesmos funcionários. Interessante, no mínimo.

      • Zé Nabo says:

        Interessante foi ver os doentes que dão despesa serem transferidos após 10 minutos de consulta médica quando os mesmos estavam em regime privado…e transferidos para onde? Para o público está claro =) Alguem que pague os Tratamentos altamente despendiosos que nós temos de cumprir metas.

  14. PorcoDoPunjab says:

    Para um país de dimensão reduzida como o nosso, isto não é necessário.
    O que se passa aqui é simples, isto vai ser um banquete para as empresas dos amigos.

  15. Meublac@gmail.com says:

    Ê uma vergonha e desgraça coligarem-se para fazerem o disparate do tgv da ue e do ps e psd! Vale mais um tgv de ligeiro a 200km.h do que o monstro do tgv que querem fazer. Os 750 milhoes já davam e sobravam para a UE desenvolver um sistema, mais pequeno em largura e altura e mais leve. Só tem vantagens e daria de imediato rendimento e retorno do investimento. Ainda se vai a tempo, se o povinho pressionar e houver vontae política.

  16. Meublac@gmail.com says:

    É nessas obras publicas que está o xuxu. Aí são as sobreorçamentações e as suborçamentações com as posteriores e classicas derrapagens orçamentais tudo com muitos desvios pelo meio que é assim que eles enriqueçem. Para além dos ajustes diretos para amigos e familiares e dos concursos viciados com o auxilio prestimoso de grandes escritórios de advogados. Tudo em nome do interesse público e do supremo interesse nacional. ( Copiado de outro comentador)

  17. Meublac@gmail.com says:

    Não está em causa uma nova linha, mas sim qual e com quê. O tgv do ps e psd é só custos e problemas. Um tgv ligeiro, com a altura e largura de um automóvel, só teria vantagens. Será inovador , mais económico, mais actualizável, mais modular, mais personalizável, mais actualizável, mais flexivel, com mais horários, com mais origens e destinos, mais ecológico, etc… E pode ser desenvolvido em 10 ou menos anos. Écaso para se dizer, há que pensar diferente e melhor.

  18. Filipe says:

    É um bom investimento. Não só aquelas linhas, mas ligar as capitais e o interior. Quanto mais comboio, menos custos, poluição, voos domésticos de avião e carreiras expresso. Maior mobilidade dentro do território, menor desertificação e desenvolvimento económico e social. Os do contra são os tópicos velhos do Restelo que gostavam de um Portugal à imagem de uma Coreia do Norte ou Cuba parada no tempo. Sempre que existe algo, vêm para as redes sociais apontar como negativo. Quando não há vêm na mesma fazer queixinhas. Dizem que não se faz nada, não existe investimento público, demoram décadas, etc. Que asco de tío.

    • Zé Nabo says:

      A demanda por transporte de alta velocidade em Portugal é estimada em 14-16 milhões de passageiros por ano para a nova Linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Governo 12. A Linha do Norte, por outro lado, tem entre 6-8 milhões de passageiros anuais 2. No entanto, a construção de um comboio de alta velocidade (TGV) pode ter impactos ambientais significativos, como a destruição de habitats naturais e a emissão de gases de efeito estufa.

  19. F M says:

    Falta a ligação Lisboa-Algarve e está todo o Portugal civilizado ligado em linha férrea de alta velocidade, porque todo o resto do país é paisagem e não interessa para nada… Mais vale tornar isto a que chamamos país num parque gigante de diversões porque só servimos para isto e para organizar festas…

    • Zé o segundo says:

      Há muito que vou fazer trabalhos a vila Real St António, levo metade do dia em deslocação porque não investiram em infraestruturas, do centro do país para sul parece que é paisagem, quanto mais para o interior pior, por isso, é que isto me faz confusão, as prioridades neste país, um comboio de altavelocidade fazia sentido Há 30 anos, hoje com a evolução, há muito que há outras prioridades.

    • Aves says:

      Lisboa-Algarve enchia no verão, tal como acontece nos atuais comboios rápidos. E nos outros meses? O TGV é para ligar localidades afastadas com um grande fluxo de passageiros – durante todo o ano.

  20. António Paulo Mestre Martins says:

    1 hora! Não obrigado, estava à espera algo tipo 15 min, 1 hora ainda não estou interessado, demasiado tempo. Não tenho paxorra para estar enfiado num TGV 1 hora.

  21. nunx says:

    Escusam de se preocupar: o TGV NUNCA vai avançar. Foi só para sacar os milhões à UE e distribuir por novos estudos, acessorias, projetos e alternativas, entre as quais o compadrio, os amigalhaços, os sobrinhos, os filhos bastardos e a cambada que popula a politica portuguesa. Tranquilos, tranquilos. Portugal não progride, rasteja…

    • Zé Nabo says:

      Precisas de um projecto desta envergadura para poderes dar trabalho aos brasileiros, indianos, paquistaneses, etc que entram em Portugal. Sim porque o Zé tuga não quer andar a vergar a mola a construir linha ferrea.

  22. CF says:

    Desperdício de dinheiro. Cada vez menos as pessoas tem que se deslocar, começa a ser tudo virtual, vamos estoirar milhares de milhões para os turistas passearem do Porto a Lisboa e o resto do país esquecido, algumas linhas ainda nem eletrificadas estão.

  23. mario says:

    Mas…
    O Alfa Pendular é um comboio mais avançado que o TGV, olhando para a questão técnica.. e permite velocidades maximas de 350Km/h.
    O que nós precisamos é de linhas nas quais seja possiveis por alfa pendulares a essas velocidades..

    Do meu ponto de vista, deveria se melhorar a linha actual, para puder circular a 300-350Km/h, e implementar uma para o algarve.
    Essa sim teria que ser uma nova..

    Poupariamos muito dinheiro, que puderia ser utilizado em coisas uteis.

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