Linha de Alta Velocidade: Porto-Lisboa 1h15m a 300 km/h
Tal como informamos, foi lançado o primeiro concurso para a Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, que vai ligar as duas cidades em 1h15m. Mas há ainda várias dúvidas!... Aqui ficam as respostas a dez questões.
Quando se fala em Linha de Alta Velocidade são várias as questões e dúvidas. Para ajudar no esclarecimento de alguns temas, o Governo respondeu a 10 questões.
1. Porque é necessária uma nova linha ferroviária entre o Porto e Lisboa?
A linha que atualmente liga o Porto a Lisboa, a linha do Norte, é a principal linha ferroviária do país. Quase metade de todos os comboios de passageiros e mais de 90% dos comboios de mercadorias efetuados diariamente no país circulam, pelo menos, em parte da linha do Norte. O melhor tempo de viagem possível de alcançar é de 2h49, podendo reduzir-se para 2h35 quando estiverem concluídas as obras em curso.
Desta forma, com a capacidade e o potencial de aumento de velocidade da linha do Norte praticamente esgotado, a solução mais adequada passa pela construção de uma nova linha, com um traçado inteiramente novo.
2. Como se justifica a opção de construir a nova linha em bitola ibérica? A adoção desta solução, agora, não inviabiliza a migração de bitola ibéria para bitola europeia. Desse modo, os atuais comboios de longo-curso, Alfa Pendular e Intercidades poderão continuar a circular na nova linha.
De momento não existe nenhum ponto do lado de Espanha a aguardar por ligação nacional com bitola europeia.
3. Quanto vai custar a nova linha e quando estará pronta?
A Fase 1 compreende o troço entre o Porto/Soure e tem um investimento de cerca de 3550 milhões de Euros. Esta fase engloba o troço lançado em 12 de janeiro de 2024 (Porto/Oiã), cuja conclusão está prevista para 2030.
4. Como vai se vai financiar a Linha de Alta Velocidade?
O projeto é financiado em parte pelo Banco Europeu de Investimento, pela Banca Comercial, através de pagamentos antecipados do Estado e fundos comunitários (729 M€ numa primeira fase, com possibilidade de captar pelo menos mais 300 M€ numa fase posterior).
5. Quanto tempo vai demorar a viagem na nova linha?
Com a Fase 1 concluída, o tempo de viagem deverá reduzir-se logo das atuais 2h50 para menos de 2 horas. Após a Fase 2, prevê-se que um comboio sem paragens entre Lisboa Oriente e Porto Campanhã faça o trajeto em 1h19, enquanto um serviço com 4 paragens (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia) fará o trajeto em 1h45.
6. A que velocidade irão circular os comboios?
A nova linha Porto - Lisboa tem uma velocidade de projeto de 300 km/h.
7. Quantas estações terá a nova linha?
Além das estações terminais de Lisboa Oriente e Porto Campanhã, que serão ampliadas, os comboios servirão estações intermédias em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia. Todas as estações estarão em locais centrais, de fácil acesso e com ligação a outros serviços ferroviários e de transportes coletivos.
8. Com a Linha de Alta Velocidade, a linha do Norte deixará de ter comboios rápidos?
Não, a linha do Norte continuará a ter uma oferta de comboios Intercidades regular ao longo do dia que continuará a servir as estações que atualmente são servidas com tempos de acesso iguais ou melhores do que os atuais.
9. Quanto vão custar os bilhetes?
O preço dos bilhetes nos serviços de alta velocidade será uma decisão comercial dos operadores. No entanto, tendo em conta que os custos operacionais não serão superiores aos atuais, os bilhetes deverão ter um custo médio semelhante ao dos bilhetes do serviço Alfa Pendular.
10. A CP vai lançar algum concurso para o comboio de alta velocidade?
Estes serviços operam num mercado concorrencial, mas está nos planos da CP concorrer.
Só promessas, como o TDT, depois na prática tudo tanga.
Com a TDT eles cumpriram, por isso deram o nome TDT: Televisão Da Tanga…
loolll +1
4,5MM de € a concurso. Quando terminar passará dos 6MM€. TGV Porto Lisboa a passar pelo Montijo. Vai servir meia duzia. Irá parecer algumas auto estradas deste país. Se fosse gerido por uma empresa pública, daria sempre prejuízo, como será gerido por PPP (4) irão dar sempre lucro, porque o Governo terá de lá injetar dinheiro para porque não pode gerar prejuízo aos amigos.
Tens de somar sempre 15% de derrapagem, mínimo. 10% de comissão para o partido da situação para dar a obra, 5% para o maior partido da oposição para ficar caladinho. E esperar que a justiça não venha “meter nojo”, se queres que o país avance.
tendo em conta a quantidade de paragens durante a viagem, duvido que leve apenas 1h15m!!
Paris Lyon é directo. Sao quase 700kms feitos em 2h. E tudo por 50EUR actualmente, em 2a classe.
Grande velocidade nao é lá muito grande…. mas é sempre um projecto que será melhor que o Alfa Pendular. Resta saber os preços.
Diz claramente na notícia que demora 1:19h Lisboa – Porto, sem paragens. Contradiz o título em apenas 4 minutos.
treta! é um tipo de comboio que num país da nossa dimensão e demografia não faz sentido. os estudos internacionais são todos claros sobre isso.
o único motivo é a transferência de dinheiro públicos para empresas privados.
os amigos precisam de encher a pança e viver da melhor forma que se vive no mundo e só o podem fazer às custas do zé.
o mesmo se passou com uma boa parte das auto-estradas que foram contruídas, com as ppps, etc. nada de novo portanto
Entre passarem dinheiro para “rendimento mínimo” de jovens com bom corpo para trabalhar ou para obras grandes…prefiro para as obras.
esse comentário é a demonstração inequívoca de várias coisas:
. não fazes a mínima ideia do que estás a falar;
. não fazes a mínima ideia dos valores envolvidos em nada do que falas;
. tens a consciência social de um paralelo de granito;
. devias estar calado e quieto em vez de trolares net fora
E não fará mais sentido que ter a TAP a fazer vôos de ligação? Em termos de custos e conforto, certamente.
a tap fará vôos de ligação se assim o entender e se se justificar.
uma coisa não tem nada a ver com a outra
Claro. Porto e Lisboa sempre os primeiros a terem logo as novidades. Se calhar Beja ou Évora beneficiaria mais ter uma linha de alta velocidade para Lisboa? Mas que sei eu? Sendo o Algarve e o Alentejo quase sempre deixados de parte em infra-estrututuras…
E passageiros?
Os passageiros não querem lá mudar porque não têm transportes…
Com o tamanho que o país tem a única ligação vantajosa seria a Madrid, nenhuma linha de alta velocidade faz sentido para circuitos dentro de PT, muito menos numa empresa falida e mal gerida, abram as portas da ferrovia a estrangeiros e acabem com o monopólio da CP
Não dá, daí terem optado por bitola ibérica. Curioso, a frase, no ponto 9: “O preço dos bilhetes nos serviços de alta velocidade será uma decisão comercial dos operadores.” Quais operadores??? Só existe um em Portugal!!!!
No transporte de passageiros, que é do que se está a falar, só há um – a CP, até agora. Mas está previsto que no TGV haja vários.
Em teoria esta linha será aberta a mais que um operador, não é exclusiva da CP, deviam era fazer isso com todas
ninguém vai para Beja ou évora. imagina torrar dinehrio a fazer uma linha para lá
Eu até vou para esses lados que tenho casa por aí, uma vez por mês vou para o campo
É fazer um TGV que vá para aqueles lados 1x por mês.
O AMG dá-me mais conforto e fica mais em conta
Com TGV para Beja tinham os 8 000 000 do novo aeroporto bastante reduzido…
Mais uma razão para escolher a linha que faz menos falta. É da maneira que mais tarde se faz outra mais necessária, voltando a distribuir dinheiro dos contribuintes. Nestas coisas, no gastar é que está o ganho.
Tanto dinheiro para reduzir 1h? Um TGV a sair do Porto e a ter que parar logo em Gaia? Que sentido faz esta paragem?
Reduz 1H15, diz a Infraestuturas de Portugal. Mas a nova linha também serve os outros comboios rápidos (pelo menos em parte da sua extensão).
+1
A Manuela Ferreira Leite vai ficar triggered.
3,5 mil milhões para praticamento Porto-Aveiro . Está visto que a brincadeira vai ficar acima dos 10 mil milhões mas vêm sempre com a conversa que é para não desperdiçar 700 milhões da UE. De qualquer modo vai ser util para reduzir 1 hora no transporte de turistas que talvez bebam mais umas canecas e isso se reflita no PIB .
Temos mesmo a mania do show off . A Suécia acabou de desistir da alta velocidade e não ha dessas coisas nos países nórdicos – devem ser uns tansos pobrezolas.
Bitola ibérica: 1668 mm de distância entre as linhas (bitola larga); bitola europeia (1435 mmm).
Diz quem sabe: “À luz da realidade de Espanha, que pode Portugal fazer senão desenvolver os seus projetos ferroviários mantendo o padrão de 1668 mm preparado para conversão posterior em 1435 mm, tal como se prevê no caso da nova linha Porto-Lisboa, a construir faseadamente em lanços?”
Diz também que: “Espanha possui presentemente (2023) um número restrito de troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril.” E que: “um troço de linha de alta velocidade (Ourense-Santiago de Compostela, 90 km), foi assente provisoriamente em bitola larga ibérica de 1668 mm, no sentido de facilitar a inserção na rede envolvente (…) munido de travessas de fixação dupla (1668 mm/1435 mm), e permitindo migração rápida para o standard de 1435 mm num futuro indefinido”. (Manuel Margarido Tão, “Entender a ferrovia de Espanha”, artigo publicado no Expresso de 11/08/2023.)
Acalme-se o “pessoal das bitolas” – é de bitola ibérica, como não podia deixar de ser, preparado para a conversão para a bitola europeia.
Quando a linha do TGV estiver concluída já ninguém usa o comboio, já se usam tuneis de teletransporte.
Faltou responderem aos pontos 11 , 12, 13 e 14:
Ponto 11: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, quantos anos (décadas, séculos) serão necessários para que esta linha seja sustentável ?
Ponto 12: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, qual será o valor da “”derrapagem” estimada? O dobro? O triplo?
Ponto 13: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, quanto é que de forma (in)direta vai parar aos bolsos dos políticos envolvidos nesta “negociata à la Costa/Sócrates”?
Ponto 14: Para um investimento de 3.550.000.000,00€, fará sentido ter um serviço que vai estar parado de 3 em 3 dias por causa das greves controladas pela esquerdalha sindicalista?
Ponto 15: Por que é que todos os partidos votaram a favor, com exceção do Chega que se absteve?
Porque vai ser um maná ao bloco central !
Algum partido votou contra?
tens razão em todos os pontos exceto no 13.
ponto 16: quando é que vais perceber que em portugal todos se enchem e que essa questão nada tem a ver com a cor partidária(?!)
Mais uma obra em que o custo total da obra vai ser 50% superior ao orçamento
Na melhor das hipóteses ….
Estamos cheio de €€€, para o SNS e professores chapéu
Obras destas são necessárias pois atraem investimento com tgv ligado as docas de sines e matosinhos entram produtos para a europa se a exonomia cresce também ha mais dinheiro para saude e ensino. Deixem de criticar, o povo de empregados de mesa so critica com o palito nos dentes mas nunca irao lado nenhum
NINGUEM TRANSPORTA MERCADORIAS EM TGV… Só pessoas.
O SNS tive aumento de orçamento para o dobro nos últimos anos, se está pior não é por falta de fundos mas por má gestão. Os professores não têm direito a nada nem tão pouco merecem qualquer regalia adicional, qualquer governo que lhes devolva o tempo de congelamento das carreiras está a dar um tiro no pé.
Um comboio de alta velocidade capta investimento e tem em ideia pagar-se a si próprio ao longo de alguns anos, o plano não é ser um poço sem fundo onde vão parar os nossos impostos como o SNS e o ensino.
O SNS é um claro exemplo de fraca gestão. Hospitais privados que foram comprados para o sector público passaram a dar prejuízo, com os mesmos funcionários. Interessante, no mínimo.
Interessante foi ver os doentes que dão despesa serem transferidos após 10 minutos de consulta médica quando os mesmos estavam em regime privado…e transferidos para onde? Para o público está claro =) Alguem que pague os Tratamentos altamente despendiosos que nós temos de cumprir metas.
Para um país de dimensão reduzida como o nosso, isto não é necessário.
O que se passa aqui é simples, isto vai ser um banquete para as empresas dos amigos.
A holanda e a belgica sao mais pequenas e tem tgv. So sabem criticar, povo ridiculo
Façam o mesmo mas liguem-no a Espanha, Lisboa Porto é inútil
Ridículo é andarmos a brincar aos ricos e não termos dinheiro para pagar aos policias, aos médicos e a tantas outras classes dependentes do estado. Ridículo é termos as escolas sem aquecimento, etc, etc, etc.
E os países nórdicos são maiores e praticamente não têm nada de alta velocidade . Aliás a Suécia desistiu este ano dos projectos de alta velocidade . A Finlandia e a Noruega tem pequenas extensões . São pobrezinhos, coitados . No máximo a maioria dos comboios não passa dos 200km/h.
https://www.railjournal.com/passenger/high-speed/sweden-abandons-high-speed-programme/
Realista, vc de realista tem muito pouco.
A Holanda e a Bélgica são colossos industriais, principalmente a Holanda.
Infelizmente não somos assim.
O que serve bem para uns pode não servir para outros, além de que a localização geográfica desses países é central, ao contrário de nós.
Eu não fiz criticas, disse um facto.
Os TGV são para transporte de pessoas. Ou se deslocam ou não se deslocam.
Ê uma vergonha e desgraça coligarem-se para fazerem o disparate do tgv da ue e do ps e psd! Vale mais um tgv de ligeiro a 200km.h do que o monstro do tgv que querem fazer. Os 750 milhoes já davam e sobravam para a UE desenvolver um sistema, mais pequeno em largura e altura e mais leve. Só tem vantagens e daria de imediato rendimento e retorno do investimento. Ainda se vai a tempo, se o povinho pressionar e houver vontae política.
É nessas obras publicas que está o xuxu. Aí são as sobreorçamentações e as suborçamentações com as posteriores e classicas derrapagens orçamentais tudo com muitos desvios pelo meio que é assim que eles enriqueçem. Para além dos ajustes diretos para amigos e familiares e dos concursos viciados com o auxilio prestimoso de grandes escritórios de advogados. Tudo em nome do interesse público e do supremo interesse nacional. ( Copiado de outro comentador)
Não está em causa uma nova linha, mas sim qual e com quê. O tgv do ps e psd é só custos e problemas. Um tgv ligeiro, com a altura e largura de um automóvel, só teria vantagens. Será inovador , mais económico, mais actualizável, mais modular, mais personalizável, mais actualizável, mais flexivel, com mais horários, com mais origens e destinos, mais ecológico, etc… E pode ser desenvolvido em 10 ou menos anos. Écaso para se dizer, há que pensar diferente e melhor.
“um tgv ligeiro, com a altura e largura de um automóvel” – é um automóvel elétrico 😉
É um bom investimento. Não só aquelas linhas, mas ligar as capitais e o interior. Quanto mais comboio, menos custos, poluição, voos domésticos de avião e carreiras expresso. Maior mobilidade dentro do território, menor desertificação e desenvolvimento económico e social. Os do contra são os tópicos velhos do Restelo que gostavam de um Portugal à imagem de uma Coreia do Norte ou Cuba parada no tempo. Sempre que existe algo, vêm para as redes sociais apontar como negativo. Quando não há vêm na mesma fazer queixinhas. Dizem que não se faz nada, não existe investimento público, demoram décadas, etc. Que asco de tío.
A demanda por transporte de alta velocidade em Portugal é estimada em 14-16 milhões de passageiros por ano para a nova Linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Governo 12. A Linha do Norte, por outro lado, tem entre 6-8 milhões de passageiros anuais 2. No entanto, a construção de um comboio de alta velocidade (TGV) pode ter impactos ambientais significativos, como a destruição de habitats naturais e a emissão de gases de efeito estufa.
Falta a ligação Lisboa-Algarve e está todo o Portugal civilizado ligado em linha férrea de alta velocidade, porque todo o resto do país é paisagem e não interessa para nada… Mais vale tornar isto a que chamamos país num parque gigante de diversões porque só servimos para isto e para organizar festas…
Há muito que vou fazer trabalhos a vila Real St António, levo metade do dia em deslocação porque não investiram em infraestruturas, do centro do país para sul parece que é paisagem, quanto mais para o interior pior, por isso, é que isto me faz confusão, as prioridades neste país, um comboio de altavelocidade fazia sentido Há 30 anos, hoje com a evolução, há muito que há outras prioridades.
Lisboa-Algarve enchia no verão, tal como acontece nos atuais comboios rápidos. E nos outros meses? O TGV é para ligar localidades afastadas com um grande fluxo de passageiros – durante todo o ano.
1 hora! Não obrigado, estava à espera algo tipo 15 min, 1 hora ainda não estou interessado, demasiado tempo. Não tenho paxorra para estar enfiado num TGV 1 hora.
O melhor é nem saíres da cama.
Escusam de se preocupar: o TGV NUNCA vai avançar. Foi só para sacar os milhões à UE e distribuir por novos estudos, acessorias, projetos e alternativas, entre as quais o compadrio, os amigalhaços, os sobrinhos, os filhos bastardos e a cambada que popula a politica portuguesa. Tranquilos, tranquilos. Portugal não progride, rasteja…
Precisas de um projecto desta envergadura para poderes dar trabalho aos brasileiros, indianos, paquistaneses, etc que entram em Portugal. Sim porque o Zé tuga não quer andar a vergar a mola a construir linha ferrea.
Desperdício de dinheiro. Cada vez menos as pessoas tem que se deslocar, começa a ser tudo virtual, vamos estoirar milhares de milhões para os turistas passearem do Porto a Lisboa e o resto do país esquecido, algumas linhas ainda nem eletrificadas estão.
Mas…
O Alfa Pendular é um comboio mais avançado que o TGV, olhando para a questão técnica.. e permite velocidades maximas de 350Km/h.
O que nós precisamos é de linhas nas quais seja possiveis por alfa pendulares a essas velocidades..
Do meu ponto de vista, deveria se melhorar a linha actual, para puder circular a 300-350Km/h, e implementar uma para o algarve.
Essa sim teria que ser uma nova..
Poupariamos muito dinheiro, que puderia ser utilizado em coisas uteis.