Limite de velocidade na A25 passou de 120 para 100 km/h?
Esta semana, quase de forma surpreendente, debateu-se a redução de limite de velocidade na A25 que passou de 120 para 100 km/h. Mas afinal o que se passa?
Segundo notícias recentes do ACP, o limite de velocidade na autoestrada A25 em Portugal foi reduzido de 120 km/h para 100 km/h em todos os lanços e sublanços. A medida está a ser contestada intensamente pelos autarcas da Região de Aveiro.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) afirma que não foi previamente informada sobre a mudança.
As notícias referem que “recentemente” ou “últimos dias” passou a existir esta mudança, mas, na verdade não há confirmação pública de decreto ou despacho que fixe a data precisa.
Estado atual da A25 - Limites a 100 km/h
A limitação de 100 km/h na A25 já existem em vários troços.
- Entre Guarda e Celorico da Beira: quase sempre limitado a 100 km/h, com apenas um pequeno troço a 120 km/h.
- Depois de Celorico: volta rapidamente aos 100 km/h até entrar no distrito de Viseu, onde o limite estabiliza nos 120 km/h.
- Pontos específicos: ponte do Côa, subida da Ribeira das Cabras e algumas curvas sinalizadas com 100 km/h, mesmo que a geometria da via pareça permitir mais.
Segundo as notícias, aparentemente as mudanças só irão acontecer na região de Aveiro, apesar de alguns meios referirem que em todos os lanços e sublanços da A25 serão abrangidos.






















passa-se que o que precisa de ser feito não o é, o problema não são os 120 km/h
são os alienados que passam alargamento o limite a fazer manobras de pista,o pessoal do costume claro da charutada alemã fumarenta.
falo com conhecimento de causa porque faço essa auto-estrada muitas vezes, e esse pilotos de bancada causam perigo muitas das vezes.
Exacto, a estrada é boa e divertida de se fazer, tirando no inverno que ganha gelo em determinados troços, não vejo necessidade para limitação da velocidade
Verdade.
Então se for charutada alemã de 2.0 para cima, eles andam mesmo que se fartam 😉
Não percebi a razão da alteração agora efectuada, uma vez que as estradas não são novas.
Questão ambiental? Segurança rodoviária? Outra?
Questão ambiental não é de certeza. A descer não é possível cumprir o limite de 100 ,sem meter travões. Pára subir, se antes da subida não aceleras para ganhar uma boa embalagem, vais abafar a meio e reduzir para uma mudança mais abaixo.
Reduzir uma mudança numa AE a 100km/h? Só se for alguém que não saiba conduzir, o que infelizmente são imensas pessoas.
Há muito que as estradas portuguesas deviam ter lombas de meio metro de altura de 5 em 5 metros. Para lá se caminha.
Enquanto cada vez mais países da Europa promovem os 150 , em PT é cada vez mais disto. Rumo à consolidação de um país a 2 velocidades. Devagar e devagarinho.
Ainda não vi essa promoção.. devo precisar de cartão continente
Exemplos:
Espanha
https://euroweeklynews.com/2025/04/23/spains-new-150km-h-ai-smart-motorway-system-what-you-need-to-know/
Chéquia
https://brusselssignal.eu/2025/08/czechia-raises-motorway-speed-limit-to-150kph/
Calma, isso são dois projectos piloto em trocos reduzidos.
Se for assim cá em PT na estamos mais avançados, na Madeira existem sinais de velocidade variável com piso seco, no continente não há multas abaixo dos 150 km/h, bem melhor que qualquer piloto
Há multas abaixo dos 150. Simplesmente não te tiram pontos da carta.
A sério que depois vai deixar-se controlar por uma AI para atingir uma velocidade mais alta ? Heresia. Looooool
De 150 não há nenhum. Há alguns com limite geral a 130 e um único sem limitação de velocidade, mas só em alguns troços e a certas horas. E mesmo aí o que há mais são os 150 metros/hora ou menos de para-arranca.
Tu não percebes ???
O pessoal não gosta de andar de vagar ou a passo de lesma :-)
Assim a polícia pode passar mais multas e o estado arrecadar mais.
Acho muito bem. 100 km/h já é uma boa velocidade, só os/as doidos/as é que querem andar aí sempre com o pé a fundo.
Tens de largar a carroça
:-)
:-)
:-)
:-)
:-)
Sai da cidade e abre os horizontes.
A seguir vem os radares… Para compensar a receita perdida nos pórticos.
Isso é certinho.
Os pórticos basta mudar o governo e a vontade política
Provavelmente esse é o grande objetivo desta redução para os 100 km/h…
Para quê gastar dinheiro em radares se têm que chegue e sobre onde multar ?
Já lá estão os radares, passam de 120 para 100 e leva logo foto de recordação e 120€ mais leve, pensando bem, se calhar até é melhor assim que a gente mete 120 no CC e depois vai distraído a conversar e pumba, já foste! Agora mete-se 100 e não temos de nos preocupar… demora mais um bocadinho, temos de sair mais cedo.
Como sempre é tudo feito à vontade do freguês , as regras são feitas a balda .
Se o limite é 100 kmh , deviam baixar o preço, porque a razão só pode ser a segurança e nesse caso não é autoestrada .
Mas neste país é só asneiras , feitas por gente culta .
Então mais valia fazerem um preço variável por velocidade, quem andasse a 200 km/h pagava metade porque ocupava a AE só metade do tempo
Baixar custos onde não existem.? Os pórticos foram desativados na A25 no início do ano
Utilizo esta autoestrada todos os dias da semana entre Viseu e Aveiro e posso confirmar que esta alteração ocorreu algures em Julho e para já ocorreu no troco entre Albergaria a Velha e Aveiro que inclui a parte que ainda possui pórticos.
Efetivamente desconheço o motivo para esta alteração mas não é novidade nenhuma que esta autoestrada é uma das mais perigosas e com um traçado que por ter sido em certa parte aproveitado do antigo IP5 tem zonas e perfis que ao pequeno descuido leva a situações complicadas.
Já perdi a conta à quantidade de acidentes que vi e são imensas as mortes registadas todos os anos.
E vamos lá pensar um pouco. Será que circular a 100km/h ou a 120km/h faz assim tanta diferença? Se fizermos umas pequenas contas, vemos que num percurso de 50km estamos a falar de uma diferença de cerca de 5 minutos e num de 100km são 10 minutos de diferença. Por isso, será que vale a pena colocar-nos em risco ou aos outros por 10 minutos?
Na minha opinião não mas isto vai depender da cultura e consciência de segurança de cada um.
“…Na minha opinião não mas isto vai depender da cultura e consciência de segurança de cada um. …”
Estás enganado. A segurança piora com estas restrições à velocidade porque agultina o trânsito. Pensa que já não podes fugir legalmente de um camião com facilidade. Pensa que não é por acaso que Portugal, que é o único que anda com estas manias, denota a cada ano que passa maior dificuldade em sair da cauda da UE no que concerne a mortos e feridos graves na estrada.
Mas já sabemos que nada tem a ver com isso, há muitos países com troços de ae a menor velocidade, o problema é claramente o Tuga, não sabe e pensa que sabe conduzir.
Você é o belo exemplo disso só pela sua descrição, porque havia de fugir de um camião ? O camião é perigoso ? Em teoria ele é menos perigoso que você, já que tem formação para conduzir o veículo que conduz, e além disso é também mais controlado.
As vezes…. mas só as vezes. Tu não pensas pois não? Porque será que ele necessita fugir do camião? Mas porque? Larga o autopilot, conduz durante uns dias e verás. Vou te dar uma dica pequenina. Conduz por trás dele, especialmente em dias de chão molhado. Consegues lá chegar?
Não, por acaso penso sempre.
Estou a aguardar que ele responda, duvido que camião lhe queira fazer mal.
O autopilot não foge de camiões, mais ainda ? já hoje fiz mais de 300 kms.
E alguém está a dizer para conduzir atrás dele ?
Vc deve ter conduzido 300 kms mas foi na PlayStation. Esse tipo de comentários apenas denota que não pesca nada do assunto.
A questão das ultrapassagens com uma diferença de apenas 10 km/h entre ligeiros e pesados torna a manobra demorada, o que aumenta o tempo de exposição ao risco. Perigosa especialmente em troços com curvas ou tráfego intenso. Frustrante, para quem respeita as regras mas vê a fluidez da condução comprometida.
A ironia? Em vez de melhorar a segurança, pode estar a criar mais situações de risco. E como disse ultrapassar um camião nessas condições é quase estar a pedir para levar com o contentor em cima.
Não é por acaso a forte contestação em torno da medida que é uma parvoíce sem pés nem cabeça.
A PlayStation não mostra aquela imagem, consegue dizer que jogo é aquele ?
Você é que denota que não pesca nada disto, porque até são os camionistas a afirmar que os carros é que são perigosos.
Sim realmente na ae existem muitas curvas e tráfego muito intenso, realmente é verdade. Looooll
Então voltou a confirmar que não sabe conduzir e o camião é que é perigoso, só falta dizer que ele nem se consegue manter na faixa de rodagem com você a passa-lo a 10 kmh acima da velocidade, se passar a 30 kmh já é menos perigoso, ora bolas, lá se vai o argumento que o que provoca acidentes são as grandes diferenças de velocidade, afinal como ficamos ?
A forte contestação da medida e com razão, eu também não concordo, ou é uma ae ou não, se não pode ter a velocidade de ae então tirem-lhe essa categoria.
VC deve pensar que é só por acaso q existem diversos limites de velocidade consoante o peso dos veículos.
Aproximar os limites para todo o tipo de veículos só pode dar merd@. É o que está implícito desde o 1⁰ post. Nem sei pq veio tirar despique.
Mas só pode dar merda porquê?
Onde está a justificação de que as velocidades diferentes é que causavam acidentes ?
As ultrapassagens são para ser efectuadas o mais rapidamente possível. Aprende-se na escola.
Se for um camião a regra ainda ganha mais pertinência.
Com esta limitação de 100numa AE de ≈200 kms de extensão, sem limitar os camiões na mesma proporção, nunca vai conseguir cumprir essa regra de condução segura sem infringir os limites.
Ao infringir os limites recebe o bilhete. É certinho como o aço q o nr de radares vai aumentar nessa via. Os exemplos já são vários, vimos esse filme várias x’s. Baixam os limites e o nr de radares aumenta. A procura por receita à custa da segurança de cada um é insaciável.
Por isso PT está na cauda da Europa no que à sinistralidade diz respeito. Não tem muito q saber.
Então mas afinal onde está agora a desculpa que a diferença de velocidades é que causa acidentes ?
Já agora, não existe nada no código a dizer que a ultrapassagem deve ser feita o mais rápido possível.
Os elétriCUS circulam a 60 km/h para não ficar sem bateria.
Outra mentira há secalharya, tinha de vir o preconceito do costume.
Se esses conduzem a 60, os outros andam a quê? 40 ?
Mordes todas LOLOL
Não, só algumas.
Sim, pode ser um plano do terrível lobby climático para demonstrar que afinal os elektros também podem ser usados sem restrições nas AE. looolooolool
Uauuu, que conclusão brilhante, depois são os outros que são fanáticos.
Nada a ver com fanatismo. É a mais pura das realidades .
Então mostre lá a justificação ?
A 150 kmh baterias de 82 kWh só fazem 153 kms.
É só parvo viajar de elektro.
Ou julga q o terrível lobby climático não tem estes dados e q não fazem de tudo para branquear a situação?
Lá está você a mentir, não é a 150 kmh, é a uma média de 152 kmh, que é bem diferente.
Mas é só parvo porquê? Não entendi.
Branquear o quê?
Já agora, continuamos à espera de um relato de consumo de um diesel a fazer media de 150 kmh, para ver se também é parvo ou não.
As placas lá estão há umas semanas mas o pagamento (roubo) das portagens é imutável.
Zona de acidentes?NÃO!Em que permissas se teriam baseado para tão estúpida medida num período em que se fala no dispêndio de largas centenas de milhões de euros para economizar uns minutos entre Lisboa e Porto.
Haja decência e um pouco de mioleira da parte dos técnicos?
Ainda na semana passada fiz a A25 em 120kmh cruise control (0 trânsito). Não sei sinceramente como a percepção varia tanto de pessoa para pessoa, para mim essa viagem foi penosa de tão lenta que foi (os carros atuais são demasiado estáveis e confortáveis nessas velocidades), para outros essa mesma velocidade é equivalente a estar numa pista de corrida em que o carro despista-se a qualquer instante. Enfim.
Despista-se a qualquer instante LOOOOL
Quando passares por acidentes começa a relacionar o estado do carro à sua “estabilidade” e talvez tenhas uma surpresa.
Os teus argumentos acabam por se contradizer.. pois se há tal discrepância entre viaturas a bitola terão sempre de ser as mais fracas. Lá porque tens um bugatti ninguém é obrigado a saber ler pelo retrovisor que vens a 300kmh.
O que dizes também é contraditorio, na mesma velocidade há maior probabilidade de mortes num veiculo antigo do que num recente (bem como os danos no veiculo são muito diferentes pela construção do mesmo).
Nessa logica, todos os veiculos deveriam ser permitidos e a velocidade maxima do país ser 60 kmh.
Hiperbole entendo mas sou aquele que aceita melhor radares e limites de 150kmh com tolerancia 0 do que limites e radares de 120kmh com bastante tolerancia (que vai dar prox desses 150).
No entanto sugiro uma alteração de velocidade minima. Já o intervalo atual 50-120 é demasiado elevado.
Querem autoestradas mais seguras? É proibir qualquer pessoa com mais de 60 anos ou com um bmw/Mercedes com mais de 20 anos. Limpa-se logo 90% dos idiotas que acham que sabem conduzir ou que são importantes.
A idade não dá para mudar :-)
Mas só temos carros velhos, porque os novos são caros e somos cada vez mais, o país do ordenado mínimo.
Limite de idade maximo para a carta de condução. Uma ideia que defendo a imenso tempo.
Mas nunca irá ser aprovada pelos simples facto que somos um país velho.
Entre Mangualde e Viseu também já tem limite de 100, mas no sentido contrário é 120. Temos o ridículo de numa subida com 3 faixas temos o tal limite de 100, mas no sentido contrário, no mesmo local a descer com 2 faixas, o limite é 120. Ainda não consegui entender o motivo destes limites mais baixos, porque estão em zonas que não são problemáticas em termos de acidentes.
Manda a lógica q deveria ser ao contrário. A descer é sempre mais problemático parar o carro.
Há coisas que não se entendem, realmente só visto.