Lightyear One será primeiro carro elétrico solar de longo alcance
Todos somos testemunhas de uma revolução permanente na atual indústria automóvel. Além das novidades nos veículos elétricos que estão no mercado, são apresentados projetos que arrastam mais a evolução deste segmento. Assim, a Lightyear quer fazer melhor, quer mesmo integrar células solares no carro elétrico.
Esta empresa, com sede em Helmond, Holanda, tem em mãos um projeto que recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Lightyear One será o primeiro carro elétrico solar de longo alcance
A Lightyear anunciou o seu primeiro carro solar de cinco lugares de longo alcance totalmente elétrico. Assim, o Lightyear One será lançado em protótipo no dia 25 de junho em Katwijk, na Holanda.
A empresa orgulha-se de ter angariado 15 milhões de euros para o projeto em menos de dois anos e abriu a sua própria unidade de produção em Helmond.
Espera-se que a produção de baixo volume do Lightyear One comece em 2020. Até ao momento, quase 100 pessoas reservaram o carro deixando os respetivos depósitos.
Caraterísticas do carro elétrico solar
Graças à construção leve e ao formato aerodinâmico, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas) e as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20.000 km anualmente.
Em termos de motor, este não terá um, mas sim 4. Isto porque cada roda tem o seu próprio motor, conseguindo assim uma eventual melhoria na eficiência e ganha também tração às quatro rodas.
Aliás, se recuarmos ao início deste ano, vemos que a marca está alinhada com o desafio da União Europeia. Esta entidade promove projetos para que carros elétricos consigam chegar aos mil quilómetros de autonomia.
Junho teremos a apresentação do carro elétrico solar de longo alcance
Segundo o press release da empresa, no dia 25 de junho, o Lightyear Prototype One será revelado em Katwijk, na Holanda. O protótipo é aguardado ansiosamente por ambientalistas e entusiastas de automóveis, bem como pelas pessoas que já reservaram um Lightyear One.
Preços e disponibilidade
O Lightyear One tem preços a começar nos 119.000 €, excluindo impostos, o que é muito caro.
O plano de produção inclui três versões:
- Signature Edition (primeiros 10, início de 2020) requer um depósito de 119.000 €
- Pioneer Edition (primeiros 100, em 2020) requer depósito de 119.000 €
- Lightyear One (# 101 - # 500, 2021) requer um depósito de 19.000 €
- Lightyear One (de # 501, final de 2021) requer um depósito de 4.000 €
Portanto, estamos perante um carro que não chegará tão cedo ao alcance das massas, mas que se um dia o conceito provar a sua performance, então seguramente o mercado terá um carro que se autossustentará.
Vídeo de apresentação do projeto:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Lightyear
Fonte: Lightyear
Neste artigo: elétricos, Lightyear One, solar
Por esse preço compro 2 teslas ou 3 nissan leaf. Quando alguém inventar algo tipo o Ark Reactor aí o carro será auto sustentável.
Com certeza que não fizeram o carro a pensar em ti. Quem compra o carro tem dinheiro para comprar 100 Tesla ou 300 Nissan
Tendo em conta os preços que não são acessíveis a todas as bolsas, há uma questão que eu entendo que deve ser colocada. Com financiamento da União Europeia estes dinheiros também não provêm dos impostos de todos os cidadãos?
Provavelmente, o estado português financia o uso do gasóleo particular e eu nem uso, portanto, também dos meus impostos.
Investiu em investigação, tal como faz a Tesla endividando-se, depois o proveito poderá será para todos, mais cedo ou mais tarde.
Recebo 600€(tipo salário mínimo) NUNCA terei a oportunidade de comprar um carro destes. Os meus impostos continuam a beneficiar quem mais tem. Para quando um carro elétrico compatível com o meu salário?
Compre um mais barato, acha que com esse ordenado alguma vez pode ter um carro de 100 mil euros?
Eu cá fiz essa sugestão, por 13000€. Comprei em 2ª mão. Só é pena não ter autonomia de 250km, tem apenas 130km, o que me dá para ir ao trabalho, a LX e a casa de familar. O custo de combustível tende para 0 e a comodidade do motor eléctrico é outra, sem IUC e estacionamento à borla onde vivo. Acaba por ser o carro em casa que faz mais km. O outro chasso é para ir de férias e para 2º carro.
Daqui a 2 3 anos já vai ter muita coisa usada a bom preço. Já se encontram Tesla model s a partir dos 30.000€
E achas que com um ordenado de 600€ ele vai conseguir comprar um de 30000??? se ele conseguir ter uma casa propria e chegar ao fim-do-mes com 5€ ja é uma sorte… Como ele sou eu… é comprar um carro velho e esperar que nao avarie…
Eu comprei um por 5000 mil, porque razão tem de ser de 30000 mil?
Aliás, de 5 mil e 30 mil, respectivamente.
tal como tu eu só me vejo com uma trotinete eletrica e ja vais com sorte… e tens de esperar pelo subsidio de natal…
A história é sempre a mesma, não têm dinheiro para um veículo eléctrico, mas para o entregarem à galp e outras e queimarem literalmente o que receberam em troca, para isso já têm.. oh povo complicado…..
Com um vencimento de até 654 € não pagas impostos diretos.
Para quando o fim destas máfias de projeto H2020 e as outras todas que só servem para roubar dinheiro ao contribuinte e canalizá-lo para uns e outros seres especiais… essencialmente a empresários/empresas já de renome e professores de universidades ?
Fim à máfia
Meu caro, se não houvesse investimento em desenvolvimento, ainda hoje vivíamos nas cavernas.
É uma pena termos sustentado os magnatas do crude, deixando nosso planeta no estado que está! Oco no seu interior
O lebre chegou a meta e a tartaruga também