Joby mais perto de colocar no ar os seus táxis elétricos para serviço comercial de passageiros
Se pensar numa cidade do futuro (de forma otimista), vê-la-á com carros voadores. Apesar de ainda não ser uma realidade, há empresas a trabalhar nesse sentido: a Joby Aviation está mais perto de ver os seus táxis elétricos (eVTOL) para o serviço comercial de passageiros no ar.
A Joby Aviation, uma empresa que desenvolve táxis aéreos elétricos para o serviço comercial de passageiros, anunciou que concluiu com êxito o seu programa de testes de voo de protótipos de pré-produção.
Agora, a empresa revelou estar focada na fase seguinte de testes de voo, durante a qual utilizará os seus protótipos de aeronaves de produção para se preparar para os próximos testes de voo, que servirão para acreditação.
A Joby começou a voar em aeronaves protótipo de pré-produção em escala real há mais de quatro anos, e as duas aeronaves de pré-produção da empresa completaram posteriormente mais de 1500 voos, abrangendo uma distância total de mais de 33.000 milhas, incluindo mais de 100 voos com um piloto a bordo.
Escreveu a empresa, num comunicado recente, recordando que a segunda aeronave de pré-produção completou os primeiros voos de exibição de táxi aéreo elétrico na cidade de Nova Iorque, quando voou do Heliporto do Centro de Manhattan sobre o rio Hudson, em novembro de 2023.
Ao longo deste programa de testes, a nossa equipa mostrou ao mundo como os táxis aéreos elétricos são reais, com dezenas de milhares de milhas voadas usando a tecnologia de bateria atual.
Os nossos aviões de pré-produção foram a segunda geração à escala real do projeto Joby, e o seu desempenho cumpriu ou excedeu as nossas previsões ao longo do programa, atingindo com sucesso os nossos objetivos de alcance máximo, velocidade e uma pegada acústica revolucionária.
O fundador e diretor-executivo da Joby, JoeBen Bevirt, partilhou que "a conclusão bem-sucedida deste rigoroso programa de testes permitiu-nos avançar para a produção em escala com total confiança, a segunda das quais saiu da nossa linha de produção em Marina, Califórnia, no início desta semana".
Segundo o executivo, o conhecimento que os testes entregaram à Joby permitir-lhe-á melhorar a sua proposta de táxi aéreo, tendo validado o desempenho, a segurança e a acústica do projeto, enquanto fornecia informações sobre as operações e manutenção diárias.
Nos últimos quatro anos, testámos e estudámos exaustivamente a nossa aeronave em voo, desde a aterragem de precisão e o outwash até aos fatores humanos.
Realizámos frequentemente vários voos por dia, demonstrando a nossa capacidade de voar numa grande variedade de condições meteorológicas e operacionais. Como resultado, temos a equipa de testes de voo eVTOL mais experiente e profissional do mundo, e estou orgulhoso de fazer parte deste programa.
Afirmou James Denham, piloto-chefe de testes da Joby Aviation.
Recorde:
Não se esqueçam de ensinar aos vossos filhos, antes de atravessar a estrada olhar primeiro para a esquerda, depois para a direita, olhar para cima e só depois atravessar em segurança 🙂
Sim, sim…eu é que me vou meter nestes veículos.
Deixa lá, não terás dinheiro para andar num 🙂
O que eu tenho ou não, só eu é que sei.
Não era nenhum ataque pessoal mas porque vai ser um balúrdio.
Não o considerei, mas insisto na resposta…
Há cada gajo…
Há decadas que existe Servico de taxis com helicóptero.
Em termos de servico não é nada de novo, isto é somente uma opcão mais compacta e mais silenciosa
So o espaco que isto ocupa para levar apenas 1 ou 2 pessoas lol, mais vale apostarem em maglevs. Lisboa a braganca em meia hora isso sim…tirava as pessoas dos centros litorais e povoava o interior
Estás a misturar alhos com bugalhos
Investimento gigante so na estrutura do Maglev para depois poder ser interrompido por protestos ou catástrofes naturais. Muito melhor algo que esteja distribuido . A longo prazo é muito menos vulnerável e barato.