PplWare Mobile

Japão apresentou um submarino diferente de tudo o que já vimos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Inculto says:

    Os melhores são os Portugueses… Ninguém os vê… 🙂

    • ZOrd_Z says:

      Top. Sempre em todo o lado, mas sempre ao lado.

    • Pedro says:

      😀
      Melhor comentário de hoje, sem dúvida, falamos portanto das luvas brancas do Portas.
      A Grécia já perdeu uns quantos, por causa das baterias… em tempo de paz.

      O Japão, supostamente não se pode armar, a mesma coisa para a Italia e Alemanha.
      Falo do artigo 53 das nações unidas, mas a ver vamos como evolui isto tudo.
      Pois a Lei ainda é válida, não sei é se lhe vão dar validade ou não.

      • AlexS says:

        É preciso não saber do que se fala. O artigo 53 não diz nada sobre armamento. E a partir do momento em que a ONU aceitou os antigos paísesdo Eixo deixou de ser válido.
        Sempre que há artigos sobre guerra a qualidade do pplw e dos comentários caem a pique.

        • Julio says:

          A lei ainda é válida claro!
          É um dos pilares da Lei Internacional.

          Qualquer País lhes pode declarar guerra, depois de forma legal.
          Esse artigo não existe por acaso, ele existe porque ha um conjunto de Nações, que são uma desgraça.
          A Europa está a caminho da III GM, 3 em um século, os actores continuam a ser os mesmos.

          Uns agem como instigadores, outros pela calada planeiam coisas mesmo loucas.
          Decencia, nada.

      • AlexS says:

        Note-se que isto deve-se á escolha politica/social para a completa ausência de estudo sobre guerra no ensino e no jornalismo.
        È desenho não é acaso.

      • JL says:

        Baterias ou pilhas ? No caso dos portugueses são as pilhas.

    • António says:

      Mentalidade à Cristiano Ronaldo

  2. AlexS says:

    Esta classe não tem nada de revolucionário, é uma mera evolução.

      • AlexS says:

        Sim a classe Tagei é uma evolução dos Soryu. O uso de baterias de Lítio ja´ tinha sido iniciado nos Soryu. E só comparar os 2. O desenho é quase semelhante. Revolução foi quando apareceu o primeiro com sistema AIP (Suecos), poderá dizer-se que o lemes de governo em X (Suecos e Holandeses) – como aliás se vê na foto- ou a substituição (mas ainda em uso por muitos) do helice pelo “pump jet”(UK) , etc.

        • Vítor M. says:

          Ora bem, o teu comentário está, no essencial, correto, mas convém fazer algumas precisões técnicas. E é aí que nada tem a ver com “uma mesa atualização”.

          Se não vejamos, a classe Taigei é efetivamente uma evolução direta da Soryu, mantendo o mesmo conceito base e um desenho muito semelhante. A grande diferença está na maturidade do sistema: sensores mais modernos, maior automação e uma gestão energética otimizada. A introdução de baterias de iões de lítio começou nos últimos Soryu e foi consolidada na Taigei, substituindo o AIP clássico. Chegamos a falar disto aqui no pplware.

          Também é correto dizer que a verdadeira revolução nos submarinos convencionais surgiu com o AIP, inicialmente desenvolvido pelos suecos, ao permitir longos períodos submersos sem recurso ao snorkel. Da mesma forma, o leme em X, adotado por suecos e holandeses, trouxe ganhos claros em manobrabilidade e segurança, tal como o pump jet, introduzido pelos britânicos, representou um avanço relevante na redução de ruído, embora não tenha substituído totalmente a hélice tradicional.

          Em suma, a Taigei não é uma rutura tecnológica, mas sim a evolução natural de soluções já testadas. As grandes mudanças vieram antes, com o AIP, o leme em X e, mais recentemente, a adoção operacional de baterias de lítio. E estas são alterações que fazem toda a diferença.

  3. Valter Antunes says:

    Ainda longe das capacidades dos novos submarinos nucleares da Rússia… basicamente invisíveis, mesmo estando ao lado do radar.

  4. Incognito says:

    Este submarino é feito á medida do Japão e das suas aguas ….nao foi feito para atacar longe de casa , foi feito para defender o país ..em estreitos é o melhor de todos , quando os outros derem por ele nesse tipo de aguas ele já não está lá ….A china se quiser atacar por mar tem de passar por ali , e este submarino japonês destrói á passagem ……nem a China nem os USA , nem a Russia têm algo semelhante . Muito bem pensado e um submarino indetectavel em aguas estreitas e pouco profundas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.