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IUC deverá aumentar já em 2024! Saiba se será afetado…

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Urtencio says:

    Obrigado Costa!! ” como forma de compensar os descontos nas portagens.” que por sua vez portagens que deveriam ser de borla. (SCUT)
    Tenho um carro com mais de 16 anos por gosto só pode, e vivo no interior por azar também!! conclusão vou ficar igual tiraram dum lado aplicaram do outro…
    epá vão marrar com o TGV!! é só impostos impostos impostos impostos..

    • Zé Fonseca A. says:

      igual ? cheira-me que vais ficar pior, e daqui a 1 ano as ex-scut voltam a aumentar.. lol.. continuem a votar esquerda

      • Mário says:

        @Zé Fonseca A. Chamar “esquerda” ao Costa… ele é tudo menos de Esquerda.
        Talvez queira a direita a desculpar os aumentos das portagens com “é o mercado a funcionar”.
        meta-os lá e depois diga ah tá tudo tão caro… pois meu amigo, n se pode interferir no mercado liberal porque ele tem de funcionar, nem que se compre 1 parafuso por 1 centimo e se venda por 100000€

        • Zé Fonseca A. says:

          Não se precisa de interferir, precisa de se investir para potenciar o poder de compra, não devia importar o preço dos bens e dos serviços se estivessem ao alcance de todos, liberalismo é isso mesmo

      • AlexS says:

        Precisamente, e este é o resultado das coisas “gratuitas” e dos “descontos”

  2. R. says:

    Este imposto já não aumentou para reduzir o preço dos carros?
    Será que vamos ter portagens ao mesmo preço ou mais caras assim como o IUC?

  3. Miguel A. says:

    O iuc foi aumentado em 2007 pelo Sócrates por causa das scuts serem gratuitas. Deixaram de ser gratuitas e o iuc ficou alto na mesma. Agora para compensar a redução, aumentam ainda mais o iuc. A falta de memória deste povo levou-nos a isto, um dos países mais pobres da Europa….

    • Zé Fonseca A. says:

      para daqui por 1 ano a redução terminar, e assim é o socialismo, continuem a votar à esquerda

      • Mário says:

        Liberalismo meu amigo!
        Quando perceber o que é o liberalismo em que é tudo menos estado… mas quando as empresas tiverem a falir, o estado entra com dinheiro, é este o ideal de liberalismo.
        Ou simplificadamente, os subsídios mudam de foco, em vez de serem focados nas pessoas, são focados nas empresas (Ex. fundos europeus, beneficios fiscais etc)

        • Zé Fonseca A. says:

          Isso é comunismo ou socialismo, não sabes o que é liberalismo, olha para os USA são os maiores liberais

        • João Corvo says:

          Veja o caso da liberalização do mercado ferroviário em Espanha e como os preços diminuíram com a entrada de novos operadores. E depois compare com a nossa CP pública.

  4. Realista says:

    Isto é preocupante, porque se estão a atacar os carros anteriores a 2007 qualquer dia retiram a isenção dos 100% elétricos…

    • Ever says:

      Mas tu duvidas que os elétricos vão continuar isentos, espera e verás…

    • cK says:

      Isso é uma questão de tempo…

    • k says:

      Claro que vão. Eles metem impostos sob os pretextos que quiserem mas na sua essência é para ir buscar dinheiro. Achavas mesmo que quando a maioria dos carros forem elétricos o IUC ia simplemente acabar?

    • says:

      os carros a pilhas serão eventualmente taxados, como é lógico, ou achas que o Estado depois de 2035 vai perder o rendimento do IUC? Essa taxa será provavelmente pelo peso (que é uma boa desculpa, já que deve influenciar o desgaste das estradas)

      • JL says:

        Não existem cá carros a pilhas para taxar, como vão taxar ?

        Desgasta as estradas como ? então e as motas que pesam 1/10 a menos que os carros e pagam (algumas) até mais IUC ?

        • João Corvo says:

          Eles vão arranjar uma fórmula qualquer de taxação. Ou por peso, ou por capacidade da bateria ou por outra coisa. Nisso eles são peritos

          • JL says:

            Se for por peso, o que não faltam são a combustão bem mais pesados que os eléctricos, la ficam os a combustão piores na mesma.

          • Yamahia says:

            Para o segmento semelhante, os elektros pesam sempre mais entre 300 e 600 kgs.
            Certos parques em silo no UK proibiram a subida de elektros aos pisos superiores.

          • JL says:

            Errado, já vimos isso várias vezes, e não. Nalguns casos até os a combustão pesam mais, não se lembra do ultimo exemplo que coloquei aqui ? não sei porque anda sempre com sensacionalismos.

          • Yamahia says:

            Vc comparou o Tesla com um BMW híbrido a gasolina.
            Tem que escolher um puro a gasolina.

          • JL says:

            Eu comparei aquilo que se pode comparar , não vou comparar um burro com um cavalo.

          • Yamahia says:

            Tenha juízo, nem que venha o Plaid que que perde com um Clio como já vimos.
            Essas tretas só andam a direito e é por causa do peso.
            Tem que ir buscar o BM a gasolina e meter os 2 na serra de Sintra ou da Estrela e vai ver a coça que leva.
            Ainda pra mais estes novos não passam dos 200. Já nem nas rectas da A6 se safavam looolooolool

          • JL says:

            Mas compra carro a pensar em corridas ? Então porque comprou um a diesel ?

            Perdeu ? Não vi corrida ou prova alguma entre um clio é um plaid, senão tambem vi Ferraris e porsches a perderem para o clio, só que não……

          • Yamahia says:

            Fdx já lhe expliquei. Simplesmente o diesel funciona naquilo que se propõe. Alcance!!! São mais aprox 600 kms face ao gasosas que mantenho pq adoro. Ainda assim alcança mais q qq elektro. ♡

          • JL says:

            E o eléctrico também, qual não lhe funcionou ?

            Que me interessa o alcance ? Para fazer como muitos? Faz 1000 kms mas só abasteço com 20 ou 30 euros.

            Ainda gostava de saber qual é o a combustão que cumpre aquilo que o fabricante diz.

          • Yamahia says:

            “Ainda gostava de saber qual é o a combustão que cumpre aquilo que o fabricante diz.”
            Isso com a moda do WLTP é mais uma evidência nos elektros! Idealizado para médias de 40 kms. Só rir.

          • JL says:

            Nos a combustão é igual, o ciclo é o mesmo.

        • PorcoDoPunjab says:

          JL, imagine que eu sou primeiro ministro e decido taxar os veículos eléctricos.
          Vc vai fazer o quê?
          Vai pagar e mais nada ou então leva com uma penhora.
          Está satisfeito ou precisa de mais explicações?
          Quer um motivo para espetar com a taxa?
          Digo-lhe já aqui um ou dois.
          Destrói o ambiente, a exploração do lítio.
          As baterias depois não são recicladas totalmente e haverá sempre poluição para a natureza.
          Mas eu vou dar-lhe o melhor motivo, vai pagar porque eu ( 1º ministro), posso e mando.
          Gosta mais assim?
          Não gosta? Emigre….

          Olhe, eu vou dizer-lhe isto o mais sinceramente possível, sem lhe querer faltar ao respeito, até porque trato todos com a devida consideração.
          Pensar sequer, que o estado prescinde dos impostos arrecadados pelos automóveis, só porque passaram a ser EV, é de uma ingenuidade que nunca vi igual e olhe que já ando por aqui há quase 60 anos…Já vi muita coisa, garanto-lhe.

          Ainda para mais, estando num país de gatunos e incompetentes, até me arrisco a dizer que quando houverem EV em número que faça mossa, irão pagar mais impostos que os a combustão.
          Veremos quem tem razão…

          • JL says:

            Mas onde disse que não vão taxar ? eu só disse que não existem cá carros a pilhas para taxas, mas não sabem ler ?

            Pensa demais e acha demais, deve consultar o orçamento de estado para saber onde são aplicados os impostos, talvez assim perdesse menos tempos com achismos.

            Mas quem falou em EV ? não estou a perceber, falaram foi em carros a pilhas, que apesar de também serem EV, não são os que cá temos à venda.

            É isso é, até vou vender já os meus eléctricos porque você “acha” que depois de os incentivar vão dar meia volta, provavelmente até “acha” que depois vão isentar os a combustão e taxar os eléctricos. LOOOOL

    • DR1V3R says:

      Nao estava nada a espera…

    • Yamahia says:

      Para 2024 o escalão até agora isento, aprox 50000+IVA vai passar a pagar a contribuição autónoma. É só o principio.
      Suspeito que as empresas vão comprar muitos elektros nos meses que restam de 2023.

  5. David Guerreiro says:

    Quer dizer, baixa-se o preço de portagens que só afeta quem por lá passa, para aumentar o IUC aos automóveis todos, mesmo que não usem portagens… Porreira pah. E vai logo aumentar nos carros mais antigos, que é de quem tem menos poder de compra. Normalmente quem anda com um carro de 20 anos não é propriamente porque gosta, mas sim porque não lhe é fácil adquirir um carro mais recente.

    • Aves says:

      As portagens, onde baixaram, diminuíram 30%. O IUC vai aumentar não se sabe quanto. Estou em crer que quem beneficiar com regularidade da baixa de portagens há de ser bastante superior à subida do IUC.
      Quanto à subida do IUC ser para compensar a baixa das portagens parece-me que são bocas. O IUC, pago por todos, sobe sempre todos os anos para aumentar a receita dos municípios. Se o IUC subir mais nos carros antigos há de ser com fundamento na maior poluição que causam.

      • ifm says:

        Mais uma gerigonça, carrega Ze.

        Querem refeiçoes de borla??
        Agora pagam todos, quem usa e quem não usa, é como no hotel, a televisão esta la, uses ou não pagaaa.

      • Vitolas says:

        “Se o IUC subir mais nos carros antigos há de ser com fundamento na maior poluição que causam.”

        Deve ser por causa disso que o mesmo carro que seja de 06/2007 paga 38.82€ de iuc mas se for de 07/2007 paga 94.19€ deve ter sido mais aqueles dias marotos depois em que foi matriculado que o faz poluir mais.

        “O IUC, pago por todos, sobe sempre todos os anos para aumentar a receita dos municípios.”

        Ainda bem que explicas-te que ninguém se tinha ainda apercebido disso durante todos estes anos, o problema é que o aumento vai ser maior para determinados veículos em função da idade logo não é igual para todos sendo mais penalizador ainda para quem tem carros a gasóleo que já paga taxa extra.

    • Joaocesar says:

      olha um conselho, quando quiseres comprar um novo 1º olha para o motor que equipa o carro e depois vai a net investigar sobre o mesmo vais descobrir muitas surpresas desagradaveis.
      se fores inteligente desistes.

    • Hugo says:

      Depende. Eu podia comprar um carro novo mas prefiro ter um com 20 anos, que não me dá problemas e quando dá sei mais ou menos de que se trata e não tenho surpresas de reparações caríssimas. E sim, gosto do carro e não tenho vergonha nenhuma de andar com ele, antes pelo contrário.

      • Zé Fonseca A. says:

        não tem nada a ver com vergonhas, mas aos dias de hoje não ter carplay, wireless charging, lane assist, adaptitive cruise control, blind spot alert, forward collision warning, AEB, SEA, são só alguns daqueles que já não consigo viver sem, e depois o nice to have o remote start/shutdown.
        é tudo uma questão muitas vezes de segurança e algumas apenas mero conforto, por isso troco de carro a cada 4 anos.

      • Mário says:

        E quando deixares de ter peças para o carro?

        • Hugo says:

          Quando isso acontecer logo verei, é um facto.
          Por enquanto as peças que mais preciso são os filtros e foles de transmissão 😀

          • Yamahia says:

            Não vai acontecer. Basta observar o parque automóvel de Cuba.

          • JL says:

            Uns dão lugar a outros, até que….

          • Yamahia says:

            Há sp forma de dar a volta ao texto. O parque até tem crescido.
            Esses sim. Esses zelam pela sustentabilidade .:P

          • JL says:

            Oh sim, grande sustentabilidade. LOOOOL

          • Yamahia says:

            Bastante mais verdes q qq pais da UE elektra. Ou ainda tem dúvidas?

          • JL says:

            Dúvidas não tenho, até porque não sou achista, e confio nos que entendem do assunto. E também não faço magia.

            Sim sim, nota-se. Loooooool

          • Yamahia says:

            Não é preciso achismos.
            Basta comparar as emissões per capita de Cuba e Noruega e já pode tirar conclusões científicas. Ou prefere ignorar o óbvio?

          • JL says:

            Quer mesmo comparar a produção de petróleo de um e de outro ? Um é só 2.5 % do outro. No entanto Cuba tem mais do dobro da população com apenas 1/7 dos carros.

            Pois é …..

          • Yamahia says:

            Portanto a salvaçao do planeta está na contenção do uso e consumismo. Já percebeu?
            Apesar de não ter wlektros um Cubano polui 3x ,menos que um Norueguês. E ao contrário da Noruega, Cuba nao manda poluir fora.

          • JL says:

            Ah essa é a sua brilhante conclusão ?

            Quando souber que é o quinto maior produtor de cobalto e o décimo maior de níquel já muda o pio. Loooool

            Entao um país que produz 50 menos vezes petróleo, 1/7 dos carros para mais do dobro da população, ou seja 1/15 dos carros por pessoa, com um PIB per-capita quase 9 vezes inferior, e poliu apenas 3 vezes menos per capita, é um exemplo como ? Se todos fossem como eles estávamos bem mal.

            E não, ninguém quer salvar o planeta, apenas queremos reduzir um pouco as emissões, já cansa essa tanga dos petrolambientalistas a quererem salvar o mundo.

        • Antonio Vasco says:

          Yamahia, e quanto polui um guineense? Ou um sarauhi? Não deve ser 3x menos que um cubano , que ainda teem aquelas bizarmas americanas de 6cilindros e 4000 cm3. Não, devem poluir 30x menos. Portanto, o melhor é regressarmos á idade da pedra, que aí, sim, não possuímos nada

          • Jose Lapao says:

            Isto é um pouco como as despesas lá de casa certo @Yamahia, tu quando cortas em despesas porque o orçamento está curto vais cortar nas despesas supérfluas correcto, tipo cinema, os copos com os amigos, as escapadinhas de fim de semana, por ai, não vais cortar na renda da casa, na alimentados putos, na luz, água, etc, não vais ser radical ao ponto de furtar com tudo e ires viver numa tenda as portas do Costa, ou do Marcelo (ou vais!?) Pois aqui é igual como diz o @Antonio Vasco não vamos regressar a idade da pedra para não poluirmos nada, vamos cortar no que podemos e da forma que podemos neste momento com o que temos, as coisas evoluem, o motor a combustão demorou quase um século a chegar a este ponto, as baterias não podem evoluir em 10/20 anos, sempre ouvi dizer a necessidade faz o engenho, por isso se está a desenvolver as baterias como nunca se fez. Espero que isto chegue a bom porto, pois se continuar assim vai ser complicado para as gerações vindouras.

      • mike says:

        @Hugo, nem mais! O carro também é a minha ferramenta de trabalho e por semana faço cerca de 800km só para trabalhar. Se queria um carro novo, claro que sim! Mas enquanto este for aguentando não troco! As despesas maiores são pneus, combustivel e seguro, já que de IUC, por enquanto, não passa dos 25€

  6. Trolha says:

    Há decadas que os vários governos tiveram PPP para construir estradas (co-financiadas pelos contribuintes) que acabam por ser pagas novamente através de portagems (pagas a privados). Não existe nenhum partido em PT que seja digno de um voto, por isso tenho votado em branco.

    • Aves says:

      Se foram construídas em PPP (parceria público-privada) que é o caso das ex-SCUTS não estavam pagas pelos contribuintes. Foram pagas pelo consórcio que constituiu a PPP. No caso das SCUTS seriam os contribuintes em geral a pagá-las aos consórcios, durante largos anos. A introdução de portagens (nas ex-SCUT) transferiu o pagamento para os utilizadores, o que não quer dizer que o Estado/contribuintes em geral não venha a ter que pagar uma parte.

      • says:

        não quer dizer, porque os senhores que definiram as PPP inicialmente colocaram as reais negociatas em anexos que são classificados e, por conseguinte, não são públicos.

  7. Pedro SIlva says:

    Isto é POORtugal, mas verdade seja dita isto é o menor dos nossos problemas…

  8. Ze says:

    Dá com uma mão, rouba com duas

  9. Aves says:

    Data de pagamento do IUC de um veículo novo – mês da matrícula. Não deixem passar nem um minuto depois da meia-noite do último dia porque pagam uma coima valente (não deixem chegar ao último dia). Está nos meus lembretes, chegou esquecer-me uma vez.
    O IUC é essencialmente um imposto municipal. Subi-lo há de ter resultado de negociações do governo com os municípios.
    Artº 3.º do Código do IUC – Titularidade da receita do IUC
    1 – É da titularidade do município de residência do sujeito passivo ou equiparado a receita gerada pelo IUC incidente sobre os veículos da categoria A, E, F e G, bem como 70% da componente relativa à cilindrada incidente sobre os veículos da categoria B, salvo se essa receita for incidente sobre veículos objecto de aluguer de longa duração ou de locação operacional, caso em que deve ser afecta ao município de residência do respectivo utilizador. 3 – A receita gerada pela componente do IUC relativa ao nível de emissão de dióxido de carbono incidente sobre os veículos da categoria B, bem como 30% da componente relativa à cilindrada incidente sobre os mesmos veículos, é da titularidade: a) Do Estado, quanto aos veículos que circulem no território do continente; b) Das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, quanto aos veículos que circulem nos respectivos territórios. 4 – É ainda da titularidade do Estado a receita gerada pelo IUC incidente sobre os veículos das categorias C e D, com excepção da respeitante a veículos destas categorias que circulem nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo da titularidade destas a receita de IUC gerada nos respectivos territórios.

  10. Sérgio says:

    Quanto é que vai ser a subida?

  11. Carlos Marinho says:

    Nem Nicolás Maduro consegue ser tão habilidoso. Habituem-se!!!

  12. luma says:

    O aumento que o estado pode fazer é também para os carros de 2007 inclusive ou só até carros até 2006?

    • João Areias says:

      A regra atual é de que carros matriculados até junho de 2007 pagam o imposto “antigo”, matriculas de julho de 2007 adiante tem um agravamento considerável.
      Deverá ser aplicada a mesma regra neste caso por uma questão de coerência, em resposta à questão e seguindo a lógica acima apresentada os veículos de 2007 até junho deverão estar incluídos nesta medida

      • Carlos Marinho says:

        Penso que em 2007 foi aumentado o IUA para baixar ao IA aos veículos novos, pelo qual não se deveria cobrar novamente aos carros anterior à essa data

  13. Miguel says:

    Vou já comprar um novo para não ter subida do IUC!
    Esses milionários que têm carros anteriores a 2007…
    Viva o Costa!!!!!!!

  14. Joaocesar says:

    O que temos é a tirania instalada no poder isto nunca foi uma democracia, começa a ser hora de correr com esta gente.
    Não cumprem leis (constituição) fazem tudo o que lhes apetece roubam o povo até ao tucano, temos mães que já se prostituem para alimentar os filhos e toda a gente que devia trabalhar para o povo assobia para o lado.

  15. Tolkien says:

    Quem tem carro tem de pagar o mesmo que os outros. A desculpa de não comprar carro novo por ser pobre já não colhe. Não compram porque não querem e largam grandes nuvens de fumo. Ficam com o dinheiro para outras coisas. Os que compram carro novo fazem esse esforço, movimentam a economia e poluem menos. Em contrapartida pagam mais impostos. Nada mais parvo.

  16. Carlos Ramos says:

    … o meu velho Toyota (bela máquina, digo eu!) não se aventura por esses caminhos com “cancela” – eu mão “deixo”! Portanto… é pagar e cara alegre . A Câmara do meu sítio, fica um bocadinho mais endinheirada? Fantástico!!!

  17. Xana says:

    Dão com uma mão e tiram com a outra esta Cambada! Em vez de ajudar o povo não, carrega na malta que ela pode! Com tudo a aumentar mais as casas para pagar. Só falta arrancarem-nos as cuecas! Mas para a merda dos palcos é das gracinhas quando vem alguém se fora os milhões aparecem logo. Agora temos que os pagar!
    A SCUTS foram a maior mentira que existiu! Todos uns mentirosos!
    Governos da treta, todos iguais!

  18. Jorge says:

    Governo socialista é muito bom nisto.

    • Elia says:

      Acha que é socialismo aumentar o imposto a quem tem mais dificuldades em pagar a mobilidade e carros que custam 40000, 50000 ou mais não pagarem nada? Qual socialismo?

      • Zé Fonseca A. says:

        claramente não sabes como nasceu o socialismo.. vai perguntar ao Karl Marx e depois conta-me..

        ‘The problem with socialism is that you eventually run out of other people’s money.’
        Margaret Thatcher

  19. José Lima says:

    O pobre será sempre castigado… carros com mais de 16 anos é que vão pagar a redução do valor das autoestradas e SCUTs, até parece que são os que mais usufruíem as mesmas!

    Este país está a precisar de uma revolução a sério, esse monhé que abre as portas aos da raça dele, está a transformar este país numa pocilga… é ver os emigrantes ilegais que estão no Alentejo e não fazem nada para os deportar. Enfim, o meu país da segurança e sossego que era até à 15 anos acabou.

    Este país está a precisar de uma mão de ferro!

  20. Hugo Nabais says:

    Acho vergonhoso os carros velhos, pouco seguros, poluentes pagarem muito pouco, e quem compra carro novo pois quis aumentar a sua segurança mas também a dos outros, para poluir menos, vai pagar um valor absurdo de IUC.

    Conheço quem tenha um BMW dos de 198X, um 2000cm3, que anda bem, tem cerca de 180 ou 190 HPs, polui que se farta e paga… 35€ de IUC! Um valor ridiculamente baixo!
    Depois quem tem um carro novo, seguro, que polui pouco paga na casa dos 200€!!
    Acho que é uma afronta, e raramente vejo isto ser dito!

    • Elia says:

      Vergonhoso é achar que está na mesma condição quem tem um carro com mais de 15 anos e quem troca de carro de 4 em 4 anos, isso sim é vergonhoso.

      • Hugo Nabais says:

        Calma camarada! Ninguém está a falar de quem troca de carro de 4 em 4 anos! Não venha para aqui inventar!
        Estou a falar de por exemplo um jovem que começou a vida laboral e compra um carro novo, seguro, não poluente, e até um carro que custa “pouco” nada dos luxos capitalistas e vai pagar quase 200€ de IUC.
        E quem tem carros dos anos 80 e 90 e muitos deles carros capitalistas a pagar 30 ou 50€

        • Elia says:

          Não se ofenda eu só estava a demonstrar o falso argumento da poluição, como também é falso o argumento da segurança, se fosse esse o caso estaria a exigir limitadores de velocidade nos carros novos e concordo consigo foi um abuso o aumento do IUC na proporção em que aconteceu.

    • Poligno says:

      Mas isso sabe-se bem porque é que aconteceu, as tabelas de até 06 de junho 07 e de 06 de junho 07 em diante, quando isso nem deveria ter sido assim, era tabela igual para todos, e quanto mais velho fosse o carro mais IUC paga e não precisamente o inverso um imposto fixo para o carro mediante emissões.

      • Jose Lapao says:

        Concordo, quanto mais velho mais paga, mas também em função da poluição que causa, pois um carro com mais cilindrada á partida consome mais, logo tem maiores emissões.
        Quanto aos clássicos igual, conheço gente que passou a andar com os clássicos vendeu o carro normal por causa de alguns benefícios que os clássicos têm, e as artimanhas são tantas que desligam o conta Km para quando forem á inspeção não excederem os km primitivos, então por causa desses espertos deveriam pagar todos o mesmo, há e há agora, os carros do estado, das polícias, IPSS, Bombeiros , todos. Pois todos andam na estrada, todos poluem da mesma maneira (muitos até mais do que deveriam por falta de manutenção) deixemos de isenções se todos pagarmos eventualmente todos pagamos menos

    • Vitolas says:

      IUC é um imposto de propriedade digam o que quiserem e arranjem o que quiserem para calcular o valor a pagar assim tal como o IMI, como tal, seja o carro ou uma casa quer os uses ou não tens de pagar o imposto e ponto final. Logo todos esse argumentos que usas só serve para reforçar o porque do mais novo pagar mais que o mais velho.

  21. PorcoDoPunjab says:

    Conforme sempre tenho dito e repito, o Socialismo custa caro.
    Votaram nisto?
    Agora aguentem e não bufem.
    E tenham calma, não fiquem nervosos, porque nas próximas eleições estes ganham novamente.

    Com um povo destes, não damos para mais que isto.

    • Poligno says:

      Tudo muito certo a maioria que foi votar votou nisto, agora, explica lá a todos nos, tirando os dos costume PS ou PSD quem mais é que está apto para ir ao poleiro e fazer algo diferente dos que lá andam há anos, pois eu não vejo ninguém, tem tudo é muito paleio para apanhar votos, depois de lá chegarem é mais do mesmo, isto precisa é de gente nova e ideias novas e não da malta dos costume há procura de tachos…

      só vejo isto funcionar se não existir maioria absoluta, e era mesmo assim que deveria ser nunca deveria ser permitido ter em único só partido maioria…

      • Zé Fonseca A. says:

        gente nova não tem faltado, tens chega, livre, IL, pan, tudo cenas novas, para mim o unico que vale a pena considerar seria a IL porque sou defensor do liberalismo.
        de qualquer forma, as ultimas decadas tem sido o PS com maiorias absolutas a governar durante 8 anos e o PSD com minorias a governar durante 4 a corrigir asneiras para tentar manter o país vivo, experimentem dar 2 mandatos ao PSD as coisas seriam bem diferentes, então com um PRR para aplicar conseguiriam dar a volta a este país, o que o PS está a fazer com o PRR é criminoso, estão a usar para projectos parados ou na gaveta para não usarem dinheiro do OE e esse ter outro destino, o PRR é para alavancar um país, não para o deixar o na mesma, a ideia é usar-se o PRR para investir e inovar, criar empregos e oportunidades de produzir riqueza.

        • PorcoDoPunjab says:

          Zé Fonseca, só para avivar a memória a quem é novo.
          PS já espetou com 3 bancarrotas em Portugal
          Primeira em 1978, a segunda em 1984 e a terceira foi há dez anos.
          Esse partido já deveria estar morto e enterrado.
          Mas aqui, com esta gente, está vivo e ganha maiorias.

          Quer fazer o quê com esta gente?
          Não faz nada.
          É um dia de cada vez…

          • João says:

            Aconselho-te a estudar história… Portugal NUNCA esteve em situação de bancarrota.
            Mas é bom ver que a comunicação social tem feito o seu trabalho.
            NUNCA deixámos de pagar a ninguém.
            Pedimos ajuda antes de tal acontecer, mas nunca deixámos de honrar compromissos…. E já agora… vê como está a dívida da América. Alguma vez vão pagar? Ah desculpa é a América… a dona do mundo que pode fazer o que quer..

    • Mário says:

      O liberalismo custa ainda mais caro…
      A IL anda aí a apregoar que se forem para o governo baixam impostos, mas vão ter de o ir buscar a algum lado…

      • Zé Fonseca A. says:

        Liberalismo regula-se a si próprio, vai ver se quem trabalha tem problemas de dinheiro onde se aplica liberalismo, o mercado auto regula-se, há mais dinheiro a circular, há mais consumo, mais consumo faz push de mais empregos que por sua vez fazem push dos salários por falta de mão de obra.

        • Keyboardcat says:

          Claro, é por isso que nos Estados Unidos não existe pobreza.

          Pessoas com 2 empregos e nem sequer conseguem pagar os estudos dos filhos.

          Vê-se mesmo como o mercado se auto-regula. Então aquele sistema de saude.

          • Zé Fonseca A. says:

            Ora bem, uma pessoa com dois empregos nos USA mesmo que receba mal vai tirar pelo menos 100k ano com descontos de impostos a rondar os 12%, achas mau?
            O facto se não conseguirem pagar os estudos dos filhos é o próprio funcionamento, eles não descontam para isso por isso ou fazem pé de meia ou recorrem a student loans.
            A questão da saúde é pouco importante, quem trabalha tem seguro de saúde.
            Vivi lá longos anos com salários acima de 250k, a fazer vida de rei conseguia poupar 50% do meu income, sempre tive seguro de saúde e os miúdos sempre andaram em colégios privados, se tivessem ido para a faculdade lá também facilmente teria dinheiro para pagar a faculdade aos dois sem recorrer a créditos, embora por lá seja banal recorrer a crédito para pagar faculdade.

          • Hugo says:

            Este ainda não percebeu que não é uma amostra representativa? Ou és burro ou fazes-te.

          • lj says:

            Zé Fonseca A. – Vê-se mesmo que falas sem saber… Informa-te e não debites mentiras estúpidas!

          • João says:

            @Zé Fonseca, por isso é que depois aparecem contas de milhares de euros para pagar do Hospital.

        • João says:

          Essa é para rir! ahahahah o liberalismo regula-se a si próprio sempre para cima, sempre mais caro, sempre a extorquir aos mesmos, porque só vêm lucro desmesurado á frente… tive 100 milhões de lucro? amanhã quero 10000 milhões e depois? 100000000 milhões e assim sucessivamente.

      • Luís Costa says:

        Interessante.. ainda hoje estava a pensar nessa conversa da treta como a tua.. quando é para baixar os impostos só vos ouço a mugir “ai onde vai buscar os impostos ai ai ai”.. e porque é que quando o estado xuxalista diz que vai dar isto e aquilo não vos vejo “onde é que o estado vai buscar o dinheiro aiaiaia”.. o estado tem é de cortar despesa, foi isso que nos levou a todas as bancarrotas patrocinadas pelo clube xuxalista

        • João says:

          Eu nunca vi uma bancarrota em portugal….
          Nunca ficámos a dever nada a ninguém.
          E já agora… vejam a divida da América… Será que alguma vez a vão pagar? Isto falando para os moralistas….
          Ah desculpem é a América, a dona do mundo pode fazer o que quer.

  22. Elia says:

    Ou seja quem tem um carro mais antigo vai pagar as ppps da autoestradas que são um escândalo, investiguem o que se passou e se passa com as concessões e porque razão as concessionárias recebem mesmo que não passem carros.

  23. sodepassagem says:

    Só decisões ridículas… ainda há gente que vota neste lixo!

  24. Joao Ptt says:

    Poderiam ter um selo para auto-estradas, e pagava quem circulava lá.
    E depois aumentavam novamente o IUC mas para todos os veículos para compensar uma adesão eventualmente mais baixa ao selo para auto-estradas que o previsto, e se correr bem mantêm o IUC, se correr mal aumentam ainda mais.
    Xuxalismo sempre.

  25. João says:

    Faz lembrar quando reformularam os impostos sobre a compra de viaturas, alterando também o antigo “selo” para valores 5x mais altos (ou mais!). Na altura alguns carros baixaram 700€, que rapidamente foram repostos pelas concessionárias para “ajudar na crise que atravessavam”. Os 700€ onde já vão … o IUC esse que anda nos 30€ , agora anda em quanto …?

  26. Nuno Silva says:

    “O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação)”. Mas chama-se imposto de circulação!!! Eu tenho um carro de 2000 porque não tenho capacidade para comprar um mais novo (melhor já seria discutivél). Sou pobre e com esta medida sou penalizado. Com a agravante de não ter transportes para o meu local de trabalho, preciso mesmo do carro e não tenho qualquer compensação do estado. Mas com os meus impostos financio o festim de transportes públicos de Lisboa e Porto e outras cidades, empresas essas que só dão prejuízo. Grande democracia aquela em que nós vivemos.

  27. Razor says:

    Isto e mais ou menos tipo “ha mais carros em nacionais e menos em auto estradas com scuts, entao todos vao pagar passem ou nao” fugimos de scuts para no fim pagarmos na mesma… mas nada nem ninguem faz alguma coisa, era como em franca, tudo para a rua e partir tudo

  28. Yamahia says:

    Também vão devolver o que se pagou a mais em ISV+IVA sobre carros vendidos até Julho de 2007?
    É que ainda eram uns trocos valentes.

    De facto, a partir de julho de 2007, em Portugal, houve uma alteração na tributação de veículos, onde o ISV foi reduzido, tornando os carros novos mais acessíveis, mas, em contrapartida, o IUC foi introduzido para criar uma fonte de receita recorrente. Ou seja, foi como se passasemos a pagar boa parte do ISV a prestações na forma de IUC

    Essa mudança teve como objectivo incentivar a compra de carros novos e estimular o mercado automóvel que se encontrava estagnado devido aos altos preços dos veículos.

    Vir agora exigir novamente o dinheiro que já foi pago, parece mais um roubo de igreja.
    Para que não seja considerado roubo, terão que devolver a verba que todos os carros antes de 2007 pagaram a mais comparativamente aos carros vendidos após Julho de 2007.

    Espero que estejam só a apalpar terreno ao mandar estes bitaites para os meios de comunicação social.

    • JL says:

      Devia ter lido a última parte:

      “ O IUC é o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.”

  29. manu says:

    e os carros elétricos, quando começam a pagar, a situações em que poluem mais do que a combustão ?

    • JL says:

      Mas não poluem mais que os a combustão.

      Quando isso acontecer, que vai acontecer, os a combustão vão também pagar por aquilo que nunca pagaram.

  30. lj says:

    Então onde está o principio do “utilizador pagador”? Agora os mais pobres é que vão pagar os custos dos mais ricos? É isto a democracia? Portugal está a saque com a conivência dos votantes em ladrões… ao menos votem nulo!

  31. flat says:

    Aconselho a leitura deste artigo de opinião a quem esteja convencido de que ter um carro com 20 anos é pior para o ambiente no planeta do que comprar um novo elétrico:
    https://www.theguardian.com/commentisfree/2023/jun/03/electric-vehicles-early-adopter-petrol-car-ev-environment-rowan-atkinson

    • JL says:

      Quando se usam pressupostos errados em opiniões, o mais certo é que o resultado venha ainda pior, que é o caso.

      É o costume, baterias precisam de ser produzidas, só as baterias, tudo o que gira à volta das outras tecnologias: MÃO, cai tudo do céu. LOOOOL

      Enfim, como diz, é apenas uma opinião, mas infelizmente o problema do mundo não se resume a opiniões, senão estávamos a salvo…

  32. flat says:

    @JL
    Pode ajudar-me a perceber quais são os pressupostos errados no artigo?

    Achei interessante nesta leitura o olhar mais abrangente sobre o assunto do impacto dos automóveis no ambiente, com a revelação de que não se trata apenas do fumo que sai dos escapes, mas também sobre todo o processo de fabrico (é referido um estudo da Volvo que conclui que o fabrico de um carro elétrico tem um impacto 70% superior ao de um automóvel tradicional). Nessa perspetiva é engraçado perceber que é muito mais amigo do ambiente comprar um carro antigo (que já pagou há anos a”fatura ecoløgica” do seu fabrico) do que um carro novo, que está a agora a ser fabricado e a contribuir agora para o tal efeito ambiental negativo.

    • JL says:

      Exato, não apenas o fumo, é que nunca consideram o resto, só nos eléctricos é que consideram tudo, estranho não? por exemplo: o combustivel não tem de ser extraido e produzido ? tal como o hidrogénio, tem de ser produzido, usando energia e equipamentos que tiveram de ser produzidos também.

      È verdade o que a volvo disse sobre o XC40 e C40, só que também é essencial entender porquê, e eles explicam e as pessoas ignoram, esses volvo foram produzidos numa antiga fabrica de veiculos a combustao convertida, onde disseram que a rentabilidade não era grande coisa. Por isso mesmo abriram uma outra fabrica para colmatar a falha.

      https://observador.pt/2021/05/27/volvo-ja-tem-segunda-fabrica-neutra-em-carbono/

      Está para lançar o EX30 que anuncia ser o veiculo com menor pegada ambiental alguma vez produzido pela volvo, portanto até mais baixo que um a combustão da mesma marca.

      https://www.volvocars.com/br/news/sustainability/the-all-electric-Volvo-EX30/

      Pressupostos errados:

      -“The problem lies with the lithium-ion batteries fitted currently to nearly all electric vehicles: they’re absurdly heavy, huge amounts of energy are required to make them, and they are estimated to last only upwards of 10 years. It seems a perverse choice of hardware with which to lead the automobile’s fight against the climate crisis.”

      Sim, são pesadas, mas não é assim tanta energia, hoje são necessários cerca de 40 kwh de energia para produzir 1 kwh de bateria, o que quer dizer que para uma bateria de 50 kwh são necessários cerca de 2000 kwh para produzir a bateria de um volvo EX30, isso equivale à produção de cerca de 1300 litros de combustível que servem apenas para fazer cerca de 20 mil num a combustão, só considerado a produção de combustível.

      Também já se chegou à conclusão que as baterias duram muito mais de 10 anos, podem chegar a 30 anos, e mesmo assim não se sabe ainda o que duram, e mesmo depois de já não servirem no veiculo servem para armazenamento em soluções solares, tal como eu tenho e muitas pessoas já usam. Depois ainda podem ser recicladas e aproveitados todos os eus materiais.

      -“Unsurprisingly, a lot of effort is going into finding something better. New, so-called solid-state batteries are being developed that should charge more quickly and could be about a third of the weight of the current ones – but they are years away from being on sale, by which time, of course, we will have made millions of overweight electric cars with rapidly obsolescing batteries”

      Não necessariamente, tal como disse antes, as baterias podem continuar a ser usadas, ninguém vai trocar de carro apenas porque saiu uma nova versao de baterias.

      -“Hydrogen is emerging as an interesting alternative fuel, even though we are slow in developing a truly “green” way of manufacturing it. It can be used in one of two ways.”

      Não, o hidrogénio já emergiu há muitos anos, não se usa em maior escala porque não é caro, complicado e não tem vantagens em termos ambientais, as suas emissões ficam perto dos veiculos a gasolina, pode ver nestes estudos, tal como nos a combustão, agora com hidrogénio querem novamente apenas considerar o que sai pelo escape, esquecendo toda a tecnologia que é bem mais pesada que a baterias, desde os minerais muito raros que usa, como a platina, até à imensa energia que usa para produzir o hidrogénio.

      Ex: um toyota mirai consomem em média 1 kg de hidrogénio por 100 kms, para produzir um kilo de H2 são necessários 50 kwh de energia, + 3 a 4 kwh para o comprimir + 5 a 6 kwh para o arrefecer e abastecer no carro, o que deixa a conta em cerca de 60 kwh por cada 100 kms, o consumo médio dos eléctricos em Portugal é de 16.9 kwh /100 kms, ou seja, com a energia que um a hidrogénio gasta para 100 kms, o electrico faz mais de 350 kms.

      https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867?fbclid=IwAR1AaiYxxM9vWGEHYXrj4A608TXvodxVwsM3gSbAITxokfZYF3QFuSMjoYQ

      E não, não pode ser usado de 2 maneiras, apenas 1 que é com fuel cells ou pilhas de combustivel, a segunda maneira que ele se refere é a combustão, já foi tentado várias vezes, a ultima pela toyota e com um carro com motor muito alterado, ocupando toda a traseira do corolla gr h2 de tanques (4 deles) conseguiu em pista uma autonomia de 45 kms, fazendo uma média geral de 67,9 kmh, em 24 horas para fazer 1640 kms precisou de 4:05 horas para fazer 35 abastecimentos, cada 1 de 7 kilos de hidrogénio, o que deixa este carro a fazer velocidades baixas a consumir mais de 350 euros em combustivel por cada 100 kms. Portanto uma não solução.

      -“Such a system weighs half of an equivalent lithium-ion battery and a car can be refuelled with hydrogen at a filling station as fast as with petrol.”

      Errado, esses sistemas até pesam mais, tanto é que o toyota mirai pesa 1950 kgs com uma autonomia wltp de 660 kms, o tesla model 3 long range, é um carro comparavel, ficando a ganhar em muitos aspetos, em espaço para passageiros, mala, potência, entre outros, pesa 1828 kg e tem um wltp de 629 kms.

      Sobre o abastecimento, também não totalmente verdade, é giro falarem sempre dos 5 minutos, mas não é bem assim, as bombas de hidrogénio têm o chamado “idle time” que é o intervalo de tempo que necessitam para repressurizar o hidrogénio a mais de 700 bar e arrefecê-lo a -40ºC para que possa ser abastecido no menor tempo possivel, esse intervalo dura entre 13 a 20 minutos dependendo da temperatura ambiente, e pode levar mais de 30 minutos em ambientes acima de 32ºC. Ou seja, se chegar à bomba e não tiver tido ninguém a abastecer no ultimos 15 minutos, leva sim os 5 a 8 minutos, mas se vier alguém atrás de si nesse momento, vai levar o “idle time” + tempo de abastecimento, aqui tem um exemplo do que se passou no ano passado e ainda está acontecer em alguns locais que têm poupas bombas nos EUA, filas com 12 carros chegam a demorar 4.5 horas a resolver.

      https://www.cbsnews.com/sacramento/news/hydrogen-station-fill-up-frustrations/

      -“If the lithium-ion battery is an imperfect device for electric cars, concerns have been raised over their use in heavy trucks for long distance haulage because of the weight; an alternative is to inject hydrogen into a new kind of piston engine. JCB, the company that makes yellow diggers, has made huge strides with hydrogen engines and hopes to put them into production in the next couple of years. If hydrogen wins the race to power trucks – and as a result every filling station stocks it – it could be a popular and accessible choice for cars.”

      Outro pressuposto errado, tanto é que a tesla lançou um Semi que consegue percorrer mais de 1700 kms num dia, é certo que fez 3 cargas, e transportou mais de 31 toneladas, enquanto o da mercedes a hidrogénio, que é a fuel cell, portanto electrico, fez 1047 kms também num dia , necessitou de 80 kilos de hidrogénio liquido , que ao custo atual custa cerca de 2800 euros se fosse com gás, mas liquido deve superar bem isso, já que é mais caro. Carregou 25 toneladas de carga, portanto menos 6 que o da tesla. O tesla fez mais de 1700 kms com menos de 300 euros de eletricidade.

      Existe outra grande diferença, é que um posto rápido custa entre 10 a 30 mil euros, e abastece entre 30 a 50 camiões por dia, um posto de abastecimento de H2 custa 4.5 milhões de euros e abastece 40 a 50 carros, que levam apenas 5 a 6 kilos de hidrogénio…

      https://thedriven.io/2023/10/02/tesla-semi-electric-truck-does-1732-km-in-a-single-day-in-independent-trial/?fbclid=IwAR0UM7QCl-BQ_sOAlu79o5u-iSFSeIecTOe3flsXaKvBWUoAxOWpObvJn90

      https://media.daimlertruck.com/marsMediaSite/en/instance/ko/Daimler-Truck-HydrogenRecordRun-Mercedes-Benz-GenH2-Truck-cracks-1000-kilometer-mark-with-one-fill-of-liquid-hydrogen.xhtml?oid=52369346

      https://media.daimlertruck.com/marsMediaSite/en/instance/ko/Mercedes-Benz-Trucks-provides-outlook-on-hydrogen-based-GenH2-Truck-at-IAA-Transportation-2022-in-Hanover.xhtml?oid=52032506

      A máquina da JCB não é com motor a combustão, mas sim fuel cells.

      https://www.jcb.com/en-gb/news/2020/07/jcb-leads-the-way-with-first-hydrogen-fuelled-excavator

      -“We need also to acknowledge what a great asset we have in the cars that currently exist (there are nearly 1.5bn of them worldwide). In terms of manufacture, these cars have paid their environmental dues and, although it is sensible to reduce our reliance on them”

      Pagaram como ? desde quando é que deixaram de poluir ? mesmo parados continuam a poluir, já que têm manutenção obrigatória para fazer.
      Isso é válido para eléctricos e até para os fcev(hidrogénio) porque como têm (até ao momento) uma pegada maior, durante a vida compensam porque emitem menos com os kms que fazem, os a combustão não, é precisamente o contrário, quanto mais velhos mais poluentes, já que ficam cada vez menos eficientes, fugas de óleo, retirada de sistemas anti-poluição, etc,etc, ou seja, cada vez ficam piores.

      -” the environmental problem with a petrol engine is the petrol, not the engine and, two, there’s nothing in a barrel of oil that can’t be replicated by other means. Formula One is going to use synthetic fuel from 2026. There are many interpretations of the idea but the German car company Porsche is developing a fuel in Chile using wind to power a process whose main ingredients are water and carbon dioxide. With more development, it should be usable in all petrol-engine cars, rendering their use virtually CO2-neutral.”

      Muito errado, o problema ambiental não é o combustivel, é realmente o motor, porque os combustiveis liquidos são a forma mais densa de armazenar energia, não há outra mais densa, nem mesmo o hidrogénio liquido, o problema está mesmo no motor, que aproveita apenas 30% daquilo que gasta, se os motores fossem eficientes como são os eléctricos o problema não existia.
      Isto serve para o segundo tema, que são os sintéticos, são feitos com energia renovável, portanto cara e escassa, para depois produzir um combustivel que apenas é aproveitado em 30 %, isto faz algum sentido ?
      Para mim e para muitos isto não é evoluir, mas sim regredir, porque ao inves de procurarmos soluções eficientesd, como sempre fizemos, estamos a tentar usar uma solução eficiente (eléctricidade) numa solução ineficiente.

      -“We should keep developing hydrogen, as well as synthetic fuels to save the scrapping of older cars which still have so much to give, while simultaneously promoting a quite different business model for the car industry, in which we keep our new vehicles for longer, acknowledging their amazing but overlooked longevity.”

      Hidrogénio em motores a combustão convencionais não funciona, a toyota e a bmw já o provaram, só com alterações profundas, e com os combustiveis sintéticos voltamos ao ponto anterior, não temos renovavel para as nossas casas a 100%, mas depois temos renovaveis para gastar com “lampadas incandescentes”
      Os combustiveis sintéticos na minha opinão para soluções que não possam ser resolvidas de outra maneira, como navios e aviõe.

      Não me admiro da posição do ator, até porque a toyota teve uma campanha com ele usando o toyota corola gr h2, em Inglaterra.

    • JL says:

      Errata:

      *não se usa em maior escala porque é caro,

      • Jose Lapao says:

        @Yamahia para extrair petróleo também precisas de eletricidade , ou aquelas plataformas e todos as bombas e trabalham a quê? E a energia que eles utilizam é gerada como? Bem deve de ser a água do mar, e para refinares todos esse crude e feito a quê a gasóleo/ gasolina? O que aqui está em jogo é o seguinte todos poluem desde o seu “nascimento” até ser entregue, os a combustão interna e porque já está instalado todo o seu sistema de produção, do combustível e peças parece que poluem menos, mas até morrerem continuam a poluir, não só CO2 mas todos os NOX e outros alem da poluição sonora dos azeiteiros, os elétricos e porque ainda se está a criar todo o sistema de produção e reciclagem das baterias, só poluem até serem entregues, pois a seguir não há CO2, e NOX , não há poluição sonora “acabaram se os azeiteiros” . Mas vais dizer que para produzir a eletricidade também se polui, sim em parte sim, mas para produzir o diesel, gasolina, gás, etc, também é necessário eletricidade, que também podem ou não ser produzida por meios renováveis.
        Estamos a falar de IUC e não de carros poluentes ou não, pesados ou ligeiros não interessa para este tema. Aqui o tema é o IUC e esse devia ser mais caro para carros antigos e mais baratos para carros novos todos sejam eles elétricos, diesel, gasolina, gás, etanol, o que fosse todos deviam pagar em função da idade, cavalos (pois os elétricos não tem cilindrada) sem exceções fosse estado IPSS, bombeiros, todos poluem todos degradam as estradas todos têm de pagar na mesma moeda.

        • Yamahia says:

          “@Yamahia para extrair petróleo também precisas de eletricidade”
          @José, não precisa de electricidade. A energia necessária é gerada pelo próprio poço, normalmente com recurso à incineração resíduos oleosos que é o método mais comum para gerar energia. Tem o potencial de ser mais eficiente e gerar menos emissões de poluentes.

          • Yamahia says:

            ” Aqui o tema é o IUC e esse devia ser mais caro para carros antigos e mais baratos para carros novos todos sejam eles elétricos, ”
            Os velhos a combustão já pagaram na forma de ISV antes de 2007 milhares de € por unidade. Vão agora pagar duplamente. Não parece correcto.

            A forma mais justa de aplicar o IUC seria pelo peso. Os elektros já deviam estar a pagar há muito pois estragam mais que os outros. Carros de 2007 é raro pesarem mais de 1200 kgs até ao segmento D, elektros é vulgar ultrapassarem as 2TONS para o mesmo segmento.

          • JL says:

            Looooooool,é tudo verdinho.

            Então e dos 400.000 poços terrestres de alavanca que existem só Denis eua ? Quer que lhe dê números ?

            Já agora, nas plataformas é mesmo com geradores a gasóleo.

          • JL says:

            Loooooool

            São o terror, no entanto consomem 1/10 da energia para fazer o mesmo.

            Comparar carros velhos com carros novos é o que está a dar.

            Quantos quer do segmento D a combustão que pesam mais que eléctricos do argumento D ?

          • JL says:

            Sendo assim os diesel já deviam à muito pagar mais iuc que os a gasolina, além de mais pesados, são mais poluidores.

  33. Ze says:

    Costa a ser Costa! Troca-se o princípio do utilizador pagador, pelo do pagam todos que é por causa da tosse, se não passa na estrada também não interessa!!

    Assim, mesmo que não ande paga que é um mimo!!

  34. joao says:

    quewm nao andava nas autoestradas nao tinha essa dispeza agora indirectamente ja tem! socialimo no melhor!!

  35. PorcoDoPunjab says:

    JL, consultar o orçamento de estado? Para quê?
    Aquele documento que diz que vamos gastar, por exemplo, mil milhões euros na saúde, e depois metade desse valor é cativado?
    idem aspas aspas para o restante?
    Mas vc acredita mesmo que em Portugal as coisas são feitas com essa transparência?
    Uma coisa é o que é proposto, outra é o que é executado.
    Mas por onde vc tem andado nestes últimos anos?
    Nossa Senhora dos Aflitos nos ajude….

    Já nem digo mais nada.

  36. PTO says:

    Mais uma vez quem não usa autoestradas vai ser penalizado para pagar os descontos de quem as usa. A única vantagem em relação às SCUTS é que desta vez alguns dos que vão usufruir do desconto tb vão ter o IUC mais caro. Até pode ser que supere o valor do desconto, o que era muito bem feito.

  37. José says:

    Apenas tenho uma questão que gostaria de ver esclarecida pela tutela. Neste novo diploma estarão previstas algumas exceções? Falo concretamente das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, pois este aumento não faz qualquer sentido, visto nenhuma ter autoestradas, nem a possibilidade de circular em território continental, sendo mesmo uma injustiça se essa norma se aplicar neste territórios. Obrigado

  38. Pedro_SSouza says:

    É um excelente medida. Não se consegue andar na rua, ou com as janelas abertas quando carros antigos passam. Libertam uma nuvem negra intoxicante. Fartam-se de poluir e pagam uma ninharia, enquanto os que investem em carros com normas mais recentes como a 6 com o AdBlue, para eliminar as emissões, pagam até 10 vezes mais de imposto. Não é por uma questão de dinheiro mas sim de opção. Quem acha que o carro está bom e não quer mudar e investir, pelos menos deve pagar o que todos pagam, ou ainda mais.

    • Yamahia says:

      Esses carros q falas, pagaram milhares de € adiantados até
      julho de 2007 exactamente por via da componente ambiental que se inclui a partir de Ago 2007 e ate hoje hoje no IUC. Foi a fórmula encontrada pelo executivo da época para fazer baixar o preço de venda dos carros novos.
      Estar a exigir novamente a
      o pagamento da factura já liquidada é roubo.

      • Hugo Nabais says:

        Não é roubo não! A nível mundial está-se a começar a penalizar e no meu ponto de vista bem as grandes fontes causadoras de CO2. Por exemplo a tão falada taxa de carbono.

        Já é mais que altura que os carros antigos que poluem bem mais e produzem bem mais CO2 do que os carros modernos, comecem a pagar!

        O planeta, o clima, a saúde de todos bem precisa destes incentivos para que diminuam essas grandes fontes. Ainda hoje ia á minha frente no trânsito um mercedes 190D que mais parecia uma central de carvão!

        • Luis Robalo says:

          Acho mesmo engraçado este comentário se eu tivesse dinheiro disponível já tinha trocado de carro, certo?
          O governo que atribua incentivos a sério para se trocar de carro, ex: eletricos, que verifique o poder de compra de cada agregado.
          É sempre a mesma questão, quem tem dinheiro, passa do veiculo a combustível fóssil para elétrico, gama alta para mostrar que se interessa pelo ambiente. Quem não pode comprar tem de manter o carrito velhinho , aplica-lhe o imposto. Sou a favor da descarbonização e do ambiente, mas assim não vamos lá… Depois constroem -se centrais solares onde existia hectares de arvoredo, para reduzir a pegada de carbono.
          Em relação as centrais de carvão ambulantes temos uma inspeção automóvel que ou não funciona ou o dono do veiculo é amigo do mecânico que por sua vez é amigo do amigo que trabalha no centro de inspeção…
          É o que temos…infelizmente

        • Yamahia says:

          Eles que vão taxar Cruzeiros, resolvem logo o problema.
          Agora taxar o que já foi taxado é q não tem pés nem cabeca.

          • JL says:

            Os cruzeiros fazem um favor aos carros e camiões, consumem os resíduos da refinação de combustiveis , para que os segundos não tenham tantas emissões, por isso serem os piores em termos de emissões.

          • Yamahia says:

            Deixem-se de tretas e peguem o touro pelos tomates. “Nas contas da Federação Europeia de Transporte e Ambiente (FETA), só as embarcações do maior operador turístico poluem 10 vezes mais do que todos os 260 milhões de automóveis da Europa. ”
            https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/cruzeiros-os-majestosos-agentes-da-poluicao-clima-saude-ambiente.html

            Quanto ao óleo diesel há muitas centrais termoeléctricas por esse mundo fora desejosas do queimar. Força!!
            Cambada de hipócritas.

          • JL says:

            Exacto, fazem um favor aos carros e camiões, para estes usarem um combustivel mais limpo, isso já foi tantas vezes divulgado por eles.

            Mas espere lá, a T&E para si só tem crédito quando tem argumentos que lhe convém ?

            “As explicações são várias, mas começam no tipo de combustível permitido a estas fortalezas do mar. A combustão produz elevados níveis de óxidos de enxofre e óxidos de azoto. Espanha, Itália, Grécia, França, Noruega e Portugal são os países mais afetados.

      • JL says:

        Roubo não, necessidade, está no plano.

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