ISV: Se vai importar um carro usado espere! Vai pagar menos impostos
Um dos temas do momento é o novo Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano foi aprovada, por via eletrónica este domingo, mas terá ainda de ser aprovada em Assembleia da República.
A última versão preliminar do OE já está disponível e uma das novidades tem a ver com o Imposto Sobre Veículos (ISV).
O Orçamento do Estado (OE) é um instrumento de gestão que contém uma previsão discriminada das receitas e despesas do Estado, incluindo as dos fundos e serviços autónomos e o orçamento da segurança social, é da iniciativa exclusiva do Governo.
ISV vai baixar tendo em conta a componente ambiental
O Imposto Sobre Veículos (ISV) veio substituir o Imposto Automóvel (IA). Este é um imposto associado à matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado. Bruxelas condenou Portugal, e o Governo Português alterou a tributação dos veículos usados importados. Se considera importar um carro...espere!
De acordo com o documento...
O imposto incidente sobre veículos portadores de matrículas definitivas comunitárias atribuídas por outros Estados membros da União Europeia é objeto de liquidação provisória nos termos das regras do presente Código [do ISV], ao qual são aplicadas as percentagens de redução previstas na tabela D ao imposto resultante da tabela respetiva, tendo em conta a componente cilindrada e ambiental
De referir que o Governo não mexe nas percentagens de redução do ISV no que diz respeito à cilindrada, mas há alterações na componente ambiental.
No caso da componente ambiental, os descontos vão desde os 2% para carros com até um ano até 70% se o carro tiver mais de 15 anos.
A redução no ISV no que diz respeito à componente ambiental é a resposta de Portugal à condenação de Bruxelas. O nosso país foi obrigado a corrigir o ISV para carros em segunda mão que sejam importados. Vários proprietários têm recorrido ao tribunal para que o Estado proceda à devolução dos valores pagos na importação. Os processos, no geral, têm sido ganhos pelos proprietários,
Este artigo tem mais de um ano
portugal , pais de ladroes, ladroes nojentos, só sabem roubar,
+1 concordo plenamente que tristeza…..
Regime especial para emigrantes que voltam a Portugal. Na realidade o que fez, foi a típica chico-espertice portuguesa e enganou o sistema.
Podes também dar-me a morada da tua filha para eu fazer o mesmo??
:’D
Podes também dar-me a morada da tua filha para eu fazer o mesmo??
Por momentos pensava ter entrado no jornal economico e não num site de tecnologia xD
Seria mais 3 anos e 220.000km, martelado para pensar que seriam 12.000km.
Toca a importar ainda mais sucata…
Existe algum simulador do ISV ? e já agora com e sem esta atualização de imposto.
Sim existe:
https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/
O site da autoridade tributária também disponibiliza em (tem de fazer login com a pass de acesso às finanças):
https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/external/sfaisv/
Obrigado
faça a simulação no atual e na componente ambiental reduza a percentagem da tabela apresentada no artigo.
Adoro estes impostos, sempre ao contrário.
Em vez de incentivar a compra de carro novos, vamos incentivar a comprar sucatas.
Viva a componente ambiental.
Mesmo.
A Alemanha tem de conseguir despachar a sucata para algum lado
Pelo comentario deves andar de Fiat punto
Pensei o mesmo…quando mais lixo maior o desconto??? Wtfffff??? Deve ser o acordo com UE vulgo, França, Alemanha e Espanha de certeza para vender tudo mais velho tal como PT faz com comboios e autocarros e camiões.
Esta redução de imposto é estratégica no sentido de ajudar a equilibrar a balança comercial. Ao comprares carros com alguns anos o rapido custo de devalorização fica no estrangeiro do que estar a importar carros novos.
Ao comprar-se carros usados apenas com uns quantos anos hoje em dia é considerado de certa forma uma pratica ecologica por se estar a reaproveitar os mesmos.
O comentário “uma no cravo outra na ferradura”!
É ecológico porque se reaproveita.
Mas, é mais poluidor porque simplesmente estão a comprar carros com normas anti-poluição mais antigas, logo mais poluentes. Os que trazem FDP/FAP estão a dias de os retirar fora. Os próprios motores com a idade têm tendencia a queimar pior ou seja poluir mais… enfim!
Ainda não perceberam que a UE impõe a redução das taxas de importação porque os países ricos precisam de vender os carros velhos e desta forma, os países pobres aumentam a procura!
Como assim? Quanto mais idade menos paga?
Mas quanto maior a idade, menor é a eficiência tecnologia associada a proteção ao ambiente, ou seja, por norma poluí menos. Deveria ser ao contrário
O governo vem unicamente corrigir aquilo a que foi condenado nos tribunais europeus.
Foi condenado em relaçao as emissoes. Podia ter aumentado o imposto em relaçao a cilindrada e manter ou ate aumentar a carga fiscal final. Nao fez. Propaganda ambientalista governamental da treta…
Já não basta termos uma taxa de IVA a 23%, ainda temos que baixar as calças para o ISV (não baixo porque não compro carros novos). Se não houvessem tantos impostos, taxas e taxinhas o Estado português teria mais receitas, mentalidades pequenas…